A máquina de ler consciência e as leis.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

A máquina de ler consciência e as leis.

Mensagem por Johnny »

Gostaria de colocar aqui uma hipótese que talvez gere muitas controvérsias. Caso amanhã desenvolvam uma máquina que leia os mais profundos pensamentos, sejam estes que estejam ocorrendo ou já passados como memórias passadas, e esta seja aprovada para uso em determinar a culpa ou inocência de um réu. Como determinadas leis deveriam ser aplicadas ou corrigidas? Admita-se que não existirão exceções nem proibições de uso desta máquina e nem haverá imunidade diplomática.

Exemplos: Uma pessoa é presa por dirigir embreagado e se recusa a cofessar. Por determinação do juíz e por falta de testemunhas, esta é submetida à tal máquina que, ao ser ativada, passa cenas desta pessoa assassinando outra. Ela deve ser punida pelo que foi presa apenas ou por todas as ações mostradas pela máquina?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado