Maneira de reconhecer rostos reflete diferenças culturais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Maneira de reconhecer rostos reflete diferenças culturais

Mensagem por Apo »

20/08/2008 - 12h51
Maneira de reconhecer rostos reflete diferenças culturais, diz estudo

da Efe, em Washington

A maneira com que os humanos observam, reconhecem e classificam os rostos, reflete diferenças culturais, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista "Public Library of Science" ("PLoS").

Os pesquisadores do Departamento de Psicologia de Glasgow, no Reino Unido e da Universidade de Montreal, no Canadá, referem-se no artigo à "cultura" e "raça" como sinônimos.

Para seu trabalho, os pesquisadores recorreram a 14 pessoas descritas como "caucasianas ocidentais" e outras 14 descritas como "orientais do leste da Ásia", sem mais detalhes.

"O reconhecimento dos rostos é obtido, sem esforço, por pessoas de todas as culturas diferentes e, por isso, era considerado como um mecanismo universal entre os humanos", explicou a publicação na internet. "No entanto, o uso de uma nova tecnologia de imagem cerebral permitiu a descoberta de que as diferenças culturais fazem com que olhemos os rostos de forma distinta."

Os resultados do estudo "demonstram que o processamento de rostos não pode ser considerado como algo que surge de uma série universal de eventos perceptivos", segundo a equipe pesquisadora.

"A estratégia empregada para extrair informação visual dos rostos difere com as culturas", disseram.

Foco

Roberto Caldara, da Universidade de Glasgow e um dos pesquisadores, explicou: "Em uma série de estudos do movimento dos olhos mostramos que a experiência social tem um impacto sobre a forma como as pessoas olham os rostos".

"Descobrimos que os ocidentais tendem a olhar traços específicos no rosto de um indivíduo, tais como os olhos ou a boca, enquanto que os observadores do leste da Ásia tendem a se focar no nariz ou no centro da face, o que dá uma visão mais geral de todos os traços."

Uma causa possível disto é que "o excessivo contato visual direto pode ser considerado rude nas culturas do leste asiático", afirmou.

O estudo "aponta novos elementos para entender por que a comunicação não verbal entre pessoas de culturas diferentes é, às vezes, problemática", segundo a "PloS".

"As sociedades ocidentais são, em geral, mais individualistas, enquanto que as sociedades orientais são coletivistas; os ocidentais aparentemente pensam e percebem de maneira mais focalizada e os orientais globalmente."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 5734.shtml

____________________________________________________________

Parece-me que, mesmo dentro da mesma cultura, há formas individuais de percebermos traços físicos uns dos outros. Talvez por isto alguns dêem mais valor para olhos e não se entusiasmem muito por cabelos, por exemplo. Outros focam na linha "T" e sua simetria ou não, em vez de perceber se a boca não é perfeita.
Isto apenas levando em conta o aspecto estético. Podemos ampliar estas diferenças de percepção e sua interpretação para a comunicação facial e a empatia que temos ao olhar ou travar conversação com alguém.

E também há as teorias acerca da comunicação simbólica do gestual inconsciente ou não do corpo todo.
Em algumas culturas mãos "falam mais" porque são mais percebidas do que um balançar de ombros ou um trocar de pernas durante uma negociação, por exemplo.
Imagem

Trancado