Crente "refuta" não-historicidade de Jesus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Crente "refuta" não-historicidade de Jesus

Mensagem por Fernando Silva »

Este crente "refutou" no Clube Cético os argumentos contra a não historicidade de Jesus.
O Johnny já postou um trecho que ele pegou no Yahoo Respostas:
viewtopic.php?f=1&t=16763
mas este aqui está mais completo.

Alguns trechos:
─ Se Jesus Cristo não existiu, se Ele não nasceu, então porque seu Nome tem o poder de quebrar maldições? Porque os demônios têm medo e não falam esse nome? Porque não assumem que Jesus Cristo é o único que se fez carne e habitou entre os homens? Se fosse mentira, o diabo, sendo o pai da mentira, seria o primeiro a assumir isso.

2º- Eles acharam o sudário de Jesus (pano que revestia os mortos naquela época) e comprovaram que não houve nenhum rompimento, e a única maneira de se sair do sudário sem rompe-lo é em forma de luz, e isto está escrito na bíblia que os soldados que tomavam conta da tumba viram uma luz muito forte.

3º- Por que quando invocamos o espírito Santo no nome de Jesus algumas pessoas que são de outra religião não se sentem bem? Por causa do Espírito maligno que está nela.

Post completo:
http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg332603

Olá meu amigo, quero mostrar a você que isto não passa de calúnia. Espero que esteja disposto a averiguar os fatos, pois sei muito bem o que estou falando, e há muito tenho me dedicado a comprovar isso ok?
quem disse pra você que não há provas? Ateus? Existiu sim, e veja as comprovações que irei mostrar. Olha, eu já conversei muito com o Alfredo Bernacchi sobre isso, conhecí ele no Yahoo!Respostas, isso não passa de uma GRANDE MENTIRA, e eu mesmo já lí o livro dele pra ver se não havia alí alguma coisa irrefutável, mas são só argumentos SUPERFICIAIS. SE OS CRISTÃOS HOUVESSEM FALSIFICADO TUDO, ENTÃO OS CRISTÃOS TERIAM FALSIFICADO TAMBÉM O TALMUDE JUDAICO, ESCRITO PELOS RABINOS JUDEUS, QUE MENCIONARAM JESUS. TENHO AMIGOS JUDEUS E SEI BEM DO QUE ESTOU FALANDO. ISTO, por sí só refuta toda pretensão ateísta. Além disso, porque será que os ateus se desesperaram tanto para encontrar qualquer coisa para se agarrar e dizer: -UFA, QUE ALÍVIO, JESUS NUNCA EXISTIU... Big LOL! Big LOL! Big LOL!
A VERDADE É ESTA: PROVAS EXISTEM SÓ QUE ELES TENTAM NEGÁ-LAS DIZENDO QUE FORAM ALTERADAS PELA IGREJA, MAS EU VOU MOSTRAR QUE NÃO, VEJA:
Se Jesus fosse um mito, os judeus e os muçulmanos teriam sido os primeiros a negá-lo, ele não teria subsistido ate hoje.

Tenho mostrado a muitos ateus provas documentais e históricas sobre a existência de Jesus: esta é uma das calúnias mais pobres que já ouví. E não é por falta de provas, é porque querem insistir nesta mentira: alguns ateus, inclusive o que escreveu um livro dizendo que Jesus nunca existiu, trocou suas palavras – de que não havia provas – passando a admitir que existiam provas, mas que elas não eram consideráveis. Conversei sobre isso com um ateu que escreveu um livro dizendo que ele nunca existira, ele não pôde negar.JESUS NÃO É UM MITO, EXISTEM PROVAS HISTÓRICAS DE SUA EXISTÊNCIA.
Acho impressionante a imaginação dos ateus, ao ponto de chegarem a dizer que os cristãos adulteraram todas as provas, e não apenas o livro de Josefo. Nunca se provou nem uma coisa e nem outra. Se fosse assim, o Talmude judaico, uma antiga coleção de escritos rabínicos judaicos, que menciona a pessoa de Jesus, também teria de ter sido adulterado pela mão dos cristãos: será que foram os cristãos que escreveram o Talmude? De modo nenhum! Foram os próprios judeus, que o rejeitaram, que escreveram o Talmude (os próprios rabinos). O MAIS ENGRAÇADO DE TUDO, É QUE SEGUNDO ESTE RACIOCÍNIO DE ALGUNS CÉTICOS, OS CRISTÃOS TERIAM ALTERARAM ATÉ O "TALMUDE" DOS JUDEUS...
Então, esta teoria ateísta (que torna mais tranqüilo um ateu por pensar que Cristo não existira) está na contramão das evidências históricas, pois até os documentos romanos e judeus, embora escassos, mencionam Jesus e sua morte. Há um documento que foi encontrado pelos comissionários de artes que acompanhavam o exército francês de Napoleão Bonaparte, em 1820, chamado “Sentença Condenatória de Jesus”, que fala sobre a morte de Jesus e sua sentença à crucificação no reinado de Tibério, pelo procônsul Pôncio Pilatos http://mucheroni.br.tripod.com/julgament...
Não somente isto, mas temos mais de DEZ relatos dos pais da Igreja e historiadores (dentro dos séculos 3 ao 6 da Era Cristã); os caluniadores ateus parecem ignorar isto: todos os pais da Igreja e os historiadores de sua época, falaram sobre a vida de Jesus [alguns http://www.veritatis.com.br/article/4688 ].

