Religião é sobre o quê exatamente?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
¨mig¨
Gênero: Masculino

Religião é sobre o quê exatamente?

Mensagem por ¨mig¨ »

É sobre Etica ou é salve-se quem puder... depois da morte?
A doutrina da Salvação é etica?

Eu não consigo imaginar que seja sobre ética, sobre tentar ser decente, ao ouvir um daqueles evangelicos que só fala no diabo e no inferno, que diz que ama todos em cristo e que implora que o sigamos para a salvação. Caso contrário... Inferno. Há pessoas que levam a doutrina da salvação tão a sério que se tornam sadicas...

NadaSei

Re: Religião é sobre o quê exatamente?

Mensagem por NadaSei »

Religião é sobre acordar, sobre levar a mente (em vida) a um estado mais desperto que a vigília.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

¨mig¨

Mensagem por ¨mig¨ »

NadaSei escreveu:Religião é sobre acordar, sobre levar a mente (em vida) a um estado mais desperto que a vigília.

Há quem tenha a experiencia oposta. Muitos apostatas referem que abandonar a religião foi como deixar de estar doente. Acredito que a religião torne muita gente feliz... mas muitos outros são miseráveis e acordar, para esses, é abandonar a religião.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:Religião é sobre acordar, sobre levar a mente (em vida) a um estado mais desperto que a vigília.

Só se é a sua, amigo. Religião pode ser adormecer profundamente até a morte para a vida.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Assim como muitos buscam academias para trabalhar o corpo e mantê-lo saudável, mas acabam saindo de lá com uma lesão, entretanto, independente da experiência pessoal que cada um pode ter em academias chinfrins ou praticando exercícios físicos sozinhos, o objetivo de tal atividade é trabalhar o corpo.

O mesmo ocorre com a religião, a pergunta foi: "Religião é sobre o quê exatamente?"
A resposta a essa pergunta é: "Religião é sobre acordar, sobre levar a mente (em vida) a um estado mais desperto que a vigília".
A religião é sobre isso, independente da experiência positiva ou negativa que cada um tem com ela ao procurar determinadas seitas ou ao pratica-la sozinho.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Qual religiao?
Voce falou religiao de um modo geral, sem citar nenhuma.

Entao suponho que considere que todas as religioes compartilhem deste "sobre acordar...". Sem chance.

E, afinal, o que seria um estado mais desperto que a vigilia??
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Judas

Mensagem por Judas »

Do que a religião trata eu não faço questão alguma de saber, gostaria de saber pra que serve.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fenrir escreveu:

Qual religiao?

Entao suponho que considere que todas as religioes compartilhem deste "sobre acordar...". Sem chance.

Judas escreveu:Do que a religião trata eu não faço questão alguma de saber, gostaria de saber pra que serve.

O tópico não especifica religião, também trata do tema de forma geral.
Falando de forma geral o que foi dito engloba religiões como cristianismo, judaísmo, islamismo , budismo, hinduismo, taoismo e tantas outras.
Só o que varia é a forma como cada uma se refere a isso, coisas como se unir ao todo, a Deus, atingir a iluminação, libertação, moskha, etc...

Um estado mais desperto que a vigília é um estado onde estamos mais acordados oras bolas... Um estado onde temos mais atenção, maior concentração e maior percepção das coisas, um estado onde os sentidos se amplificam, onde podemos perceber coisas que normalmente ignoramos e onde não distorcemos tanto a realidade... ou seja, um estado onde estamos mais despertos, menos "sonolentos", menos "chapados" ou "embriagados".

Pra que serve estar mais acordado?
Acho que a resposta é um tanto óbvia, serve para colher todos os benefícios de se estar mais acordado, mesmo que alguns desses benefícios possam ser inesperados e não tão óbvios assim, outros são bem básicos, como o aumento das capacidades dos sentidos, da percepção, memoria e raciocínio.

Apo

Mensagem por Apo »

Religião serve para emburrecer em Deus, em Cristo...

Olhem aí no que dá decorar a Bíblia e escrever como uma ovelha/asno:

tuas mãos me fizeram e me formaram;Dai-me entendimento e eu aprenderei teus mandamentos.Aqueles que te temem me verão e se alegraram,por que tenhos confiado em tua palavra.Eu sei,ó Senhor que teus julgamentos são retos e que em tua fidelidade me aflegiste.Que tua benigdade possa me consolar com forme te prometeste ao teu servo.(sl: 119:73a76).

e mais

Cantarei ao Senhor emquanto eu viver;Cantarei louvores ao meu Deus emquanto durar!(salmos 104:33)

:emoticon8: :emoticon8: :emoticon8:

Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 2109843026
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Engraçado eu me sentir mais acordado depois que joguei munha fé no lixo, os efeitos dessa porcaria devem variar de acordo com o individuo.
Me sinto muito melhor sem fé cega, e respostas inventadas.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Apo

Mensagem por Apo »

Eu nasci entupida de catolicismo.

Mas nunca dei pelota para aquelas coisas toscas.

Acho que eu era uma diabinha desde sempre. :emoticon22:
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Apo escreveu:Eu nasci entupida de catolicismo.

Também nunca me liguei em religião, mas já pedi coisas à deus, pedi ajuda quando estava com medo etc...mais quando era criança mesmo.
No fim da adolescencia já não aceitava as baboseiras da bíblia, mas acreditava que o universo tinha um criador, aos 22 já xingava jesus de desgraçado e morria de rir da cara de trouxa dos pastores me jurando danação eterna. :emoticon12:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

É sobre gnomos, fadas, unicórnios e bichos-papão.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:
Apo escreveu:Eu nasci entupida de catolicismo.

Também nunca me liguei em religião, mas já pedi coisas à deus, pedi ajuda quando estava com medo etc...mais quando era criança mesmo.
No fim da adolescencia já não aceitava as baboseiras da bíblia, mas acreditava que o universo tinha um criador, aos 22 já xingava jesus de desgraçado e morria de rir da cara de trouxa dos pastores me jurando danação eterna. :emoticon12:

Devo admitir que já pedi ajuda, sim. Mesmo dando as costas ao catolicismo, talvez o bom Papai do Céu me perdoasse os ataques e me desse uma prova de seu amor incondicional. Mas o desgraçado está pouco se lixando, pelo visto. Nunca me ouviu! Então que se dane ou mostre a cara de vez em quando.
Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

NadaSei escreveu:
Fenrir escreveu:

Qual religiao?

Judas escreveu:Do que a religião trata eu não faço questão alguma de saber, gostaria de saber pra que serve.

O tópico não especifica religião, também trata do tema de forma geral.
Falando de forma geral o que foi dito engloba religiões como cristianismo, judaísmo, islamismo , budismo, hinduismo, taoismo e tantas outras.
Só o que varia é a forma como cada uma se refere a isso, coisas como se unir ao todo, a Deus, atingir a iluminação, libertação, moskha, etc...

Um estado mais desperto que a vigília é um estado onde estamos mais acordados oras bolas... Um estado onde temos mais atenção, maior concentração e maior percepção das coisas, um estado onde os sentidos se amplificam, onde podemos perceber coisas que normalmente ignoramos e onde não distorcemos tanto a realidade... ou seja, um estado onde estamos mais despertos, menos "sonolentos", menos "chapados" ou "embriagados".

Pra que serve estar mais acordado?
Acho que a resposta é um tanto óbvia, serve para colher todos os benefícios de se estar mais acordado, mesmo que alguns desses benefícios possam ser inesperados e não tão óbvios assim, outros são bem básicos, como o aumento das capacidades dos sentidos, da percepção, memoria e raciocínio.

Pelo que se ve por aí, é mais facil e provavel as religioes
(talvez nao todas) fazerem o inverso do que seria este seu despertar...

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Judas escreveu:Engraçado eu me sentir mais acordado depois que joguei munha fé no lixo, os efeitos dessa porcaria devem variar de acordo com o individuo.

Falei sobre religião, não sobre ter crenças cegas.

Crenças cegas são sempre tranquilizantes que botam pra dormir, pouco importa se essas crenças são de fundo religioso, cientificista, teísta ou ateísta.
Crenças são crenças e quando cegas mostram o apego, algo que é sempre contrario a razão.

Aliada da razão é o ceticismo, o desapego a idéias, o estudo, a vivência e também a pratica da religião.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fenrir escreveu:
Pelo que se ve por aí, é mais facil e provavel as religioes
(talvez nao todas) fazerem o inverso do que seria este seu despertar...

Igrejas são como escolas, podem até existir algumas escolas boas e outras ruins... mas o fundamental mesmo é o interesse e dedicação do aluno que, se quiser, pode dispensar os prós e contras da escola e ser auto-didata.

E sim, toda crença burra e cega tende ao resultado oposto, como maior distorção da realidade, maior sonolência, etc... É o que se vê nos crentes mais fervorosos de muitas seitas (incluindo os pastores/professores/cegos-guiando-cegos), mas eu não culparia apenas a igreja deles por isso... A responsabilidade antes de tudo é da própria pessoa.

Judas

Mensagem por Judas »

NadaSei escreveu:
Judas escreveu:Engraçado eu me sentir mais acordado depois que joguei munha fé no lixo, os efeitos dessa porcaria devem variar de acordo com o individuo.

Crenças cegas são sempre tranquilizantes que botam pra dormir, pouco importa se essas crenças são de fundo religioso, cientificista, teísta ou ateísta.
Crenças são crenças e quando cegas mostram o apego, algo que é sempre contrario a razão.

Aliada da razão é o ceticismo, o desapego a idéias, o estudo, a vivência e também a pratica da religião.

Praticar religião tem a ver com ceticismo?

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Tenho uma visao bem mais prosaica do que seria este despertar:

Ter disciplina, ser honesto e consistente em seus atos, admitir um estado de duvida saudavel sempre que necessario, saber lidar com erros e incertezas, ver a seus defeitos e qualidades tais como sao realmente, saber o que se sabe e o que nao se sabe, admitir os erros e buscar corrigi-los, reconhecer os acertos e buscar reproduzi-los (devo ter matado o portugues aqui).
Um conhece-te a ti mesmo.

Resumindo: uma especie de auto-ajuda calcada no obvio e no bom-senso e destinada a fazer com que voce passe ao proximo estagio-evolutivo-pokemon e aumente as chances de sucesso em suas empreitadas (nao necessariamente coisas materiais) e de ser feliz na vida.

(é sério, apesar do "pokemon")

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Apo

Mensagem por Apo »

Fenrir escreveu:Tenho uma visao bem mais prosaica do que seria este despertar:

Ter disciplina, ser honesto e consistente em seus atos, admitir um estado de duvida saudavel sempre que necessario, saber lidar com erros e incertezas, ver a seus defeitos e qualidades tais como sao realmente, saber o que se sabe e o que nao se sabe, admitir os erros e buscar corrigi-los, reconhecer os acertos e buscar reproduzi-los (devo ter matado o portugues aqui).
Um conhece-te a ti mesmo.

Resumindo: uma especie de auto-ajuda calcada no obvio e no bom-senso e destinada a fazer com que voce passe ao proximo estagio-evolutivo-pokemon e aumente as chances de sucesso em suas empreitadas (nao necessariamente coisas materiais) e de ser feliz na vida.

(é sério, apesar do "pokemon")

Só fracos e perdidos não conseguem estar/viver neste estado de "religar-se" a si mesmo. Precisam se prender a algo, se enclausurar no cosmos, fora de si.

Depois dizem que estão "libertos". Libertos de quê? Dos demônios dentro deles, que eles não conseguem entender e chutar para longe.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:
NadaSei escreveu:

Pois é...eu nunca entendi este papo do Nadasei que defende uma forma de religião ( que ainda não descobri qual é a dele), e fala em "desapego à idéias" junto com "prática da religião".
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:Igrejas são como escolas, podem até existir algumas escolas boas e outras ruins... mas o fundamental mesmo é o interesse e dedicação do aluno que, se quiser, pode dispensar os prós e contras da escola e ser auto-didata.

.

Só me responda uma questãozinha básica que brota espontânea quando leio isto:

- POR QUE precisa-se de "escola religiosa" para viver plenamente? Ainda mais quando vai dispensar uma boa parte dos "conhecimentos"? Coisa mais contraproducente...

- O que é ser um religioso autodidata? Tem a ver com teísmo apenas e não com dogmas? Ou você estabelece seus dogmas, obviamente baseado em questões de foro íntimo suas ( como a abstinência sexual, por julgar que sexo não o deixa ser "livre" espiritualmente, por exemplo )?

Gostaria de respostas não cartesianas aqui e não vagas também. Apenas coerentes com a natureza humana em geral ( ou admita que é a sua religião muito particular).
Editado pela última vez por Apo em 26 Nov 2008, 14:16, em um total de 1 vez.
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Apo escreveu:
Judas escreveu:
NadaSei escreveu:

Pois é...eu nunca entendi este papo do Nadasei que defende uma forma de religião ( que ainda não descobri qual é a dele), e fala em "desapego à idéias" junto com "prática da religião".

Esta seria exatamente minha próxima pergunta, como conciliar "pratica de religião" e "desapego à idéias"

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Judas escreveu:Praticar religião tem a ver com ceticismo?

Certamente que tem.
A pratica da religião visa o desapego, o controle dos desejos e repulsas, auto conhecimento e aprimoramento da mente.
Isso tudo passa necessariamente pelo desenvolvimento da razão e essa exige ceticismo.

Em religiões como o Budismo, hinduísmo e até mesmo o taoismo, o incentivo ao ceticismo é mais explicito, inclusive o chamado pirronismo (ceticismo pirronico), tem a origem de seu nome em um cético chamado Pirro, cético que estudou na índia e tem o ceticismo hinduista como uma de suas fontes de influencia.

O hinduísmo fala muito sobre o véu de Maya, que é o poder ilusório de Deus e também a nossa realidade ilusória.
Pra eles a realidade em que vivemos é como uma armadilha, um lugar onde a própria natureza do mundo ilude as pessoas em três níveis, no físico, no mental e no espiritual, impedindo o homem comum de compreender a verdade das coisas.

Já o budismo fala muito sobre as distorções mentais, sobre como os desejos e conceitos profundamente
enraizados serem como um vento que sopra sobre um lago e agita suas aguas, o homem estaria a olhar o mundo por de baixo desse lago e condenado a enxergar o mundo apenas através das distorções criadas pelas ondas na agua.
Seria preciso então acalmar o lago para ver sem distorções e a forma de fazer isso é eliminando esse vento.

As religiões tem um foco muito especifico no controle mental, por isso tratam tanto de temas como o controle dos desejos e repulsas, com praticas como o jejum, como o não mentir, não julgar, dar a outra face e se humilhar, etc...
A própria alusão de Cristo sobre termos uma "trave" em nossos olhos remete a essa mesma idéia e a pratica que ensina a confirma.

Muito se fala sobre o desapego, mas o que muitos que se dizem adeptos de seitas cristãs não percebem é que isso inclui o desapego a idéias, aos conceitos formados que são a origem de muitos desejos e repulsas.
O Ceticismo nesse ponto é fundamental e indispensável, assim como a fé é indispensável, mas fé com o significado de confiança, de ausência de medos e duvidas, algo que não se relaciona com "acreditar" em coisas.

Crença cega é sinonimo de apego, algo contrario a pratica religiosa.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:
NadaSei escreveu:Igrejas são como escolas, podem até existir algumas escolas boas e outras ruins... mas o fundamental mesmo é o interesse e dedicação do aluno que, se quiser, pode dispensar os prós e contras da escola e ser auto-didata.

.

Só me responda uma questãozinha básica que brota espontânea quando leio isto:

- POR QUE precisa-se de "escola religiosa" para viver plenamente? Ainda mais quando vai dispensar uma boa parte dos "conhecimentos"? Coisa mais contraproducente...

Como eu disse, de escola ninguém precisa, qualquer um pode ser autodidata.
E não se dispensa conhecimento algum, muito pelo contrario, adquire-se conhecimento.

A pratica e estudo da religião não dispensa outras fontes de conhecimento, muito pelo contrario, a religião é apenas mais uma fonte agregada a tantas outras, como as ciências, a filosofia e a arte.
Apo escreveu:- O que é ser um religioso autodidata? Tem a ver com teísmo apenas e não com dogmas? Ou você estabelece seus dogmas, obviamente baseado em questões de foro íntimo suas ( como a abstinência sexual, por julgar que sexo não o deixa ser "livre" espiritualmente, por exemplo )?

Ser autodidata significa que você estuda por conta própria, sem a necessidade de se filiar e frequentar seitas.

Quanto a abstinências de todo tipo, o foco é o controle mental.
Se você não controla seu desejo por sexo, por comida e por objetos de todo tipo, então não controla a si próprio, não controla a própria mente que vaga sozinha, se concentra nessa coisas e o prende a elas.

E como já foi dito, a abstinência visa apenas o controle mental, que, uma vez adquirido, dispensa a pratica de abstinências.

Praticar abstinências para adquirir o controle da mente nessas coisas, não é diferente de praticar exercícios de matemática e interpretação de texto para desenvolver o raciocínio matemático e lógico.
Apo escreveu:Gostaria de respostas não cartesianas aqui e não vagas também. Apenas coerentes com a natureza humana em geral ( ou admita que é a sua religião muito particular).

As respostas estão dadas e não, minha religião não é muito particular, apenas explico em linguagem mais acessível os porquês de pessoas como Cristo, Buda, Lao Tsé, Krishna e outros, todos ensinarem as mesmas coisas, as mesmas praticas, como jejuns, meditações, reclusão, etc...

Trancado