Novos Fósseis...Novos Fósseis...Novos Fósseis...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Novos Fósseis...Novos Fósseis...Novos Fósseis...

Mensagem por Johnny »

1- Descoberto fóssil «raro» de crânio de mamute

Uma equipa de paleontólogos desenterrou, no sul de França, um fóssil «extremamente raro» e bem preservado do crânio de um mamute, que poderá ajudar os especialistas a melhor entenderem as etapas da evolução destes animais extintos há milhares de anos.
http://ciberia.aeiou.pt/?st=10014



2- Fóssil de anfíbio da era paleozóica é encontrado em São Gabriel (RS)

Equipe de professores e alunos de paleontologia acharam crânio com 27O milhões de anos
Homero Pivotto Jr. | homero.pivotto@diariosm.com.br

Um fóssil com cerca de 270 milhões de anos foi encontrado em São Gabriel, no Rio Grande do Sul (RS), no último sábado. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participavam de uma atividade em campo quando se depararam com o crânio de um anfíbio da era paleozóica.

Ainda não se sabe ao certo se os ossos encontrados são de uma nova espécie ou de alguma já existente. Somente após estudar o material será possível descobrir mais informações sobre o animal. Mas, uma coisa é certa: é o crânio mais completo de anfíbio já descoberto no RS até hoje.

http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp ... 155642.htm

3- Floresta fóssil de 55 milhões de anos é descoberta no Ártico

Da EFE

Berlim, 28 ago (EFE) - Cientistas alemães descobriram no Ártico canadense os restos de uma floresta fóssil datada de aproximadamente 55 milhões de anos, informou hoje o Instituto de Geociências e Recursos Naturais de Hannover.

Algumas das árvores fossilizadas ainda estão de pé como quando tinham vida e formavam uma densa floresta, explicaram os cientistas alemães da central de seu instituto.

Os paleontólogos e geólogos alemães ressaltaram que alguns fragmentos de fósseis dos troncos que estavam em pé atingem 1,5 metro de altura, enquanto os que estavam caídos na terra chegam a medir até dez metros.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia ... RTICO.html


4- Cientista compra fóssil pelo eBay e descobre espécie

Publicada em 20/08/2008 às 12h29m
BBC

Um cientista que comprou o fóssil de um inseto pelo site de leilões eBay descobriu que ele continha uma espécie ainda não identificada.

O fóssil em âmbar mostra uma espécie de pulgão, também conhecido como afídeo - um inseto minúsculo que se alimenta de plantas.

Richard Harrington, vice-presidente da Sociedade Real Britânica de Entomologia, comprou o objeto de um lituano por 20 libras (R$ 60).

O cientista enviou o fóssil a um especialista em afídeos na Dinamarca que comprovou que o inseto pertencia a uma espécie desconhecida e atualmente extinta.

A nova espécie, que carrega o sobrenome do cientista, foi denominada Mindarus harringtoni.

Surpresa

"Eu estava interessado em saber a origem do fóssil porque já trabalhei com uma equipe dedicada ao estudo dos afídeos", disse Harrington à BBC News.

"Eu e minha equipe examinamos o fóssil e pensamos que seria possível analisar seu gênero, mas não a espécie".

Ao receber o parecer do professor dinamarquês Ole Heie, veio a surpresa de descobrir o novo pulgão.

O inseto mede cerca de 3,5 mm e está enclausurado em uma resina fóssil semitransparente do tamanho de um comprimido, que data de 40 a 50 milhões de anos.

"Eu acho que poderíamos tê-la chamado de Mindarus ebayi", brinca o cientista, adicionando o nome do site de leilões no nome da espécie.

"Foi uma maneira muito atípica de descobrir uma nova espécie", disse ele.

Ainda segundo Harrington, o inseto se alimentava de uma árvore chamada Pinetes succinifer, também extinta.
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/200 ... 845221.asp

6- Descoberto fóssil de dinossauro de 120 milhões de anos

Paleontólogos encontraram o fóssil de um dinossauro saurópode, com cerca de 120 milhões de anos, em um centro arqueológico da localidade de Morella, em Castellón, na Espanha, informou a agência EFE. Os especalistas estão otimistas porque grande parte da estrutura óssea do animal poderá ser conservada devido a posição anatômica que ele se encontra, transformando-se em um dos achados mais importantes na Europa.
O fóssil é de um exemplar que devia ter mais de 20 m de altura e pesar até 25 t. Além disso, o pescoço tinha 2,4 m de comprimento e vértebras com 1,4 m cada uma. A espécie habitou o planeta durante o período Cretáceo, na era Mesozóica, quando os dinossauros estavam na metade de sua existência.

Ángel Gallobart, um dos responsáveis pela descoberta, informou que grande parte do esqueleto já foi recuperado. "A posição dos ossos está igual a do corpo do animal. Normalmente, os encontramos separados ou fraturados, dificultando a investigação" afirmou.

Gallobart explicou que "somente a costela do animal, com cerca de 2,5 m, seria mais alta do que qualquer ser humano". Para o paleontólogo, mesmo com o tamanho gigantesco e uma cauda comprida, a espécie era herbívora.

Em 2005, foram encontrados os primeiros restos de saurópodes no centro arqueológico de Morella. No último dia 11 de agosto, uma segunda fase de escavações teve início, permitindo que os paleontólogos encontrassem o novo fóssil.

http://www.iparaiba.com.br/plantao.php? ... ategoria=8

7- Descoberto fóssil de tigre dentes-de-sabre na Venezuela

Achado sugere que os tigres migraram da América do Norte pouco depois que os continentes se juntaram
Os fósseis têm 1,8 milhão de anos e incluem crânios e maxilares de seis tigres dentes-de-cimitarra
CARACAS - Um antigo poço de piche, exposto quanto funcionários de uma petrolífera venezuelana instalava um oleoduto, revelou uma grande variedade de fósseis, incluindo um tipo de tigre dentes-de-sabre que paleontólogos dizem nunca antes ter sido encontrado na América do Sul. Cientistas dizem que o achado ainda deve render muitas novas descobertas.

Os fósseis têm 1,8 milhão de anos e incluem crânios e maxilares de seis tigres dentes-de-cimitarra - uma variedade do tigre dentes-de-sabre com caninos menores e mas finos que das outras espécies.

Os pesquisadores, liderados pelo paleontólogo venezuelano Ascanio Rincón, anunciaram a descoberta esse mês, dizendo que, além de provar que o tigre viveu ali no passado, o achado também oferece uma rara janela para o meio ambiente pouco após a junção da América do Sul e do Norte.

"O depósito pode ser um dos mais importantes da América do Sul nos últimos 60 anos", disse Rincón.

Outros especialistas concordam. "O achado é uma das descobertas científicas mais interessantes da última década", disse Larry D. Martin, da Universidade do Kansas.

O poço é tão largo quanto dois campos de futebol e fica próximo à superfície, no Estado de Monagas.

O achado de Rincón, que foi anunciado pela primeira vez em maio, sugere que os tigres dentes-de-sabre migraram da América do Norte para a América do Sul pouco depois que os continentes se juntaram.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid229085,0.htm
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado