Gilmar Mendes Henrique Cardoso quer controlar juízes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Gilmar Mendes Henrique Cardoso quer controlar juízes

Mensagem por Johnny »

Presidente do STF quer rever vara de lavagem de dinheiro

Sex, 05 Set, 07h03

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gilmar Mendes, quer que o CNJ faça uma reavaliação das varas especializadas em lavagem de dinheiro. Mendes considera que o CNJ tem de atuar quando é necessário para corrigir problemas do sistema judiciário ou para preencher lacunas na legislação. E, segundo ele, as varas especializadas em lavagem de dinheiro têm problemas.
PUBLICIDADE

Criadas a partir de 2003, essas varas são responsáveis por julgar as ações, como o próprio nome diz, em que há suspeitas de crimes de lavagem de dinheiro. Normalmente nesses inquéritos e processos é decretada a quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos suspeitos e das operações. O grande problema, na avaliação do presidente do STF, é que um pequeno grupo de profissionais do Direito atua nessas varas, que são apenas 23 em todo o País, de forma combinada. Com isso, de acordo com Gilmar Mendes, não há a devida independência na atuação da polícia, do Ministério Público e do juiz. O presidente do STF costuma dizer que os policiais, procuradores e juízes não podem fazer o trabalho a seis mãos, de forma conjunta.

O presidente do STF considera que cada um tem de fazer o seu trabalho - polícia investigando, Ministério Público fazendo uma avaliação crítica e denunciando ou não os suspeitos, e juiz julgando de forma independente. Gilmar Mendes fez as críticas durante encontro ontem com deputados federais. Segundo os deputados, ele disse que há uma espécie de consórcio formado por juízes e delegados que poderia agir como uma "milícia". O presidente do STF teria dito que há casos em que o juiz faz a instrução do inquérito, colhe provas e depois julga.

Nota dos juízes

Em reação às críticas feitas por Gilmar Mendes, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou hoje uma nota na qual afirmou que "são inverídicas, ofensivas e desrespeitosas as afirmações de que possa existir proximidade excessiva entre juízes, delegados e membros do Ministério Público, que atuariam como milícias nas varas federais especializadas no julgamento de processos de crimes de lavagem de dinheiro."

A Ajufe defendeu as varas especializadas em processos sobre lavagem de dinheiro. "As varas especializadas em lavagem de dinheiro completam neste ano cinco anos de sua instalação. São uma experiência de sucesso, ainda que desprovidas da ideal estrutura de material e de pessoal necessárias para o julgamento de processos envolvendo crimes extremamente complexos. Essa iniciativa vitoriosa merece apoio de toda a sociedade e da cúpula do Poder Judiciário", alegou a Ajufe na nota
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Tulio
Administrador
Mensagens: 4928
Registrado em: 31 Out 2005, 04:35
Gênero: Masculino

Re: Gilmar Mendes Henrique Cardoso quer controlar juízes

Mensagem por Tulio »

É lógico que isso não passa de tática diversionista a fim de tirar a atenção do país de um dos escândalos mais graves já perpetrados pela república dos petralhas: a escuta clandestina do presidente do STF, que nada mais é que o supramencionado Gilmar Mendes.

Esse escândalo é tão grave que faz parecer de pouca importância qualquer um dos 1001 escândalos engendrados no governo mais corrupto da nossa história, incluindo-se aí o mensalão, o dossiê fajuto contra o Serra, a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo e o dossiê forjado nos porões da casa civil.

E se levarmos em conta que por muito menos o ex-presidente Nixon foi obrigado a renunciar depois que ficou provado a sua participação no escândalo Watergate, no qual agentes do seu governo foram flagrados tentado estabelecer um ponto de escuta clandestina na sede do partido Democrata no complexo Watergate, vemos que a petralhada tem muito que temer e vão tentar de tudo para desarmar qualquer iniciativa de se expulsar finalmente o molusco do planalto.
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Trancado