E se todos virassem vegetarianos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Também temos os defensores do respeito à diversidade cultural e religiosa: deteminada seita pode fazer sacrifício com bodes e devemos respeitar. Muçulmanos podem apedrejar as mulheres e devemos respeitar. Alguns grupos extirpam os clitóris das meninas e não nos cabe criticar. Há quem coma polvo vivo e ainda os que freqüentam restaurantes exóticos onde se escolhe a lagosta viva no aquário e viva mesmo vai prá panela.
Isto tudo pode.
Comer um bife ou um carpaccio não pode.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:Que se registre que um sanduiche de mortadela de São Paulo tem mais cultura gastronômica que toda a culinária do Rio.

Isto porque você nunca comeu um bolinho de bacalhau num botequim português no Rio.
Daqueles com mesinhas com tampo de mármore e cerveja de garrafa.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

Lúcifer escreveu:
Johnny escreveu:APO: Eu AMO mortadelacompãofrancês e um refri guaraná ou cola.


Aqui em Sampa, na esquina da Ipiranga com São João (lógico) tem uma casa da mortadela. Todos os lanches são feitos de mortadela e das mais variadas formas.
Uma deliça. :emoticon16: :emoticon16:

Lúcifer: Queria ir visitar o Bexiga. É lá que tem aquelas cantinas italianas e samba paulista (do tipo "Adoniran e Demônios)?

Abraços.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Acauan escreveu:Que se registre que um sanduiche de mortadela de São Paulo tem mais cultura gastronômica que toda a culinária do Rio.

Isto porque você nunca comeu um bolinho de bacalhau num botequim português no Rio.
Daqueles com mesinhas com tampo de mármore e cerveja de garrafa.


Então vou ter que colocar os botequins de SP que tem esfirra aberta do tempo do onça, servidas com limão e uma bela Cerveja Gelada (mas pode ser um graraná antártica caçuliha também),. Sem mencionar os famosos pastéis de queijo com garapa...

Aff...isso me remeteu à bons e velhos tempos...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Puxa! Não sabia que vocês eram contemporâneos do meu avô materno ( meio paulista meio carioca) que já morreu faz teeeeeempo! Parece que estou ouvindo ele falar. Que velharia! :emoticon12:

Só falta vocês terem nostalgia do chapéu de malandro e da calça branca com camiseta de listra ou floreada. Putz! :emoticon22:
Imagem

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Claudio Loredo »

Acauan escreveu:
Ou seja o blá-blá-blá sentimentalóide e contraditório de sempre.
Comemos carne porque nos adaptamos em todos os sentidos a isto ao longo de dezenas de milhares de anos e de repente aqueles que no geral defendem a evolução e a seleção natural como origem de tudo, inclusive da moral e da ética no caso de alguns, vem querer que nos rebelemos justamente contra esta consequência da seleção natural mais do que óbvia - comer carne matando outros animais foi decisivo para sobrevivência e conquista da supremacia por nossa espécie.


O fato de termos tido um passado evolutivo que nos obrigou a comer carne, não significa que devemos comer carne para sempre. Ser vegetariano significa dizer não a este nosso passado e procurar buscar um novo futuro, onde o ser humano, usando da sua inteligência, possa se alimentar sem ter que recorrer a morte de outras espécies animais. Tudo isto significa evolução. Estamos evoluindo de um passado onde tinhamos que optar pela morte, para um futuro onde podemos optar pela vida.

Não vejo nada de culpa cristã nisto. Simplesmente não faço a outros seres sensíveis o que não gostaria que fizessem comigo.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Acauan »

Claudio Loredo escreveu:
Acauan escreveu:Ou seja o blá-blá-blá sentimentalóide e contraditório de sempre.
Comemos carne porque nos adaptamos em todos os sentidos a isto ao longo de dezenas de milhares de anos e de repente aqueles que no geral defendem a evolução e a seleção natural como origem de tudo, inclusive da moral e da ética no caso de alguns, vem querer que nos rebelemos justamente contra esta consequência da seleção natural mais do que óbvia - comer carne matando outros animais foi decisivo para sobrevivência e conquista da supremacia por nossa espécie.


O fato de termos tido um passado evolutivo que nos obrigou a comer carne, não significa que devemos comer carne para sempre.


Pela seleção natural, as características mais bem sucedidas são passadas às gerações seguintes.
Se a característica carnívora humana é bem sucedida, e de fato o é, sob todos os aspectos, então não existe motivo pelo qual a evolução – por si só – deva abandoná-la.


Claudio Loredo escreveu: Ser vegetariano significa dizer não a este nosso passado e procurar buscar um novo futuro, onde o ser humano, usando da sua inteligência, possa se alimentar sem ter que recorrer a morte de outras espécies animais. Tudo isto significa evolução.


Pelo contrário.
Evolução por seleção natural é o efeito de interações aleatórias entre o ambiente e os seres vivos, que preservam as características vantajosas e suprimem as desvantajosas para a sobrevivência.
Se a partir de uma decisão racional você renuncia a uma característica que é evolutivamente vantajosa, isto não é evolução, por definição.


Claudio Loredo escreveu: Estamos evoluindo de um passado onde tinhamos que optar pela morte, para um futuro onde podemos optar pela vida.


Estamos quem, cara pálida?
Eu particularmente estou evoluindo para um futuro no qual servem churrasco no café da manhã, almoço e janta.

Vegetarianismo é uma ideologia, à qual se adere por afinidades intelectuais ou emocionais. Evolução não tem nada a ver com isto.


Claudio Loredo escreveu: Não vejo nada de culpa cristã nisto. Simplesmente não faço a outros seres sensíveis o que não gostaria que fizessem comigo.


Quem falou em "culpa cristã"?
Eu falei em caridade cristã.

Você deliberadamente renunciar a um fator benéfico à sua própria sobrevivência e bem estar em prol da sobrevivência e bem estar de outro ser, é um ato de caridade, ainda mais quando o ser em questão é um bicho comestível que foi criado para este fim.

Quanto à regra áurea, ela se aplica apenas aos dilemas morais entre semelhantes.
Eu detestaria passar o resto da vida em um chiqueiro servido de toda lavagem que quisesse comer, mas para um leitão isto pode ser o paraíso.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fedidovisk »

Se somos a evolução então somos carnívoros por natureza... já que para formação de certas proteínas no nosso corpo é indispensável a ingestão de carne animal...

argghhhh... odeio ir pela falacia naturalista/evolucionista a todo custo...

Ariano Suassuna fala sobre a dieta vegetariana e a expectativa de vida,

http://www.youtube.com/watch?v=HVl-9lJ9KjQ

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Claudio Loredo »

Acauan escreveu:Quem falou em "culpa cristã"?
Eu falei em caridade cristã.

Você deliberadamente renunciar a um fator benéfico à sua própria sobrevivência e bem estar em prol da sobrevivência e bem estar de outro ser, é um ato de caridade, ainda mais quando o ser em questão é um bicho comestível que foi criado para este fim.

Quanto à regra áurea, ela se aplica apenas aos dilemas morais entre semelhantes.
Eu detestaria passar o resto da vida em um chiqueiro servido de toda lavagem que quisesse comer, mas para um leitão isto pode ser o paraíso.


Vamos falar um pouco de ficção científica.

Até agora, a evolução foi biológica. Houve a necessidade de predadores, presas e cadeia alimentar.

Só que estamos caminhando para a evolução tecnológica. Robôs ganharão vida no futuro. Seres humanos poderão ser parte humanos, parte máquinas. Inúmeras possíbilidades existem. Nelas a evolução de um ser não dependerá mais de cadeia alimentar.

Pode ter sido benéfico para meus antepassados comer carne. Mas para mim não é benéfico. Posso viver sem comer carne. Não morrerei por causa disto e nem viverei doente. Como não pretendo deixar descendentes, não preciso me preocupar em imitar o que foi benéfico para meus antepassados. Posso viver minha vida independente de passado e futuro.

Nesta vida que vivo, não quero oprimir e nem ser oprimido, não quero matar e nem ser morto, não quero desrespeitar e nem ser desrespeitado. Quero toda opressão bem longe de mim, pois sei o quanto ela é terrível. Não quero compactuar com a utilização de seres sensíveis para alimentação.

No contato que tive com cachorros aprendi que estes animais compartilham muitas caracteristicas sentimentais e comportamentais conosco. Como não considero um cachorro superior a um boi, ou a um porco, aplico o que aprendi com os animais domésticos para outros animais.

A natureza é cheia de morte, de destruição e sofrimento. O ser humano, com sua inteligência, pode construir um novo mundo. Onde a evolução possa prosseguir por caminhos mais sensíveis.

Para nós, a vida de um boi, ou um porco, pode parecer pouco. Mas para o boi, a vida dele vale muito. Tanto é que ele luta por sua sobrevivência, assim como nós lutamos pela nossa. Devemos respeitar a vontade de viver de todos os animais e não fazer da nossa vontade de viver a eliminação de vidas.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O Cláudio deve estar se matando de rir com este tópico! :emoticon22:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Só que estamos caminhando para a evolução tecnológica. Robôs ganharão vida no futuro. Seres humanos poderão ser parte humanos, parte máquinas. Inúmeras possíbilidades existem. Nelas a evolução de um ser não dependerá mais de cadeia alimentar.



:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Só que estamos caminhando para a evolução tecnológica. Robôs ganharão vida no futuro. Seres humanos poderão ser parte humanos, parte máquinas. Inúmeras possíbilidades existem. Nelas a evolução de um ser não dependerá mais de cadeia alimentar.



:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Muito StarTrek na infância...Já passei por isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fernando Silva »

Claudio Loredo escreveu:
Vamos falar um pouco de ficção científica.

Até agora, a evolução foi biológica. Houve a necessidade de predadores, presas e cadeia alimentar.

Só que estamos caminhando para a evolução tecnológica. Robôs ganharão vida no futuro. Seres humanos poderão ser parte humanos, parte máquinas. Inúmeras possíbilidades existem. Nelas a evolução de um ser não dependerá mais de cadeia alimentar.

E deixaremos de ser humanos.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Vamos falar um pouco de ficção científica.

Até agora, a evolução foi biológica. Houve a necessidade de predadores, presas e cadeia alimentar.

Só que estamos caminhando para a evolução tecnológica. Robôs ganharão vida no futuro. Seres humanos poderão ser parte humanos, parte máquinas. Inúmeras possíbilidades existem. Nelas a evolução de um ser não dependerá mais de cadeia alimentar.

E deixaremos de ser humanos.


:emoticon12:

Eu, se fosse o Cláudio, começaria a beber óleo de mamona desde agora. :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Lúcifer »

Embora nem todos concordem com o Claudio, devo admitir uma coisa.
Se for comparar ele com os vegan que foram entrevistados pelo Lobão na MTV, pelo menos o Claudio sabe argumentar melhor sem extermismo.
Devo supor que ele argumente assim também na vida real. (fora da net) :emoticon13: :emoticon13:
Imagem

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Sorrelfa »

Se todos fossemos vegetarianos o mundo seria maravilhoso, todos viveriamos felizes imerso em um paraiso verde, as vaquinhas e bois poderiam correr alegremente pela relva verdinha cercada de arvores e plantinhas coloridas ! Ahhh sinto uma profunda sensação de felicidade e bem estar ao pensar nisso...
E os porquinhos, meu deus ! me enche os olhos de emoção ao pensar que poderiam ser felizes, não mais sentirem dor causadas pelos malvados seres humanos em sua sanha diabolica por bacons, cada criança teria um lindo porquinho como amiguinho (pausa para um chorinho), poderiamos caminhar por imensos gramados e ver um mundo cercado de alegria, animais vivendo em profunda sintonia com a natureza.
Sim irmão esse é o mundo perfeito, não mais sujarmos nossas mãos com sangue inocente de animais, não mais sermos egoistas e sadicos que matam pobres animais meigos apenas para satisfazer nossos instintos primitivos, esse mundo é o que eu quero pro amanhã, um mundo feliz.

