Estudo mostra que a felicidade é contagiante

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Estudo mostra que a felicidade é contagiante

Mensagem por emmmcri »

Estudo mostra que a felicidade é contagiante, mas não no trabalho

Qui, 04 Dez, 09h53

LONDRES (AFP) - A felicidade é contagiante e se propaga "por ondas" dentro de círculos de amigos ou de membros de uma família, mas não entre colegas de trabalho, revela um estudo que será publicado nesta sexta-feira pelo British Medical Journal (BJM).
PUBLICIDADE

Os autores do estudo estabeleceram que grupos de pessoas felizes e infelizes se constituem segundo critérios de proximidade social e geográfica. Por exemplo, a probabilidade de que uma pessoa seja feliz aumenta 42% se um amigo que mora a menos de 800 metros dele é feliz. Este número cai para 25% se o amigo mora a menos de 1,5 km, e continua declinando a medida que aumenta a distância.

As chances de felicidade aumentam em 8% em caso de convivência com um parceiro feliz, em 14% se um parente próximo feliz mora na vizinhança, e até em 34% em caso de vizinhos felizes.

"As variações no nível de felicidade de um indivíduo podem se propagar por ondas dentro de grupos sociais e fomentar uma ampla estrutura dentro de uma rede, criando assim grupos de pessoas felizes ou infelizes", consideraram os autores do estudo, os professores Nicholas Christakis, da Harvard Medical School, e james Fowler, da universidade de San Diego.

Contudo, esta tendência não se verifica no trabalho. "Os colegas de trabalho não afetam o nível de felicidade, o que faz pensar que o contexto social pode limitar a propagação de estados emocionais", segundo o estudo.

"Este estudo revolucionário pode influenciar a saúde pública", avisou o BMJ em seu comunicado.

"Se a felicidade se transmite, de fato, através das relações sociais, isso pode contribbuir indiretamente à transmissão semelhante da boa saúde, o que tem sérias implicações para a elaboração das políticas", avaliou a publicação.

O estudo foi realizado com 5.124 adultos de 21 a 70 anos, entre 1971 e 2003.

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0812 ... cia_sa__de
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Estudo mostra que a felicidade é contagiante

Mensagem por Suyndara »

Acho que o mau humor também é :emoticon26:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Estudo mostra que a felicidade é contagiante

Mensagem por Apo »

As chances de felicidade aumentam em 8% em caso de convivência com um parceiro feliz, em 14% se um parente próximo feliz mora na vizinhança, e até em 34% em caso de vizinhos felizes.


Não entendi. A gente se sente 4x mais feliz com a felicidade dos vizinhos do que com a felicidade do parceiro?

:emoticon5:

Contudo, esta tendência não se verifica no trabalho. "Os colegas de trabalho não afetam o nível de felicidade, o que faz pensar que o contexto social pode limitar a propagação de estados emocionais", segundo o estudo.


Não concordo. Imagina trabalhar num ambiente onde há alguém triste e ou muitos colegas tristes.
Sempre me senti mais feliz trabalhando em locais onde os colegas estão felizes e satisfeitos em suas vidas profissionais e até pessoais!

Acho que há um equívoco aqui: devem estar confundindo "felicidade" coletiva com a questão da frustração e sentimentos de desfortúnio em ambientes com muita competição, onde há injustiças entre as relações patrão- empregado do tipo que premia, elogia, reconhece uns em detrimento de outros.
Isto diminui a felicidade porque causa inveja, desconforto e desagregação do grupo.

Se a felicidade se transmite, de fato, através das relações sociais, isso pode contribbuir indiretamente à transmissão semelhante da boa saúde, o que tem sérias implicações para a elaboração das políticas", avaliou a publicação.


Aqui enveredaram para outra questão que contradiz o parágrafo sobre o ambiente profissional, por exemplo. Relações de trabalho são sociais. Quer dizer então, que nos ambientes de trabalho, não há necessidade de preocupação com a saúde dos funcionários - já que descobriram ( ?) que a relação de "contágio" é inversa ou nula no local?
Imagem

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Estudo mostra que a felicidade é contagiante

Mensagem por Judas »

A julgar pela quantidade de igrejas evangélicas que surgem como pipoca, diria que a ignorância também é contagiante.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estudo mostra que a felicidade é contagiante

Mensagem por Lúcifer »

Eu concordo com a Apo em relação ao ambiente de trabalho.
Putz, em meu serviço, eu sou um dos mais brincalhoes. Detesto ver algum de meus colegas com cara triste.

E eles sentem a minha falta, pois sempre quando não vou trabalhar (eu sou plantonista), dizem que o ambiente estava chato.
E quando eu tiro férias, então??

Não. A alegria pode ser transmitida sim no ambiente de trabalho, tornando o serviço até mais produtivo.

Outro ponto a favor da alegria no serviço. A pessoa com mau humor, sente que a hora passa mais lento enquanto aquele que está alegre, vê o dia correr mais rápido, O tempo é igual para todo mundo, mas a sensação de que foi mais rápido para a pessoa feliz é bem maior.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Estudo mostra que a felicidade é contagiante

Mensagem por Apo »

Lúcifer escreveu:Eu concordo com a Apo em relação ao ambiente de trabalho.
Putz, em meu serviço, eu sou um dos mais brincalhoes. Detesto ver algum de meus colegas com cara triste.

E eles sentem a minha falta, pois sempre quando não vou trabalhar (eu sou plantonista), dizem que o ambiente estava chato.
E quando eu tiro férias, então??

Não. A alegria pode ser transmitida sim no ambiente de trabalho, tornando o serviço até mais produtivo.

Outro ponto a favor da alegria no serviço. A pessoa com mau humor, sente que a hora passa mais lento enquanto aquele que está alegre, vê o dia correr mais rápido, O tempo é igual para todo mundo, mas a sensação de que foi mais rápido para a pessoa feliz é bem maior.



Mas alegria é algo fugaz, um espírito passageiro e que pode minguar depois de terminada a brincadeira, por exemplo. A sensação de felicidade é algo mais duramente construído, quase cultural. Há empresas que cultivam uma alegria falsa, superficial. Por trás, o pau come solto.
E há as que nem precisam promover muita coisa. Basta que haja seriedade, respeito, exemplo e comprometimento para que se estabeleça um ambiente saudável. Saúde no sentido mais amplo da palavra significa sanidade, harmonia. Estas condições é que propiciam a tal sensação contagiante de felicidade, que pode não ser eufórica ( como os surtos de alegria ), mas que dá frutos duradouros a médio e longo prazo.
Imagem

Trancado