'Quem comete desvios deve pagar preço', diz Lula em evento

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

'Quem comete desvios deve pagar preço', diz Lula em evento

Mensagem por Joe »

Operação da PF detectou esquema de fraude envolvendo financiamentos do banco público.
Lula citou que o BNDES é uma instituição de financiamento 'sólida'.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez referência nesta segunda-feira (26), durante evento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro, ao esquema de desvio de verbas envolvendo empréstimos do banco público.

"Em primeiro lugar, queria prestar solidariedade ao corpo de funcionários do BNDES. É bem possível que numa instituição do tamanho do BNDES possa haver aqui, uma ou outra pessoa que cometa desvios. E essas pessoas têm de pagar pelos desvios cometidos. Mas é bem verdade também que poucos países no mundo conseguiram criar uma instituição de financiamento tão sólida, como é o nosso querido BNDES", afirmou o presidente.

Há cerca de um mês, a Polícia Federal de São Paulo anunciou, durante deflagração da Operação Santa Tereza, ter descoberto um esquema de fraude envolvendo empréstimos do BNDES para prefeituras. O suposto esquema foi descoberto durante a operação que tinha por objetivo desintegrar uma organização suspeita de praticar tráfico de mulheres e explorar a prostituição.

Lula disse que o banco deve ser motivo de orgulho para os brasileiros. "O centro de excelências que é o BNDES deve ser motivo de orgulho para os brasileiros."

Nesta segunda (26), a Justiça Federal começa a tomar depoimentos dos acusados de envolvimento nas fraudes contra o banco.

CPMF

O presidente criticou ainda o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e disse que a não cobrança do imposto favorece quem deixou de pagá-lo, mas prejudica os brasileiros que precisam do governo.

"Eu não vi nenhum produto reduzir preço depois do fim da CPMF. Parece que só aumentou o ganho de quem deixou de pagar. (...) Certamente o governador do Rio não precisa do governo, ele só contribui com o imposto de renda. Mas tem milhões de almas que se não tiverem o estado brasileiro colocando o dedo. Eles não estão organizados para reclamar, não vão à Brasília e não têm lobby."



O presidente disse que o fim da CPMF no Congresso - no fim do ano passado a Câmara aprovou, mas o Senado rejeitou - foi uma "guerra". "Eu vi a guerra que foi o fim da CPMF, retiraram R$ 40 bilhões que iriam para o PAC da Saúde que já tínhamos anunciado. Quem perdeu foi a saúde."


Amazônia


Ao citar os biocombustíveis como grande alternativa para diminuir a poluição do planeta, Lula disse que achava "engraçado" que países que são responsáveis por 70% dos poluentes jogados na atmosfera estejam de olho na Amazônia, como se somente o Brasil fosse responsável por conter a degradação ambiental.



"O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. O dono da Amazônia é o povo brasileiro: são os os ínidos, os seringueiros, os pescadores. Mas também somos nós. Temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, as queimadas. Mas também temos a consciência de que é preciso desenvolver a Amazônia", disse Lula.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0 ... BNDES.html

Trancado