100 anos de uma lenda
Enviado: 11 Out 2008, 13:26
OS 100 ANOS DO FORD T
MODELO PROJETADO POR HENRY FORD LANÇOU TECNOLOGIAS MODERNAS ATÉ HOJE
O dia 1º de outubro de 1908 ficou marcado como uma das datas mais importantes da história do automovel. Foi nesse dia que Henry Ford lançou o modelo T, um carro projetado e construido por ele mesmo para ser um veiculo de baixo custo. Cinco anos depois, ele inauguraria o sistema de linha de montagem, tornando-se o primeiro veiculo consumido em massa. Até 1927, quando sua produção foi encerrada, foram vendidos cerca de 15 milhoes de unidades do Ford T, recorde só batido em 1972, com o VW Fusca.
O modelo T foi, na verdade, uma base que recebeu ao longo de seus 19 anos de produção, diversos tipos de carroceria, incluindo conversiveis, cupês, sedãs, picapes e pequenos onibus. Toda a estrutura, incluindo chassi, assoalho, longarinas e laterais, era feita de madeira e coberta com chapas de aço, dando-lh resistência e durabilidade, suas marcas registrdas. As suspensoes tinham eixos rigidos e feixes de molas.
O motor foi o primeiro flexivel: o propulsor de quatro ciliondros, com 2.300 cmª, refrigerado a agua, rendia 17 cv e podia funcionar com gasolina ou alcool, permitindo aos fazendeiros utilizarem combustivel extraido do milho (metanol), para abastecer o carro. O cambio de duas marchas tinha comando no pedal. Dessa forma, o Ford T atingia a velocidade de 64 km/h, com consumo médio de 8 km/l.
A INDUSTRIA COMEÇOU AQUI
Inspirado nos sistemas de fabricação dos revolveres Colt e das maquinas de costura Singer, em 1913, Henry dá a partida à industria automobilistica, com a adoção da linha de montagem para o modelo T. Ford criou um sistema de esteira, por meio da qual o veiculo em produção passava pelos operario para que cada um executasse sua parte na montagem. A fabrica da Ford, situada em Detroit, nos EUA, não dispunha de área para secagem de tantos carros; a solução doi adotar apenas a pintura na cor preta, por secr mais rapidamente. Foi quando Henry Ford proferiu a célebre frase: "O carro é disponivel em qualquer cor, desde que seja preto.". Com o aumento da produtividade e o ritmo de um carro pronto a cada minuto, o custo da unidade caiu de US$850,00 em 1908, para US$290,00 em 1927. Ainda assim, o Ford modelo T gerou o lucro extraordinario de US$600 milhoes.
(FO)
fonte: Jornal Agora São Paulo, 11/10/2008, caderno Máquina
MODELO PROJETADO POR HENRY FORD LANÇOU TECNOLOGIAS MODERNAS ATÉ HOJE
O dia 1º de outubro de 1908 ficou marcado como uma das datas mais importantes da história do automovel. Foi nesse dia que Henry Ford lançou o modelo T, um carro projetado e construido por ele mesmo para ser um veiculo de baixo custo. Cinco anos depois, ele inauguraria o sistema de linha de montagem, tornando-se o primeiro veiculo consumido em massa. Até 1927, quando sua produção foi encerrada, foram vendidos cerca de 15 milhoes de unidades do Ford T, recorde só batido em 1972, com o VW Fusca.
O modelo T foi, na verdade, uma base que recebeu ao longo de seus 19 anos de produção, diversos tipos de carroceria, incluindo conversiveis, cupês, sedãs, picapes e pequenos onibus. Toda a estrutura, incluindo chassi, assoalho, longarinas e laterais, era feita de madeira e coberta com chapas de aço, dando-lh resistência e durabilidade, suas marcas registrdas. As suspensoes tinham eixos rigidos e feixes de molas.
O motor foi o primeiro flexivel: o propulsor de quatro ciliondros, com 2.300 cmª, refrigerado a agua, rendia 17 cv e podia funcionar com gasolina ou alcool, permitindo aos fazendeiros utilizarem combustivel extraido do milho (metanol), para abastecer o carro. O cambio de duas marchas tinha comando no pedal. Dessa forma, o Ford T atingia a velocidade de 64 km/h, com consumo médio de 8 km/l.
A INDUSTRIA COMEÇOU AQUI
Inspirado nos sistemas de fabricação dos revolveres Colt e das maquinas de costura Singer, em 1913, Henry dá a partida à industria automobilistica, com a adoção da linha de montagem para o modelo T. Ford criou um sistema de esteira, por meio da qual o veiculo em produção passava pelos operario para que cada um executasse sua parte na montagem. A fabrica da Ford, situada em Detroit, nos EUA, não dispunha de área para secagem de tantos carros; a solução doi adotar apenas a pintura na cor preta, por secr mais rapidamente. Foi quando Henry Ford proferiu a célebre frase: "O carro é disponivel em qualquer cor, desde que seja preto.". Com o aumento da produtividade e o ritmo de um carro pronto a cada minuto, o custo da unidade caiu de US$850,00 em 1908, para US$290,00 em 1927. Ainda assim, o Ford modelo T gerou o lucro extraordinario de US$600 milhoes.
(FO)
fonte: Jornal Agora São Paulo, 11/10/2008, caderno Máquina