Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Feyman

Minhas considerações:

1 – É óbvio que o processo poderia ser isentrópico, isso não precisava ser citado.

2 – É óbvio tb que a entropia do universo aumenta, mesmo que a entropia de um sistema isolado diminua. Mas é fato que a entropia de um sistema isolado diminui com o fornecimento de trabalho. Uma coisa é a entropia do sistema e outra a da vizinhança e outra é a do universo (=vizinhança + sistema isolado). Isso é um conceito muito útil na engenharia.

3 - De fato, com duas propriedades termodinâmicas pode-se calcular qualquer outra. Mas eu não saberia calcular a entropia da sala ou da taba do índio. No máximo calcularia a entropia de um fluido frigorígeno qualquer, caso vc me dê alguma propriedade (pode ser a temperatura ou a pressão com o estado do fluido) e a tabela termodinâmica;

2 – O que importa na verdade é s2-s1 de um sistema isolado, pois com isso podemos saber se o processo envolveu realização de trabalho. Não entendo porque vc acha irrelevante saber o valor inicial;

3 –Vc está certo em dizer que o trabalho de desordenar ou desarrumar alteraria a entropia da mesma forma. Obviamente que o conceito de ordem é relativo. Para minha filha, arrumar é colocar tudo fora do lugar, mas para mim, é colocar ordem em meu escritório. Contudo, os dois processos envolverão trabalho e, com isso, diminuição o valor da entropia. Mas veja, o simples fato da sala do seu exemplo estar com tudo arrumadinho no seu lugar induz à conclusão de que em algum momento a entropia era maior. As coisas não chegariam onde chegaram sozinhas. Seria muito estranho e probabilisticamente improvável. De fato, em algum momento alguém ofereceu trabalho.

4 – Baseado na assertiva 3, nossa discussão deve partir agora para a seguinte questão: a ordem em que se encontra o universo é característica de baixa ou de alta entropia?

5 – Por último, se vc colocar em jogo a competência do Van Wylen, estará colocando em cheque a formação de todos os engenheiros do Brasil e do mundo desenvolvido. Pois a maioria absoluta estuda por este livro. Incluo aí os professores do departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, os quais traduziram a obra para o Português. Não creio que este pessoal seja parte de alguma equipe criacionista.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Nelson, você matou o cara. Putz.


Não me subestime, vc não viu nada ainda.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:
Nelson, você matou o cara. Putz.


Não me subestime, vc não viu nada ainda.


Estou cansado de ver.
No caso de física, que eu não manjo quase nada, vou ficar só assistindo.
Afinal, como eu disse, onde eu não conheço, não me meto.
Essa com o Fayman, vou ficar só assistindo.
Imagem

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Flavio Checker »

.

Fayman escreveu: De modo simplista, Entropia pode ser definida como a “capacidade de realizar trabalho”. Em outras palavras, sempre que realizamos trabalho, aumentamos a Entropia do meio. De fato, tomarmos um quarto bagunçado de um adolescente. Certamente, alguém tem de entrar lá e arrumar as coisas. Quando concluir, note que tudo estará ORDENADO conforme uma determinada convenção, mas para tanto, foi necessário REALIZAR TRABALHO! A pessoa despendeu energia, suou, agitou as moléculas do ar, etc.

O que obtemos? Um quarto arrumado, com uma Entropia maior do que antes, pois
Entropia está associada a Ordem Termodinâmica e não a “ordenação de coisas”!

Perceba que, se eu despender a mesma quantidade de energia de antes, só que agora, em vez de arrumar, vou desarrumar ainda mais, o trabalho realizado é o mesmo! O que temos no final desta situação? Um quarto muito mais desarrumado, com as coisas muito mais bagunçadas, mas com o mesmo valor final de Entropia do quarto arrumado, uma vez que o Trabalho Realizado, ou Energia Despendida no ambiente foi exatamente a mesma!! Em ambos os casos, a Entropia final é MAIOR que a inicial, pouco importando se no resultado final, as coisas estão nos seus devidos lugares ou completamente bagunçadas.


