Bíblia abriga duas versões contraditórias da criação do mund

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Bíblia abriga duas versões contraditórias da criação do mund

Mensagem por Johnny »

Bíblia abriga duas versões contraditórias da criação do mundo
Deus tem nomes diferentes e realiza ações em ordem inversa em textos do Gênesis.
Datação e contexto cultural explicam incongruências; política também impactou texto.
Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo entre em contato


O pintor renascentista Michelangelo retrata a criação dos astros (Foto: Reprodução)

Imagem

Saiba mais

* » Jesus celebrou Santa Ceia reclinado em almofadas, sugere arqueologia
* » Placa de 700 a.C. traz relato de 'destruição de Sodoma'
* » Ligação com fertilidade explica uso de ovos e coelhos como símbolos da Páscoa

A maioria esmagadora dos leitores da Bíblia não percebe, mas os dois primeiros capítulos do livro sagrado de cristãos e judeus retratam não uma criação do mundo, mas duas. O ser humano surge de duas maneiras diferentes, uma logo depois da outra, e até o deus responsável pela criação não tem o mesmo nome nos dois relatos.


Essa natureza contraditória e fascinante do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, está sendo revelada por uma série de estudos históricos e lingüísticos do texto sagrado. A arqueologia, por sua vez, mostra a relação dessas histórias com as de outros povos do Oriente Médio -- às vezes tão parecidas com o Gênesis que ajudam a recriar a "pré-história" das Escrituras.

"A hipótese básica é que os textos bíblicos foram reunidos de várias fontes diferentes, de períodos diferentes, ao longo de nove séculos", explica Suzana Chwarts, professora de estudos da Bíblia hebraica na USP. "Essa é a chamada hipótese documentária, discutida aos gritos em qualquer congresso internacional desde o século 19 até hoje", brinca Chwarts, referindo-se às polêmicas que rondam a idéia.



Controvérsias à parte, a hipótese documentária costuma ver dois textos-base principais para as narrativas da criação, conhecidos pelas letrinhas P (primeiro relato) e J (o segundo). As diferenças entre a dupla são numerosas, como se pode conferir no infográfico abaixo.

De P a J

O relato de P é o único a detalhar a criação de todos os corpos celestes e seres vivos em seis dias. Nele, o homem e a mulher são criados ao mesmo tempo, e a divindade usa apenas palavras para fazer isso. Já o relato de J inverte a ordem de alguns elementos e, na verdade, enfoca apenas a criação dos seres humanos (trata-se da famosa história do homem feito de barro e da mulher modelada a partir de sua costela).


De quebra, os personagens que comandam a ação parecem não ser os mesmos. O primeiro recebe o nome hebraico Elohim (originalmente uma forma do plural, como "deuses", mas usada para designar uma única divindade), normalmente traduzido simplesmente como "Deus". O segundo é apresentado como Yahweh Elohim (dependendo da versão da Bíblia, chamado de "Senhor Deus" ou "Javé Deus" em português). Os indícios nesse e em outros textos bíblicos sugerem que os dois nomes refletem a influência de antigos deuses pagãos sobre a concepção de Deus dos antigos israelitas, autores e editores da obra.


As idéias sobre a origem dos relatos são variadas. Recolhendo pistas no texto hebraico completo da Bíblia, há quem aposte que J é o material mais antigo da dupla, tendo sido composto por volta do ano 700 a.C. Por outro lado, fala-se numa data mais recente para P, talvez a fase que se seguiu ao exílio dos habitantes do reino de Judá (a parte sul do antigo Israel) na Babilônia -- ou seja, pouco antes do ano 500 a.C.


