Os Linux e os mini modens:
Enviado: 01 Jul 2008, 13:56
Estava eu a buscar uma solução para fazer o meu MSA501HS (com TIM WEB mas tem da Claro too) com o kurumin ng ou biglinux ou ubuntu ou mandriva ou suse ou kuzãolinux e acabei achando um usuário que me deixou rindo muito. É sério, não parei de rir até agora...
Segue...
Propaganda enganosa sobre o TIM Web
Prezados,
No dia 22 de Setembro passado, liguei para o *144 de um celular TIM emprestado e perguntei ao atendente dos Serviços Especializados se o TIM Web funcionava no Linux. Me foi informado que sim. Também entrei no site da TIM e verifiquei que o serviço suportava o Linux. Fui até a loja da TIM no Shopping Estação em Curitiba e contratei o serviço de 1GB. Me foi fornecido o modem Huawei E220. Depois de uma semana tentando, não consegui configurar o modem no Linux. Apesar de que outras operadoras como Vodafone e outras companhias européias utilizem esse modem e dêem suporte para ele no Linux, a TIM não dá o suporte. Após uma semana, liguei novamente para o serviço *144 - Serviços Especializados - e informei o problema. Me informaram, então que o modem que a TIM suporta no Linux é o Telsec. Retornei à loja e pedi a substituição. A moça da loja (uma revenda TIM no Shopping Estação, em Curitiba), me informou que não tinha e nem teria o modem Telsec para comercialização porque não havia sido liberado pela TIM. Liguei da loja para o *144 - Serviços Especializados - e me informaram que o modem Telsec estava disponível em qualquer loja TIM. Fui orientado pelo atendente a cancelar o TIM Web que tinha contratado na revenda e me dirigir a uma loja própria da TIM e recontratar o serviço (o que eu achei um absurdo). Pedi o cancelamento e fui até a loja própria da TIM no Shopping Curitiba e, chegando lá, a primeira pessoa que me atendeu, falou que o TIM Web não suportava Linux. Liguei da loja para o *144 - Serviços Especializados - e novamente, me informaram exatamente o contrário. A segunda pessoa que me atendeu me disse que existia um modem (sim, a cada vez que eu me retirava pra ligar pro *144 - Serviços Especializados - eles trocavam de atendente e eu tinha que explicar o problema todo de novo. Isso aconteceu umas oito vezes), mas ela não tinha e nem teria porque o contrato entre a TIM e o fornecedor havia sido cancelado (no caso, a Siemens). Liguei novamente para o *144 - Serviços Especializados - E dessa vez a atendente me informou que não tinha modem pra Linux. Outro absurdo porque tanto o site, quanto a intranet da TIM (que consultei junto com uma das atendentes na loja TIM do Shopping Curitiba) informam o contrário. Desliguei, extremamente contrariado e liguei novamente. E a nova atendente me informou que no sistema o modem estava disponível para comercialização. Resumindo: A TIM me incomoda, quase que diariamente, ligando pra me oferecer planos e sair da Vivo (minha operadora atual). Quando resolvo contratar um serviço da TIM, sou praticamente impedido e tratado como um ET só porque optei por usar um sistema operacional gratuito. Andei pelo menos uns cinco quilômetros à pé nessas idas e vindas. Me humilhei, pedi pelo amor de Deus pra alguém resolver meu problema e ninguém me deu a mínima atenção, como se isso não fosse problema deles. Os atendentes do *144 - Serviços Especializados - e o site da TIM informam coisas completamente diferentes do que o pessoal das lojas (revendas ou próprias). Se é assim que a TIM trata seus possíveis clientes, imagino depois que eu me tornasse cliente. Essa empresa não tem maturidade pra se relacionar com os clientes de varejo, nem capacidade técnica pra atender usuários de linux, que é o sistema operacional que tem sido oferecido nos computadores populares. Além disso, me considero discriminado e considero que a TIM incentiva a pirataria de software, quando força o cliente a usar um sistema operacional pago para que seu acesso à internet funcione. Como os senhores devem saber, cerca de 70% dos computadores fornecidos com Linux ao varejo, têm seus sistemas operacionais trocados por Windows pirata, justamente por problemas desse tipo, segundo o site de notícias IDG Now (http://www.idgnow.com.br). Abri duas reclamações, uma no 08007414141 e outra pelo site da TIM, no link "Fale Conosco". Me deram um prazo de resposta de cinco dias úteis. Hoje completou o sexto e ninguém sequer me ligou pra dizer que está verificando o problema.
O que eu quero da empresa é que honre nas lojas o que anuncia no site. A empresa publica uma informação na internet e divulga para a sua rede de varejo outra, completamente diferente. Se a empresa publica que dá suporte pro Linux, então forneça os modems adequados para sua rede de varejo para que eles possam atender à demanda. Se a empresa não quer dar suporte a Linux, então não diga que dá.
Atenciosamente,
Paulo de Souza Lima
Curitiba - PR
Por que estou rindo? Por que sou mais uma anta que fica querendo fazer essa porra funcionar no Linux...
Segue...
Propaganda enganosa sobre o TIM Web
Prezados,
No dia 22 de Setembro passado, liguei para o *144 de um celular TIM emprestado e perguntei ao atendente dos Serviços Especializados se o TIM Web funcionava no Linux. Me foi informado que sim. Também entrei no site da TIM e verifiquei que o serviço suportava o Linux. Fui até a loja da TIM no Shopping Estação em Curitiba e contratei o serviço de 1GB. Me foi fornecido o modem Huawei E220. Depois de uma semana tentando, não consegui configurar o modem no Linux. Apesar de que outras operadoras como Vodafone e outras companhias européias utilizem esse modem e dêem suporte para ele no Linux, a TIM não dá o suporte. Após uma semana, liguei novamente para o serviço *144 - Serviços Especializados - e informei o problema. Me informaram, então que o modem que a TIM suporta no Linux é o Telsec. Retornei à loja e pedi a substituição. A moça da loja (uma revenda TIM no Shopping Estação, em Curitiba), me informou que não tinha e nem teria o modem Telsec para comercialização porque não havia sido liberado pela TIM. Liguei da loja para o *144 - Serviços Especializados - e me informaram que o modem Telsec estava disponível em qualquer loja TIM. Fui orientado pelo atendente a cancelar o TIM Web que tinha contratado na revenda e me dirigir a uma loja própria da TIM e recontratar o serviço (o que eu achei um absurdo). Pedi o cancelamento e fui até a loja própria da TIM no Shopping Curitiba e, chegando lá, a primeira pessoa que me atendeu, falou que o TIM Web não suportava Linux. Liguei da loja para o *144 - Serviços Especializados - e novamente, me informaram exatamente o contrário. A segunda pessoa que me atendeu me disse que existia um modem (sim, a cada vez que eu me retirava pra ligar pro *144 - Serviços Especializados - eles trocavam de atendente e eu tinha que explicar o problema todo de novo. Isso aconteceu umas oito vezes), mas ela não tinha e nem teria porque o contrato entre a TIM e o fornecedor havia sido cancelado (no caso, a Siemens). Liguei novamente para o *144 - Serviços Especializados - E dessa vez a atendente me informou que não tinha modem pra Linux. Outro absurdo porque tanto o site, quanto a intranet da TIM (que consultei junto com uma das atendentes na loja TIM do Shopping Curitiba) informam o contrário. Desliguei, extremamente contrariado e liguei novamente. E a nova atendente me informou que no sistema o modem estava disponível para comercialização. Resumindo: A TIM me incomoda, quase que diariamente, ligando pra me oferecer planos e sair da Vivo (minha operadora atual). Quando resolvo contratar um serviço da TIM, sou praticamente impedido e tratado como um ET só porque optei por usar um sistema operacional gratuito. Andei pelo menos uns cinco quilômetros à pé nessas idas e vindas. Me humilhei, pedi pelo amor de Deus pra alguém resolver meu problema e ninguém me deu a mínima atenção, como se isso não fosse problema deles. Os atendentes do *144 - Serviços Especializados - e o site da TIM informam coisas completamente diferentes do que o pessoal das lojas (revendas ou próprias). Se é assim que a TIM trata seus possíveis clientes, imagino depois que eu me tornasse cliente. Essa empresa não tem maturidade pra se relacionar com os clientes de varejo, nem capacidade técnica pra atender usuários de linux, que é o sistema operacional que tem sido oferecido nos computadores populares. Além disso, me considero discriminado e considero que a TIM incentiva a pirataria de software, quando força o cliente a usar um sistema operacional pago para que seu acesso à internet funcione. Como os senhores devem saber, cerca de 70% dos computadores fornecidos com Linux ao varejo, têm seus sistemas operacionais trocados por Windows pirata, justamente por problemas desse tipo, segundo o site de notícias IDG Now (http://www.idgnow.com.br). Abri duas reclamações, uma no 08007414141 e outra pelo site da TIM, no link "Fale Conosco". Me deram um prazo de resposta de cinco dias úteis. Hoje completou o sexto e ninguém sequer me ligou pra dizer que está verificando o problema.
O que eu quero da empresa é que honre nas lojas o que anuncia no site. A empresa publica uma informação na internet e divulga para a sua rede de varejo outra, completamente diferente. Se a empresa publica que dá suporte pro Linux, então forneça os modems adequados para sua rede de varejo para que eles possam atender à demanda. Se a empresa não quer dar suporte a Linux, então não diga que dá.
Atenciosamente,
Paulo de Souza Lima
Curitiba - PR
Por que estou rindo? Por que sou mais uma anta que fica querendo fazer essa porra funcionar no Linux...