Religioso dá curso sobre ateísmo
Religioso dá curso sobre ateísmo
CURSO
Filosofia
FACES DO ATEÍSMO - A MORTE DE DEUS
Luiz Felipe Pondé
A tentativa de matar Deus atravessa a história. Seja na filosofia antiga, com o materialismo grego, no pensamento revolucionário moderno, na ciência contemporânea ou no pensamento pós-moderno, diversos sistemas foram elaborados para que o homem pudesse passar sem a crença em uma divindade. Mas surge a questão ética: se Deus não existe, tudo é permitido? O curso aborda algumas faces do ateísmo ao longo dos tempos e as possíveis conseqüências de uma vida sem Deus.
Início: 21 JUL
Duração: 5 encontros semanais
Dias/horários: Segundas-Feiras, Quartas-Feiras, às 20h (21/07, 23/07, 28/07, 30/07, 04/08)
Valor: R$ 237,50 na inscrição + 1 parcela de R$ 237,50
Tel.: (11) 3707-8900
21 JUL | 1. O ateísmo antigo
Epicuro e o prazer sem os deuses
23 JUL | 2. O ateísmo revolucionário
Marx e o anarquismo
28 JUL | 3. O ateísmo terapêutico
Nietzsche e Freud
30 JUL | 4. O ateísmo científico
darwinismo
04 AGO | 5. É possível uma ética sem Deus?
Luiz Felipe Pondé. Professor da PUC-SP e da Faap e professor convidado da pós-graduação da Escola Paulista de Medicina.
================================
Uma amostra do pensamento dele:
http://www.unisinos.br/ihuonline/upload ... 0.5pdf.pdf
http://sind-geoblog.blogspot.com/2007/0 ... 07_03.html
Filosofia
FACES DO ATEÍSMO - A MORTE DE DEUS
Luiz Felipe Pondé
A tentativa de matar Deus atravessa a história. Seja na filosofia antiga, com o materialismo grego, no pensamento revolucionário moderno, na ciência contemporânea ou no pensamento pós-moderno, diversos sistemas foram elaborados para que o homem pudesse passar sem a crença em uma divindade. Mas surge a questão ética: se Deus não existe, tudo é permitido? O curso aborda algumas faces do ateísmo ao longo dos tempos e as possíveis conseqüências de uma vida sem Deus.
Início: 21 JUL
Duração: 5 encontros semanais
Dias/horários: Segundas-Feiras, Quartas-Feiras, às 20h (21/07, 23/07, 28/07, 30/07, 04/08)
Valor: R$ 237,50 na inscrição + 1 parcela de R$ 237,50
Tel.: (11) 3707-8900
21 JUL | 1. O ateísmo antigo
Epicuro e o prazer sem os deuses
23 JUL | 2. O ateísmo revolucionário
Marx e o anarquismo
28 JUL | 3. O ateísmo terapêutico
Nietzsche e Freud
30 JUL | 4. O ateísmo científico
darwinismo
04 AGO | 5. É possível uma ética sem Deus?
Luiz Felipe Pondé. Professor da PUC-SP e da Faap e professor convidado da pós-graduação da Escola Paulista de Medicina.
================================
Uma amostra do pensamento dele:
http://www.unisinos.br/ihuonline/upload ... 0.5pdf.pdf
http://sind-geoblog.blogspot.com/2007/0 ... 07_03.html
Re: Religioso dá curso sobre ateísmo
Deu vontade de cortar os auxílios dele
Vou curiar o cadastro agora

Vou curiar o cadastro agora

"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

O boçal não está no cadastro, nem lattes tem

Que alívio

Eu já ia promover uma campanha contra ele

Editado pela última vez por Suyndara em 18 Jul 2008, 15:17, em um total de 1 vez.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
Apo escreveu::emoticon266:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mas que estrupício!!!
Putz...estrupício era o que uma ex namorada crente vivia falando. Cuidado, isso pega!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Isso me lembrou a cara de espanto de um vizinho qdo soube que éramos ateus:
- Vcs não podem ser ateus, vcs tratam bem seu filho!
Ou seja, eu como filha do demo que sou por ter rejeitado o deus bonzão da bíblia deveria tratar meu filho a chibatadas, afinal "ateu não tem ética"
Eu mereço!

Ou seja, eu como filha do demo que sou por ter rejeitado o deus bonzão da bíblia deveria tratar meu filho a chibatadas, afinal "ateu não tem ética"

Eu mereço!
Suyndara escreveu:Isso me lembrou a cara de espanto de um vizinho qdo soube que éramos ateus:
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ou seja, eu como filha do demo que sou por ter rejeitado o deus bonzão da bíblia deveria tratar meu filho a chibatadas, afinal "ateu não tem ética"![]()
Eu mereço!
Olha, esse negocio de ateu e religioso é meio complicado e até, digamos, de costume mesmo. Até em casa quando eu cito ateus milha mulher fica relutante e minha filha tem um pezinho tanto no ateísmo quanto no budismo (não sei o porquê disso...). Mas vocês são mais bem vistos que espiritas no meio religioso, já que "não existe realmente ateus..." (?)

"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
Suyndara escreveu:Isso me lembrou a cara de espanto de um vizinho qdo soube que éramos ateus:
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ou seja, eu como filha do demo que sou por ter rejeitado o deus bonzão da bíblia deveria tratar meu filho a chibatadas, afinal "ateu não tem ética"![]()
Eu mereço!
Já estou acostumado com isso:
- Você não parece um ateu, você me parece tão legal.
Uma colega de minha esposa, quando soube que eu era ateu:
- Você não tem medo? E ele fala isso pro seu filho?
A professora do meu filho, evangélica, quando andou contando pra turma dormir estorinhas bíblicas e meu filho quando acabou a estória gritou:
- Essa estorinha também é de mentirinha, ninguém nunca viu "papai do céu", professora!
Não deu outra na reunião de pais e mestre, a professora num comentário falou:
- Gente, vocês não podem sair falando qualquer coisa para as crianças, alguns pais falam que deus não existe pra criança...
Eu não estava nessa reunião, mas minha esposa estava e ela falou pra professora que eu era ateu e ela ficou horrorizada.
francioalmeida escreveu:Já estou acostumado com isso:
A professora do meu filho, evangélica, quando andou contando pra turma dormir estorinhas bíblicas e meu filho quando acabou a estória gritou:
- Essa estorinha também é de mentirinha, ninguém nunca viu "papai do céu", professora!
- Gente, vocês não podem sair falando qualquer coisa para as crianças, alguns pais falam que deus não existe pra criança...
Eu não estava nessa reunião, mas minha esposa estava e ela falou pra professora que eu era ateu e ela ficou horrorizada.
Neste caso é questão de interferir mesmo. Não acho certo misturar educação (ensino) com religião, seja qual for. Religião específica deve ser doutrinária e ser ministrada na sala ou cadeira específica. Mesmo porque a quantidade de ateus é pequena perto de não ateus. Imagine o caso de católicos. Imagine agora uma evangélica dizendo que santos não existem e que o que católicos fazem é idolatria. Pra mim é a mesma coisa. Doutrinária não se mistura com educação, pois mais "nobre" que seja a proposta.

- francioalmeida
- Contato:
Luiz Carlos Querido escreveu:francioalmeida escreveu:Já estou acostumado com isso:
Neste caso é questão de interferir mesmo. Não acho certo misturar educação (ensino) com religião, seja qual for. Religião específica deve ser doutrinária e ser ministrada na sala ou cadeira específica. Mesmo porque a quantidade de ateus é pequena perto de não ateus. Imagine o caso de católicos. Imagine agora uma evangélica dizendo que santos não existem e que o que católicos fazem é idolatria. Pra mim é a mesma coisa. Doutrinária não se mistura com educação, pois mais "nobre" que seja a proposta.
Claro que é questão de interferir, isso foi no começo, agora a tal professora colocou a cabeça no lugar, ela até é uma ótima professora o problema é a questão religiosa.
- francioalmeida
- Contato:
Sabe, na sociedade que vivemos, a criança tá sujeita a essas influências, não só na escola, mas no clube, no passeio com os coleguinhas, com os vizinhos etc. É uma coisa inevitável, o que cabe a mim é orientá-lo a medida que vai surgindo suas dúvidas.
Não foram poucas as vezes que ele chegou a me perguntar coisas como:
- Pai, se "papai do céu" não existe quem faz o trovão? ( A vizinha tinha dito que "raio e trovão" era o papai do céu bravo com ele)
Exige muita paciência e criatividade pra quebrar mitos empurrado por "adultos" na cabeça de uma criança de 5 anos, mas isso prepra ele, ao meu ver, para questionamentos.
Não foram poucas as vezes que ele chegou a me perguntar coisas como:
- Pai, se "papai do céu" não existe quem faz o trovão? ( A vizinha tinha dito que "raio e trovão" era o papai do céu bravo com ele)
Exige muita paciência e criatividade pra quebrar mitos empurrado por "adultos" na cabeça de uma criança de 5 anos, mas isso prepra ele, ao meu ver, para questionamentos.
- francioalmeida
- Contato:
Putz! Eu não tinha visto isso:
Valor: R$ 237,50 na inscrição + 1 parcela de R$ 237,50.
Dinheiro tá brotando aonde?...
Existe otário pra tudo!
Valor: R$ 237,50 na inscrição + 1 parcela de R$ 237,50.
Dinheiro tá brotando aonde?...
Existe otário pra tudo!