Novo dono do pedaço

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Novo dono do pedaço

Mensagem por spink »

Um diletante ou dependente químico que queira se abastecer de droga, faz o quê? Liga para seu fornecedor particular ou sobe o morro e bate à porta da boca-de-fumo. E uma quadrilha de traficantes que queira repor seu estoque, como faz? Se for o carioca Comando Vermelho, liga para seu atacadista particular: o paulista Primeiro Comando da Capital. O PCC é agora a grande boca-de-fumo que abastece o CV.
Já se suspeitava disso há dois ou três anos, quando o PCC, para aliviar uma dívida que o CV tinha para com ele, obrigou os traficantes do Rio a trabalhar com uma droga da qual estes sempre quiseram distância: o crack. Foi o primeiro sinal de que a relação entre os comandos estava mudando de mão.
Assim como os mercados financeiro, publicitário, editorial, da moda e outros, o mercado da droga também se mudou do Rio para São Paulo. Donde, no Rio, só nos resta torcer para que, agora que é controlado de fora, ele passe a se comportar como em São Paulo.
Em São Paulo, não há guerra entre quadrilhas ou destas com a polícia ou com as milícias -o que reduz consideravelmente o número de homicídios por 100 mil habitantes. As chacinas (21 este ano, até agora) são discretas e passam quase desapercebidas da população -é raro uma delas merecer chamada na primeira página; manchete, nunca. E, ao contrário de Fernandinho Beira-Mar, que é notícia até quando pega uma coriza, ninguém sabe o nome dos chefões do PCC. Isso, sim, é crime organizado; o Rio, em comparação, é uma balbúrdia.
Para os traficantes cariocas deve estar sendo um choque descobrir que, em lugares como Madureira, Vigário Geral, Nova Holanda, o Andaraí, a Mangueira e o Borel, a antiga sigla CV, da qual eles tanto se orgulhavam, reduziu-se a um nome de fantasia, absorvida que foi pelo verdadeiro dono da holding: o PCC.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opinia ... 200805.htm
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Novo dono do pedaço

Mensagem por Apo »

Posso supor o significado desta "nota"... :emoticon26:
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Novo dono do pedaço

Mensagem por Fernando Silva »

Talvez em S.Paulo as chacinas não virem notícia porque aconteçam na periferia, bem longe dos bairros de classe média para cima.
No Rio, há periferia também, mas não há distância entre as classes nos outros bairros. Todo bairro chique tem uma favela bem em frente. Todo tiroteio põe em risco as pessoas de classe média para cima.
Não dá para ignorar como se faz em S.Paulo.

Mortes de inocentes à parte, prefiro que as matanças entre bandidos continuem.

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re: Novo dono do pedaço

Mensagem por RicardoVitor »

Concordo com o texto, acredito que em SP os criminosos agem de uma forma mais organizada, se expondo menos, tendo relações mais eficientes com o poder público, do que no Rio de Janeiro. Enquanto no Rio temos as guerrilhas, em SP temos as máfias.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Trancado