Adolescente xavante morre em Brasília após sofrer violência

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Adolescente xavante morre em Brasília após sofrer violência

Mensagem por Apo »

Adolescente xavante morre em Brasília após sofrer violência sexual

Plantão | Publicada em 26/06/2008 às 17h17m
Agência Brasil

BRASÍLIA - Uma índia xavante, de 16 anos, morreu na quarta-feira no Hospital Universitário de Brasília (HUB) após ter sido vítima de violência sexual, segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). De acordo com a médica do hospital Elza Noronha, a adolescente xavante sofreu empalamento, ou seja, teve o órgão genital perfurado por um objeto pontiagudo.

Em nota, a Funasa informou que o laudo com a causa mortis ainda não foi divulgado, mas que a direção do hospital confirmou os indícios de violência sexual. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal nesta quinta-feira.

Segundo a Funasa, a xavante foi internada no hospital na manhã de quarta-feira apresentando dor abdominal. A adolescente foi avaliada por uma equipe da pediatria do hospital e, em seguida, levada para o centro cirúrgico e faleceu após a segunda parada cardiorrespiratória.

A adolescente vivia, desde o dia 28 de maio, na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casi) do Distrito Federal, da Funasa, que fica próxima ao Gama, a cerca de 40 quilômetros de Brasília. A garota tinha lesão neurológica e, de acordo com a fundação, não falava e se locomovia apenas por meio de uma cadeira de rodas. A xavante era da aldeia São Pedro, no município de Campinápolis (MT), e estava em Brasília porque fazia tratamento no Hospital Sarah Kubitschek.

De acordo com o órgão, a Casi mantém serviço de vigilância 24 horas. No dia em que a indígena passou mal, 56 pessoas estavam no local, entre pacientes e acompanhantes. A Funasa encaminhou pedido à Polícia Federal para que investigue a denúncia.


http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/0 ... 985618.asp



:emoticon40: :emoticon40: :emoticon40:
Casa de Apoio à Saúde Indígena???
Eu gostaria muito de saber quem foi o animal. E quem era o responsável por ela.
Duvido que se fique sabendo.
Imagem

Trancado