Intervenção religiosa na recuperação de dependentes de droga

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
docdeoz

Intervenção religiosa na recuperação de dependentes de droga

Mensagem por docdeoz »

Zila van der Meer Sanchez; Solange Aparecida Nappo

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Departamento de Psicobiologia. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Correspondência | Correspondence

--------------------------------------------------------------------------------

RESUMO

OBJETIVO: Analisar intervenções religiosas emergentes para recuperação da dependência de drogas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo qualitativo exploratório realizado em São Paulo, SP, em 2004 e 2005. Foram conduzidas 85 entrevistas em profundidade com ex-usuários de drogas que haviam utilizado recursos religiosos não-médicos para tratar a dependência de drogas e estavam abstinentes há pelo menos seis meses. Os grupos religiosos analisados foram católicos, evangélicos e espíritas. As entrevistas continham questões sobre dados sociodemográficos, religiosidade do entrevistado, história do consumo de drogas, tratamentos médicos para dependência de drogas, tratamento religioso e prevenção ao consumo de drogas pela religião.
ANÁLISE DOS RESULTADOS: Houve diferenças no suporte ao dependente de drogas em cada grupo. Os evangélicos foram os que mais utilizaram a religião como forma exclusiva de tratamento, apresentando repulsa ao papel do médico e a qualquer tipo de tratamento farmacológico. Os espíritas foram os que buscaram mais apoio terapêutico à dependência de álcool, simultaneamente ao tratamento convencional, justificado pelo maior poder aquisitivo. Os católicos utilizaram mais a terapêutica religiosa exclusiva, mas relataram menos repulsa a um possível tratamento médico. A importância dada à oração como método ansiolítico era comum entre os três tratamentos. A confissão e o perdão – por meio da conversão (fé) ou das penitências, respectivamente para evangélicos e católicos – exercem apelo à reestruturação da vida e aumento da auto-estima.
CONCLUSÕES: Segundo os entrevistados, o que os manteve na abstinência do consumo de drogas foi mais do que a fé religiosa. Contribuíram para isso o suporte, a pressão positiva e o acolhimento recebido no grupo, e a oferta de reestruturação da vida com o apoio incondicional dos líderes religiosos

http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... pt&nrm=iso
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

docdeoz

Re: Intervenção religiosa na recuperação de dependentes de droga

Mensagem por docdeoz »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Suyndara
Gênero: Feminino

Mensagem por Suyndara »

Lembra da estória do Leão?

Só é possível dominar seus súdidos de duas formas: pelo amor ou pelo temor...

Infelizmente muita gente só consegue largar uma dependência química por pressão psicológica e medo :emoticon39:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Mucuna
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Isso é fato realmente.

É um método de convencimento e de criação de certeza absoluta.

Pode fazer desde de vc resistir a síndrome de abstinência química até a amarrar uma bomba no corpo e explodir vc e criancinhas.

O próprio Narcóticos Anônimos, apesar de não existir (necessariamente) a alguma religião específica, os seus métodos de convencimento se assemelham muito a de religiões.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

...ou como trocar uma droga por outra,

seis por meia-duzia,

cobrir um santo e descobrir outro...

tiram os vicios e em troca lavam os cerebros e ganham seguidores

é facil arregimentar fieis em meio ao meio do desespero
das ovelhas tresmalhadas
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Suyndara escreveu:Lembra da estória do Leão?

Infelizmente muita gente só consegue largar uma dependência química por pressão psicológica e medo :emoticon39:

Não creio. Aliás, duvido muito que um viciado vai largar a droga por temor a Deus ou a qualquer outra coisa. Por temor, não teria começado.

Isso é demonização da religião. Existe entidades laicas competentes para cuidar do assunto, como o AA, mas não há problema se levar o "doente" também numa igreja. Talvez até as entidades laicas recomendem um acompanhamento espiritual. É comum na igreja dos crentes e bastante eficaz ao curar maconheiros de fim-de-semana, sem vergonhas e cachaceiros, já viciados em drogas pesadas devem ser internados numa clínica de imediato, mas também não faz mal se tiverem algum acompanhamento religioso. Dos convertidos crentes (eu não sou crente, sou católico) que conheço, mais contam sobre o como foram bem acolhidos e receberam atenção das pessoas da igreja do que temor a Deus. Pelo menos presbiterianos.

Até parece que dizer: "ou você pára de fumar maconha ou vai cair nas garras do diabo, indo pro quinto dos infernos" tem algum resultado.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Fenrir escreveu:...ou como trocar uma droga por outra,

seis por meia-duzia,

cobrir um santo e descobrir outro...

tiram os vicios e em troca lavam os cerebros e ganham seguidores

é facil arregimentar fieis em meio ao meio do desespero
das ovelhas tresmalhadas

Nossa, eu não tinha pensado nisso. O que é melhor, um crente chato proselitista e inofensivo ou um alicerce do tráfico?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apo

Mensagem por Apo »

Só não entendi por que o Doc postou a matéria e deu risada...

Quanto ao "tratamento", há vários grupos de religiões de se colocam à disposição de drogados e fumantes simples. Tirando o medo e o policiamento do "líder" e do próprio grupo, o resto é o mesmo que uma terapia qualquer.
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

As terapias realmente são bem parecidas, sempre seguem o molde da AA.

Mas a questão do temor existe sim, conheço inúmeros casos de pessoas que largam o vício pq querem ser salvos no juízo final :emoticon45: Aliás, eu passei muitos anos coordenando grupos de jovens e "ajudei" muitos deles a saírem das drogas e sei bem como funciona esses grupos de apoio religiosos...

Ou vão me dizer que nunca visitaram esses grupos de apoio e nunca viram as palestras ministradas lá? :emoticon27: São aterrorizantes, alguns grupos chegam a dizer que o viciado está possuído pelo demônio...

E longe de mim demonizar as religiões, elas não precisam de minha ajuda pra isso :emoticon26:

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:As terapias realmente são bem parecidas, sempre seguem o molde da AA.

Mas a questão do temor existe sim, conheço inúmeros casos de pessoas que largam o vício pq querem ser salvos no juízo final :emoticon45: Aliás, eu passei muitos anos coordenando grupos de jovens e "ajudei" muitos deles a saírem das drogas e sei bem como funciona esses grupos de apoio religiosos...

Ou vão me dizer que nunca visitaram esses grupos de apoio e nunca viram as palestras ministradas lá? :emoticon27: São aterrorizantes, alguns grupos chegam a dizer que o viciado está possuído pelo demônio...

E longe de mim demonizar as religiões, elas não precisam de minha ajuda pra isso :emoticon26:

[]s

Nunca fui, não, mas faço uma idéia... :emoticon39:
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Suyndara escreveu:As terapias realmente são bem parecidas, sempre seguem o molde da AA.

Ajudou numa entidade laica? Já era atéia? Como era?

O negócio é que chantagens e ameaças, ainda mais para o pós-morte, não funcionam. Não precisa ter trabalhado no ramo para saber disso. Quem busca o prazer imediato das drogas não está disposto a fazer sacrifícios para o além. Antes de começar o papo "tu vai pro inferno", as igrejas oferecem apoio, estabilidade e atenção aos drogados. Isso que é fundamental.

Suyndara escreveu:Ou vão me dizer que nunca visitaram esses grupos de apoio e nunca viram as palestras ministradas lá? :emoticon27: São aterrorizantes, alguns grupos chegam a dizer que o viciado está possuído pelo demônio...

É um mero joguete de palavras, mas... "possuído" não é um termo usado erroneamente neste caso. O demônio é só a representação mística da mentira e da sedução. Drogados não estão em seus estados comuns, estão possessos sim, por mentiras demoníacas. As drogas são a parte tangível desta abstração.

Suyndara escreveu:E longe de mim demonizar as religiões, elas não precisam de minha ajuda pra isso :emoticon26:

[]s

O problema é, como alguém fez logo acima, comparar religiosos com viciados em drogas. Este tipo de afirmação não merece nem comentários.

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

Não tenho nada contra às clínicas de recuperação que utilizam da religião pra tentar tirar seus pacientes desssa triste vida.

Tenho um amigo que livrou-se do vício por uma dessas clínicas e hoje vive muito bem com sua mulher e seus filhos.

Como Ápate disse antes, melhor um proselitista inofensivo do que um alicerce do tráfico.

Apo

Mensagem por Apo »

Aqui em Porto Alegre tinha uma igreja do evangelho pentelhangular que sempre tinha afixada em sua fachada uma placa gigantesca com uma campanha DEIXE DE FUMAR EM 5 DIAS.

Toda vez que eu passava na frente ficava pensando o que será que se fazia em 5 dias para curar o dependente de nicotina de seu vício miserento. Há quem pare derrepente, de um dia para outro. Mas são raríssimnos os casos. Eu, pessoalmente, conheço 3 pessoas apenas. Os demais penaram ou não conseguiram.
Imagem

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

Apo escreveu:Aqui em Porto Alegre tinha uma igreja do evangelho pentelhangular que sempre tinha afixada em sua fachada uma placa gigantesca com uma campanha DEIXE DE FUMAR EM 5 DIAS.

Caso o tratamento não atinja o efeito desejado em 5 dias, eles dão alguma garantia de devolução da oferta? :emoticon12:

Apo

Mensagem por Apo »

Rennan escreveu:
Apo escreveu:Aqui em Porto Alegre tinha uma igreja do evangelho pentelhangular que sempre tinha afixada em sua fachada uma placa gigantesca com uma campanha DEIXE DE FUMAR EM 5 DIAS.

Caso o tratamento não atinja o efeito desejado em 5 dias, eles dão alguma garantia de devolução da oferta? :emoticon12:

Sei lá. É de grátis. Jesus que paga.
Imagem

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

Apo escreveu:
Rennan escreveu:

Sei lá. É de grátis. Jesus que paga.

:emoticon12: :emoticon12:

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Apáte escreveu:

Ajudou numa entidade laica? Já era atéia? Como era?

O negócio é que chantagens e ameaças, ainda mais para o pós-morte, não funcionam. Não precisa ter trabalhado no ramo para saber disso. Quem busca o prazer imediato das drogas não está disposto a fazer sacrifícios para o além. Antes de começar o papo "tu vai pro inferno", as igrejas oferecem apoio, estabilidade e atenção aos drogados. Isso que é fundamental.

Na epóca eu ainda era católica, sou atéia há 4 anos apenas e hoje eu só ajudo crianças e idosos, mas estou pensando em alguns projetos educacionais :emoticon26:

Existia uma parte de ameaça sim e muitos desses jovens tinham medo, eu pariticularmente trabalhava mais com a parte de apoio psicológico, na maioria dos casos os viciados tem problema de família e são muito carentes. Era um trabalho bacana, hoje encontro ex-viciados na rua e vejo como eles mudaram de vida, conseguiram estudar, arranjar emprego, voltaram a ter dignidade :emoticon45:

Sabe o que mais pesava no quesito "religiosidade" para eles? O amor :emoticon4: Aqueles jovens estavam no fundo do poço e o fato de acreditar que havia um deus que os amava e queria resgatá-los dava muito força para eles, é uma espécie de efeito placebo.

Suyndara escreveu:Ou vão me dizer que nunca visitaram esses grupos de apoio e nunca viram as palestras ministradas lá? :emoticon27: São aterrorizantes, alguns grupos chegam a dizer que o viciado está possuído pelo demônio...

Apáte escreveu:É um mero joguete de palavras, mas... "possuído" não é um termo usado erroneamente neste caso. O demônio é só a representação mística da mentira e da sedução. Drogados não estão em seus estados comuns, estão possessos sim, por mentiras demoníacas. As drogas são a parte tangível desta abstração.

Pode ser visto assim, já vi pessoas fazerem coisas inimagináveis por conta de uma dependência química, o viciado muitas vezes se desconfigura totalmente como ser humano e isso é muito triste...

Apenas acho que o discurso de alguns pastores e padres é muito agressivo, pois acaba gerando desespero em quem já está no fundo do poço lutando pra sair.

Suyndara escreveu:E longe de mim demonizar as religiões, elas não precisam de minha ajuda pra isso :emoticon26:

[]s

Apáte escreveu:O problema é, como alguém fez logo acima, comparar religiosos com viciados em drogas. Este tipo de afirmação não merece nem comentários.

Religiões podem até causar dependência afetiva e psicológica, prova é que existem muitos fanáticos malucos por aí, mas não é a mesma coisa que uma dependência química.

O maior problema da dependência química é que vc só descobre se tem depois de ter experimentado a droga :emoticon8:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Suyndara escreveu:Na epóca eu ainda era católica, sou atéia há 4 anos apenas e hoje eu só ajudo crianças e idosos, mas estou pensando em alguns projetos educacionais :emoticon26:

Existia uma parte de ameaça sim e muitos desses jovens tinham medo, eu pariticularmente trabalhava mais com a parte de apoio psicológico, na maioria dos casos os viciados tem problema de família e são muito carentes. Era um trabalho bacana, hoje encontro ex-viciados na rua e vejo como eles mudaram de vida, conseguiram estudar, arranjar emprego, voltaram a ter dignidade :emoticon45:

Ainda bem que obtiveram sucesso. Só por curiosidade, sabe se esses jovens ainda são religiosos?

Suyndara escreveu:Sabe o que mais pesava no quesito "religiosidade" para eles? O amor :emoticon4: Aqueles jovens estavam no fundo do poço e o fato de acreditar que havia um deus que os amava e queria resgatá-los dava muito força para eles, é uma espécie de efeito placebo.

:emoticon45:

Suyndara escreveu:
Pode ser visto assim, já vi pessoas fazerem coisas inimagináveis por conta de uma dependência química, o viciado muitas vezes se desconfigura totalmente como ser humano e isso é muito triste...

Apenas acho que o discurso de alguns pastores e padres é muito agressivo, pois acaba gerando desespero em quem já está no fundo do poço lutando pra sair.

Uma pena. Como eu disse, dizer que o sujeito vai pro inferno depois da morte sendo que ele já vive em um não é lá um meio muito eficaz de conversão.

Suyndara escreveu:Religiões podem até causar dependência afetiva e psicológica, prova é que existem muitos fanáticos malucos por aí, mas não é a mesma coisa que uma dependência química.

Casos de fanáticos religiosos são cada vez mais raros, enquanto drogados são sempre agressivos, odeiam sua família e são capazes de matar ou roubar para sustentar o vício.

Quando era ateu, o maior crime que um religioso cometeu contra mim, foi dizer que isso era coisa de adolescente e logo iria passar, o que, no meu caso, acabou se confirmando.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Apáte escreveu:
Suyndara escreveu:Lembra da estória do Leão?

Não creio. Aliás, duvido muito que um viciado vai largar a droga por temor a Deus ou a qualquer outra coisa. Por temor, não teria começado.

Isso é demonização da religião. Existe entidades laicas competentes para cuidar do assunto, como o AA, mas não há problema se levar o "doente" também numa igreja. Talvez até as entidades laicas recomendem um acompanhamento espiritual. É comum na igreja dos crentes e bastante eficaz ao curar maconheiros de fim-de-semana, sem vergonhas e cachaceiros, já viciados em drogas pesadas devem ser internados numa clínica de imediato, mas também não faz mal se tiverem algum acompanhamento religioso. Dos convertidos crentes (eu não sou crente, sou católico) que conheço, mais contam sobre o como foram bem acolhidos e receberam atenção das pessoas da igreja do que temor a Deus. Pelo menos presbiterianos.

Até parece que dizer: "ou você pára de fumar maconha ou vai cair nas garras do diabo, indo pro quinto dos infernos" tem algum resultado.

Caros,

Não foi a religião, mas o grupo social que ajudou...

Mas uma vez que alguém tenha uma idéia preconceituosa sobre o assunto, é difícil mudar de atitude...

É o mesmo mecanismo que o racismo e a homofobia- não tem base racional, e teve-se de usar o poder de império para mudar-se as características...

Perseguição por crença religiosa, tipo a destruição do centro espírita, tem o mesmo cunho...

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Um dos jovens que ajudei virou padre, encontrei-o ano passado, foi uma surpresa!

Acho que a maioria continuaram religiosos sim, não muito "praticantes", mas pelo menos tomaram rumo na vida e hoje estão bem.

O lado social do grupo com certeza ajuda muito mais do que o religioso em si...

Eu tenho saudades do tempo que visitava o hospital de câncer vestida de palhacinha :emoticon22:

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Ápate escreveu:Antes de começar o papo "tu vai pro inferno", as igrejas oferecem apoio, estabilidade e atenção aos drogados. Isso que é fundamental.

Sem dúvida. Para quem já se sente no inferno, a ameaça não tem efeito nenhum. O que realmente motiva é a possibilidade de sair do inferno. Poder sair do inferno e, além disso, entrar no paraíso, motiva mais ainda.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Ben Carson
Contato:

Copiaram dos adventistas.

A Igreja Adventista do 7º Dia ministra esse curso há decadas, criado pela mesma.

Apo escreveu:Toda vez que eu passava na frente ficava pensando o que será que se fazia em 5 dias para curar o dependente de nicotina de seu vício miserento. Há quem pare derrepente, de um dia para outro. Mas são raríssimnos os casos. Eu, pessoalmente, conheço 3 pessoas apenas. Os demais penaram ou não conseguiram.

O segredo é a imersão total no tratamento. O ataque multifatorial ao problema. Quem vai a um curso desses está, evidentemente, com vontade de parar de fumar. Lá chegando ele assiste palestras que abordam aspectos sociais, emocionais, espirituais, físicos e dietéticos envolvidos com seu vício. Quem participa de um curso desses sofre o reforço positivo do grupo, de sua família, além da própria cobrança pessoal.

Quanto à parte física do problema, o grande segredo é levar o fumante a deixar de se auto-sabotar. Conseguem isso proibindo o consumo de álcool, café, carnes (não me lembro se só as vermelhas, ou todo tipo de carne), e qualquer tipo de estimulante. Além de preconizarem uma dieta com muitas frutas, legumes, muita água (incluindo banhos frios), sono e exercício físico.

É muito comum o fumante, ao tentar deixar de fumar, procurar compensar o déficit de estimulação decorrente da abstinência de nicotina com consumo de álcool ou de café. Isso detona completamente o programa. Pois, primeiramente um bêbado não tem autocontrole nem consciência para lutar contra um vício. Fatalmente fumará. Já o café não embriaga, mas a forte estimulação que ele causa também leva o indivíduo a buscar o cigarro. Logo, o segredo é se livrar de qualquer substância estimulante. Assim, com os nervos acalmados, a pessoa consegue exercer maior auto-domínio. (Não me recordo, mas parece-me que até jejum no primeiro dia é recomendado. Mas posso estar completamente errado quanto a isso. Mas com certeza se condena jantares pesados à noite.)

Quero terminar com um exemplo pessoal. Tenho uma tia que adora beber. E, enquanto bebe, não pára de fumar. Ela vive afirmando que uma coisa puxa a outra, fato que qualquer freqüentador de bar confirma.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Ben Carson
Contato:

Ah... também se proíbe comida muito condimentada, uso de pimenta, excesso de sal, etc. Enfim, qualquer coisa que cause excitabilidade excessiva. Sem tensões fica mais fácil não fumar.

Também se recomenda escovar os dentes várias vezes por dia. A desintoxicação básica do organismo se dá em apenas dois dias. Isto é, se a pessoa deixa de fumar, em dois dias ela consegue eliminar a nicotina existente em seu corpo, ficando apenas resíduos. (Como no esmalte dos dentes.) Isso significa que a dependência FÍSICA da nicotina, única substância do cigarro que causa dependência, é eliminada em dois dias. O grande problema é a persistência da dependência emocional, essa sim! muito difícil de vencer. É por isso que a maioria dos fumantes consegue parar de fumar, e ficam sem fumar por períodos tão longos quanto um semestre, mas geralmente voltam a fumar.

Resultados permanentes só são possíveis com intervenções mais profundas. Todo o psiquismo da pessoa deve ser trabalhado, para que resulte numa pessoa mais forte, que não tenha razões para precisar de um vício. Para isso a igreja fornece a assistência espiritual, que, ao desenvolver o relacionamento da pessoa com seu Criador, garante-lhe uma vida com menos ansiedade.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Ben Carson
Contato:

Permitam-me acrescentar outra coisa. Os índices de sucesso dos cursos Como Deixar de Fumar em 5 Dias, da Igreja Adventista do Sétimo Dia estão entre os maiores existentes. Desconheço qualquer outra técnica com índice de sucesso maior.

O comentário acima foi mais para subir o tópico. Como o assunto é importante, e pode haver fumantes aqui no fórum, e que estejam interessados em parar de fumar, estou subindo o tópico para que mais pessoas leiam. Se você deseja parar de fumar recomendo seriissimamente que procure um desses cursos, onde suas chances de sucesso serão maximizadas. Lá você não estará lutando sozinho, contará com o apoio de todo o grupo, e nas mãos de equipes experientes, aplicando um método pra lá de testado.

Para encontrar locais e datas onde esses cursos serão ministrados, procure qualquer instituição adventista (igreja, escola, hospital, livraria...) que eles terão prazer em lhe informar.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Apo

Mensagem por Apo »

Ben Carson escreveu:Permitam-me acrescentar outra coisa. Os índices de sucesso dos cursos Como Deixar de Fumar em 5 Dias, da Igreja Adventista do Sétimo Dia estão entre os maiores existentes. Desconheço qualquer outra técnica com índice de sucesso maior.

O comentário acima foi mais para subir o tópico. Como o assunto é importante, e pode haver fumantes aqui no fórum, e que estejam interessados em parar de fumar, estou subindo o tópico para que mais pessoas leiam. Se você deseja parar de fumar recomendo seriissimamente que procure um desses cursos, onde suas chances de sucesso serão maximizadas. Lá você não estará lutando sozinho, contará com o apoio de todo o grupo, e nas mãos de equipes experientes, aplicando um método pra lá de testado.

Para encontrar locais e datas onde esses cursos serão ministrados, procure qualquer instituição adventista (igreja, escola, hospital, livraria...) que eles terão prazer em lhe informar.

Mas há uma contrapartida? Ou seja, devo aceitar Deus em meu coraçãozinho, digo...pulmão?
Imagem

Trancado