Lula dá sinal verde à privatizações de aeroportos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Lula dá sinal verde à privatizações de aeroportos

Mensagem por Johnny »

SÃO PAULO, 5 de setembro de 2008 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou as discussões para a concessão à iniciativa privada de pelo menos dois aeroportos no país -o do Galeão, no Rio, e o de Viracopos, em Campinas. Estudos em curso determinarão a viabilidade da idéia, afirmou ontem o ministro Nelson Jobim (Defesa).
"O presidente pediu para examinar a conveniência da concessão do Galeão e Viracopos", disse o ministro, acrescentando: "Mas uma coisa parece certa: a concessão é da União ao setor privado, como concessão. Não haveria, digamos, o repasse ao governo do Estado, para o governo do Estado fazer as concessões".
Lula telefonou ontem ao governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), para informá-lo da decisão, tomada em reunião no Planalto na segunda. Estavam no encontro, além de Lula e Jobim, Dilma Rousseff (Casa Civil) e representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Infraero -estatal que administra os aeroportos.
Cabral, que está em Londres, foi mais enfático que Jobim.
Disse que a decisão de privatizar os aeroportos já está sacramentada por Lula. E que, nas próximas semanas, o modelo da concessão será finalizado.
"Para nós, do Rio, é uma notícia extraordinária, já que estamos em campanha para sediar a Olimpíada de 2016", disse Cabral, via assessoria.
Nos bastidores, assessores do presidente dizem que ele está de acordo com a idéia de conceder os dois aeroportos à iniciativa privada. Mas, cautelosos, lembram que os estudos poderão, eventualmente, indicar que a possibilidade não é viável.
Ontem, Jobim disse que há dois estudos em curso: um sobre o modelo e outro sobre os funcionários da Infraero. "Porque tem que dar uma solução para esses funcionários serem absolvidos pela Infraero, na estrutura global, você não pode simplesmente abandonar esses funcionários", disse. Jobim também afirmou que a idéia das concessões é dar mais eficiência e gerar concorrência nos outros aeroportos.
Questionado se o formato da concessão pode ser definido a exemplo do utilizado em rodovias, ele se limitou a dizer que essa é "uma possibilidade".
"Não é uma coisa que dá para decidir de uma hora para outra.
A questão era saber se Lula autorizava ou não que o assunto fosse discutido. Ele autorizou.
Vamos submeter as propostas a ele, e ele vai decidir."
O caos aéreo evidenciado após o acidente com um Boeing da Gol, em setembro de 2006, deflagrou uma série de discussões envolvendo mudanças na estrutura do setor no país. Em fevereiro deste ano, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse ter recebido orientação "expressa e inequívoca" do governo para promover forte reestruturação da Infraero, com o objetivo de preparar a abertura de capital da empresa, mas sem chegar a privatizá-la. (Folha de S. Paulo)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: Lula dá sinal verde à privatizações de aeroportos

Mensagem por Apo »

É, talvez para não morrer mais gente e não termos mais aviões pendurados em cima de avenidas....

Galeão, Viracopos e Congonhas estão totalmente fora de meus roteiros de viagem.

Se bem que Congonhas, pelos meus critérios de vergonha, deveria se transformar num shopping, zoológico, estádio de futebol, campo de golfe...menos aeroporto.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Se bem que Congonhas, pelos meus critérios de vergonha, deveria se transformar num shopping:

COncordo.

Apo escreveu:zoológico

Sou contra prender animais

Apo escreveu:estádio de futebol

Sou contra incentivar animais

Apo escreveu:campo de golfe

Sou contra engordar animais (Ronaldinho o Gay Nômeno)

Apo escreveu:menos aeroporto.

E se fosse um dirigivelporto? :emoticon45:

Com voos panorâmicos pelos quatro cantos de SP? :emoticon10:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:Se bem que Congonhas, pelos meus critérios de vergonha, deveria se transformar num shopping:

COncordo.

Eu também. Paulistano precisa gastar, gastar, gastar. Na falta de outra coisa para fazer...

Apo escreveu:zoológico

Sou contra prender animais

É, eu também. Ali seria uma prisão mesmo. Os bichos morreriam por falta de oxigênio.

Apo escreveu:estádio de futebol

Sou contra incentivar animais

A gente enjaula estes. E vira um zoológico. O que seria bom.

Apo escreveu:campo de golfe

Sou contra engordar animais (Ronaldinho o Gay Nômeno)

Eu seria a empresária do campo de golfe. Brasileiro mau elemento e bagaço não entra. Fumante também não. Já tem poluição demais ali.

Apo escreveu:menos aeroporto.

E se fosse um dirigivelporto? :emoticon45:

Com voos panorâmicos pelos quatro cantos de SP? :emoticon10:

Péssima idéia.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:...Fumante também não. Já tem poluição demais ali.

Vou me lembrar disso... :emoticon40:

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:...Fumante também não. Já tem poluição demais ali.

Vou me lembrar disso... :emoticon40:

Não sabia que jogavas golfe.... :emoticon26:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

O Galeão, no Rio, está caindo (literalmente) aos pedaços. O forro está desabando, os banheiros estão sujos e quebrados, os corredores estão cheios de tipos suspeitos se fingindo de carregadores de malas, mas, na verdade, se oferecendo para trocar dólares dos gringos incautos. E há moleques pedindo esmolas.

