Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alexandre Bomphá
Mensagens: 30
Registrado em: 02 Nov 2005, 15:00

Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Alexandre Bomphá »

Estranho perguntar isso... ateu é aquele que não crê em Deus. Ponto final. Se o Deus, seja ele de qual religião for, seja ele a concepção que for, para o ateu, ele não existe. Contudo, vejo que muitos dos que se dizem ateus, deixam latente que crêem sim num deus. Seja a "força máxima" que rege o universo, seja ele uma entidade inalcançável. Muitos são apenas pessoas que se decepcionaram com as religiões, e no fundo são é anti-religiões e não ateus. Afinal de contas, gostaria apenas de deixar essa perguntar aqui: você é ateu mesmo?

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Olá Alexandre ! Seja bem-vindo ao RV !

Não posso responder sua pergunta. Sou teísta

Bjs


Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Fernando Silva »

Você não deve confundir "sem religião" com ateu. E há o ateu que afirma que Deus não existe e o ateu que não vê motivos para acreditar nele (assim como no caso do saci-pererê) e não se preocupa com ele.
Este fórum não existiria se não estivéssemos cercados pela religião por todos os lados, não nos permitindo esquecer do assunto.

Também há o teísta, que acredita num deus criador e participante, embora não muito bem definido, e o deísta, que acha que um deus criou o mundo mas não se importa conosco e que, portanto, não precisamos nos preocupar com ele.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Tranca »

Eu creio em Crom, o Senhor da montanha, que nos observa sem se importar com nosso destino e que após nossa morte nos condena ao reino das sombras e só aos grandes guerreiros concede a graça de compartilhar com Ele dos prazeres do seu palácio sombrio, onde se reúnem para relembrar a glória das batalhas passadas e beber à eternidade.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Alexandre Bomphá
Mensagens: 30
Registrado em: 02 Nov 2005, 15:00

Re: Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Alexandre Bomphá »

Fernando Silva escreveu:Você não deve confundir "sem religião" com ateu. E há o ateu que afirma que Deus não existe e o ateu que não vê motivos para acreditar nele (assim como no caso do saci-pererê) e não se preocupa com ele.
Este fórum não existiria se não estivéssemos cercados pela religião por todos os lados, não nos permitindo esquecer do assunto.

Também há o teísta, que acredita num deus criador e participante, embora não muito bem definido, e o deísta, que acha que um deus criou o mundo mas não se importa conosco e que, portanto, não precisamos nos preocupar com ele.


Mas eu sei de tudo isso... minha intenção é justamente saber se os membros daqui são simplesmente ateus ou não. Porque muitos teístas, deístas, gnósticos se dizem ateus porque hoje em dia é bonito falar que é ateu. Representa uma revolta ao mundo. O ateu, penso eu, simplesmente não se importa: Deus não existe. É isso que quero saber, se os prezados membros daqui são ateus no sentido da palavra mesmo.

:emoticon1: E obrigado pela boa vinda, salgueiro!

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Tranca »

Alexandre, eu não me preocupo muito com isso. Deus não é auto evidente e não há motivos para se crer em um ser invisível o qual não interage com suas ditas criaturas.

Ser produto de um universo caótico me basta.

Abraço
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Aranha »

- Sou agnóstico, acredito que a hipótese deus é inconfirmável pelo menos até o momento, no entanto, estou em busca desta confirmação, até hoje não vi deus nenhum em canto algum, aliás, quanto mais procuro menos vejo....
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Fernando Silva »

Alexandre Bomphá escreveu:minha intenção é justamente saber se os membros daqui são simplesmente ateus ou não.


Tem de tudo, embora me pareça que a maioria é de ateus. Eu, por exemplo.

Avatar do usuário
punkboy
Mensagens: 666
Registrado em: 29 Out 2005, 02:34

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por punkboy »

Eu acredito que existe a "hipótese" de deus existir, mas como nada me leva a crer que ele exista eu acredito que "deus" não existe e foi apenas fruto da imaginação humana.

ps: acredito que eu seja ateu.
CADÊ O LIVRO, PENSADOR?

against
Mensagens: 743
Registrado em: 26 Out 2005, 18:14

Re: Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por against »

Alexandre Bomphá escreveu: " ... Porque muitos teístas, deístas, gnósticos se dizem ateus porque hoje em dia é bonito falar que é ateu. Representa uma revolta ao mundo. O ateu, penso eu, simplesmente não se importa: Deus não existe. É isso que quero saber, se os prezados membros daqui são ateus no sentido da palavra mesmo.


Não escolhi ser ateu, eu nasci assim. Não posso estar seguindo uma tendência/moda.

Eu sou ateu mas não fico espalhando isto por aí. Acho que só uns 2 amigos e minha mãe sabem disso. Não vejo motivo pra ficar espalhando que não acredito em deus, saci pererê, mula sem cabeça, etc.

Quando há discussão sobre religião eu me abstenho e fico calado ou tento mudar de assunto. Quando me perguntam a religião eu falo que não tenho, apenas se perguntarem se sou ateu eu respondo que sim.

No mais, isto pouco me importa. Na minha concepção do mundo não há deuses e um ser onipotente, que nada faz frente a tamanha injustiça, é desprezível.


Seja bem-vindo ao fórum.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por King In Crimson »

Nunca acreditei em Deus nem em Papai Noel, mas saci eu já acreditei.

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por DarkWings »

Ateu de carteirinha e juramentado.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
from hell
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Nov 2005, 22:45
Localização: From Hell

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por from hell »

Ateu até a medula óssea ....

*************************************
*************************************
*************************************
“ Religião: uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas”

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por rapha... »

King In Crimson escreveu:Nunca acreditei em Deus nem em Papai Noel, mas saci eu já acreditei.


Eu ainda espero ver um.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Res Cogitans »

eu sou macumbeiro.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Tranca »

Sacis são legais.


Imagem


Já deus é um pouco temperamental.


Imagem


Imagem


Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Perseus
Mensagens: 1944
Registrado em: 26 Out 2005, 00:44

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Perseus »

Eu tenho tendência para o deísmo, mas... como eu prefiro me ater a fatos, e não a viagens cósmicas, me denomino ateu.

O que quero dizer é que na minha opinião, é sim possível que algum tipo de intelecto tenha dado partida no motor e deopis voltado a dormir.
Na minha opinião.

Como não tenho nada com o que embasar esta opinião, sou ateu.

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re: Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por carlo »

Alexandre Bomphá escreveu:
Fernando Silva escreveu:Você não deve confundir "sem religião" com ateu. E há o ateu que afirma que Deus não existe e o ateu que não vê motivos para acreditar nele (assim como no caso do saci-pererê) e não se preocupa com ele.
Este fórum não existiria se não estivéssemos cercados pela religião por todos os lados, não nos permitindo esquecer do assunto.

Também há o teísta, que acredita num deus criador e participante, embora não muito bem definido, e o deísta, que acha que um deus criou o mundo mas não se importa conosco e que, portanto, não precisamos nos preocupar com ele.


Mas eu sei de tudo isso... minha intenção é justamente saber se os membros daqui são simplesmente ateus ou não. Porque muitos teístas, deístas, gnósticos se dizem ateus porque hoje em dia é bonito falar que é ateu. Representa uma revolta ao mundo. O ateu, penso eu, simplesmente não se importa: Deus não existe. É isso que quero saber, se os prezados membros daqui são ateus no sentido da palavra mesmo.

:emoticon1: E obrigado pela boa vinda, salgueiro!




A cigana que falou prá vc que hoje em dia é bonito falar que é ateu, roubou o seu dinheiro cara! Caia na besteira de ficar falando que é ateu por aí e vc verá como isto gera preconceito e é considerado um ato feio e sem ética.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por King In Crimson »

Alexandre Bomphá escreveu:muitos teístas, deístas, gnósticos se dizem ateus porque hoje em dia é bonito falar que é ateu.

Pelo contrário. Muitos ateus se dizem agnósticos, sem religião, teístas, deístas, católicos, não praticantes, macumbeiros, crentes...
Só pra evitar chateação.

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Najma »

E eu sou bruxa... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Uma linda bruxa, aliás! :emoticon7:
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Lúcifer »

Agora, respondendo a sua pergunta, eu acredito em Deus como uma força que nos motiva. Um paizão que nos recompensa quando merecemos e nos castiga quando merecemos também. Mas eu também me considero uma pessoa racional e, por isso, não desprezo nenhum tipo de informação séria.
Estou fazendo um pequeno estudo sobre o satanismo e, por enquanto eu estou achando muito interessante alguns pontos de vista deles.
Eu acredito que exista mais no universo do que sonha nossa vã filosofia.
Eu não desprezo o conhecimento de meus colegas ateus porque eu sei que, antes de eles colocarem algum post aqui, eles estudaram muito e não falariam nada sem conhecimento de causa e muitas das coisas que eles dizem realmente fazem sentido.
Quando eu acabar os meus estudos sobre satanismo, eu colocarei alguma coisa aqui.
Abraço e bem vindo.
Imagem

Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Mensagem por Carlos Castelo »

Eu acredito que o verdadeiro ateu nega ou ausenta deus de tudo o que existe, não dando margem a intepretações de meio termo. Por isso me considero um ateu convicto.
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Mensagem por Schultz »

Carlos Castelo escreveu:Eu acredito que o verdadeiro ateu nega ou ausenta deus de tudo o que existe, não dando margem a intepretações de meio termo. Por isso me considero um ateu convicto.

Essas discussões etimológicas e semânticas enchem o saco...

O termo ateu pode designar sim uma posição intermediária. Tanto que só existem dois tipos de agnósticos, os que acham que algum deus existe, e os que não acham.

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

Não acredito que exista meio-ateu, se alguém tem essa determinada posição é porque não vê necessidade para se postulara prsença de algo tão distante para ele, quanto o monstro do Lago Ness.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Trancado