Eleições 2008: tudo pelo social

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Eleições 2008: tudo pelo social

Mensagem por Apo »

Rainha, do MST, apóia e diz que foi incentivador da candidatura a vereador de Claudinho da Rocinha

Publicada em 23/07/2008 às 23h46m
O Globo Online


SÃO PAULO e RIO - O candidato a vereador Luiz Cláudio de Oliveira (PSDC), o Claudinho da Academia, que tem reduto na Rocinha, conta com um apoio de peso. O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), José Rainha Júnior, que atua na região do Pontal do Paranapanema, em São Paulo, disse nesta quarta-feira que não só apóia como foi um dos que incentivaram a candidatura do presidente da associação de moradores da comunidade carioca. É o que mostra reportagem de Adauri Antunes Barbosa e Flávio Tabak na edição desta quinta em 'O Globo'. O candidato diz ter o apoio de mais de cem líderes da favela, e estaria impedindo a entrada de adversários na área. O curral eleitoral teria, segundo denúncias, o apoio do tráfico.

Rainha disse que é amigo de Claudinho e que já se encontrou com ele em várias visitas que fez à favela carioca. O líder do MST disse freqüentar a Rocinha desde 1997, e afirmou que Claudinho não tem relações com traficantes. Ao explicar as visitas, Rainha defendeu a necessidade de organizar os moradores para lutar contra o que chamou de ausência do Estado e o preconceito contra o população do morro.

- Precisamos orientar, mostrar para esse povo que é preciso lutar - disse Rainha, por telefone, de Presidente Bernardes, onde ele lidera uma marcha do MST que saiu na quarta-feira da cidade e irá até Presidente Prudente.

Na terça-feira, quando a candidata do PT Ingrid Gerolmich teve que levar a PM para entrar na Rocinha, além de Claudinho apareceu uma mulher, Niúra Antunes, que disse ser do MST e trabalhar na favela fazendo "formação política". Nesta quarta, a direção do MST no Rio, em nota, negou que ela seja ligada ao movimento. Rainha, porém, disse que Niúra é amiga dele:

- Niúra é nossa amiga, militante do movimento sem-terra. Tem um trabalho espetacular na área da saúde - disse Rainha.

O líder dos sem-terra disse que a última vez que esteve na favela foi no lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no começo de março. Em uma das várias visitas, conheceu Claudinho, quando ele disputava a eleição da associação dos moradores da favela.

- Gostei muito dele, uma pessoa comprometida, séria. Vi o trabalho dele na comunidade e incentivei a participação dele. Disse que ele tinha que ser candidato a vereador sim e, se ganhar, deve sair para deputado estadual - afirmou Rainha.

Rainha estaria brigado com integrantes da direção do MST, mas evita comentar:

- Isso eu discuto com eles, da direção. Discuto internamente. Quem não tem ética discute pela imprensa - disse Rainha, garantindo ainda que continua no MST: - Sou do movimento. Nunca deixei de ser.

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes20 ... 388190.asp
Imagem

Trancado