Limitação dos grampos é uma piada, diz delegado da PF

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Limitação dos grampos é uma piada, diz delegado da PF

Mensagem por SickBoy »

Limitação dos grampos é uma piada, diz delegado da PF


O secretário Antidrogas de Curitiba e delegado licenciado da Polícia Federal, Fernando Francischini, critica duramente a decisão do STJ que anulou as provas colhidas em interceptações telefônicas no caso envolvendo os donos do grupo Sundown. Para Francischini, a decisão do STJ está muito distante da realidade enfrentada pelas autoridades que combatem o crime no Brasil.

“É uma piada imaginar que 30 dias é o bastante para deflagrar uma grande operação. A média é de seis meses de escutas telefônicas para uma investigação básica de uma quadrilha de tráfico de drogas”, afirma Francischini, com autoridade de quem participou ativamente da prisão de um dos maiores traficantes do mundo, o colombiano Juan Carlos Ramires Abadía. “(A decisão do STJ) confundiu grampos legais, com autorização da Justiça, com os ilegais.”

Para o delegado licenciado, essa decisão abre um precedente que pode colocar na rua perigosos traficantes de droga, já que muitos advogados devem ingressar com habeas corpus no STJ questionando as investigações – assim como fez o advogado de Izidoro e Rolando Rosenblum.

Mas, apesar da decisão do STJ em limitar em 30 dias os grampos telefônicos, Francischini acredita que os juízes de primeira instância não devem seguir essa orientação. “É inviável que os juízes criminais sigam essa tendência. A decisão do STJ macula diversas investigações sobre tráfico de drogas em todo o país. Se ela for mantida o prejuízo investigatório será gigantesco.”


Até Beira-Mar pode ser beneficiado

Os donos do grupo Sundown não serão os únicos beneficiados com a decisão do STJ que não considerou válidas as provas colhidas por meio de interceptações telefônicas realizadas ao longo de dois anos. Até o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar poderá ter a pena reduzida se recorrer ao STF. O traficante recentemente foi condenado a 30 anos de prisão por tráfico internacional de drogas depois da operação Fênix da Polícia Federal, em novembro de 2007. A investigação comprovou que Beira-Mar, mesmo preso, comandava a organização criminosa de dentro do Presídio Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

“Essa investigação se baseou 90% em interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça. Como iríamos descobrir, sem as escutas, que o Beira-Mar continuava na ativa mesmo preso?”, questiona o delegado licenciado da PF Fernando Francischini.


Fênix

A Operação Fênix não foi a única em que a PF utilizou basicamente grampos para se chegar aos criminosos. Francischini relembra pelo menos duas grandes operações nacionais da PF desencadeadas a partir de interceptações telefônicas. “A Farol da Colina, principal desdobramento do caso Banestado, e a operação Dilúvio, com mais de 120 prisões no Brasil, dificilmente seriam deflagradas sem interceptar ligações dos bandidos.” Ele também diz que operações da Polícia Civil do Paraná também foram embasadas unicamente em escutas. Foi o caso da “Grande Empreitada”, que prendeu empresários paranaenses envolvidos em fraude em licitações, e das operações “Medusa 1, 2 e 3”, que desmontou um esquema de cartel na formação do preço de combustível.

Uma fonte da PF, que pediu para não se identificar, ilustra outro caso recente. A PF monitorou, por meio de escutas, uma quadrilha que pretendia roubar agências bancárias em Curitiba. Os roubos foram evitados e a quadrilha, presa.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Limitação dos grampos é uma piada, diz delegado da PF

Mensagem por Johnny »

Basta a intenção de se querer mostrar até onde vai a corrupção no Brasil que vira motivo de chacota. Imagine só se algum juiz do supremo poderia ser pego em flagrante! Está louco? Isso é coisa de nazista!!!

Todo mundo está cansado de saber que só os ligados ao PT são corruptos. Que absurdo!!!


Ah que pena que eu não posso colocar aqui os pedidos de cancelamento de investigação de ....tanta coisa...que pena...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Limitação dos grampos é uma piada, diz delegado da PF

Mensagem por Apáte »

De Assis?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Limitação dos grampos é uma piada, diz delegado da PF

Mensagem por Johnny »

Apáte escreveu:De Assis?

:emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado