O Deus de Sade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

O Deus de Sade

Mensagem por Res Cogitans »

Os livros "Justine" e "Juliette" retratam a história de duas irmãs. Justine é uma mulher virtuosa, mas que cada vez que faz uma boa ação é recompensada com sofrimento, estupro, tortura. Já Julliette é o próprio sadismo. E toda vez que ela se delicia com alguma perversão, é recompensada com prazer.

Na obra de Sade, Deus é o mal. E criou uma lei universal justamente oposta a que convencionamos.
O bem é punido com mal e o mal é recompensado com o bem.

O imitatio Dei é ser cruel, não benevolente.

Em um trecho de sua obra podemos encontrar o que seria o pensamento do Deus sádico:

"As misérias perpétuas com as quais inundei o universo não a convenceram de que eu amo apenas a desordem e de que para me agradar é preciso imitar-me? (...) Em que aspecto de minha conduta você percebeu benevolência? Terá sido quando lhes mandei pestes, pragas, guerras civis, terremotos, tempestades?"

O Deus de Sade acaba sendo um deus mais crível, porém menos louvável, que o modelo convencional de Deus.
Editado pela última vez por Res Cogitans em 03 Set 2006, 00:54, em um total de 1 vez.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Tchobi
Contato:

Re.: O Deus de Sade

Mensagem por Tchobi »

Este é Satanás!
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

Res Cogitans

Re: Re.: O Deus de Sade

Tchobi escreveu:Este é Satanás!

Não, é Deus mesmo.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Bem assim: quando a gente segue o programa do universo de destruição e caos cataclísmico sem culpa, vamos para o paraíso... quando resistimos por medo da culpa, eis o inferno. :emoticon14:
Imagem

Res Cogitans

reload

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Interessante colocação.

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

se tratando do deus biblico do antigo testamento, o deus de sade era totalmente compativel
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O Deus de Sade

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:Os livros "Justine" e "Juliette" retratam a história de duas irmãs. Justine é uma mulher virtuosa, mas que cada vez que faz uma boa ação é recompensada com sofrimento, estupro, tortura. Já Julliette é o próprio sadismo. E toda vez que ela se delicia com alguma perversão, é recompensada com prazer.

Na obra de Sade, Deus é o mal. E criou uma lei universal justamente oposta a que convencionamos.
O bem é punido com mal e o mal é recompensado com o bem.

O imitatio Dei é ser cruel, não benevolente.

Em um trecho de sua obra podemos encontrar o que seria o pensamento do Deus sádico:

"As misérias perpétuas com as quais inundei o universo não a convenceram de que eu amo apenas a desordem e de que para me agradar é preciso imitar-me? (...) Em que aspecto de minha conduta você percebeu benevolência? Terá sido quando lhes mandei pestes, pragas, guerras civis, terremotos, tempestades?"

O Deus de Sade acaba sendo um deus mais crível, porém menos louvável, que o modelo convencional de Deus.

"Imperious, choleric, irascible, extreme in everything, with a dissolute imagination the like of which has never been seen, atheistic to the point of fanaticism, there you have me in a nutshell.... Kill me again or take me as I am, for I shall not change."

Trancado