Uma massa correspondente a mil galáxias

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por emmmcri »

PARIS (AFP) - O observatório astronômico europeu XMM-Newton encontrou o maior grupo de galáxias jamais visto no universo, uma descoberta que pode confirmar a existência da energia negra, anunciou nesta segunda-feira em um comunicado a Agência espacial européia (ESA).


Este "monstro", batizado 2XMM J083026+524133, deve conter "uma massa correspondente a mil galáxias" e foi observado quando o XMM-Newton, que tem como missão estabelecer um catálogo de fontes cósmicas emissoras de raios X (planetas, cometas, quasares...) estava focalizado em outro objeto.


O J083026+524133 foi visto porque forma uma mancha muito brilhante. Observado em seguida com um potente telescópio de Arizona, se revelou um grupo de galáxias com mil vezes a massa de nossa galáxia, a Via Láctea.


"A presença deste grupo confirma bem a existência de um elemento misterioso do Universo, a energia negra", suposto responsável pela aceleração da expansão do Universo, destacou em um comunicado Georg Lamer, do Instituto de astrofísica de Potsdam (Alemanha).


"Grupos de galáxias tão grandes como este são objetos raros no Universo", indicou. "E a existência destas galáxias só pode ser explicada pela energia negra", continuou.


Segundo os astrofísicos, a maior parte do grupo situado a 7,7 bilhões de anos-luz seria formada de um gás a temperatura de 100 milhões de graus.


A equipe de astrofísicos que encontrou este grupo de galáxias estudava o catálogo de 190.000 fontes de raios X do XMM-Newton (X-Ray Multimirror Mission/Espelhos múltiplos para o estudo dos raios X), que realizou 3.500 observações em 1% do céu.

Imagem

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0808 ... a_gal__xia
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Apo »

:emoticon27: :emoticon27: :emoticon27:

MIL GALÁXIAS?!?!?!?
Disseram que Deus era gigantesco, mas agora temos esta descoberta fantástica, que evidencia o quão grande ele é e esteve este tempo todo lá a prescrutar o Universo!


Agora eu creio!

Este "monstro", batizado 2XMM J083026+524133,


HERESIA!
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Fernando Silva »

A espécie humana acaba de ficar ainda mais insignificante em relação ao universo.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Johnny »

Imaginem quando descobrirem um agloerado de galáxias ummilhão de vezes maior que a nossa...

Aí eu pergunto:
1- Qual a probabilidade de que não haja em nenhuma destas vida tão ou mais inteligente que a nossa?

2- Com tanta mega galaxia para contruir, por que Deus ficaria vindo aqui para fazer crescer dentes de "oiro" na boca do Porissocri?

2- Por que eu eu escrevo tanta merda?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Luiz Carlos Querido escreveu:1- Qual a probabilidade de que não haja em nenhuma destas vida tão ou mais inteligente que a nossa?


Eu acho que encontrar vida muito mais inteligente que a nossa nao e uma questao de mera probabilidade, mas uma dificuldade logica.

Ainda que isso seja uma mera especulacao minha, creio que qualquer especie que chegue a niveis de inteligencia proximos aos humanos, desenvolvendo cultura e civilizacao, passando a guiar-se por consideracoes racionais e eticas, deixa de estar sob influencia direta de pressoes evolutivas que induzam uma inteligencia ainda maior.

E um fato nitido que no mundo civilizado, nao sao os humanos mais brilhantes os que sobrevivem e se reproduzem com maior sucesso (ou pelo menos os mais dotados de capacidades intelectuais "academicas", ja que "brilho" e "inteligencia" sao meramente subjetivos). Nao ha porque esperar que daqui a milhares ou milhoes de anos, caso ainda haja uma civilizacao humana ou pos-humana, ela seja composta de individuos biologicamente mais inteligentes que nos, a menos que a evolucao nesse sentido seja forcada por praticas eugenistas, mas isso violaria claramente o pressuposto etico como derivado da razao.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:Imaginem quando descobrirem um agloerado de galáxias ummilhão de vezes maior que a nossa...

Aí eu pergunto:
1- Qual a probabilidade de que não haja em nenhuma destas vida tão ou mais inteligente que a nossa?

2- Com tanta mega galaxia para contruir, por que Deus ficaria vindo aqui para fazer crescer dentes de "oiro" na boca do Porissocri?

2- Por que eu eu escrevo tanta merda?


Por que você tem potencial, mas é um mal resolvido.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Johnny »

:emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Tulio
Administrador
Mensagens: 4928
Registrado em: 31 Out 2005, 04:35
Gênero: Masculino

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Tulio »

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Imaginem quando descobrirem um agloerado de galáxias ummilhão de vezes maior que a nossa...

Aí eu pergunto:
1- Qual a probabilidade de que não haja em nenhuma destas vida tão ou mais inteligente que a nossa?

2- Com tanta mega galaxia para contruir, por que Deus ficaria vindo aqui para fazer crescer dentes de "oiro" na boca do Porissocri?

2- Por que eu eu escrevo tanta merda?


Por que você tem potencial, mas é um mal resolvido.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:



Sempre pensei que o Johnny era ateu.
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Johnny »

O Johnny era um ateu mal resolvido... :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Imaginem quando descobrirem um agloerado de galáxias ummilhão de vezes maior que a nossa...

Aí eu pergunto:
1- Qual a probabilidade de que não haja em nenhuma destas vida tão ou mais inteligente que a nossa?

2- Com tanta mega galaxia para contruir, por que Deus ficaria vindo aqui para fazer crescer dentes de "oiro" na boca do Porissocri?

2- Por que eu eu escrevo tanta merda?


Por que você tem potencial, mas é um mal resolvido.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


:emoticon12:
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Judas »

Luiz Carlos Querido escreveu:O Johnny era um ateu mal resolvido... :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


A irmandade atéia fará o possível para recuperar sua alma, eu me disponho a ajudar :emoticon1:
Viou lançar a campanha:

VOLTA JOHNNY
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Uma massa correspondente a mil galáxias

Mensagem por Johnny »

Judas escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:O Johnny era um ateu mal resolvido... :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


A irmandade atéia fará o possível para recuperar sua alma, eu me disponho a ajudar :emoticon1:
Viou lançar a campanha:

VOLTA JOHNNY


Johnny só voltará reencarnado Judas, já que fui bem claro quando disse que ele mó-reu. A não ser que você queira arriscar uma psicografia dele aí em béurizontchi :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado