E se todos virassem vegetarianos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

O que aconteceria com o planeta se todos passassem a ser vegetarianos?

Vamos divagar sobre o assunto, ok? Imaginem que, de uma hora para outra, todos passassem a ser vegetarianos. Ser vegetariano, como todos sabem (ou eu acho que seja isso...), é não comer nada além de vegetais. Isso significa que não precisaríamos mais criar vacas para leite, nem galinhas para ovos, nem bois para couro (ou seria um contra censo não comer carne e criar gado para usar o couro...), etc...Será que as vacas entrariam em extinção? Será que o planeta aumentaria a poluição e o aquecimento, já que outras matérias primas para calçados e bolsas deveriam ser fabricados e isso demandaria mais energia e portanto, mais petróleo e mais CO2?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Todas as vacas seriam sagradas ou virariam tapete.

Bem, provavelmente aconteceria o que acontece com animais que não abatemos. Viveriam suas vidas pastando até morrer naturalmente. Emitindo gases na atmosfera, exatamente como nós. Só que sem culpa.

:emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Claudio Loredo »


Se todos virassem vegetarianos, teriamos um mundo muito melhor! :emoticon45: Com bem menos violência e com muito mais áreas verdes. :emoticon10: Uma vez que as areas que hoje são destinadas para pastos ou para alimentar os rebanhos, poderiam se transformar em florestas.

Seria um mundo com bem menos sofrimento. A espécie que teve o privilégio de ter o maior poder de raciocínio abriria mão da violência para se alimentar. Com o fim desta violência, as outras violências que são cometidas perderiam a força cada vez mais.

A vida seria muito mais respeitada. Pois as pessoas não olhariam apenas para suas próprias vidas. Elas olhariam até mesmo para a vida de outras espécies e a respeitariam. Cada um receberia mais respeito por parte de outros, assim cada um poderia viver com muito mais liberdade e sabedoria .

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Lúcifer »

Claudio Loredo escreveu:
Se todos virassem vegetarianos, teriamos um mundo muito melhor! :emoticon45: Com bem menos violência e com muito mais áreas verdes. :emoticon10: Uma vez que as areas que hoje são destinadas para pastos ou para alimentar os rebanhos, poderiam se transformar em florestas.


Eu acho que não. Conhecendo a ganancia do homem, essas áres destinadas ao pasto, provavelmente seriam destinadas ao cultivo e plantio, portanto, o número de florestas provavelmente continuariam o mesmo.

Claudio Loredo escreveu:
Seria um mundo com bem menos sofrimento. A espécie que teve o privilégio de ter o maior poder de raciocínio abriria mão da violência para se alimentar. Com o fim desta violência, as outras violências que são cometidas perderiam a força cada vez mais.

A vida seria muito mais respeitada. Pois as pessoas não olhariam apenas para suas próprias vidas. Elas olhariam até mesmo para a vida de outras espécies e a respeitariam. Cada um receberia mais respeito por parte de outros, assim cada um poderia viver com muito mais liberdade e sabedoria .


Embora eu compartilhe de suas esperanças, acredito que virar vegetariano não mudaria a índole animalesca da maioria dos seres humanos. (atenção, eu disse "a maioria").

Mais parece que o ser humano apareceu no mundo para, como diria Deus ao diabo, matar roubar e destruir.
Editado pela última vez por Lúcifer em 26 Mai 2008, 16:24, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

E Viva a Anemia! Os laboratórios iriam faturar mais em todos sentidos: análises clínicas e complementos.

Se a questão levar em conta o abate, sou a favor. Se for por causa de gordura, basta comer carne magra e/ou branca.

E viver sem comer salmão? Nem pensar!
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Parar de consumir carne significa deixar de ser violento? E quem come carne é necessariamente violento? Não entendi esta.
Imagem

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Claudio Loredo »

Apo escreveu:Parar de consumir carne significa deixar de ser violento? E quem come carne é necessariamente violento? Não entendi esta.

Quem come carne colabora com a violência, mesmo sem se dar conta disto. Para alguém comer um bife, é necessário que um boi leve uma marretada na cabeça, após passar uma vida inteira confinado e sofrendo inúmeras privações.
OBS: Eu sou vegetariano e não sou anêmico.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Claudio Loredo escreveu:
Apo escreveu:Parar de consumir carne significa deixar de ser violento? E quem come carne é necessariamente violento? Não entendi esta.

Quem come carne colabora com a violência, mesmo sem se dar conta disto. Para alguém comer um bife, é necessário que um boi leve uma marretada na cabeça, após passar uma vida inteira confinado e sofrendo inúmeras privações.
OBS: Eu sou vegetariano e não sou anêmico.


Mas com a violência do abate, que não precisaria ser do jeito que é. O que não significa que quem come carne é violento de uma forma geral.

Pescar é violento? Eu ach que sim, outros até brincam de pesca esportiva, enfiando o anzol no peixe e soltando na água para o próximo fazer tudo de novo. Mas o ser humano sempre foi predador e carnívoro.

Quanto à anemia, é bom acompanhar de perto. Muitos vegetarianos são anêmicos e também não se dão conta disto, aparentemente.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

Bem, Não mais mataremos animais para comer e vestir. Os calçados viriam de onde? A propósito Claudio, vegetariano toma leite e come ovos ou depende do "tipo" de vegetariano? (acho que até já postei algo aqui pois na minha opinião vegetariano sóp comeria vegetal e naturalista, tudo o que a natureza provém...)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Lúcifer »

Apo escreveu:Parar de consumir carne significa deixar de ser violento? E quem come carne é necessariamente violento? Não entendi esta.


Bem, no debate de Vegans contra carnívoros que teve na MTV, com reapresentação no sabado, com a apresentação do Lobão, a impressão que tive é que os vegans estavam mais, digamos, exarcebados do que os carnívoros.

Será que ser vegetariano é mesmo sinônimo de não violento?? :emoticon5: :emoticon5:
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Lúcifer »

Johnny escreveu:Bem, Não mais mataremos animais para comer e vestir. Os calçados viriam de onde? A propósito Claudio, vegetariano toma leite e come ovos ou depende do "tipo" de vegetariano? (acho que até já postei algo aqui pois na minha opinião vegetariano sóp comeria vegetal e naturalista, tudo o que a natureza provém...)


Acredito eu que somente os vegans são contra tudo que tem origem animal. Até um pobre ovo que não foi fecundado e que nunca se tornaria nada mais do que um ovo choco na natureza, iria parar no prato de um vegan.

No caso da vestimenta, creio que eles usariam somente produtos oriundos dos vegetais, tais como a lã e o encerado.

Desculpe a pergunta idiota mas, se toda a economia viesse das fontes vegetais, não ocorreriam mais desmatamento para o comércio poder suprir o mercado de vestimentos e alimentos??
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

Lúcifer escreveu:Será que ser vegetariano é mesmo sinônimo de não violento?? :emoticon5: :emoticon5: [/color]


Pergunte aos Judeus...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Sorrelfa »

:emoticon45: :emoticon45: :emoticon45:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

-------------

:emoticon44: :emoticon44: :emoticon44:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Claudio Loredo »

Johnny escreveu:Bem, Não mais mataremos animais para comer e vestir. Os calçados viriam de onde? A propósito Claudio, vegetariano toma leite e come ovos ou depende do "tipo" de vegetariano? (acho que até já postei algo aqui pois na minha opinião vegetariano sóp comeria vegetal e naturalista, tudo o que a natureza provém...)



Para ser vegetariano basta não comer carne. Quanto a comer ovos, leite e queijo, há vegetarianos que não vêem mal em comer estes derivados de animais, pois eles não implicam em matança. Eu mesmo não abri mão deles. Na minha opinião o problema todo é comer a carne do animal, ou usar qualquer produto que seja originário da morte de um ser sensível, como é o caso do couro.



Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apáte »

Semana que vem tem rodeio, graças a Deus!

Imagem
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

ade
Mensagens: 285
Registrado em: 11 Dez 2005, 12:12
Gênero: Masculino
Localização: Paraná

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por ade »

Se as áreas de pasto fossem substituidas por lavouras, não haveria fertilizante suficiente para todas, para começar. E grande parte das áreas de pastagem são áreas marginais, improprias para a agricultura. Em áreas muito áridas, a unica alternativa de subsistencia é comer as poucas espécies de animais que conseguem subsistir alí, e assim por diante. Existem muitos produtos derivados de animais que não são substituiveis por equivalentes sintéticos. E já imaginaram comunidades como os esquimós, como viveriam?
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:
Apo escreveu:Parar de consumir carne significa deixar de ser violento? E quem come carne é necessariamente violento? Não entendi esta.


Bem, no debate de Vegans contra carnívoros que teve na MTV, com reapresentação no sabado, com a apresentação do Lobão, a impressão que tive é que os vegans estavam mais, digamos, exarcebados do que os carnívoros.

Será que ser vegetariano é mesmo sinônimo de não violento?? :emoticon5: :emoticon5:



Todo fundamentalista é um chato exacerbado. Dizem que o carnívoro é mais violento porque acaba ingerindo hormônios junto com a ingesta de carne. Mas há controvérsias.

Eu prefiro não consumir carne vermelha, sei lá, acho que é mais indigesto mesmo. Carne gorda eu passo longe, por motivos óbvios. Não suporto os métodos de abate, mas pescar e torcer pescoço de galinha também é uma estupidez. Daí a virar vegan vai um loooongo caminho. Não curto extremismos.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Outra coisa que não suporto é aquela matança de focas. Aquilo é revoltante. Mas há coisas bem mais revoltantes sendo feitas com seres humanos ao redor do mundo. E o politicamente correto diz que precisamos respeitas a diversidade cultural. Pior que estes seres humanos nem morrem, continuam vivos para se lembrar.

Ou seja, comer um peixe e um peito de frango não dói mais.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Fernando Silva »

Claudio Loredo escreveu:
Se todos virassem vegetarianos, teriamos um mundo muito melhor! :emoticon45: Com bem menos violência e com muito mais áreas verdes. :emoticon10: Uma vez que as areas que hoje são destinadas para pastos ou para alimentar os rebanhos, poderiam se transformar em florestas.

Coitadas das plantinhas...

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

Claudio Loredo escreveu:Para ser vegetariano basta não comer carne. Quanto a comer ovos, leite e queijo, há vegetarianos que não vêem mal em comer estes derivados de animais, pois eles não implicam em matança. Eu mesmo não abri mão deles. Na minha opinião o problema todo é comer a carne do animal, ou usar qualquer produto que seja originário da morte de um ser sensível, como é o caso do couro.

[/color]


Tá! Sendo assim, os bois atuais (ou machos de espécies que fornecem algum tipo de alimento)viveriam até sua morte natural e pararíamos de criar matrizes masculinas ou passaríamos a evitá-las (se não teríamos acréscimo de bois, carneiros, galos...) que iriam consumir os insumos das vacas que teriam uma utilidade). Teríamos de desenvolver um hormônio que impedisse o desenvolvimento de machos, caso contrário teríamos de sacrificá-los ao nascerem, certo? E ainda ssim, o que usaríamos em substituição ao couro? (em pensar que nunca mais comeríamos salaminho, mortadela...ou será que existe isso vegetariano?)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Ai Johnny! Mortadela é o fim! Que decepção! :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Acho que a economia is sofrer um abalo considerável, a bolsa ia despencar e os leilões perderiam o sentido. Que desgraça.

Por mim, pode continuar tudo como está, menos os métodos de abate.
E rodeios, estes poderiam ser varridos do mapa. Coisa mais patética! Interiorano querendo dar uma de cowboy é o ó do borogodó!
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Johnny »

APO: Eu AMO mortadelacompãofrancês e um refri guaraná ou cola.

Quanto à economia, veja bem, não estou dizendo que todos pararíamos de imediato. Haveria um tempo para as devidas adaptações da indústria e comércio, etc e tal. Ou então não, fosse no pau mesmo e depois as coisas se adaptavam. Que seja. Estamos discutindo aspecto econômico-industrial da coisa.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:APO: Eu AMO mortadelacompãofrancês e um refri guaraná ou cola.

Eu tô brincando, guri. Não como mortadela faz anos, mas já curti muito um sanduba com coca, sentada no meio fio. :emoticon19:

Quanto à economia, veja bem, não estou dizendo que todos pararíamos de imediato. Haveria um tempo para as devidas adaptações da indústria e comércio, etc e tal. Ou então não, fosse no pau mesmo e depois as coisas se adaptavam. Que seja. Estamos discutindo aspecto econômico-industrial da coisa.


Sim, senhor.
:emoticon16:

Mas é como dizes, lacunas criadas quando muda um hábito ou tecnologia, podem ser preenchidas ou no tranco ( porque não tem outro jeito mesmo), ou se criam alternativas durante algum tempo até se adaptarem.
O que vejo em relação a um ítem tão importante cultural e economicamente é que o mercado acaba ditando os caminhos a serem tomados. Se for uma queda na bolsa de pecuaristas, a crise propicia uma migração tanto do empresário quanto dos acionistas. Se for uma queda nas vendas, outros produtos surgirão ou se diversificarão para atender à demanda. É mais ou menos como o que aconteceu quando surgiram os calçados de couro sintético ou plástico injetado: a crise fez o mercado se movimentar para outro lado, ou forçar a barra para que uma parcela da população permanece com os hábitos anteriores.
Sem contar que forças de rejeição à mudança logo estabelecem um cabo de força nestas horas, e dificilmente se aniquila por completo um prazer destes.
Imagem

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: E se todos virassem vegetarianos?

Mensagem por O ENCOSTO »

Claudio Loredo escreveu:
Para ser vegetariano basta não comer carne. Quanto a comer ovos, leite e queijo, há vegetarianos que não vêem mal em comer estes derivados de animais, pois eles não implicam em matança. Eu mesmo não abri mão deles. Na minha opinião o problema todo é comer a carne do animal, ou usar qualquer produto que seja originário da morte de um ser sensível, como é o caso do couro.





Você defende que esses pobres seres inferiores sejam confinados e separados de suas pobres e indefesas crias só para fornecer a você ovos e leite? E depois, quando improdutivos, defende que sejam descartados no mato para alimentar animais selvagens?

Isso é muito cruel, Claudio Loredo.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado