Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
El Cid
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Abr 2006, 16:16
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por El Cid »

Alguns estudiosos como Perandrea, usou de seus conhecimentos grafotécnicos para provar a assinatura daqueles que se foram.

O perito em Grafoscopia, Dr. Carlos Augusto Perandrea, escreveu um Livro chamado “A Psicografia à Luz da Grafoscopia” : É um Trabalho Científico inédito no mundo publicado na Revista Científica Semina da Universidade Estadual de Londrina. O autor prova a comunicação psicográfica comparando a letra ( padrão ) do indivíduo antes da morte e depois em mensagens mediúnicas ( psicografia ) analisando em laudo Técnico e chegando à conclusão de autenticidade gráfica.

Este Professor da Universidade Estadual de Londrina – Paraná, Criminólogo, com Especialização em Criminologia ; Perito Judiciário em Documentoscopia ; Credenciado pelo Poder Judiciário de Londrina ; Professor Universitário, na Universidade Estadual de Londrina, desde 1972 ( Medicina Legal - Identificação Datiloscópica e Grafotécnica - Curso de Direito ) ; Cadeira de Deontologia nos cursos de Fisioterapia e Odontologia ; Cadeira de Medicina Legal - Ciências Policiais no Curso de Especialização em Criminologia ; Perito Judiciário em Documentoscopia, confirma a autoria gráfica de psicografias ( mensagem de "Espíritos" ) recebidas através do médium Chico Xavier quando comparadas com a grafia das pessoas enquanto ainda vivas. Possui 700 laudos proferidos em sua vida profissional sem uma única contestação. O trabalho onde ele comprova a autoria gráfica de pessoas já mortas através da grafia de Chico Xavier, e que ele desenvolveu em investigações por mais de dez (10) anos, foi publicado na Revista Científica da Universidade de Londrina, a Revista Semina, em 1990, e igualmente apresentada, em outra oportunidade, em um Congresso Nacional, diante de mais de 500 Profissionais e Peritos da área, sem uma única contestação (!!!)

O método grafoscópico empregado por esse Perito é totalmente aberto a investigações, sendo amplamente utilizado pela Justiça, em casos de âmbito geral ( não me refiro à psicografia ) de todo o mundo há muito tempo ( tanto para condenar um réu, como para absolver ). A metodologia utilizada por Perandrea é a padrão em Grafoscopia Judiciária, que é uma área que tem sólido respaldo Científico já há muitas décadas, sendo importante assinalar que é uma atuação objetivando validar provas que venham a incriminar alguém e contribuir na condenação em Processos Judiciários.


Não conhecia o trabalho de Perandréa, mas tenho alguns motivos para duvidar da sua sustentação científica. Seu trabalho foi publicado na revista Semina, da UEL, onde o próprio Perandréa leciona. Trata-se de um local onde ele tem peso suficiente para influenciar a recepção ao trabalho; se se trata de descoberta tão importante, por que não buscar publicacões internacionais de renome como o Journal of Forensic Science? Provavelmente porque os critérios de revisão por outros cientistas seriam bem mais rigorosos que os da revista Semina.

Uma análise da pesquisa está disponível em http://obraspsicografadas.haaan.com/200 ... ro-saullo/, e ela não parece muito convincente. Vejo também no Google que o dr. Perandréa parece ser espírita, ele mesmo, tendo supostamente recebido mensagens de seu irmão já defunto. Não que isso invalide suas pesquisas, mas elas se tornam ainda mais necessitadas de corroboração rigorosa, independente, por pesquisadores honestos e sem viés religioso. De outro modo, ficam com a pecha de propaganda religiosa.

Como já disse no meu post anterior, se quiser ver algumas evidências ( Eu disse E-V-I-D-E-N-C-I-A-S, e não provas ) acerca da presença de Espíritos em nosso meio, por obséquio, clique aqui. E por favor, se quiser, deixe algum comentário sobre esses fatos pesquisados por Médicos Europeus.


Esses "cientistas europeus" estão à margem do mainstream. As pesquisa de Sam Parnia e Michael Sabom são compostas de relatos que confirmam a tese, não têm rigor científico. O Parnia iniciou uma pesquisa aparentemente mais rigorosa, em 2008, com duração de três anos, que poderá ajudar a elucidar a questão. Atualmente, a comunidade científica não aceita a veracidade desse fenômeno, como podes ver em http://www.chemie.uni-hamburg.de/igtw/G ... orresp.pdf (em inglês), pp. 5 e 6. Para citar só um cientista:
"Em geral, experiências fora do corpo em pessoas que vivenciaram paralisia do sono não passam em testes de veracidade. Desta forma, o que vemos deve ser analisado como lembrança de informação armazena na memória da pessoa do ambiente em que se encontra. [...] Similarmente, expriências de quase morte podem representar uma desinibição de estruturas do sistema límbico devida à supressão hipóxica do neocortex, ao invés de atividade paranormal."

Alguns fatos ficam no campo do inexplicável. Até mesmo alguns céticos aqui do RV apresentaram fatos que nem mesmo eles conseguem explicar, embora isso não constitua prova a favor dos fenômenos. Ver : Histórias Sobrenaturais - Casos Inexplicáveis!, de Suyndara.


Por que Deus (ou os Espíritos) não cura(m) os amputados?

Ora, se estes relatos estão em campo neutro, por que não dar a eles, ao menos, o beneficio da dúvida???? NÃO! Os ceticos radicais afirmam, sem prova nenhuma, que não passam de evidência anedota e pronto! Não querem saber de debater mais nada. Parece até que tem medo de ter que, um dia, reformular seus pensamentos eivados com verdadeiras características dogmáticas.


Quanto mais extraordinárias são as suas afirmações, mais extraordinárias têm que ser as suas provas. Esta é a praxe na Ciência.

Não é questão de "existissem". Eles existiram mesmo. Mas a divulgação desses fatos não é de interesse das autoridades Institucionais, como a Polícia investigativa. Raros são os casos revelados no sentido que expus. A Sony tem um canal que só relata tais ocorrências que se restringem aos EUA e alguns casos do U


Claro, existe uma grande Conspiração Internacional contra o Espiritismo.

Não existe receita de bolo nessas situações. Cada caso é um caso. Existem inúmeras implicações que influenciam nas decisões e resultados finais. É necessário considerar que o Espiritismo não é feito só de "adivinhações", como querem alguns. Existem outros princípios que devem ser seguidos, como a Lei de ação e reação ou causa e efeito, pluralidades das existências, condições de comunicação extra-planos, capacidades dos médiuns, carmas, merecimentos, grau de desenvolviemento dos envolvidos, capacidade de absorver impactos por certas revelações, etc. Sei que isso não convence, pois os céticos querem respostas IMEDIATAS, esquecendo-se que a situação de comodidade e desenvolvimento social que desfrutamos hoje é resultado de SÉCULOS de aprendizado e aprimoramentos das leis morais e civis que regem a humanidade.


Resumindo: o Espiritismo tem um monte de proposições ad hoc, é um método completamente degenerado, pois não realiza qualquer proposição nova falsificável, e ainda quer ser chamado de ciência.

É só lembrar que Chico Xavier ganhou quase 100 milhões de dólares com a venda de seus livros psicografados e doou tudo à Instituições de caridade. Seus livros continuam a serem vendidos e tudo é doado aos mais carentes.


Chico Xavier era bonzinho.
Chico Xavier era charlatão.

As duas afirmativas não são mutuamente exclusivas. Elas podem ser verdadeiras simultaneamente.

O que se alega é o seguinte : Os espíritos existem? Então o ônus de provar é de Vocês ( Espíritas ). Mas já vi céticos afirmarem que espíritos não existem. Logo, de quem é o ônus da prova ? De quem alega que existe ou de quem contraria essa alegação?

Bom se Randi é bom o bastante para provar que tudo é enganação, por que ele também não se candidata ao prêmio de também 1 MILHÃO de dólares que Victor Zammit oferece a quem provar que não existe vida após a morte? E então, quando é o contrário, também não vale ? Advogado aposentado de Nova Gales do Sul (Austrália) e da Suprema Corte da Austrália, Zammit criou um desafio de um milhão de dólares para qualquer cético que conseguir provar a falsidade das evidências sobre o "após-vida". É só acessar :


Esses dois parágrafos são absurdos. O ônus da prova cabe a quem afirma a ocorrência de algo.
Millions Now Living Will Never Die

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Johnny »

Eu tenho razões para duvidar de qualquer afirmação científica, já que a comunidade científica são os únicos que coneguem contestar algo científico e possuem amplo poder de persuasão para influenciar seus colegas...

A que ponto estamos chegando!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Botanico »

El Cid escreveu:Não conhecia o trabalho de Perandréa, mas tenho alguns motivos para duvidar da sua sustentação científica. Seu trabalho foi publicado na revista Semina, da UEL, onde o próprio Perandréa leciona. Trata-se de um local onde ele tem peso suficiente para influenciar a recepção ao trabalho; se se trata de descoberta tão importante, por que não buscar publicacões internacionais de renome como o Journal of Forensic Science? Provavelmente porque os critérios de revisão por outros cientistas seriam bem mais rigorosos que os da revista Semina.

Desculpe-me meter na sua conversa com outro, El Cid, mas tem algumas coisas que eu gostaria de salientar por aqui. Começa com o que disse acima sobre "periódicos internacionais". Queremos pensar que são mais rigorosos e seguros. Nem sempre isso é verdadeiro. E pior pra nós aqui há um preconceito deles contra trabalhos científicos feitos em Terceiro Mundo. Teve uma professora minha que mandou trabalhos de anatomia vegetal, demonstrando a divisão da endoderme (última camada do parênquima cortical em raízes, caules e folhas), com fotos e tudo, provando o que dizia. TODOS os trabalhos foram recusados nos periódicos internacionais e ele teve de publicá-los por aqui mesmo. O engraçado foi a desculpa dada: "Nos livros-textos não é dito que a endoderme pode se dividir..." Como vê, há uma espécie de "Bíblia" ou referencial dogmático no meio científico.
Recentemente saiu na Folha de São Paulo o caso de um pesquisador estrangeiro, que veio ao Brasil trabalhar com um pessoal aqui com células-tronco e inclusive desenvolveu um método mais eficaz de multiplicação destas células. Tentou várias vezes publicar os seus resultados nos periódicos internacionais, mas NÃO CONSEGUIU. Jogou a toalha e publicou em periódico brasileiro. E disse: _ Lá fora não acreditam que um laboratório de país em desenvolvimento possa fazer pesquisas deste nível.


El Cid escreveu:Uma análise da pesquisa está disponível em http://obraspsicografadas.haaan.com/200 ... ro-saullo/, e ela não parece muito convincente. Vejo também no Google que o dr. Perandréa parece ser espírita, ele mesmo, tendo supostamente recebido mensagens de seu irmão já defunto. Não que isso invalide suas pesquisas, mas elas se tornam ainda mais necessitadas de corroboração rigorosa, independente, por pesquisadores honestos e sem viés religioso. De outro modo, ficam com a pecha de propaganda religiosa.

Em quem são esses pesquisadores honestos e sem viés religioso que farão a corroboração (ou negação) rigorosa? Tem algum exemplo?

El Cid escreveu:Esses "cientistas europeus" estão à margem do mainstream. As pesquisa de Sam Parnia e Michael Sabom são compostas de relatos que confirmam a tese, não têm rigor científico. O Parnia iniciou uma pesquisa aparentemente mais rigorosa, em 2008, com duração de três anos, que poderá ajudar a elucidar a questão. Atualmente, a comunidade científica não aceita a veracidade desse fenômeno, como podes ver em http://www.chemie.uni-hamburg.de/igtw/G ... orresp.pdf (em inglês), pp. 5 e 6. Para citar só um cientista:
"Em geral, experiências fora do corpo em pessoas que vivenciaram paralisia do sono não passam em testes de veracidade. Desta forma, o que vemos deve ser analisado como lembrança de informação armazena na memória da pessoa do ambiente em que se encontra. [...] Similarmente, expriências de quase morte podem representar uma desinibição de estruturas do sistema límbico devida à supressão hipóxica do neocortex, ao invés de atividade paranormal."

Um problema interessante é essa invocação da "comunidade científica", como se o aval dela significasse alguma coisa além de "está de acordo com nossos sagrados dogmas". Note, El Cid, que tais pesquisas de paranormal são coisas iniciadas por curiosos, alguns dos quais eventualmente são cientistas formados em alguma área de pesquisa que não necessariamente tem alguma coisa a ver com paranormal (aliás existe alguma universidade que tenha alguma faculdade de estudos paranormais?) e aí tentam aplicar a seus métodos algum viés científico. Só que no final SEMPRE quebram a cara: virão aqueles, cientistas ou não, que NUNCA pesquisaram nada do riscado, para proclamar que tudo isso não passa de balela e não tem valor científico.
O camarada que fez a declaração entre parênteses acima refez experimentos e obteve elementos que lhe permitissem chegar àquelas conclusões ou simplesmente JULGOU que essas aí seriam hipóteses mais aceitáveis pelo fato de descartarem o componente espiritual?


El Cid escreveu:Por que Deus (ou os Espíritos) não cura(m) os amputados?

Não entendi a pergunta.

El Cid escreveu:Quanto mais extraordinárias são as suas afirmações, mais extraordinárias têm que ser as suas provas. Esta é a praxe na Ciência.

Engano seu, quer dizer, ao menos não é esta a praxe quando se trata da comunidade cética. Se eu aqui, que NUNCA vi o Chico Xavier pessoalmente, disser que num encontro reservado lá em Uberaba, ocorrido no dia 18 de março de 1995, ele não resistiu a um interrogatório firme da minha parte e me confessou que tudo o que escrevera foi obra de sua mente mesmo e que nunca acreditou em espíritos, os céticos ACREDITARÃO em mim. Eles nem se darão ao trabalho de saber quem sou, se alguma vez estive em Uberaba, ABSOLUTAMENTE NADA. Eu tenho visto isso nos artigos de autores céticos: eles citam confissões dadas por terceiros, sem jamais colocá-las em dúvida. No debate que tive lá na Távola Redonda, exigi então que fosse me dada uma prova extraordinária de uma afirmação extraordinária: a de que estalos de articulações reproduziriam à perfeição todos os fenômenos atribuídos às irmãs Fox. Propus um experimento para se demonstrar se isso era mesmo possível diante do que os relatos sobre elas diziam. Chorosamente, Leo Vines me disse que isso era inversão do ônus da prova...

El Cid escreveu:Claro, existe uma grande Conspiração Internacional contra o Espiritismo.

Não especificamente contra o Espiritismo, mas sim contra qualquer coisa que contrarie os dogmas científicos.

El Cid escreveu:Resumindo: o Espiritismo tem um monte de proposições ad hoc, é um método completamente degenerado, pois não realiza qualquer proposição nova falsificável, e ainda quer ser chamado de ciência.

O problema do Espiritismo é que lidamos com PESSOAS, não com os corpos humanos, e sim com a mente delas. Uma pesquisa neste sentido será feita à base de relatos, testemunhos, declarações, que poderão ser verificados, comprovados ou refutados, em maior ou menor grau. Se tal situação escapa ao método científico, então diga-nos. E aí faço uma sugestão: passem lá na USP e exijam do reitor que ele mande a tal de FFLCH virar FFLEH. Explicando: CH final é Ciências Humanas. Só que neste universo de falseável NÃO EXISTEM Ciências Humanas. O ser humano não é passível de ser estudado cientificamente. Assim então deve-se substituir o Ciências Humanas por Estudos Humanos...

El Cid escreveu:Chico Xavier era bonzinho.
Chico Xavier era charlatão.

As duas afirmativas não são mutuamente exclusivas. Elas podem ser verdadeiras simultaneamente.

Um grave problema que o Espiritismo enfrenta com relação aos que se dizem cientistas verdadeiros (aqueles que se dizem ser os únicos capazes de fazer estudos sérios nesses casos) é que a INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA: quando o médium está disponível, os brilhantes cientistas não estão. Quando o médium bate com as dez, aí sim os cientistas ficam disponíveis, mas só para vir a público dizer que o médium era um charlatão porque as coisas que ele fazia, de acordo com a Ciência, não podiam ser feitas .
Muito que bem, Chico teve uma longa carreira, até foi estudado por alguns pesquisadores (que por tê-lo endossado, só podiam ser burros e incompetentes), mas onde estavam os brilhantes céticos e argutos pesquisadores para chegarem lá e desmascarar todo o charlatanismo do Chico? Já percebeu que desde 1850 essa infeliz descoincidência vem se repetindo SEMPRE?


El Cid escreveu:Esses dois parágrafos são absurdos. O ônus da prova cabe a quem afirma a ocorrência de algo.

Pois é, meu caro: William Crookes, só para citar de exemplo, testemunhou, fotografou, registrou diversos fenômenos mediúnicos. Chamou seus colegas para ver o que ele via. E eles SE RECUSARAM. Além disso, os céticos nos dizem o seguinte: filmes, fotos, vídeos, registros, testemunhos, relatos, infravermelho, fiscalização severa, NADA PROVAM. Então não sei mais o que é que provaria alguma coisa. Eles não nos dizem o que provaria.
Sabe nos dizer você?

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Botanico »

Luiz Carlos Querido escreveu:Eu tenho razões para duvidar de qualquer afirmação científica, já que a comunidade científica são os únicos que coneguem contestar algo científico e possuem amplo poder de persuasão para influenciar seus colegas...

A que ponto estamos chegando!


O buraco é mais embaixo ainda: só têm competência para julgar algo científico a comunidade científica LIGADA A ÁREA DE PESQUISA do tal algo científico. Eu sou botânico e não tenho a menor competência para julgar qualquer pesquisa que trate de minhocas...

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Eu tenho razões para duvidar de qualquer afirmação científica, já que a comunidade científica são os únicos que coneguem contestar algo científico e possuem amplo poder de persuasão para influenciar seus colegas...

A que ponto estamos chegando!


O buraco é mais embaixo ainda: só têm competência para julgar algo científico a comunidade científica LIGADA A ÁREA DE PESQUISA do tal algo científico. Eu sou botânico e não tenho a menor competência para julgar qualquer pesquisa que trate de minhocas...


Perfeito!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

samurai
Mensagens: 82
Registrado em: 26 Mar 2009, 14:23
Gênero: Masculino

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por samurai »

Só uma coisa, a ciencia, ao contrario das religiões como por exemplo a espírita, não tem dogmas. Pesquise no google "metodo científico" e voce entenderá. E o método científico funciona, se não voce nem estaria digitando em um computador, em um quarto com luz elétrica, tendo refeições de qualidade e com analgésicos para aliviar suas eventuais dores de cabeça

samurai
Mensagens: 82
Registrado em: 26 Mar 2009, 14:23
Gênero: Masculino

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por samurai »

Só uma coisa, a ciencia, ao contrario das religiões como por exemplo a espírita, não tem dogmas. Pesquise no google "metodo científico" e voce entenderá. E o método científico funciona, se não voce nem estaria digitando em um computador, em um quarto com luz elétrica, tendo refeições de qualidade e com analgésicos para aliviar suas eventuais dores de cabeça

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Botanico »

samurai escreveu:Só uma coisa, a ciencia, ao contrario das religiões como por exemplo a espírita, não tem dogmas. Pesquise no google "metodo científico" e voce entenderá. E o método científico funciona, se não voce nem estaria digitando em um computador, em um quarto com luz elétrica, tendo refeições de qualidade e com analgésicos para aliviar suas eventuais dores de cabeça


De novo essa velha estorinha das "realizações científicas" em oposição à religião...
O que interessa ô meu, é que HÁ DOGMAS na ciência sim senhor. Se uma pesquisa coincide com os tais dogmas, é mais fácil de ser aceita, mesmo que seja falsa. Já ouviu falar em fraudes científicas? Pois é! Agora se uma pesquisa CONTRADIZ OS TAIS DOGMAS, aí sujou! Será posta em dúvida e até sumariamente rejeitada.

Entenda que dogmas em ciência é a opinião dos grandes sábios, as tais leis naturais, as afirmações das autoridades científicas... Isso é o que constitui o real dogma na ciência. O método científico? O método científico está para a ciência assim como uma receita de bolo está para o cozinheiro ou os ENSINAMENTOS de Jesus para os cristãos. Ah! Ensinamentos de Jesus é muito diferente de aceitar o Cristo.

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Pedro Reis »

Meu caro Botânico, quando você vê aquelas fotos de fantasmas grosseiramente forjadas, aquelas
pessoas vestidas com um lençol que se deixaram fotografar para servir de prova da existência de
espíritos ( e eu pensava que essa coisa de lençol fosse só em desenho animado ) e ainda vê grande
"expoentes" do espiritismo participando da farsa na maior cara de pau, será que não te passa pela
cabeça, nem que por um breve instante, a idéia de que existe uma possibilidade, ínfima que seja,
de que tudo isso não passe de uma grande embromação?

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Botanico »

Pedro Reis escreveu:Meu caro Botânico, quando você vê aquelas fotos de fantasmas grosseiramente forjadas, aquelas
pessoas vestidas com um lençol que se deixaram fotografar para servir de prova da existência de
espíritos ( e eu pensava que essa coisa de lençol fosse só em desenho animado ) e ainda vê grande
"expoentes" do espiritismo participando da farsa na maior cara de pau, será que não te passa pela
cabeça, nem que por um breve instante, a idéia de que existe uma possibilidade, ínfima que seja,
de que tudo isso não passe de uma grande embromação?


São Pedro, é o seguinte:
1) As fotos SÃO MUITO VARIÁVEIS, dependendo do potencial dos médiuns. Em alguns casos parecem pessoas reais, como no caso de Kate King, cujo rosto aparecia à mostra. Peixotinho também produzia formas assim. Em outros pareciam formas humanas desproporcionais (rostos pequenos, pernas e/ou braços finos demais) de maneira que não poderiam ser pessoas disfarçadas. Já as formas produzidas por Eva Carriere eram menores e em alguns casos os rostos formados pareciam de tecido ou papel amarrotado. Essa do lençol, talvez esteja se referindo às fotos da Josefa, feitas por sua filha, a Otília Diogo. Mas de lençol, parecia à distância, pois de perto via-se que era apenas um véu e seu rosto se tornava discernível.
Mas o que diz a comunidade cética quanto a essas fotos? Se parecem pessoas vivas, não valem porque parecem pessoas vivas; se parecem pessoas deformadas, não valem pois parecem pessoas deformadas; se parecem papel ou tecido, não valem pois parecem papel ou tecido. Ou seja NADA VALE. E como os céticos não dizem o que vale, ficamos nós também sem saber...

2) Entre as pessoas envolvidas estavam pesquisadores, cientistas, mágicos, vários dos quais MUITO INTERESSADOS em validar a verdade, desde que essa verdade fosse que o Espiritismo era uma fraude. Dirá você, como diz a comunidade cética, que TODOS ELES eram gente burra, imbecil, idiota e que foi risivelmente empulhada por truques bobos e infantis? Se for o caso, então me faça um favor: há muito tempo venho tentando encontrar algum cético que defenda essa idéia que me demonstre como seriam os truques bobos e infantis que os médiuns teriam produzido, lembrando, é claro, que eles devem ser passíveis de facilmente burlarem as condições de exame, as medidas de precaução tomadas e estarem em concordância com os resultados registrados.

3) Dizer que é embromação, não é novidade. William Crookes que pesquisou essa coisa, dizia a seus adversários: _ Não basta que me digam que fui enganado. Quero saber COMO fui enganado. _ E até hoje NINGUÉM soube dizer. Apenas dizem que alguém disse que ele foi enganado por truques bobos e infantis, mas na hora de apresentar os truques bobos e infantis, cadê?
Quando dão uns vislumbres de como seriam esses truques (tais como a fantasma seria a médium disfarçada), Crookes teria dito: _ Não me darão meus adversários um mínimo de crédito de bom senso? Será que não imaginam que as objeções que me fazem também não teriam me ocorrido?

E você, São Pedro? Tem algo de mais consistente para me apresentar ou será mais um no bando da valorosa comunidade cética?
Editado pela última vez por Botanico em 08 Abr 2009, 08:29, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Johnny »

script usado no RV
00 linecreate pos 10 comand inicio: if exist goto 10
10 inicio
20 já falamos de Irmã Josefa?
30 sim = goto 10
40 não = goto 10
50 goto 10
60 if shutdown then goto 10
70 if resposta = verdadeiro then goto 10
80 if line 10 /= inicio then linecreate pos 10 comand inicio
90 goto 10
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por salgueiro »

Pedro Reis escreveu:mas a minha colocação foi de que se um dos objetivos do contato mediúnico é provar a veracidade da doutrina espírita (como já vi vários espíritas afirmarem) então esta prova já deveria ter sido dada de maneira irrefutável


Olá Pedro Reis,

Essa questão me intrigou durante um tempo porque essa seria uma demonstração muito fácil se fosse a intenção.

Só consegui perceber a razão quando me dei conta de que não gostava nem um pouquinho da tal eternidade e a reencarnação me incomodava e muito. Passei então a prestar mais atenção no que outras religiões diziam, qual a conotação dada ao fator espírito e pude então entender porque não um aviso geral, aí galera ! Tão prontos ? Pensando em termos de mundo será que a humanidade já está pronta para lidar com isso ? Realmente, acredito que não.

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Erivelton »

Eu acredito que Deus trabalha em função daquilo que acreditamos. Usem a fé e vai em frente.
Até o super homem pode fazer milagres.
Deus é misericordioso.
O problema da humanidade é a falta de interesse em fazer o bem.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Botanico »

Pedro Reis escreveu:mas a minha colocação foi de que se um dos objetivos do contato mediúnico é provar a veracidade da doutrina espírita (como já vi vários espíritas afirmarem) então esta prova já deveria ter sido dada de maneira irrefutável


Mas São Pedro...
Quem vem a ser uma prova IRREFUTÁVEL para você?

William Crookes pesquisou o assunto durante três anos, fez muitos experimentos, trabalhou com vários médiuns, MAS NÃO FICOU CONVENCIDO DE QUE OS TAIS FENÔMENOS TINHAM CAUSA ESPIRITUAL! Tal como Zangari, ele pensava mais numa tal de Força Psi, com outro nome, é claro.
As provas em favor do Espiritismo SÃO PESSOAIS. Ou seja, parentes de um determinado falecido podem, se este comunicar-se através de um médium, identificar nas comunicações o que esperariam ver revelado apenas coisas que o falecido sabia e a galera geral não. Mas os de fora vão ter de aceitar o testemunho desses parentes ou então calar a boca. Dizer que é evidência anedota e não provam nada...

Como eu perguntei: o que é irrefutável?

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Johnny »

Reload
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Apo »

:emoticon26: :emoticon26: :emoticon26:
Imagem

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Luis Dantas »

Botanico escreveu:De novo essa velha estorinha das "realizações científicas" em oposição à religião...
O que interessa ô meu, é que HÁ DOGMAS na ciência sim senhor. Se uma pesquisa coincide com os tais dogmas, é mais fácil de ser aceita, mesmo que seja falsa. Já ouviu falar em fraudes científicas? Pois é! Agora se uma pesquisa CONTRADIZ OS TAIS DOGMAS, aí sujou! Será posta em dúvida e até sumariamente rejeitada.

Entenda que dogmas em ciência é a opinião dos grandes sábios, as tais leis naturais, as afirmações das autoridades científicas... Isso é o que constitui o real dogma na ciência. O método científico? O método científico está para a ciência assim como uma receita de bolo está para o cozinheiro ou os ENSINAMENTOS de Jesus para os cristãos. Ah! Ensinamentos de Jesus é muito diferente de aceitar o Cristo.


Você realmente acredita nisso, não é? :emoticon16:

De alguma forma acho difícil levar a sério esse seu modelo de teoria da conspiração. Até porque não acredito que justo nesse tipo de assunto os cientistas repentinamente consigam cooperar tanto e ter tão pouca vontade de aparecer e se destacar.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por pastorgentil »

Erivelton escreveu:Eu acredito que Deus trabalha em função daquilo que acreditamos.

Caro irmão. Não é tão simples assim. Eu acredito em um mundo sem transtornos e sem nem um probleminha. Funcionou? NÃO!!! Eu acredito piamente que o Brasi neste ano vai deslanchar na Politica e no Futebol lá na Africa... Vamos ver se funciona. tá combinado? Não vai funcionar. Deus não trabalha em função daquilo que acreditamos. O trabalhar de Deus é aleatorio a mim e a vc mesmo que acreditemos. Escute. Ele não é menino de recado. "Deus faz isso ... Deus vai alí.... visita fulano e Cipriano"
Deus não trabalha em função daquilo que acreditamos. ele faz da forma que ele quer , do jeito que ele quer... Sem a nossa intervenção de fé.


Erivelton escreveu: Usem a fé e vai em frente.

podemos usar a fé para seguir em frente e não desistirmos dos nossos sonhos. A fé pode ser um impulsionado para não desanimar-mos. Só isso . Se usarmos a fé para outras coisas é feitiçaria. o termo Usar a fé já fala por sí.


Erivelton escreveu:Até o super homem pode fazer milagres.

Tem certeza? E porque vc não faz??? Mude a historia do nosso pais.

aliáz. O super homem já morreu.

Erivelton escreveu:Deus é misericordioso.

isso é verdade caro irmão. e que Deus tenha misericordia de vc e te dê inteligencia. " Se alguem tem nescessidade de sabedoria peça a deus que dá liberalmente." ( Tiago 1 : 5)

Erivelton escreveu:O problema da humanidade é a falta de interesse em fazer o bem.

Nisso vc pode ter razão. Mas não culpe ninguem por falta de interesse. a não ser vc mesmo.

Me perdoe por essas considerações.

um abraço
Editado pela última vez por pastorgentil em 29 Mai 2010, 14:04, em um total de 1 vez.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por salgueiro »

Fazer o Bem é o reflexo natural de viver no Bem.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Fernando Silva »

pastorgentil escreveu:Deus não trabalha em função daquilo que acreditamos. O trabalhar de Deus é aleatorio a mim e a vc mesmo que acreditemos. Escute. Ele não é menino de recado. "Deus faz isso ... Deus vai alí.... visita fulano e Cipriano"

A ação do suposto Deus não se distingue em nada da ação do acaso.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por Reid »

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Deus não trabalha em função daquilo que acreditamos. O trabalhar de Deus é aleatorio a mim e a vc mesmo que acreditemos. Escute. Ele não é menino de recado. "Deus faz isso ... Deus vai alí.... visita fulano e Cipriano"

A ação do suposto Deus não se distingue em nada da ação do acaso.


foi oq eu disse a ele em outro topico, acaso, sorte, azar, deus, deuses, anjos, unicornios, coincidencia, etc, etc... pode tudo significar a "mesma coisa" :emoticon1:

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por pastorgentil »

salgueiro escreveu:Fazer o Bem é o reflexo natural de viver no Bem.


ou fazer o bem é o reflexo de ser bom, , algo furtuito.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por pastorgentil »

Reid escreveu:
Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Deus não trabalha em função daquilo que acreditamos. O trabalhar de Deus é aleatorio a mim e a vc mesmo que acreditemos. Escute. Ele não é menino de recado. "Deus faz isso ... Deus vai alí.... visita fulano e Cipriano"

A ação do suposto Deus não se distingue em nada da ação do acaso.


foi oq eu disse a ele em outro topico, acaso, sorte, azar, deus, deuses, anjos, unicornios, coincidencia, etc, etc... pode tudo significar a "mesma coisa" :emoticon1:


Recebí uma proposta de um amigo espirita

acham que aqui é o melhor lugar de falarmos sobre isso?
é por acaso ou coincidência que nos encontramos aqui, ou um propósito de Deus?
Nem o acaso, nem a coincidência e nem propósito de Deus
acho que vcs estão me perceguindo!!!! :emoticon22: :emoticon22:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por salgueiro »

pastorgentil escreveu:
salgueiro escreveu:Fazer o Bem é o reflexo natural de viver no Bem.


ou fazer o bem é o reflexo de ser bom, , algo furtuito.


Ser bom não é fortuito, é desenvolvimento.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Recebi uma proposta de um amigo espírita.

Mensagem por pastorgentil »

Brincadeira. Amo vcs. Beijos Sal

desenvolvo a bondade em meu coração/ tá. mas ela, a bondade ao próximo pode vir a qualquer momento fortuitamente, eu acho. mas é melhor não atrapalhar os amigos Sal. Tô gostando do debate.
TODOS X Botânico :emoticon45:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Trancado