Chwarts, no entanto, diz que a principal diferença entre a dupla talvez não seja a data, mas a visão de mundo. P teria sido escrito pela casta sacerdotal israelita, a julgar pelo seu ritmo altamente ritualizado e organizado. "Ele é arquitetonicamente estruturado e ordenado, hierárquico. É totalmente antimitológico: tudo é criado pela palavra, inclusive os astros celestes, que são divindades em todas as outras culturas do Oriente Médio antigo, viram meras criações de Deus", afirma ela. Já o segundo relato "não traz uma reflexão filosófica, mas reflete a visão popular de um camponês na terra de Israel. Esse é um deus mais paternal: quando cria o homem, o verbo usado é yatsar, ou seja, modelar a partir de uma substância", explica.

Polêmica
O curioso é que elementos que lembram tanto a primeira quanto a segunda história da criação aparecem em textos desencavados por arqueólogos no Oriente Médio. "A imagem de deuses fazendo uma série de pequenos humanos com argila, como se fossem oleiros, também é muito comum", lembra Christine Hayes, professora de estudos judaicos da Universidade Yale (EUA). O mais famoso desses textos mitológicos é o "Enuma Elish", achado no atual Iraque e escrito em acadiano, uma língua aparentada ao hebraico. Tal como o primeiro capítulo do Gênesis, o "Enuma Elish" também descreve um mundo primordial coberto pelas águas, que é organizado por um deus -- no caso, Marduk, que estabelece o firmamento celeste, a terra firme e os astros.

Foto: Reprodução
Reprodução

Imagem

Ovo com o primeiro capítulo do Gênesis escrito em hebraico em sua casca, exposto no Museu de Israel (Foto: Reprodução)

Como explicar as semelhanças? Para Osvaldo Luiz Ribeiro, doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ) cuja tese versará justamente sobre a primeira narrativa da criação, não é preciso pensar numa influência direta do "Enuma Elish" (que pode ter sido escrito por volta de 2.000 a.C.) sobre a Bíblia. "Esses relatos dependem mais da plataforma cultural comum do mundo semita [grupo que incluía tanto israelitas quanto os falantes do acadiano]" -- ou seja, teriam apenas uma origem remota comum.


Já Christine Hayes vê as semelhanças, na verdade, como uma crítica polêmica dos israelitas aos seus vizinhos pagãos. Ao adorar um deus único e soberano sobre a natureza, eles teriam usado elementos parecidos para contar uma história totalmente diferente. O deus Marduk, por exemplo, precisou lutar contra uma feroz deusa aquática, chamada Tiamat -- uma espécie de representante das águas primordiais --, para criar o mundo. Já o Deus da primeira narrativa da criação simplesmente manda as águas se mexerem -- e elas se mexem sem resistência, argumenta Hayes.

"O ouvinte antigo imediatamente ia ficar de orelhas em pé. Ia ficar pensando: cadê a batalha? Cadê o sangue? Achei que conhecia essa história", diz a pesquisadora. Chwarts e Hayes também lembram o forte tom de otimismo das histórias da criação bíblica, em especial na primeira narrativa (a segunda é mais comedida nesse aspecto). Ao contrário das histórias similares entre outros povos antigos, os autores e editores bíblicos estariam rejeitando a idéia de que o mal faria parte da estrutura do mundo desde o começo. Não é à toa que, depois de cada obra, afirma-se que Deus viu que aquilo "era bom" ou "era muito bom". "Você sente aquele tremendo influxo de otimismo: o mundo é bom! Os seres humanos são importantes, têm propósito e dignidade", diz Hayes.

Terroso

A análise moderna do texto hebraico revela outras surpresas em relação a Adão, o suposto ancestral isolado de todos os seres humanos. "Para começar, Adão não é um nome próprio", diz Hayes. A primeira narrativa diz que Deus criou o 'adam -- com artigo definido, como se fosse uma categoria de seres, e não um indivíduo. "Já se traduziu 'adam como o terroso [ou seja, o feito de terra]", conta Osvaldo Ribeiro. De quebra, nesse relato diz-se explicitamente que o 'adam, homem e mulher juntos, são criados ao mesmo tempo e ambos seriam "imagem e semelhança" de Deus.

"É que, no mundo antigo, não se concebe um deus sozinho. Todo deus tem sua fêmea -- não dá para imaginar um deus celibatário", explica Rafael Rodrigues da Silva, professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP.

Política pós-exílio

Silva diz que a relação entre 'adam e 'adamah, ou "terra" em hebraico, tem a ver com a idéia de terra enquanto lavoura, terreno para plantar. Nesse caso, as narrativas do Gênesis estariam de olho na necessidade de voltar a cultivar a terra da Palestina depois que o povo de Judá voltou do exílio na Babilônia.

Ribeiro, da PUC-RJ, aposta justamente nessa interpretação social e política para explicar a primeira narrativa da criação. "Essas narrativas tinham uma função específica no antigo mundo semítico, e essa função aparentemente não tinha a ver com a nossa visão delas como relatos da origem de tudo o que existe", afirma. O "Enuma Elish", por exemplo, era recitado na construção de templos e cidades -- como uma parte ritual da ação criadora que estava sendo executada.

Ora, ao voltar do exílio, os ancestrais dos judeus, capitaneados pelos sacerdotes, viram-se diante da tarefa de reconstruir o Templo de Jerusalém -- e o relato da criação seria justamente uma versão ritual desse processo. Ribeiro afirma que há um paralelo claro entre a situação de caos e de desolação antes da ação divina e a terra de Israel devastada pela guerra. "Por exemplo, quando uma cidade é destruída na Bíblia, há a invasão das águas", diz. Isso explicaria também porque, estranhamente para nós, Deus não cria as coisas do nada, mas reorganiza elementos que já estão presentes -- como alguém que traz de novo a lei e a ordem para uma região.

"Eu sinceramente nem sei se os povos semitas antigos tinham essa noção da criação do Universo inteiro a partir do princípio. Para eles, a criação significava provavelmente a criação de sua própria cultura, de sua própria civilização. O que ficava fora dos muros da cidade ou dos campos cultivados perto dela era considerado o caos", afirma Ribeiro.

Contradições preservadas

Diante da história complicada e tortuosa do texto, a pergunta é inevitável: por que os editores antigos resolveram preservar as contradições, em vez de apagá-las?

"Porque ambas eram respeitadas em seus círculos, ambas eram fontes com autoridade, e os redatores bíblicos utilizaram o sistema de edição 'cortar/colar', e nunca 'deletar'. Para o pensamento semita antigo, não há contradição alguma em dois relatos diferentes estarem no mesmo livro. Aliás, a idéia é que a palavra de Deus é múltipla e e se expressa de múltiplas formas, assim como sua verdade", arremata Suzana Chwarts.

Fonte: Chaveada, tipo back-to-back, In Máx: 280V In Min: 70V Ptot: Out 800W :emoticon16:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... +MUNDO.htm
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Bíblia abriga duas versões contraditórias da criação do mund

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:O deus Marduk, por exemplo, precisou lutar contra uma feroz deusa aquática, chamada Tiamat -- uma espécie de representante das águas primordiais --, para criar o mundo. Já o Deus da primeira narrativa da criação simplesmente manda as águas se mexerem -- e elas se mexem sem resistência, argumenta Hayes.

Na Bíblia, este monstro aquático é o Leviatã ou Behemot.
Tiamat é a deusa mãe, que criou uma sequência de deuses, cada um encarregado de criar uma parte do universo, na mesma sequência do Gênesis, mas depois foi morta por um deles (Marduk).

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Bíblia abriga duas versões contraditórias da criação do mund

Mensagem por docdeoz »

Circuncisão e sábado versus deuses pagãos!

Introdução:

Muito questionada é a necessidade dos judeus em cortarem a pele do prepúcio como um sinal de adoração a IHVH. Entretanto, fazendo uma análise dos cultos da época ficamos surpresos como o "culto do falo" existente nas civilizações circunjacentes na época em que floresceu a cultura hebraica .
E o sábado, poderia estar relacionado a algo similar na atualidade? Penso que sim.

