Nasa anuncia envio de sonda à atmosfera do Sol

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Nasa anuncia envio de sonda à atmosfera do Sol

Mensagem por francioalmeida »

Nasa anuncia envio de sonda à atmosfera do Sol
A Nasa (agência espacial americana) informou hoje que foram iniciados os preparativos para o envio de uma sonda à atmosfera do Sol.

Um comunicado emitido pela agência destaca que a sonda "Solar Probe" será fabricada com um material resistente ao calor e que seu objetivo será estudar os ventos solares e o campo magnético do Sol.

"Vamos visitar uma estrela viva pela primeira vez. Trata-se de uma região não explorada do sistema solar e as chances de descobertas são muitas", disse Lika Guhathakurta, cientista que faz parte do projeto da Nasa.

O lançamento da sonda deve acontecer em 2015. A expectativa dos astrofísicos é que, até o fim da missão, sete anos depois, sejam elucidados todos os mistérios relativos aos ventos e ao campo magnético do Sol.

Segundo Guhathakurta, a missão ainda está sendo planejada, razão pela qual ainda há "muito o que fazer".

A sonda será construída pelo Laboratório John Hopkins de Ciências Aplicadas, que já tem experiência em sondas similares.

O mesmo centro construiu a sonda "Messenger", que no início do ano se aproximou do planeta Mercúrio.

Muitos dos materiais resistentes ao calor utilizados na "Messenger" também serão utilizados na sonda "Solar Probe", informou a Nasa.

Quando a sonda alcançar o ponto mais próximo do Sol dentro de sua rota, seu escudo térmico resistirá a temperaturas superiores a 1.400 graus centígrados e a um bombardeio de radiação jamais enfrentado por uma nave espacial, acrescentou a agência.
[url]http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2941338-EI301,00-Nasa+anuncia+envio+de+sonda+a+atmosfera+do+Sol.html[url]

Trancado