Atenção céticos!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Atenção céticos!

Mensagem por Res Cogitans »

MENTES INTERLIGADAS: EVIDENCIAS CIENTIFICAS DA TELEPATIA, DA CLARIVIDENCIA E DE OUTROS FENOMENOS PSIQUICOS
Dean Radin

Editora: Aleph

RESENHA

Telepatia, clarividência, percepção extra-sensorial, psicocinese. Esses e outros fenômenos psíquicos são freqüentemente associados a um talento pessoal, a um dom inato ou, muitas vezes, são simplesmente desacreditados. Mas pesquisas científicas recentes demonstram que esses eventos são reais e mais comuns do que pensamos.

Sempre firmado em evidências científicas, Dean Radin – um dos cientistas da versão estendida do filme Quem Somos Nós? – sustenta e demonstra a existência desses fenômenos. Unindo as bases da psicologia aos princípios da física quântica, Radin passa ao largo das especulações e do sensacionalismo e apresenta uma análise racional, consistente e entusiasmante das experiências psíquicas.

DADOS DO PRODUTO


TÍTULO: MENTES INTERLIGADAS: EVIDENCIAS CIENTIFICAS DA TELEPATIA, DA CLARIVIDENCIA E DE OUTROS FENOMENOS PSIQUICOS
TÍTULO ORIGINAL: ENTANGLED MINDS: EXTRASENSORY EXPERIENCES IN A QUANTUM
ISBN: 9788576570523
IDIOMA: Português.
ENCADERNAÇÃO: Brochura | Formato: 16 x 23 | 336 págs.
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2006
COLEÇÃO: SERIE NOVO PENSAMENTO
ANO EDIÇÃO: 2008
AUTOR: Dean Radin
TRADUTOR: William Lagos

http://www.travessa.com.br/MENTES_INTER ... ec61ba589e
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Gilghamesh »

Res Cogitans escreveu:MENTES INTERLIGADAS: EVIDENCIAS CIENTIFICAS DA TELEPATIA, DA CLARIVIDENCIA E DE OUTROS FENOMENOS PSIQUICOS
Dean Radin

Editora: Aleph

RESENHA

Telepatia, clarividência, percepção extra-sensorial, psicocinese. Esses e outros fenômenos psíquicos são freqüentemente associados a um talento pessoal, a um dom inato ou, muitas vezes, são simplesmente desacreditados. Mas pesquisas científicas recentes demonstram que esses eventos são reais e mais comuns do que pensamos.

Sempre firmado em evidências científicas, Dean Radin – um dos cientistas da versão estendida do filme Quem Somos Nós? – sustenta e demonstra a existência desses fenômenos. Unindo as bases da psicologia aos princípios da física quântica, Radin passa ao largo das especulações e do sensacionalismo e apresenta uma análise racional, consistente e entusiasmante das experiências psíquicas.

DADOS DO PRODUTO


TÍTULO: MENTES INTERLIGADAS: EVIDENCIAS CIENTIFICAS DA TELEPATIA, DA CLARIVIDENCIA E DE OUTROS FENOMENOS PSIQUICOS
TÍTULO ORIGINAL: ENTANGLED MINDS: EXTRASENSORY EXPERIENCES IN A QUANTUM
ISBN: 9788576570523
IDIOMA: Português.
ENCADERNAÇÃO: Brochura | Formato: 16 x 23 | 336 págs.
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2006
COLEÇÃO: SERIE NOVO PENSAMENTO
ANO EDIÇÃO: 2008
AUTOR: Dean Radin
TRADUTOR: William Lagos

http://www.travessa.com.br/MENTES_INTER ... ec61ba589e



Aff, Res! :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Anna »

Eu quero as citações pras referências dos tais estudos científicos,tô pouco me lixando pra narrativa racional, consistente e entusiasta de EXPERIÊNCIAS psíquicas.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Apo »

Anna escreveu:Eu quero as citações pras referências dos tais estudos científicos,tô pouco me lixando pra narrativa racional, consistente e entusiasta de EXPERIÊNCIAS psíquicas.


2

Estes estudos são sempre entusiastas ( seja lá que força de argumento tenha esta adjetivação ).
Imagem

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Res Cogitans »

Anna escreveu:Eu quero as citações pras referências dos tais estudos científicos,tô pouco me lixando pra narrativa racional, consistente e entusiasta de EXPERIÊNCIAS psíquicas.


Não que eu esteja fazendo apologia ao Radin, mas se alguém quer saber o "estado da arte" da parapsicologia seria este cara. Não que o estado da arte da parapsicologia signifique lá muita coisa, mas digamos que o trabalho dele é melhor que o do Stevenson.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Fernando Silva »

Res Cogitans escreveu:Sempre firmado em evidências científicas, Dean Radin – um dos cientistas da versão estendida do filme Quem Somos Nós? – sustenta e demonstra a existência desses fenômenos.

Começamos mal. Se o cara participou deste filme, a credibilidade dele é muito baixa.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Suyndara »

Res Cogitans escreveu:
Anna escreveu:Eu quero as citações pras referências dos tais estudos científicos,tô pouco me lixando pra narrativa racional, consistente e entusiasta de EXPERIÊNCIAS psíquicas.


Não que eu esteja fazendo apologia ao Radin, mas se alguém quer saber o "estado da arte" da parapsicologia seria este cara. Não que o estado da arte da parapsicologia signifique lá muita coisa, mas digamos que o trabalho dele é melhor que o do Stevenson.


O fato de Stevenson ser péssimo não ameniza as coisas :emoticon26:

Que diabos de relação é essa com física quântica e psicologia? :emoticon38: :emoticon38:

Não dá pra levar um discurso desses a sério...

Alguém tem os experimentos aí pra analisarmos? :emoticon13:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Res Cogitans »

Fernando Silva escreveu:
Res Cogitans escreveu:Sempre firmado em evidências científicas, Dean Radin – um dos cientistas da versão estendida do filme Quem Somos Nós? – sustenta e demonstra a existência desses fenômenos.

Começamos mal. Se o cara participou deste filme, a credibilidade dele é muito baixa.


Se o cara é parapsicólogo a credibilidade já é baixa, a única questão é que é um dos parapsicólogos mais importantes. É como você refutar um teólogo importante, um vidente importante etc. Só isso.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Res Cogitans »

Suyndara escreveu:
Res Cogitans escreveu:
Anna escreveu:Eu quero as citações pras referências dos tais estudos científicos,tô pouco me lixando pra narrativa racional, consistente e entusiasta de EXPERIÊNCIAS psíquicas.


Não que eu esteja fazendo apologia ao Radin, mas se alguém quer saber o "estado da arte" da parapsicologia seria este cara. Não que o estado da arte da parapsicologia signifique lá muita coisa, mas digamos que o trabalho dele é melhor que o do Stevenson.


O fato de Stevenson ser péssimo não ameniza as coisas :emoticon26:

Que diabos de relação é essa com física quântica e psicologia? :emoticon38: :emoticon38:

Não dá pra levar um discurso desses a sério...

Alguém tem os experimentos aí pra analisarmos? :emoticon13:


Particularmente acho essa ligação de FQ e psicologia uma completa idiotice, mas muita gente graúda comprou o discurso (Roger Penrose por exemplo) e, inclusive, há discussão disso em papers sérios.
Nem tão sérios são livros como Criatividade Quântica de Amit Goswani, que argumenta que a criatividade se dá em saltos logo é um fenômeno quântico (e ESSA PORRA TEM PHD!!!!), livros como este nos levam a discutir novamente qual o limite entre a burrice a má fé.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Leonardo »

há discussão disso em papers sérios.


Ainda não vi burrices e/ou má fé discutidas em papers sérios.

Abç
Leo

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Res Cogitans »

Leonardo escreveu:há discussão disso em papers sérios.


Ainda não vi burrices e/ou má fé discutidas em papers sérios.

Abç
Leo


Agora com negrito e em maiúscula: LIVROS COMO ESTE* nos levam a discutir novamente qual o limite entre a burrice a má fé.
*O livro referido é claramente o de Amit Goswani.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Gilghamesh »

Res Cogitans escreveu: Dean Radin – um dos cientistas da versão estendida do filme Quem Somos Nós? –


Aff, nem os caras que produziram o filme, confiam no cara.
Cortaram a fala dele na edição final do filme comercial...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Anna »

Res Cogitans escreveu:
Anna escreveu:Eu quero as citações pras referências dos tais estudos científicos,tô pouco me lixando pra narrativa racional, consistente e entusiasta de EXPERIÊNCIAS psíquicas.


Não que eu esteja fazendo apologia ao Radin, mas se alguém quer saber o "estado da arte" da parapsicologia seria este cara. Não que o estado da arte da parapsicologia signifique lá muita coisa, mas digamos que o trabalho dele é melhor que o do Stevenson.


Olha só, o lance é que eu fico muito chateada quando colocam esse tipo de afirmação:

Mas pesquisas científicas recentes demonstram que esses eventos são reais e mais comuns do que pensamos.


Isso é extremamente tendencioso, e será repetido over and over por quem não tem critério algum, nem leu com olhos críticos nadica de nada, e está interessado em encontrar prova cientifica a qualqeur custo para solidificar sua crença!
Nenhum experimento até hoje demonstrou cabalmente a realidade irrefutável de nenhum desses fenômenos, ao contrário do que afirmam acima. Até por que é muito, mas, muito difícil mesmo isolar e captar as variáveis mais importantes que poderiam estar influenciando o processo. Ao que tudo indica psi é um campo de pesquisa complexo e difícil exatamente pelo componente metodológico. Assim, como é também ecologia, mas nesse campo já temos muito trabalho e inclusão de inúmeras técnicas e protocolos mais sólidos e rigidos que permitem captação de efeitos, medição, isolamento e controle bastante seguros.

Eu li alguns artigos publicados pelo Ian. E posso te dizer que ele tem muitos casos interessantíssimos, que de fato nos deixam mortos de vontade de pesquisar e isolar os caminhos por onde aquilo estaria acontecendo para chegar perto de uma resposta para o fenômeno. Então, acho que Steverson é um apaixonado por uma idéia, como qualquer pesquisador pode estar apaixonado por uma questão. Mas o seu problema é ter acreditado piamente em um efito não comprovado para explicar seus casos. A crença em um efeito determinado não permite que ele ache provável, ou possível, que a resposta para o seu fenômeno seja a hipótese nula ou efeito negativo! E pode ser! Como quaquer pesquisador DEVE sempre achar até que os testes provem o contrário.
Editado pela última vez por Anna em 16 Jul 2008, 13:43, em um total de 3 vezes.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Anna »

Fernando Silva escreveu:
Res Cogitans escreveu:Sempre firmado em evidências científicas, Dean Radin – um dos cientistas da versão estendida do filme Quem Somos Nós? – sustenta e demonstra a existência desses fenômenos.

Começamos mal. Se o cara participou deste filme, a credibilidade dele é muito baixa.


Pois é, eu ouvi dos pesquisadores físicos da UFRJ que alguns desses pesquisadores envolvidos no filme têm pouca credibilidade acadêmica porque já fraudaram experimentos na área de física, ou tenham sido claramente tendenciosos com seus resultados e generalizações na área, então parece que são meio fiiguras carimbadas antes de terem escorregado pra parapsicologia, onde, obviamente, generalização apoiada no nada é mais fácil de ser engolida.
Editado pela última vez por Anna em 16 Jul 2008, 13:46, em um total de 2 vezes.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Anna »

Res Cogitans escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Res Cogitans escreveu:Sempre firmado em evidências científicas, Dean Radin – um dos cientistas da versão estendida do filme Quem Somos Nós? – sustenta e demonstra a existência desses fenômenos.

Começamos mal. Se o cara participou deste filme, a credibilidade dele é muito baixa.


Se o cara é parapsicólogo a credibilidade já é baixa, a única questão é que é um dos parapsicólogos mais importantes. É como você refutar um teólogo importante, um vidente importante etc. Só isso.



O que eu penso é que, independente de ser parapsicologia ou não, o pesquisador tem que ser compromissado com a verdade, antes de tudo. Se não as generalizações mais absurdas passam a ser verdade, apenas porque aquela resposta é que a que ele ACHA ser a mais provável. Mas ciência não é assim, e não deve ser assim, pode ser o que eu acho, mas pode nao ser, e ainda pode ser um monte de outras coisas. Por isso testamos e testamos, até que nós mesmos estejamos convencidos, ai apresentamos pra comunidade. Não apenas para aquela que pensa como nós, mas, principalmente, aquela que não pensa, pois se passar por eles, e não acharem furos, se pudermos demonstrar e responder com nossos dados a eles, BINGO! Estamos cada vez mais perto da verdade.
Mas ai está o problema, geralmente não é assim que ocorre quando se trata de fenomenos psiquicos, as opiniões ficam sempre fechadinhas, rodando entre aqueles que concordam com uma mesma visão.
Editado pela última vez por Anna em 16 Jul 2008, 13:41, em um total de 2 vezes.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Anna »

Leonardo escreveu:há discussão disso em papers sérios.


Ainda não vi burrices e/ou má fé discutidas em papers sérios.

Abç
Leo



O que eu estou falando é que não quero saber das DISCUSSÃO em livro ou paper sério, quero as referências para os experimentos científicos que demonstraram a veracidade dos fenômenos, e explicaram ser de origem paranormal.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Res Cogitans »

Anna,

O que estou falando é o seguinte... nosso passatempo é apontar os erros de religiosos, teólogos, místicos, esotéricos, etc... é melhor refutar o Behe do que o Enézio, simplesmente porque o Behe é mais representativo do Design Inteligente que o Enézio. Da mesma forma é melhor refutar o Radin que o Oscar Quevedo. Só isso.
Se o melhor que parapsicologia tem é um fraudador ou um tendencioso mais fácil ainda é a refutação.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Suyndara »

Res Cogitans escreveu:Anna,

O que estou falando é o seguinte... nosso passatempo é apontar os erros de religiosos, teólogos, místicos, esotéricos, etc... é melhor refutar o Behe do que o Enézio, simplesmente porque o Behe é mais representativo do Design Inteligente que o Enézio. Da mesma forma é melhor refutar o Radin que o Oscar Quevedo. Só isso.
Se o melhor que parapsicologia tem é um fraudador ou um tendencioso mais fácil ainda é a refutação.


Com certeza :emoticon13:

Meus miolos ainda estão tentando entender essa mistureba de física quântica aí :emoticon26:

Tem algum material aí sobre o assunto?
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Apo »

Res Cogitans escreveu:Nem tão sérios são livros como Criatividade Quântica de Amit Goswani, que argumenta que a criatividade se dá em saltos logo é um fenômeno quântico (e ESSA PORRA TEM PHD!!!!),


PQP... :emoticon9:
Imagem

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Anna »

Res Cogitans escreveu:Anna,

O que estou falando é o seguinte... nosso passatempo é apontar os erros de religiosos, teólogos, místicos, esotéricos, etc... é melhor refutar o Behe do que o Enézio, simplesmente porque o Behe é mais representativo do Design Inteligente que o Enézio. Da mesma forma é melhor refutar o Radin que o Oscar Quevedo. Só isso.
Se o melhor que parapsicologia tem é um fraudador ou um tendencioso mais fácil ainda é a refutação.



Então Res, eu entendi o antes, o que vc estava falando. A minha crítica, ao contrário do que vc pensou, não é pra você, mas direcionada a generalizações dessa gente que adora usar "estudos cinetíficos provaram".
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Leonardo »

Res Cogitans escreveu:
Leonardo escreveu:há discussão disso em papers sérios.


Ainda não vi burrices e/ou má fé discutidas em papers sérios.

Abç
Leo


Agora com negrito e em maiúscula: LIVROS COMO ESTE* nos levam a discutir novamente qual o limite entre a burrice a má fé.
*O livro referido é claramente o de Amit Goswani.



Particularmente acho essa ligação de FQ e psicologia uma completa idiotice, mas muita gente graúda comprou o discurso (Roger Penrose por exemplo) e, inclusive, há discussão disso em papers sérios.

Insisto: ainda não vi burrices e/ou má fé discutidas em papers sérios. Não me referi ao livro de Goswami, mas à discussão da supostas ligações entre a MQ e a mente.

Abç
Leo

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Apo »

A questão é : o que são papers sérios e papers não sérios? Gostaria de ver os especialistas aqui analisando em detalhes tais papers.
Imagem

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Atenção céticos!

Mensagem por Anna »

Papers sérios são aqueles que foram publicados em revistas científicas com copro editorial e com peer-review, de preferência indexado e com ISBN. Essas coisas são como um selo de garantia cientifica. Mas isso apenas não garante que o paper esteja imune à critica, garante apenas que a idéia testada passou pelo crivo de um comitê competente da área e que está na roda para testes, e críticas dos demais pesquisadores. Mas é meio complexo dizer "os papers sérios publicados " sem dar nome aos bois.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Trancado