A circuncisão judaica:

Cerimônia religiosa em que é cortada a pele, chamada prepúcio, que cobre a ponta do órgão sexual masculino. Os meninos israelitas eram circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento. A circuncisão era sinal da ALIANà€¡A que Deus fez com o povo de Israel {#Gn 17.9-14}. No NT o termo à s vezes é usado para designar os israelitas {#Gl 2.8; Cl 4.11}; v. NTLH. Outras vezes significa a circuncisão espiritual, que resulta numa nova natureza, a qual é livre do poder das paixàµes carnais e obediente a Deus {#Jr 4.4; Rm 2.29; Cl 2.11; Fp 3.3}. (Dicionário Bíblico Almeida)

Um exemplo dos ritos pagãos foi na entrada de Israel em Canaã e seu desvio pelas mulheres da terra e suas conseqüências: números 25:1
(DO) E ISRAEL deteve-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. E convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.

Exemplo de culto ao falo- os sumerianos

"Desde o surgimento da civilização ocidental, o pênis é mais que mera parte do corpo: tem sido sobretudo uma idéia, um padrão conceitual. Uma das mais antigas evidências disso foi encontrada entre as ruínas da cidade suméria de Eridu, onde os arqueólogos desenterraram pequenas tabuletas cuneiformes de 5 mil anos de existência que mostravam as proezas do deus Enki. Também chamado "determinador dos destinos ou "organizador do universo”, era um grande benfeitor da humanidade e deu vida aos rios Tigre e Eufrates- dos quais surgiu, precisamente, a civilização suméria. Há relatos sobre a maneira como a divindade , com o pênis ereto, "ejaculação sobre o Eufrates, enchendo-o de água. Posteriormente fez o mesmo sobre o Tigre, "com o pênis ereto como um grande touro selvagem".
Finalmente, Enki utilizou seu membro viril para cavar as primeiras vias de irrigação do mundo, inventar a reprodução sexual e dar vida ao primeiro bebê humano. Depois de tudo isso exclamou: "Que seja louvado meu pênis!" (de uma monografia de citrato de sildenafila )

Exemplo dos gregos

"Dionísio era homenageado durante todo o ano em Atenas com sete festivais-cada um marcado por uma procissão de phalloi (réplicas de pênis) transportados por phallophoroi (carregadores de pênis) que atravessavam a cidade". (mesma monografia)
Sem comentários!...

Os cristãos:

1 Coríntios 6:18 (TB) Fugi da fornicação. Todo o outro pecado, qualquer que o homem cometer, é fora do corpo; mas aquele que comete fornicação, peca contra o seu próprio corpo
porneuo

de 4204; TDNT-6:579,918; v

1) prostituir o próprio corpo para a concupiscência de outro
2) estregar-se \a relação sexual ilícita
2a) cometer fornicação
3) metáf. ser dado \a idolatria, adorar ídolos
3a) deixar-se arrastar por outro \a idolatria.
Muita prostituição existia com prostitutos cultuais e cultos à Afrodite no tempo dos primeiros cristãos!

E o sábado?

Uma análise do criacionismo vai demonstrar o uso do sol como iniciador da vida através da geração espontà¢nea contra a criação especial, feita por Deus! O surgimento da Teoria da Evolução no século XIX foi o início da tentativa de explicar um Universo baseado em leis naturais, sem a necessidade de um Deus! O site: http://www.revistacriacionista.com.br/ pode dar maiores explicaçàµes sobre o assunto!

Outrossim, diante das pretensàµes evolucionistas, soa estranha ao membro da IASD a colocação do domingo como dia de guarda, feita pela ICAR, como vemos na enciclopédia on-line:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo
O domingo é o primeiro dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira.A palavra é originária do latim Dies Dominica, que significa "Dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em espanhol (Domingo), italiano (Domenica) e francês (Dimanche).Numa referência a cultos pagãos antigos, que dedicavam este dia ao deus Sol, em língua inglesa se diz Sunday, e no alemão Sonntag com o significado de "Dia do Sol".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol
O Sol é a estrela responsavel por permitir a vida na terra, é considerado uma estrela de grandeza média, por outro lado, pela seqà¼ência principal do diagrama de Hertzsprung-Russel, pode ser considerado uma estrela anã. Em torno dele gravitam 8 planetas, 3 planetas anàµes 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distà¢ncia do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhàµes de quilómetros (ou 1 Unidade Astronômica - U.A. -, aproximadamente). A luz emitida pelo sol demora cerca de 8 minutos para chegar na terra. Presume-se que o Sol tenha 5 bilhões de anos de idade e é composto por matéria ordinária.

http://www.atosforum.com/viewtopic.php?t=1398
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
3º Guardar domingos e festas de guarda
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não roubar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias


Conclusão:

Causa espécie, demonstrada a comparação entre a circuncisão e o sábado, que pessoas de notório saber não atentem para o verdadeiro significado da questão: verdadeira adoração a Deus! É claro que a circuncisão teve o seu tempo, enão temos os cultos ao "falo" de maneira tão visível nos dias atuais! Mas outros "deuses se apresentam ao cristão, dentre os quais o materialismo e o hedonismo conseqüente-"comamos e bebamos, o empirismo nas ciências, o existencialismo na filosofia...Todos advindo da teoria da evolução e da negação de Deus como Criador! Assim como a circuncisão contrapunha-se aos cultos voltados a sexo da antiguidade, nos parece correto que o sábado volte-se para o Deus Criador, contrapondo-se contra a Teoria da Evolução!
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Bíblia abriga duas versões contraditórias da criação do mund

Mensagem por rapha... »

Isso é uma tentativa de quê, doc?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Bíblia abriga duas versões contraditórias da criação do mund

Mensagem por Fernando Silva »

docdeoz escreveu:1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
3º Guardar domingos e festas de guarda
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não roubar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias

Estes são os 10 mandamentos católicos. Os protestantes são diferentes e os dois são diferentes dos judeus.

Além disto, os 10 mandamentos das tábuas que Moisés quebrou (Êxodo 20) são diferentes daqueles no segundo lote de tábuas (Êxodo 34), embora a Bíblia diga que eram os mesmos.

Este é o segundo lote. Vai em inglês mesmo, por falta de tempo.
Notem que o 7, 8 e 10 são receitas culinárias. Devem ser importantíssimos para Deus os ter incluído nas tábuas.
O décimo significa: "Quem comer strogonoff vai para o inferno".

1. Thou shalt worship no other god (For the Lord is a jealous god).
2. Thou shalt make thee no molten gods.
3. The feast of unleavened bread shalt thou keep in the month when the ear is on the corn.
4. All the first-born are mine.
5. Six days shalt thou work, but on the seventh thou shalt rest.
6. Thou shalt observe the feast of weeks, even of the first fruits of the wheat harvest, and the feast of ingathering at the year's end.
7. Thou shalt not offer the blood of my sacrifice with leavened bread.
8. The fat of my feast shall not remain all night until the morning.
9. The first of the first fruits of thy ground thou shalt bring unto the house of the Lord thy God.
10. Thou shalt not seethe a kid in its mother's milk.

Mais sobre o assunto aqui:
http://www.positiveatheism.org/crt/whichcom.htm

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Bíblia abriga duas versões contraditórias da criação do mund

Mensagem por Fernando Silva »

rapha... escreveu:Isso é uma tentativa de quê, doc?

É apenas a reprodução de proselitismo adventista. Só funciona em um culto adventista.
E na cabeça dele.

Trancado