Página 1 de 1

Adeus Gasolina?

Enviado: 25 Set 2008, 14:19
por O ENCOSTO
Com o preço do barril de petróleo na casa dos 100 dólares e a pressão crescente para que se reduzam as emissões de gases de efeito estufa, a indústria automobilística tornou-se um alvo óbvio. Os carrões bebedores de gasolina não vão desaparecer das ruas por muitas décadas à frente, é claro, mas entre as montadoras já se sabe que é preciso acelerar o ritmo da inovação para que um novo tipo de carro - menos poluente e mais eficiente - esteja logo à disposição dos consumidores. As opções tecnológicas são muitas. Vão do etanol, conhecido dos brasileiros, às células de hidrogênio, o santo graal dos combustíveis renováveis. Mas essa solução, embora viável em teoria, ainda precisa provar sua viabilidade econômica. É por isso que todos apontam que a transição para um mundo sem fumaça vai passar obrigatoriamente pelos carros elétricos. “Esses carros são vistos hoje como solução intermediária, mas podem acabar se tornando uma alternativa permanente”, diz Paulo Cardamone, consultor da CSM Worldwide, especializada no setor automotivo. “Basta que se resolvam algumas questões, como a autonomia e o tempo de recarga das baterias.”

É a essa tarefa que dezenas de empresas iniciantes ao redor do mundo estão se dedicando. São essas start-ups que têm apontado a direção para onde as montadoras tradicionais vão caminhar. É verdade que a indústria automobilística está de olho nos carros elétricos. A GM está prestes a mostrar o Volt, seu modelo híbrido. Mas os carros que já existem e estão à venda — ou prestes a chegar ao mercado — vêm de inovadores pouco conhecidos do grande público. Nas próximas páginas, você vai conhecer uma seleção de carros elétricos que vão do supercarro esportivo ao pequeno modelo urbano. Eles podem não corresponder ao ideal do carro do futuro — mas a eletricidade é o futuro dos carros.


Imagem

Lightning GT

Ainda em desenvolvimento, o Lightning GT já pode ser encomendado. Para fazer jus ao nome (raio, em inglês), o carro poderá ser carregado em 10 minutos para uma autonomia de 320 quilômetros.

Empresa - Lightning Car Company
Preço - 150.000 libras
Autonomia - 320 km
Velocidade máxima - 210 km/h
Lançamento - 2009
País - Inglaterra




Imagem

Fisker Karma

Apresentado em janeiro de 2008, o Fisker Karma é um esportivo de luxo capaz de percorrer 80 quilômetros só abastecido pela bateria. O modelo também tem um painel para captação solar opcional a ser instalado no teto. A produção planejada é de 15.000 unidades por ano.

Empresa - Fisker Automotive
Preço - 80.000 dólares
Autonomia - 80 km
Velocidade máxima - 200 km/h
Lançamento - 2009
País - Estados Unidos





Imagem

Miles XS500

A empresa já tem outros três modelos de carro elétrico de passeio, mas este, ainda em desenvolvimento, tem desempenho melhor para estradas.

Empresa - Miles
Preço - De 35.000 a 39.000 dólares
Autonomia - 193 km
Velocidade máxima - 128 km/h
Lançamento - 2009
País - Estados Unidos



Imagem

Phoenix SUV

Criada há sete anos, a Phoenix apresentou seu primeiro modelo de carro elétrico neste ano: uma pequena caminhonete. Essa SUV também está a caminho, para lançamento em 2010.

Empresa - Phoenix Motorcars
Preço - 45.000 dólares
Autonomia - 160 km
Velocidade máxima - 152 km/h
Lançamento - 2010
País - Estados Unidos

Re: Adeus Gasolina?

Enviado: 25 Set 2008, 14:54
por Judas
Muito legal! E a autonomia/tempo de carga está ótima, Mas como será o consumo? Por exemplo, em uma subida muito forte o carro consumiria mais e tal?

Re: Adeus Gasolina?

Enviado: 25 Set 2008, 15:07
por Apo
Amém.

Re: Adeus Gasolina?

Enviado: 26 Set 2008, 07:32
por O ENCOSTO
Onde trabalho, 3 pessoas estão usando motos eletricas. Custam 3000 reais em media e a autonomia é de 50Km.

Recarga leva 3h.

É japonesa. Vou verificar a marca.

Re: Adeus Gasolina?

Enviado: 26 Set 2008, 07:54
por Fernando Silva
Resta saber de onde virá a energia elétrica em quantidade suficiente.
Hidrogênio, etanol, luz solar funcionam, mas não com a mesma eficiência da gasolina.
Se formos gastar mais combustível para carregar a bateria que gastaríamos queimando o combustível no carro diretamente, não vale a pena.

De qualquer modo, acho que a pesquisa deveria continuar e carros elétricos deveriam ser usado sempre que for vantajoso.

Re: Adeus Gasolina?

Enviado: 26 Set 2008, 09:06
por O ENCOSTO
Motores eletricos são mais economicos.

Se não estou enganado, locomotivas a diesel são movidas a motores eletricos: O combustivel serve para alimentar um gerador de energia eletrica.

Re: Adeus Gasolina?

Enviado: 26 Set 2008, 13:25
por Fernando Silva
O ENCOSTO escreveu:Motores eletricos são mais economicos.

Se não estou enganado, locomotivas a diesel são movidas a motores eletricos: O combustivel serve para alimentar um gerador de energia eletrica.

Os motores elétricos são mais econômicos, mas perde-se alguma coisa na eficiência a cada conversão:
combustível --> energia elétrica --> armazenamento em bateria --> utilização pelo motor elétrico.

É mais eficiente usar o combustível diretamente.
A vantagem estaria, talvez, em haver outras fontes de energia elétrica (solar, hidroelétrica) e em se concentrar a poluição em um único lugar (a usina), em vez de milhões de carros poluindo por aí.

Quando à locomotiva, fica mais robusto ter um motor enorme no meio da locomotiva e transmitir a energia por fios aos motores nas rodas, em vez de uma transmissão mecânica como nos automóveis.