"Mesmer - o Feiticeiro"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Phantom Who Walks
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Jul 2008, 01:59
Gênero: Masculino

"Mesmer - o Feiticeiro"

Mensagem por Phantom Who Walks »

"Mesmer - o Feiticeiro"
Conta a história de um médico de práticas pouco convencionais, Dr. Mesmer (Alan Rickman), e a sua luta contra a descrença da sociedade a respeito de suas curas.

Durante um encontro da alta sociedade londrina, a jovem Maria Theresa (Amanda Ooms), que é cega, tem um ataque. Quando seus médicos se preparam para lhe fazer uma sangria, Mesmer os impede e lhe faz algo que os brasileiros chamariam de "passe". Depois de conseguir acalmá-la, vai embora deixando escandalizados todos os que estavam no local.

A garota consegue convencer seu padrasto a levá-la a um tratamento com Mesmer, mesmo que todos desaprovem e o que vemos é que o médico trata da mente da garota e não de seu corpo, sendo uma espécie pré-psiquiatra.

"Na verdade, o filme é chato e não tem razão de ser. É parecido com um monte de outras histórias de alguém que luta contra o preconceito de sua época para provar algo. Só vale pelo fato de ter Alan Rickman em seu papel principal, mas é difícil manter a atenção do espectador em um filme que simplesmente esquece os personagens para trás".

O comentário acima foi colhido na NET e foi emitido por um expectador ocasional. Apesar de concordar quanto às falhas de roteirização, considero esta obra importante por ser talvez o único documento em filme sobre a técnica do magnetismo animal desenvolvida por Franz Anton Mesmer que foi se não o um dos precursores do uso de hipnose e daquilo que mais tarde veio a se chamar academicamente de psiquiatria no tratamento de doenças naquela época consideradas como histerismo e cujo tratamento prescrito era a sangria. Claro!... Perdendo sangue o paciente tinha mais é que se acalmar em suas crises mentais. Tanto quanto “Freud – Além da Alma”, este é um filme que não deve faltar no acervo de quem se interessa por assuntos concernentes. A vida e a obra de Mesmer é tão rica que extrapola a qualquer crítica negativa ao filme - único documento do gênero sobre tão notável pesquisador.

Mr. Walker


Editando: Ia esquecendo - se alguém tiver uma cópia deste filme legendada, mesmo que seja em Divx / Xvid, e quiser compartilhar, expresso desde já o meu interesse em receber.

Trancado