E, a exemplo de Congonhas, há olheiros que informam aos bandidos quando sai um táxi com passageiros interessantes. Pouco adiante, o táxi leva uma fechada de um carro e os bandidos assaltam todo mundo. Recentemente, uma taxista levando 2 americanos fugiu pela contra-mão.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:O Galeão, no Rio, está caindo (literalmente) aos pedaços. O forro está desabando, os banheiros estão sujos e quebrados, os corredores estão cheios de tipos suspeitos se fingindo de carregadores de malas, mas, na verdade, se oferecendo para trocar dólares dos gringos incautos. E há moleques pedindo esmolas.

E, a exemplo de Congonhas, há olheiros que informam aos bandidos quando sai um táxi com passageiros interessantes. Pouco adiante, o táxi leva uma fechada de um carro e os bandidos assaltam todo mundo. Recentemente, uma taxista levando 2 americanos fugiu pela contra-mão.

É o sudeste superdesenvolvido.

Na boa...nem de presente.
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Credo.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Apo escreveu:É, talvez para não morrer mais gente e não termos mais aviões pendurados em cima de avenidas....

Se bem que Congonhas, pelos meus critérios de vergonha, deveria se transformar num shopping, zoológico, estádio de futebol, campo de golfe...menos aeroporto.

Que engraçado, e para o Santos Dumont, Guararapes, Ilhéus, Pampulha, Salgado Filho, etc, etc, você viaja não? Sabia que a aproximação para o Santos Dumont, por exemplo, é considerada uma das mais perigosas do mundo? Enquanto Congonhas é uma das mais estáveis do Brasil?

Você acha que se o nível de segurança para esses aeroportos não fosse considerado satisfatório, eles seriam ainda utilizados?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

O brasileiro é uma piada, acha que sabe mais do que os próprios pilotos, como se estes arriscassem suas vidas em aeródromos que considerem como inseguros para a operação. Vocês realmente acham que têm mais conhecimento do que um comandante de A320 que pousa diariamente em Congonhas?

A mídia realmente teve sucesso em espalhar a desinformação e o terror na fatalidade do 3054...
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Nuit

Mensagem por Nuit »

Eu lembro muito bem quando na última eleição o Lula, tentando ser reeleger, atacou fortemente o PSDB (através de propagandas na TV) dizendo que tinha feito várias privatizações e que era para o povo não votar no Geraldo Alckimin porque ele ia continuar privatizando. Ué, e agora o Lula aceita privatizar aeroportos?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Qual o problema? Então não se pode aprender com o erro e melhorar? Cada uma...

Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Não entendi...e qual seria a vantagem de privatizar? :emoticon5:

Não dava para a Infraero melhorar o serviço dela não???

Não vejo problemas com o Aeroporto de Congonhas, meus "meninos" (ops, pesquisadores) sempre fazem escala por lá e nunca chegaram nas reuniões reclamando...Se bem que do Viaracopos e de Confins eles reclamam bastante...
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Apo

Mensagem por Apo »

RicardoVitor escreveu:
Apo escreveu:É, talvez para não morrer mais gente e não termos mais aviões pendurados em cima de avenidas....

Que engraçado, e para o Santos Dumont, Guararapes, Ilhéus, Pampulha, Salgado Filho, etc, etc, você viaja não? Sabia que a aproximação para o Santos Dumont, por exemplo, é considerada uma das mais perigosas do mundo? Enquanto Congonhas é uma das mais estáveis do Brasil?

O Salgado Filho é inseguro? Bom, eu moro aqui e é minha única saída ( e chegada).
Quanto aos demais, não, eu não viajo. O Congonhas é estável como, em que sentido? Onde está definido que o Congonhas é seguro e estável ( se eles mesmos estavam a reformar a pista correndo )? Não tem como errar ali. Não tem para onde escapar e isto é imprescindível em qualquer aeroporto, a menos que se esteja num porta-aviões ( mas aí se usam outros métodos para segurar o bicho - mesmo assim já morreu gente).

Você acha que se o nível de segurança para esses aeroportos não fosse considerado satisfatório, eles seriam ainda utilizados?

É muita ingenuidade achar que não seriam.

Este assunto de segurança e dos acidentes em aeroportos já foi tão batido, já disseram tanta bobagem aqui no RV quando do acidente da TAM ( botando a culpa no piloto e até achando que quem tem dinheiro para viajar tem mais é que se ferrar), que eu me nego a repisar em fatos.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Não entendi...e qual seria a vantagem de privatizar? :emoticon5:

Não dava para a Infraero melhorar o serviço dela não???

Não vejo problemas com o Aeroporto de Congonhas, meus "meninos" (ops, pesquisadores) sempre fazem escala por lá e nunca chegaram nas reuniões reclamando...Se bem que do Viaracopos e de Confins eles reclamam bastante...

Eles nunca ficaram pendurados e nem morreram queimados.
Sem contar que a estrutura (pelo menos antes da reforma) era ridícula para o tráfego aéreo que tem ali. Mais os perigos com aquela densidade toda ali no entorno.

A Infraero e aquela corja da ANAC já deram mais do que provas da falta de capacidade e caráter para tal.
As pessoas se ferram todos os dias e não têm para quem reclamar.
Precisa morrer mais gente?
Imagem

Trancado