Fayman,

Venho acompanhando suas explicações e já aprendi alguma coisa, pois seu método de esclarecimento é bem didático e facilmente compreendido por qualquer um que se disponha a ler seus posts.

Posso dizer que sou leigo, pois estudei essa matéria há muitos anos. Não apliquei nada na prática. Foi tudo um aprendizado teórico. Infelizmente pouco restou do que estudei.

Mas, algo me intrigou. Se puder esclarecer minha dúvida, agradeço sua paciência.

No caso dos quartos que mantêm a entropia um pouco mais elevada após arrumar/desarrumar, em face do dispêndio de energia gasta, fiquei imaginando que, arrumar se gasta mais energia para desarrumar. Não sei se estou escrevendo bobagens. Se estiver, queira me corrigir.

Ao entrar num quarto, vemos um armário grande e todo cheio de livros organizados em prateleiras. Com apenas um toque do braço, derrubo o tal armário e os livros se espalham pelo quarto. Isso não dura nem 10 segundos e gasto X de energia. A entropia aumentou, pois como você mesmo disse, o que faz aumentar a entropia é a Ordem Termodinâmica e não a “ordenação de coisas”.

Já para arrumar e deixar tudo como estava antes, tenho que pegar livro por livro, ordená-los um a um, abaixar e levantar várias vezes e isso dispende 2 horas e gasto 50 X de energia.

Logo, e se esse raciocínio estiver certo ( Você pode dizer se está ), o trabalho de arrumar e desarrumar provocam aumentos de entropia diferentes.



.

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Fayman »

É óbvio que o processo poderia ser isentrópico, isso não precisava ser citado.


Ora, se era ÓBVIO, porque você afirmou: “Passado algum tempo, a entropia terá aumentado”. Então, para você, basta passar um tempo e a Entropia dos sistemas teria aumentado? Na boa, você sabe o que você escreve?

Mas é fato que a entropia de um sistema isolado diminui com o fornecimento de trabalho.


Não é FATO coisa alguma!! Para variar, você cometeu (mais) um erro crasso: SE o sistema é ISOLADO, a Entropia do sistema NUNCA diminui. A Entropia não se altera nos processos reversíveis, ou seja, ela se mantém constante, e aumenta nos processos irreversíveis que ocorrem dentro de um sistema isolado. Estude as definições básicas da disciplina!

Isso é um conceito muito útil na engenharia.


De fato, desde que seja entendido e utilizado da maneira... CORRETA!! Por favor, você é engenheiro em quê? Diga-nos, para NUNCA, JAMAIS comprarmos qualquer coisa que você projete!!

Mas eu não saberia calcular a entropia da sala ou da taba do índio


Acabou de descobrir a América! É lógico que não, nem você, nem os autores daquele livro, nem NINGUÉM! Porque eu apenas forneci descrições sobre a arrumação, ou ordem, se preferir, de objetos nos referidos exemplos, e não informações sobre possíveis... ESTADOS TERMODINÂMICOS!!

Está difícil assim de entender? Entropia tem a ver com ESTADOS TERMODINÂMICOS e não com arrumação ou bagunça de objetos físicos. Você ou não entende isso (o que para mim é impossível de acreditar SE você estudou de fato Termodinâmica), ou não quer entender e fim!!


Não entendo porque vc acha irrelevante saber o valor inicial;


Era irrelevante porque, como disse acima, não lhe forneci NENHUMA informação sobre os possíveis estados termodinâmicos, e você sequer notou!! O problema era apenas uma pegadinha que mede a confusão de conceitos em alunos de colegial!! Sinceramente, achei até que você conhecia.

Contudo, os dois processos envolverão trabalho e, com isso, diminuição o valor da entropia.


Não, não, não e não!!!! Quantas vezes tenho de lhe mostrar isso? Ordenação de objetos NADA TEM A VER COM DIMINUIÇÃO DE ENTROPIA!!! Pouco importa se você ARRUME ou DESARRUME o quarto; uma vez realizado TRABALHO, a Entropia AUMENTA!!!

Pergunta: quando você arruma um quarto, alguma coisa, algum dos objetos, MUDA DE ESTADO? Por exemplo, você tem uma garrafa com água no quarto. Pelo fato de você colocá-la em seu devido lugar pré-estabelecido, a água se transforma em gelo? Se não se transformar, como você pode afirmar que a Entropia diminuiu em alguma coisa?

De novo: se você bate na tecla de que arrumar coisas diminui a Entropia do quarto, então calcule o valor da Entropia no exercício como lhe pedi!! Você disse que não saberia como fazê-lo. É óbvio que não, pois Entropia não diz respeito a arranjos de objetos!! Quantas vezes teremos de repetir isso por aqui? Até você se cansar de ler ou eu de escrever?


Mas veja, o simples fato da sala do seu exemplo estar com tudo arrumadinho no seu lugar induz à conclusão de que em algum momento a entropia era maior.


Induz a conclusão nenhuma! Ao se arrumar a sala, AUMENTA-SE A ENTROPIA. O local onde se colocam os objetos, ou de que maneira os arranjamos, não a afeta em NADA!

a ordem em que se encontra o universo é característica de baixa ou de alta entropia?


Sua pergunta não tem sentido! Primeiro, qual ordem que se encontra o Universo? Você se refere à existência de planetas, estrelas, galáxias, etc, ao invés de um plasma diluído. SE FOR ISSO, podemos afirmar que, antes da existência dessas coisas, o Universo possuía uma Entropia E1; atualmente, com os planetas, estrelas, etc, possui uma Entropia E2, com E2 > E1!! Em outras palavras, para surgir o estado atual que você (e muita gente, por sinal) chama erroneamente de Ordem, a Entropia do Universo AUMENTOU, quando comparada ao seu estado anterior!!

Está claro agora ou as dúvidas persistem?


estará colocando em cheque a formação de todos os engenheiros do Brasil e do mundo desenvolvido. Pois a maioria absoluta estuda por este livro.


Ora, em primeiro lugar, não fale ASNEIRAS! Eu sou Engenheiro Mecânico, conheço centenas de Engenheiros e com todos que quem falei sequer ouviram falar desse livro! Você apresentou 3 universidades que o adotam, e agora são TODOS os engenheiros do mundo e do Brasil??!! Deve faltar espaço nesses campus! Por falar nisso, você é formado em que, já que cita tanto e não diz nada?

Em segundo, em lugar algum afirmei que o livro de Termodinâmica Clássica que Van Wylen escreveu não presta, até mesmo porque, para afirmar qualquer coisa, eu teria que ler o livro.

Agora, não faça jogo de palavras. Basta ler o que você mesmo escreveu e questionou em suas postagens. Você foi bastante específico ao querer saber minha opinião sobre a seguinte afirmação dos autores:


Se a segunda lei é válida para o universo, como é que ele chegou ao estado de entropia baixa?

E eu lhe respondi duas vezes. A primeira:

É impossível entender exatamente o que os autores querem dizer com esta afirmação. É difícil crer que eles “confundem” ordem e desordem no sentido macro com o sentido termodinâmico.

Perceba que como o título diz, o livro se refere a Termodinâmica Clássica. Contudo, quando se fala sobre Entropia do Universo, existem considerações Cosmológicas que devem ser levadas em conta. Em outras palavras, embora o exemplo do refrigerador que, enquanto gela a água, na parte de traz, um trocador de calor (sim, aqueles tubos que vão e vem é um trocador de calor) aquece o ar do ambiente, é bastante didático para explicar Entropia de uma maneira básica, não serve como exemplo para discutir a Entropia do Universo. É necessário se levar em conta a Expansão do Universo, entre outras coisas.

Seja como for, enquanto alguns modelos tomam o início do Universo como um estado de baixa Entropia (talvez seja a isso que os autores se referem, não dá para saber somente pelo trecho exposto)

Apenas quero deixar claro que, considerações sobre a Entropia do Universo não se presta à aplicação da Segunda Lei e fim (tal qual o refrigerador). Deve-se levar em conta fatores Cosmológicos, além da Expansão do Universo, o Modelo de Espaço-Tempo decorrente das equações da Relatividade Geral, a distinção entre Passado e Futuro (se existir), bem como a chamada Flecha do Tempo.


Esta foi a primeira. Você se deu conta de ler? Entendeu alguma coisa? Seu comentário foi apenas que me estendi na resposta. Você tá de brincadeira, né? Está muito claro o que escrevi e a que me referia, ou seja, à bendita afirmação sobre a Entropia e Ordem do Universo, e não sobre o conteúdo do livro em si. Mas como você não ficou satisfeito, temos a segunda resposta à mesma questão:

Fui bem claro na resposta: em relação à frase “como é que ele chegou ao estado de entropia baixa?” não dá para saber a que os autores se referem. Há modelos onde o Universo apresenta uma baixa Entropia em seu início; outros mais atuais, onde apresenta uma Entropia enorme. Portanto, não tem sentido dizer que o Universo “chegou” a um estado de baixa Entropia.

Caso não seja em relação a isto que eles se referem, e sim, que para eles, o fato de terem surgido aglomerações tais como planetas, estrelas, galáxias, etc, e com isso, eles entendem que o Universo “se ordenou” e portanto, diminuiu sua Entropia, eles estão falando uma
ASNEIRA SEM TAMANHO, motivos de risos de qualquer estudante de pré-primário de Física!

Estão claras minhas duas respostas anteriores? Está claro que me refiro à afirmação que VOCÊ questionou, única e exclusivamente, exatamente como já havia dito? Então, corta essa bobeira de afirmar que estou colocando em cheque a formação de todos os engenheiros do Brasil e blá, blá, blá! Você está querendo enrolar quem? Não se esqueça que todos que acompanham o tópico estão lendo minhas respostas e suas afirmações.

Para finalizar, escrevi para um amigo que posta aqui no RV de vez em quando, o Leonardo, que é teísta, mas sabe muito de Física e que se não me engano, se formou pelo IME. Ele já mandou um e-mail a um colega de lá sobre o livro, e confirmou que a biblioteca do IME tem um exemplar. Assim que ele tiver a resposta, me informará.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Fayman »

Logo, e se esse raciocínio estiver certo ( Você pode dizer se está ), o trabalho de arrumar e desarrumar provocam aumentos de entropia diferentes.


Olá, Flávio!

De fato, no exemplo colocado, você está correto, já que o trabalho para desarrumar foi muito menor, ou seja, se despendeu muito menos energia, do que para re-arrumar os livros.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Suyndara »

Fayman escreveu:Oi, Suyndara!

Eu já ouvi alguma coisa a respeito, mas não cheguei a ler nada mais profundo. Já não consigo nem me manter atualizado em algumas áreas da Física, imagina se partir para outras Ciências, mas é sempre bom ser lembrado desses fatos.

He he, mas no caso, o comentário foi dirigido para aqueles que “abusam” da Segunda Lei como medida de “ordenação de objetos” para justificar a necessidade de ter dado na veneta do todo poderoso estalar os dedos e... “aqui estamos nós”!! Sabe como é!


É um modelo legal, minha irmã e meu cunhado até utilizam isso em sala de aula (eles são físicos, professores da na Unesp e UFMT).

Aliás, ter físicos na família é muito bom, aprendi muito com eles, mas mesmo assim não me arrisco muito a debater sobre o assunto pq não saberia usar a linguagem correta e meu forte é mecânica :emoticon25:

Talvez por ser escritor percebo que tens uma boa didática para o debate, parabéns!

E nem me diga, já vi cada "abuso" da 2° lei! Só fica pior qdo inventam estórias com "partículas quânticas" :emoticon26:

A propósito, espero que o livro esteja tão bom quanto o primeiro


Fayman escreveu:Ôpa, você leu ANJO A Face do Mal, então? Fico contente que tenha gostado. Na comunidade do orkut, ANJO A Face do Mal há um tópico onde um professor da UNICASTELO faz uma análise impressionante do livro, que por sinal, virou projeto de Pesquisa Acadêmica, podendo se tornar tese de mestrado. Para quem for olhar, cuidado que há spoilers.

E Relâmpagos de Sangue, chegou a ler?

Já o novo livro, Os Guardiões do Tempo, é uma fantasia de ficção, com muita aventura, suspense e humor, onde se deve desvendar um mistério através do Tempo e do Espaço. Quem fez leitura prévia amou os personagens, algo assim como Harry Poter. Vamos ver no que irá dar.

E nesse meio tempo, já concluí mais um e estou na metade de outro, estes dois voltados ao terror. Ah, ANJO A Face do Mal esgotou na editora. Devo negociar para o ano que vem uma nova edição.


Li sim, adorei :emoticon45:

O Carlos (Apodman) também tem o outro, mas está em SP e toda vez que vamos lá eu acabo esquecendo de pegar, vou ver se faço isso agora no final do ano :emoticon4:

Fiquei curiosa para ler esse último, avise qdo lançar. Ler é um dos meus hobbys prediletos.

Lhe desejo sucesso.

Vou dar uma olhada no blog, parece bem legal.

Ah sim, e sobre o nosso colega Famado...eu ainda acho que é uma piada de mal gosto :emoticon26:
O cara chegou dizendo que tem doutorado em engenharia e isso lhe dá discernimento para discutir (teologia, evolução, termodinâmica).

Se não fosse a arrogância passaria batido. Você chegou a ver o modelo? Ele aplica a fórmula crua da velocidade a qualquer coisa :emoticon12: :emoticon12: É de chorar de rir, até parece que a natureza é assim tão simples... :emoticon26:

Enfim, mais um crente que acha que deus "puf" tudo que há no mundo, nem que para isso tenha que ir contra todas as descobertas da Ciência!

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Fayman escreveu:

Mas é fato que a entropia de um sistema isolado diminui com o fornecimento de trabalho.


Não é FATO coisa alguma!! Para variar, você cometeu (mais) um erro crasso: SE o sistema é ISOLADO, a Entropia do sistema NUNCA diminui. A Entropia não se altera nos processos reversíveis, ou seja, ela se mantém constante, e aumenta nos processos irreversíveis que ocorrem dentro de um sistema isolado. Estude as definições básicas da disciplina!
[/color]


Fora todo um blá blá blá insuportável, que não dá para levar em conta, e de manipular as minhas palavras, cara, vc faz um rolo danado. Por exemplo, quando a água congela a entropia diminui. Isto não viola a segunda lei da termodinâmica. Ela só nos diz que a entropia total do universo sempre aumenta. A entropia pode diminuir em algum lugar, desde que ela aumente em algum outro lugar pelo menos da mesma quantidade. A entropia de um sistema diminui quando ele interage com outro sistema cuja entropia aumenta no processo. Esta é a lei!
Pelo que vc escreve, entende-se que é impossível entropia diminuir, e isso não é verdade.

Por favor, seja objetivo. Eu não tenho tempo de ler teses da roupa invisível do rei.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Suyndara »

Cara chato meu!

Insiste em fazer vista grossa a tudo e ainda é arrogante!

Vá publicar na Nature, vc acaba de descobrir uma nova lei da física.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Eu não faço vista grossa, apenas descarto o supérfluo. Vou objetivamente ao ponto.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Suyndara »

famado escreveu:Eu não faço vista grossa, apenas descarto o supérfluo. Vou objetivamente ao ponto.


:emoticon266:

supérfluo = "o que não sei" = toda a biologia! :emoticon16:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Mas é claro, o rei está nu. Não importa todas as teses que a religião ateísta/agnóstica/cética desenvolver sobre a doutrina evolucionista. Ela não existe. É o mesmo que tecer teses sobre os maravilhosos ornamentos da roupa invisível do rei. Supérfluo, a roupa não existe, é uma mentira do esperto assessor do rei.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

ade
Mensagens: 285
Registrado em: 11 Dez 2005, 12:12
Gênero: Masculino
Localização: Paraná

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por ade »

Cara, voce é uma figura. Se você tropeçasse em uma nova espécie de animal, diria: "gloria a deus, mais uma prova de sua onipotencia", eu desisto...
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Não sou. Vcs é que são. Se especializaram em algo, sebem de fato muito sobre este algo, mas não se tocaram que este algo não é representativo da doutrina da evolução.

São apenas mais uma opção religiosa que pratica a fé.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Apo »

famado escreveu:Eu não faço vista grossa, apenas descarto o supérfluo. Vou objetivamente ao ponto.



:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Só falta se pendurar num galho e ficar balançando.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Apo »

famado escreveu:Mas é claro, o rei está nu. Não importa todas as teses que a religião ateísta/agnóstica/cética desenvolver sobre a doutrina evolucionista. Ela não existe. É o mesmo que tecer teses sobre os maravilhosos ornamentos da roupa invisível do rei. Supérfluo, a roupa não existe, é uma mentira do esperto assessor do rei.



Já disse que o rei é você, não é? :emoticon26: :emoticon26: :emoticon26:

Eu acho que você se baseia no seu modelo evolutivo ( espécie = fumado ) para afirmar que evolução não existe.
Imagem

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Fayman »

Mas é fato que a entropia de um sistema isolado diminui com o fornecimento de trabalho.


Insuportável é ter de ler IMBECILIDADES!! Quando a água congela, o sistema é ABERTO. Você escreveu bem claro acima: sistema ISOLADO. Em um sistema ISOLADO, a Entropia NUNCA, JAMAIS DIMINUI. Ou ela fica constante ou aumenta.

Quer uma referência básica? Universidade Federal de Santa Maria: procure no final da página, no tópico Segunda Lei da Termodinâmica.

http://www.ufsm.br/gef/Termodinamica19.htm

Vá estudar e deixe de falar BOBAGEM. Se quando chegou aqui fazia papel de presunçoso, agora está fazendo um papel ridículo!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Por exemplo, quando a água congela a entropia diminui.

Por que?

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Fayman »

Considerações bem objetivas sobre o livro Fundamentals of Classical Thermodynamics, J. Van Wylen e Richard E. Sonntag, que supostamente, de acordo com o “Fumante”, é utilizado por TODOS os engenheiros do Brasil e do mundo, tanto em graduação quanto em pós, conforme palavras textuais abaixo, reproduzidas para ele não dizer que eu deturpo as IDIOTICES que ele afirma:

...todos os engenheiros do Brasil e do mundo desenvolvido. Pois a maioria absoluta estuda por este livro.

1- Consulta feita por um colega, formado no IME e colega do Capitão Aldélio, professor do IME, da graduação e pós do curso de mecânica, com doutorado em mecânica na área "mole". Os comentários do Capitão Aldélio foram:

No IME usamos o Shapiro "Princípios de Termodinâmica para a Engenharia". TALVEZ o livro do Wylen esteja como bibliografia complementar. Na pós CERTAMENTE NÃO É USADO. Normalmente na pós o livro mais usado é o do Bejan, só que é muito mais complexo. Não serve para graduação.

Os destaques em maiúscula são meus.

2- Consulta feita ao colega engenheiro Giovanni Manassero Jr, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), com ênfase em Sistemas de Potência, atualmente pesquisador e engenheiro de desenvolvimento do Laboratório de Pesquisa em Proteção de Sistemas Elétricos da EPUSP, além de professor dos cursos de engenharia da Universidade Paulista e da Universidade Cruzeiro do Sul. Seus comentários foram:


Na Poli era utilizada uma apostila de um dos professores, e na UNIP, o professor usa uma apostila que ele mesmo fez. NÃO CONHEÇO o livro em questão.

