Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

20/05/2008 - 23h46 - Atualizado em 21/05/2008 - 02h23

Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás no Pará

- Funcionário foi dar palestra para comunidade indígena sobre impactos de usina.
- Durante encontro, engenheiro foi cercado e atingido por golpes de facão.
Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal da Globo


Índios armados de facões atacaram um engenheiro da Eletrobrás que participava nesta terça-feira (20) de um encontro sobre a construção de uma nova hidrelétrica no rio Xingu no Pará.

A hidrelétrica de Belo Monte é uma prioridade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Índigenas e várias organizações se opõem à obra.

Moradores da região, ONGs e índios de 24 etnias participaram do encontro. O engenheiro da Eletrobrás, Paulo Fernando Rezende, foi convidado para apresentar os estudos sobre a usina. Quando terminou de falar, os índios atacaram o engenheiro.


Engenheiro da Eletrobrás foi esfaqueado por índios logo após dar palestra sobre usina. (Foto: AP Photo)Depois da confusão, o engenheiro foi levado para um hospital com ferimentos no braço.


A agressão lembra um episódio acontecido há quase 20 anos, num encontro sobre a instalação da mesma usina. Uma índia ameaçou com um facão o engenheiro José Antônio Muniz, hoje presidente da Eletrobrás.

No dia 16 de maio, a Justiça Federal determinou que os estudos de impacto ambiental para a construção da usina, que estavam suspensos desde o mês passado, sejam retomados. O Ministério Público avisou que vai recorrer.

Após a agressão, o engenheiro foi ouvido pela Polícia Federal. Ele fez exame de corpo de delito. Ninguém foi preso. O Ministério Público Federal pediu a abertura de inquérito na PF para apurar o caso.

Em nota, a diretoria executiva da Eletrobrás afirma que tomará todas as providências necessárias para que os responsáveis pela agressão sejam punidos.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html

------------------------------

Vi as cenas no jornal hoje cedo e fiquei chocada.
Índio pode tudo agora? O cara ficou no meio da "tribo" e meteram a faca no cara. Praticamente ninguém presente fez nada para impedir o ataque na frente das câmeras.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:20/05/2008 - 23h46 - Atualizado em 21/05/2008 - 02h23

Moradores da região, ONGs e índios de 24 etnias participaram do encontro. O engenheiro da Eletrobrás, Paulo Fernando Rezende, foi convidado para apresentar os estudos sobre a usina. Quando terminou de falar, os índios atacaram o engenheiro.


Atacar um convidado desarmado...
O horror da desonra.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:20/05/2008 - 23h46 - Atualizado em 21/05/2008 - 02h23

Moradores da região, ONGs e índios de 24 etnias participaram do encontro. O engenheiro da Eletrobrás, Paulo Fernando Rezende, foi convidado para apresentar os estudos sobre a usina. Quando terminou de falar, os índios atacaram o engenheiro.


Atacar um convidado desarmado...
O horror da desonra.


Depois destas cenas, vi outra do mesmo estilo em outro lugar ( perdi o início da reportagem, só vi a cena):
um dos índios passava o facão no rosto e no pescoço da pessoa que tinha ido lá negociar a abertura de uma destas rodovias que eles estão trancando o trânsito. O homem quieto, nem respirava, a situação era dantesca.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

PF tenta negociar com índios liberação de reféns


- Três pessoas são feitas reféns desde terça à noite; uma 4ª foi liberada após passar mal.
- Índios protestam contra mudança do escritório da Funai do interior de SP para o litoral.

Policiais federais chegaram no início da tarde desta quarta-feira (21) à cidade de Avaí, a 382 km de São Paulo, na região de Bauru, para tentar negociar a liberação de três reféns que estão em poder de índios desde a noite de terça-feira (20).


Uma das vítímas foi liberada na madrugada desta quarta (21) após passar mal. A informação só foi confirmada esta manhã.

Elas são funcionárias da Fundação Nacional do Índio (Funai) e estão em poder dos índios desde a noite de terça (20). O refém liberado também é indígena. Dos outros três, apenas um não é.