Mas então, os ateus levantam a questão de que segundo eles, não há documentos do século 1 sobre a existência de Jesus. Outra mentira: é certo que na época de Jesus não era preciso e nem existia registro em cartório, mas vários historiadores do século um falaram sobre aquele homem, e o número só não fora maior porque a maior parte dos historiadores não estava preocupada em falar sobre ele – isso não lhes daria muito ibope: eles queriam falar mesmo era sobre políticos e pessoas importantes do Império Romano.
Como disse um amigo, é um absurdo pensar que tanta gente estivesse disposta a morrer (como de fato ocorreu) por um ser cuja existência e ensinamentos fosse mera fantasia. Hoje, ninguém mais questiona a historicidade de Jesus [exceto ateus ou mal informados – pessoas que não tem compromisso com a verdade]. As pessoas vivem correndo atrás do Jesus "histórico", como se aquele que se encontra nos evangelhos não fosse o real, já que ele afirmava ser filho de Deus (e muitos não crêem em Deus, quanto mais num filho Dele, não é mesmo?) Por acaso o testemunho dos apóstolos de nada vale? E as literaturas apócrifas, pelo menos, neste aspecto, também merecem serem levadas em consideração.
Sobre os documentos do século 01,
Temos os escritos de CLEMENTE DE ROMA, POLICARPO, IRINEU, JUSTINO MÁRTIR e os de IGNÁCIO: todos eles viveram no século 1 da Era Cristã,e testemunharam de Cristo. Então, PROVAS EXISTEM, MAS SE RECUSAM A ACEITÁ-LAS, para sustentarem esta idéia/ calúnia.
Os judeus também fazem referências ao "caso do Nazareno" nos anais do Sinédrio. Isso não pode ser ignorado. Tácito [um importante historiador romano] por volta do ano 116, [86 anos após a morte de Cristo] falando do incêndio de Roma que aconteceu no ano 64, [30 a 35 anos após a morte de Cristo] apresenta uma notícia exata sobre Jesus, embora curta: "Um boato acabrunhador atribuía a Nero a ordem de pôr fogo na cidade. Então, para cortar o mal pela raiz, Nero imaginou culpados e entregou às torturas mais horríveis esses homens detestados pelas suas façanhas, que o povo apelidava de cristãos. Este nome vêm-lhes de Cristo, que, sob o reinado de Tibério, foi condenado ao suplício pelo procurador Pôncio Pilatos." ...Plínio o Jovem, Governador romano da Bitínia (Ásia Menor), escreveu ao imperador Trajano, no ano 112 d.C:
"Os cristãos estavam habituados a se reunir em dia determinado, antes do nascer do sol, e cantar um cântico a Cristo, que eles tinham como Deus." . O Talmude dos judeus apresenta passagens referentes a Jesus. ...O Tratado Sanhedrin 43a do Talmude da Babilônia: "Na véspera da Páscoa suspenderam a uma haste Jesus de Nazaré.


SOBRE O LIVRO DE JOSEFO – ARGUMENTOS PARA NEGAR EM AS PROVAS HISTÓRICAS

O maior e mais famoso historiador judeu, Flavio Josefo, testemunhou a existência de Cristo,em sua obra mais famosa, “Antiguidades Judaicas".No Parágrafo 18.3.3., Flavio Josefo diz:

“NESTE MESMO TEMPO APARECEU JESUS,QUE ERA UM HOMEM SÁBIO,SE TODAVIA DEVEMOS CONSIDERA-LO SIMPLESMENTE COMO UM HOMEM,TANTO QUE SUAS OBRAS ERAM MARAVILHOSAS,ERA UM PROFESSOR DOS HOMENS QUE RECEBEM A VERDADE COM PRAZER.ELE CHAMOU A SI MUITOS DOS JUDEUS E DOS GENTIOS.ELE ERA O CRISTO.E QUANTO A PILATOS,PELA SUGESTAO DOS PRINCIPAIS HOMENS ENTRE NOS,ELE O CONDENOU A CRUZ.
OS QUE HAVIAM O AMADO DURANTE A SUA VIDA NÃO O ABANDONARAM DEPOIS DA MORTE.ELE LHES APARECEU RESSUSCITADO E VIVO NO TERCEIRO DIA,COMO OS SANTOS PROFETAS TINHAM ANUNCIADO ESTAS E DEZ MIL OUTRAS COISAS MARAVILHOSAS SOBRE ELE.E DELE QUE OS CRISTÃOS ,QUE VEMOS AINDA HOJE,TIRAM SEU NOME".

Alguns não chegam a negar sua originalidade, apenas tentam desqualificá-las. Já outros são mais ousados e tentam negar a citação de Josefo com o seguinte argumento: Dizem que o texto original de Josefo foi adulterado pelos cristãos; sabe-se que o livro Original de Josefo fora perdido, mas existiam inúmeras copias do original. Mas veja:
Foi testado um material de datação em uma das copias do livro original de Josefo, e foi constatado que a parte que falava de Jesus tinha uma datação mais tardia que as outras partes. MAS:
1°) NÃO HAVIA SÓ AQUELA CÓPIA, APENAS NÃO TÍNHAMOS O ORIGINAL, MAS ALÉM DO QUE FOI TESTADO, HAVIAM OUTRAS INÚMERAS CÓPIAS DO LIVRO DE JOSEFO, E AS OUTRAS CÓPIAS ESTAVAM DE ACORDO COM O RESTO DAS OUTRAS CITAÇÕES;
2°) O TITULO DO CAPÍTULO, TAMBÉM CITA O NOME DE CRISTO, ATÉ NO LIVRO QUE FOI TESTADO, E O TÍTULO ESTAVA DE ACORDO COM A DATA DO RESTO DO LIVRO; ninguém pôde dizer que no título fora inserido o nome de Cristo! Aliás, porque só uma das cópias estaria rasurada? Por que nas demais não havia o mesmo? Além disso, foi só a datação que foi recente em uma das cópias (VEJA COMO OS ATEUS FAZEM TEMPESTADES EM COPO D’ÁGUA: quem disse que isso prova alguma coisa? Quem disse que isso prova que Jesus não existiu? E isso prova de foram os cristãos que adulteraram? Não. Pode ter acontecido o oposto). Tudo isso indica que alguém que queria difamar a prova histórica de Jesus, tentaram deturpar o livro, alterou e inventou essa historia; SE FOSSE FALSIFICADO,AS OUTRAS COPIAS DO LIVRO TAMBÉM TINHAM QUE TER A DATAÇÃO ALTERADA,MAS NÃO TINHAM.
Primeiro era só Josefo, agora, TODO E QUALQUER DOCUMENTO QUE SE REFIRA A JESUS FOI ADULTERADO PELA IGREJA. Mas esta eles não podem provar. A desculpa que tenho ouvido de alguns ateus é que, todos os documentos do século I que mencionam a Jesus foram adulterados pela Igreja. Mas o único acontecimento estranho foi este mencionado acima, e COM UMA CÓPIA DE JOSEFO, NÃO DE OUTROS HISTORIADORES...

É MUITO DIFÍCIL DIZER QUE JESUS NÃO EXISTIU, POR SIMPLES DOIS MOTIVOS:

CIENTÍFICO:─ É comprovado que o Novo testamento é composto por mais de 5900 manuscritos, feitos por inúmeros copistas seguidores de Cristo. E tendo escritos de varios autores, muitos que estiveram pessoalmente com Jesus. Dificilmente uma lenda ou um folclore alcança tantos registros históricos e comprovados. Sendo ainda que esses manuscritos são coerentes entre si, dando uma veracidade de 99,5% ao Novo Testamento.

ESPIRITUAL:
─ Se Jesus Cristo não existiu, se Ele não nasceu, então porque seu Nome tem o poder de quebrar maldições? Porque os demônios têm medo e não falam esse nome? Porque não assumem que Jesus Cristo é o único que se fez carne e habitou entre os homens? Se fosse mentira, o diabo, sendo o pai da mentira, seria o primeiro a assumir isso.

─ Sei que o argumento espiritual você não vai levar em consideração, pois não conhece sobre as coisas espirituais. Mas te digo que não só porque uma pessoa viveu e morreu no passado, ela não tenha existido. Jesus Cristo é o único que vive até hoje, e responde quando clamamos seu nome ("a oração de um justo muito pode em seus efeitos"). Recomendo que conheça verdadeiramente Jesus Cristo, e comprove pessoalmente que ele existiu, existe e existirá para sempre.
─ Bem disse um amigo:
1º- Uma mentira sempre tem um defeito que a partir dele descobrimos a verdade.... E se fosse mentira que Jesus existiu já teríamos descobertos a muito tempo.
2º- Eles acharam o sudário de Jesus (pano que revestia os mortos naquela época) e comprovaram que não houve nenhum rompimento, e a única maneira de se sair do sudário sem rompe-lo é em forma de luz, e isto está escrito na bíblia que os soldados que tomavam conta da tumba viram uma luz muito forte.

3º- Por que quando invocamos o espírito Santo no nome de Jesus algumas pessoas que são de outra religião não se sentem bem? Por causa do Espírito maligno que está nela.
UM ABRAÇO...

Trancado