Obviamente, isto não implica que o livro não seja adotado em outras escolas. Apenas mostra que “a maioria absoluta de todos os engenheiros do Brasil e do mundo” não é tão maioria, muito menos tão absoluta. Das três entidades onde foi afirmado taxativamente que adotavam o livro, no IME não é fato.

Para os que se interessam, como comentei, não afirmo, nem afirmei, que o conteúdo técnico do livro esteja errado. Acho que está claro para todos, menos para eventuais cabeçudos, que apenas me refiro à colocação sobre diminuição da Entropia do Universo aparentemente associada à formação de planetas, estrelas, etc. Aparentemente, porque sequer isso foi esclarecido por quem supostamente conhece tanto deste livro.

Assim que obtiver outras informações sobre o livro, postarei.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Fayman »

Você chegou a ver o modelo? Ele aplica a fórmula crua da velocidade a qualquer coisa É de chorar de rir, até parece que a natureza é assim tão simples...


Nem quero. Chega de perder tempo com imbecilidades!!

Aproveitando, se for ao blog, deixe um comentário. E se chegar a ler Relâmpagos de Sangue, mande os comentários, depois. E mande um abraço para o Carlos; faz muito tempo que não nos falamos.

Abs!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Fayman escreveu:
Insuportável é ter de ler IMBECILIDADES!! Quando a água congela, o sistema é ABERTO. Você escreveu bem claro acima: sistema ISOLADO. Em um sistema ISOLADO, a Entropia NUNCA, JAMAIS DIMINUI. Ou ela fica constante ou aumenta.

Quer uma referência básica? Universidade Federal de Santa Maria: procure no final da página, no tópico Segunda Lei da Termodinâmica.

http://www.ufsm.br/gef/Termodinamica19.htm

Vá estudar e deixe de falar BOBAGEM. Se quando chegou aqui fazia papel de presunçoso, agora está fazendo um papel ridículo!


Vc tem toda razão, quanto a sistemas abertos ou isolados. Eu troquei as bolas. Reconheço. Estava falando de um e pensando em outro.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Mas se considerarmos a sala ou a taba como sistemas abertos, a entropia delas baixaria caso seja fornecido trabalho.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Fayman »

Mas se considerarmos a sala ou a taba como sistemas abertos, a entropia delas baixaria caso seja fornecido trabalho.


Numa boa: a Entropia de um dos recintos baixaria SE por exemplo, a temperatura desse ambiente baixasse, às custas do aumento da temperatura externa e conseqüentemente, da entropia externa.

Ter os objetos em seus devidos lugares ou fora deles não influi na Entropia da sala. Mesmo sendo um sistema aberto, a Entropia da sala AUMENTA, pois você, ao se mover, choca-se com as moléculas de ar, aumentando-lhes a agitação térmica. O mesmo se dá se for usado um aspirador, que joga ar quente no ambiente. O trabalho realizado para colocar as coisas em seus lugares despende energia, calor, e isso faz a Entropia aumentar.

Para baixar a Entropia da sala, podemos usar um ar-condicionado. Perceba que neste caso, a entropia diminui, independente dos objetos estarem em seus devidos lugares ou não. O Compressor do ar-condicionado realiza trabalho e esfria o ambiente (ciclo de refrigeração). Para tanto, ele joga ar quente para fora. Obtemos a redução da Entropia na sala às custas do aumento da entropia do ambiente externo.
Editado pela última vez por Fayman em 19 Nov 2008, 13:08, em um total de 1 vez.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por Fayman »

Você afirma que arrumar os objetos de um quarto diminui a entropia do quarto. Por que?
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Deus Criou? Tópico pro Famado provar que está certo!

Mensagem por famado »

Estava pensando em um sistema aberto.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Trancado