obs: Se você concorda com o texto, deposite 50 real na conta de alguma ONG Vegan, e pressione o seu representante nas camaras legislativas a aprovar envio de verbas gordas (como as pobres vaquinhas exploradas até o osso) a ONG.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fedidovisk »

além do mais a dor dos animais é só física e individual...


e sim! eu sou um vegan a la hitler! que se danem as vaquinhas!

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Claudio Loredo »

Apo escreveu::emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O Cláudio deve estar se matando de rir com este tópico! :emoticon22:


Rir!?!?! É claro que não. Eu estou é escandalizado com a insensibilidade que você demonstram para com outras espécies! :emoticon8: Estou é muito sério neste tópico.

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por O ENCOSTO »

Acauan escreveu:
Estamos quem, cara pálida?
Eu particularmente estou evoluindo para um futuro no qual servem churrasco no café da manhã, almoço e janta.



Que gente atrasada.

Para a APO e quem mais morar no RS, recomendo o Café Kamin, que fica em Ivoti.

Café colonial com Galinha, porco e boi assado.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Orbe »

Claudio Loredo escreveu:
Apo escreveu::emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O Cláudio deve estar se matando de rir com este tópico! :emoticon22:


Rir!?!?! É claro que não. Eu estou é escandalizado com a insensibilidade que você demonstram para com outras espécies! :emoticon8: Estou é muito sério neste tópico.


Dramalhão verde é pura diversão...

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Herf »

Jolly_Roger escreveu:animais vivendo em profunda sintonia com a natureza.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por RicardoVitor »

Claudio Loredo escreveu:
A natureza é cheia de morte, de destruição e sofrimento. O ser humano, com sua inteligência, pode construir um novo mundo. Onde a evolução possa prosseguir por caminhos mais sensíveis.


:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Claudio Loredo escreveu:
Apo escreveu::emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O Cláudio deve estar se matando de rir com este tópico! :emoticon22:


Rir!?!?! É claro que não. Eu estou é escandalizado com a insensibilidade que você demonstram para com outras espécies! :emoticon8: Estou é muito sério neste tópico.


Sei. COF COF
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

O ENCOSTO escreveu:
Acauan escreveu:
Estamos quem, cara pálida?
Eu particularmente estou evoluindo para um futuro no qual servem churrasco no café da manhã, almoço e janta.



Que gente atrasada.

Para a APO e quem mais morar no RS, recomendo o Café Kamin, que fica em Ivoti.

Café colonial com Galinha, porco e boi assado.


Os cafés coloniais da serra também servem estas coisas. Mas confesso que, com aquelas outras delícias ( as tortas! as tortas!) , acabo deixando de lado as frituras, empanados e o gordurol. Mas nada a ver com ser carne, é gosto pessoal mesmo.

Ps: faz uns 40 anos que não vou a Ivoti. :emoticon26:
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fedidovisk »

Os vegetarianos fazem uso do argumento do impacto econômico decorrente da alimentação de bovinos, que deveria tanto a terra utilizada como os grãos para alimentação, serem destinados aos seres humanos.

Pois bem, segundo essa lógica vegeratiana, ao menos dentro dos limites da alimentação bovina, excluamos as motivações da alimentação das vacas que nada mais é que a nossa própria, os custos são gastos com animais em detrimento de humanos, o que leva que um vegetariano que tem animais de estimação jamais deveria usar esse argumento, assim como eu...

Eu sou um hipócrita! Hahahaha...
Editado pela última vez por Fedidovisk em 31 Mai 2008, 16:54, em um total de 1 vez.

Trancado