Os índios protestam contra a possível mudança do escritório da fundação em Bauru, cidade a 343 km de São Paulo, para o litoral paulista.

Eles reivindicam a permanência da sede da fundação no interior do estado e a possibilidade de indicar seu coordenador. A direção cogita há um ano a transferência da regional para Itanhaém, no litoral paulista, mas sempre enfrentou a resistência.

Os manifestantes também querem que a coordenação do órgão seja assumida por um índio. Desde o ano passado, o escritório está sem comando. A Funai afirma que manterá a transferência do escritório, mas tenta negociar com o grupo alegando que ninguém deixará de ser assistido por causa da mudança.

Os índios esperam um documento da fundação para atender a todas as reivindicações da tribo. Entre elas, manter a sede do órgão em Bauru e possibilidade de escolher o coordenador do órgão.


Bloqueio

Na noite de terça (20), a rodovia que liga Bauru a Marília chegou a ser interditada. Mais de 200 manifestantes bloquearam a estrada usando tratores e galhos. Um carro da Polícia Rodoviária que transportava córneas de Marília para Bauru ficou parado por duas horas no congestionamento.


:emoticon8:
Imagem

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Dick »

Apo escreveu:Depois destas cenas, vi outra do mesmo estilo em outro lugar ( perdi o início da reportagem, só vi a cena):
um dos índios passava o facão no rosto e no pescoço da pessoa que tinha ido lá negociar a abertura de uma destas rodovias que eles estão trancando o trânsito. O homem quieto, nem respirava, a situação era dantesca.


Sim, sim... vi agora no jornal hoje. Foi em uma situação bastante semelhante, com a mesma empresa! Cara, sempre fui muito condescendente com a patuléia indígena brasileira, mas se um índio destes me colocasse o facão na face, como as imagens mostraram, eu partia para a porrada. E queria ver o facão se deviar do meu Kung Fu! :emoticon12:

Que o grande Acauan do Tupis me perdoe. :emoticon19:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

Let me think for a while escreveu:
Apo escreveu:Depois destas cenas, vi outra do mesmo estilo em outro lugar ( perdi o início da reportagem, só vi a cena):
um dos índios passava o facão no rosto e no pescoço da pessoa que tinha ido lá negociar a abertura de uma destas rodovias que eles estão trancando o trânsito. O homem quieto, nem respirava, a situação era dantesca.


Sim, sim... vi agora no jornal hoje. Foi em uma situação bastante semelhante, com a mesma empresa! Cara, sempre fui muito condescendente com a patuléia indígena brasileira, mas se um índio destes me colocasse o facão na face, como as imagens mostraram, eu partia para a porrada. E queria ver o facão se deviar do meu Kung Fu! :emoticon12:

Que o grande Acauan do Tupis me perdoe. :emoticon19:


Lamento muito, mas este é um País de Tolos. Aqui tudo pode. É triste.
Eu, por mim, mandava chumbo. Mas seria presa, com certeza, pelos politicamente corretos! :emoticon9:
Imagem

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Dick »

Apo escreveu:Eu, por mim, mandava chumbo.


Agora mesmo que o grande Guajajara não te perdoa. Você vai para o inferno indígena!!!
:emoticon12:

Índio faz o que quer:

Imagem
:emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Que flecha ligeira ein? Imagina o facão! :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por O ENCOSTO »

Que esses indios fiquem escutando radio a pilha pelo resto de suas vidas.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Acauan »

Let me think for a while escreveu:
Apo escreveu:Eu, por mim, mandava chumbo.


Agora mesmo que o grande Guajajara não te perdoa. Você vai para o inferno indígena!!!


Na minha tribo, índio igual aqueles a gente besuntava de mel e jogava no formigueiro.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Moradores da região, ONGs e índios de 24 etnias participaram do encontro. O engenheiro da Eletrobrás, Paulo Fernando Rezende, foi convidado para apresentar os estudos sobre a usina. Quando terminou de falar, os índios atacaram o engenheiro.


Taí uma questão importante, que ONG's são estas e por que nenhum dos noticiários que trataram do caso as identificaram nominalmente, limitando-se a citá-las de modo genérico?

Que aqueles Índios são um bando de covardões que não valem o sal que comem (se é que comem) ficou bem claro. É fácil ser macho no meio de dez patolas de facão contra um coitado de um Dilbert.

Mas além disto, gostaria muito de saber qual foi a participação das anônimas ONG's, até onde incitaram a bugrada e se estavam sabendo que a reunião terminaria em atentado e convidaram o cara assim mesmo.

Por mim botavam todos aqueles índios na cadeia, incapaz é o cacete, de preferência junto com todos aqueles vagabundos de ONG disto e ONG daquilo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por francioalmeida »

Muito direito e pouco índio.

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por DIG »

Bom ponto: cadê o nome das arapONGS que ajudaram a indianada?



Usaram seus contatos pra promover uma operação abafa :emoticon26: ?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

O encontro foi organizado pela Arquidiocese de Altamira, pelo ISA (Instituto Socioambiental) e outras organizações.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 4031.shtml
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:O encontro foi organizado pela Arquidiocese de Altamira,...


Aquele fim de mundo é arquidiocese?


Apo escreveu:pelo ISA (Instituto Socioambiental)


Não sei quem é, mas não gostei.

Apo escreveu: e outras organizações.


Sabia que estavam metidos nisto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

Metidos terceiros ou não, os índios devem ter vondade própria. Ou não?
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Metidos terceiros ou não, os índios devem ter vondade própria. Ou não?


Eles têm vontade própria, logo, isto não está em questão.

O que é preciso corrigir é o fato que a vontade própria dos Índios não implica em responsabilidade legal pelos seus atos, o que é um absurdo, me tomando por amostragem.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Acauan »

Três coisinhas a saber:

1. Índios não são diferentes de ninguém;

2. Índios reconhecem seus próprios interesses e os procuram prioritariamente;

3. Se alguém for mais malandro que os Índios, o que não precisa muito, saberá manipula-los fazendo-os crer que defende os interesses deles, quando na verdade defende os próprios.

ONG´s de vagabundos dominam bem a condição 3.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Metidos terceiros ou não, os índios devem ter vondade própria. Ou não?


Eles têm vontade própria, logo, isto não está em questão.

O que é preciso corrigir é o fato que a vontade própria dos Índios não implica em responsabilidade legal pelos seus atos, o que é um absurdo, me tomando por amostragem.


Bem, então servirem de massa de manobra de ONGs e outros bichos não está em questão também. Mas...sempre pode ser usado de má-fé através da vitimização contumaz nacional ( vide cotas para índios nas universidades, basta que não seja analfabeto).
O perigo é este tipo de coisa ficar impune. Houve flagrante público. Por que ninguém foi preso e precisa haver uma investigação? O agressor sumiu? Mas todos viram quem foi. O governo que se vire agora e esqueça das ONs e arquidiocese do raio que o parta.

PS: acho um saco este negócio de ficarem te botando no meio destas coisas. Isto é muito constrangedor.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:PS: acho um saco este negócio de ficarem te botando no meio destas coisas. Isto é muito constrangedor.


Pior é quando me perguntam se sou boliviano, o que acontece com frequência muito mais incômoda.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Fedidovisk »

Os índios estão achando que são, como se dizia quando criança, "café-com-leite"...


São imunes à qualquer crítica ou autoridade... todos os direitos e nenhum dever.

:emoticon2:

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Fedidovisk »

índio real em trajes "típicos"

Imagem

índio idealizado romantizado

Imagem

Imagem

O bravo! O nobre! O heroi! Que liquida com onças com as próprias mãos! O valoroso!

Que isso mea genti, heis o nosso índio, o herói brasileiro!

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:PS: acho um saco este negócio de ficarem te botando no meio destas coisas. Isto é muito constrangedor.


Pior é quando me perguntam se sou boliviano, o que acontece com frequência muito mais incômoda.


Nem diga. Não queria estar no teu lugar. É como quando surge assunto de judeu/alemão. Eu saio fora do contexto. Não tenho nada a ver com isto. Eu sou eu e a raça é a raça.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:Os índios estão achando que são, como se dizia quando criança, "café-com-leite"...


São imunes à qualquer crítica ou autoridade... todos os direitos e nenhum dever.

:emoticon2:


Criaram o monstro, agora que balancem.

O mais nojento foi ver o espetáculo circense de uma índia dançando e manobrando um facão, com um sorriso de poder a ela concedido. Parecia uma bizarra apresentação de escola. Mas não era. Rolou sangue.

Patético.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re: Índios são flagrados atacando engenheiro da Eletrobrás

Mensagem por RicardoVitor »

PF investiga quem armou índios do Pará

da Folha de S.Paulo, em Manaus

A Polícia Federal em Altamira (PA) investiga os responsáveis pela compra de pelo menos cem facões entregues aos índios caiapós que agrediram o engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende, coordenador do estudo do rio Xingu --onde deve ser construída a hidrelétrica de Belo Monte.

Anteontem, Rezende sofreu um corte profundo no braço direito e foi espancado pelos índios quando apresentava o projeto e defendia sua instalação. "Hoje o inquérito está seguindo outra linha, não para identificar exatamente quem desferiu golpes com facão. Mas, como os facões são novos e foram comprados recentemente dentro da cidade [Altamira], estamos investigando quem os forneceu aos índios", disse o delegado Jorge Eduardo Ferreira de Oliveira, coordenador do inquérito que apura crime de lesão corporal contra o engenheiro.

Ele disse ter provas de que sete dos cerca de cem facões foram comprados em estabelecimentos comerciais de Altamira antes do encontro "Xingu Vivo para Sempre", que desde terça-feira (20) reúne 2.500 pessoas -das quais de 600 a 800 indígenas- num ginásio da cidade. O encontro terminará neste sábado.

Segundo o delegado da PF, é importante saber se houve participação da organização do evento, da Arquidiocese de Altamira, do ISA (Instituto Socioambiental), da Fundação Viver, Produzir e Preservar, além de dezenas de outras ONGs: "Se houve, seria uma incitação à violência. Colocar facões novos nas mãos dos índios é extrapolar o caráter do movimento".

A organização do encontro negou que tenha comprado os facões ou incitado os índios à agressão: "A organização não patrocinou, não comprou nem orientou os caiapós sobre o uso dos facões ou outro artefato", disse Ana Paula Souza, coordenadora-geral da Fundação Viver, Produzir e Preservar.

Segundo ela, não é novidade o uso de facões pelos caiapós nem o fato de eles comprarem os artefatos no comércio local. De acordo com ela, uma nota condenando a agressão foi divulgada logo após o fato: "Foi uma atitude abominável".

O delegado da PF disse que o órgão está estudando as imagens das agressões contra Rezende -que foi ouvido em Altamira antes de ir para o Rio.

O procurador da República Felício Pontes, que participou do encontro, afirmou que Rezende foi inábil e provocador ao se dirigir ao público: "Ele [Rezende] dizia: "Olha, eu moro no Rio de Janeiro. Quem vai ficar sem luz são vocês". Ele foi muito inábil", afirmou Pontes. A reportagem enviou e-mail a Rezende. Segundo a Eletrobrás, ficaria a critério do engenheiro responder ou não aos questionamentos, o que não ocorreu.

Uma das participantes do encontro foi a índia Tuíra, que repetiu com Rezende o mesmo gesto de advertência que fez em 1989 com o hoje presidente da Eletronorte.

O 16º Batalhão da Polícia Militar do Xingu, de Altamira, disse que dez PMs estavam no evento na hora da agressão. Ontem passou a ter 30 policiais.

Cerca de cem índios, de várias etnias, fizerem uma manifestação ontem às 15h, no entorno da sede da Justiça Federal, em Altamira, contra a construção da usina. Alguns estavam armados com bordunas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 4377.shtml
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Trancado