Pico do Petróleo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Tarcísio
Mensagens: 237
Registrado em: 18 Out 2007, 00:22

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Tarcísio »

Suyndara escreveu:
Apáte escreveu:Se posso dar um conselho, não invista em nada. Desligue o computador e apague as luzes. Poupe o máximo de energia possível, pois está acabando. O mundo está acabando. A volta do Deus Metal será próxima. Matem-se rápido e rápido.


:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Justamente pq esta acabando que eu tenho que poupar :emoticon36: Serviço de formiguinha, não quero passar fome no inverno :emoticon26:


O erro da metáfora da formiguinha é que ela é membro de uma sociedade perfeita que não pode ser invadida. Na nossa realidade a PF entra sem mandato e te toma o que você poupar, ou o MST mesmo, ou ainda o estado faz vários pacotes injetando trilhões de reais no mercado e seu potencial de compra fica reduzido a 0.

:emoticon262: :emoticon221: :emoticon97:
Editado pela última vez por Tarcísio em 09 Dez 2008, 11:02, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Eu não consigo :emoticon25:

Fui franciscana por muitos anos...


Sempre me dei mal quando me meti à franciscana. Ou cuspiram no prato ou se aproveitaram. Danem-se.

Um velho amigo costumava dizer que eu era muito "simpática" (ele é linguísta e dizia que na etmiologia da palavra sentir empatia por é o mesmo que ser capaz de sentir a dor do outro).


Sim isto é empatia, mas nos leva a servirmos de capacho se abrimos a mão demais. So...

O problema é que eu realmente sofro :emoticon11:


Eu sofro pelas crianças inocentes. Algumas perderam a inocência, logo não ponho mais a minha vida em risco por elas. Assim como sofro pelos enfermos, pelos que perderam entes queridos e decentes ( se é mãe de criminoso, quero que ela se dane). Sofro pela ignorância fundamentalista pois ela afeta o mundo de forma geral. Eu aprendi que o ser humano nem sempre é merecedor de minha empatia. E é isto.

A única pessoa do mundo que eu não tenho menor empatia é o meu ex, e mesmo assim nunca me vinguei dele e nem sou capaz de desejar o mal a ele :emoticon4:


Eu tenho. Meu ex foi um marido infantil porque éramos ambos infantis. Então, estávamos no mesmo barco. Não tenho muito contato, mas assim que nos separamos, com todas as mágoas e desgastes, fomos o salva-vidas um do outro. Um não tinha, o outro ia correndo e socorria. Se ele precisar de mim, estarei aqui sempre. :emoticon45:

Só sou malteísta em relação à deus, as pessoas eu sempre me preocupo e ajudo...

E tá, eu sei: os bonzinhos se fodem! :emoticon17:


É. Ajudo só quando me pedem, só quando eu posso e quando a pessoa precisa mesmo merece. Não encho o saco de ninguém, nunca peço emprestado e não gosto de confusão. Assim é mais simples viver.
Odeio vitimizações e gente que faz da dor marketing pessoal e ideológico.

É. Fiquei bem mais fria ao longo da vida. :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Suyndara »

Tarcísio escreveu:
Suyndara escreveu:
Apáte escreveu:Se posso dar um conselho, não invista em nada. Desligue o computador e apague as luzes. Poupe o máximo de energia possível, pois está acabando. O mundo está acabando. A volta do Deus Metal será próxima. Matem-se rápido e rápido.


:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Justamente pq esta acabando que eu tenho que poupar :emoticon36: Serviço de formiguinha, não quero passar fome no inverno :emoticon26:


O erro da metáfora da formiguinha é que ela é membro de uma sociedade perfeita que não pode ser invadida. Na nossa realidade a PF entra sem mandato e te toma o que você poupar, ou o MST mesmo, ou ainda o estado faz vários pacotes injetando trilhões de reais no mercado e seu potencial de compra fica reduzido a 0.

:emoticon262: :emoticon221: :emoticon97:


Pior que eu sei disso :emoticon28:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Suyndara »

Preciso fazer um curso de maldade :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Apáte »

Suyndara escreveu:Preciso fazer um curso de maldade :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Você está no RV.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Suyndara »

:emoticon36:

É vero...
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Fernando Silva escreveu:Resta saber se já há "decisões mais sensatas" a serem tomadas. Ou se haverá, em tempo hábil.
Ter consciência do problema é uma coisa, saber o que fazer é outra.

Uma coisa me parece clara, entretanto: quem tiver as armas não vai ficar sentado esperando morrer de fome.



O que voce acha que os burocratas podem fazer de especial?

Eu sempre fico encucado com esses mantras de que "algo precisa ser feito" (pelo meio ambiente, pelo setor bancario, pela educacao), que subentendem que so burocratas conseguiriam fazer algo, ou que fariam melhor do que as pessoas e empresas, quando o que os burocratas realmente fazem e distorcer os incentivos que fariam as pessoas agirem.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Fernando Silva »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Fernando Silva escreveu:Resta saber se já há "decisões mais sensatas" a serem tomadas. Ou se haverá, em tempo hábil.
Ter consciência do problema é uma coisa, saber o que fazer é outra.

Uma coisa me parece clara, entretanto: quem tiver as armas não vai ficar sentado esperando morrer de fome.



O que voce acha que os burocratas podem fazer de especial?

Eu sempre fico encucado com esses mantras de que "algo precisa ser feito" (pelo meio ambiente, pelo setor bancario, pela educacao), que subentendem que so burocratas conseguiriam fazer algo, ou que fariam melhor do que as pessoas e empresas, quando o que os burocratas realmente fazem e distorcer os incentivos que fariam as pessoas agirem.

Fato #1: o petróleo é um recurso finito. Quanto mais cedo se encontrar um substituto, melhor.
Fato #2: não falei em burocratas. A ação cabe a quem quer que possa fazer alguma coisa.

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Fenrir »

Noticia velha:

Carro movido a vegetais podres roda pela primeira vez

Outra

empresa-japonesa-apresenta-carro-movido-a-agua

E outra

Veículo roda movido a pó de café reciclado

Mais uma

Carro movido a óleo de cozinha é atração

Como se vê, alternativas ao petróleo não faltam.
Resta saber se são economicamente viáveis.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Azathoth »

Você se restringiu a falar apenas de combustível para automóveis. Só que o problema da nossa dependência ao petróleo é muito mais profundo do que isso.

Todos os citados substitutos vão invariavelmente utilizar combustível fóssil em alguma etapa de extração, produção e transporte. O mesmo para fontes de energia "alternativas". Para você minerar e enriquecer urânio ou construir uma usina de energia eólica, estará inevitavelmente gastando combustível fóssil.

Os fertilizantes que permitem produção de alimentos para alimentar bilhões de pessoas são derivados de combustível fóssil direta e indiretamente.

Os medicamentos que extendem artificialmente nossa longevidade e saúde são derivados de combustível fóssil direta e indiretamente.

Os polímeros e outros materiais por trás de todo o nosso quotidiano e tecnologia de alto valor agregado são derivados de combustível fóssil direta e indiretamente.

O buraco é infelizmente muito mais em baixo. Nós construímos a civilização moderna em cima do petróleo e por inércia nos tornamos cada vez mais dependentes do mesmo. É que nem a internet. 15 anos atrás, os setores produtivos da economia e seus serviços podiam viver confortavelmente sem a internet. Hoje isso é pragmaticamente impossível.
Imagem

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Fenrir »

Azathoth escreveu:Você se restringiu a falar apenas de combustível para automóveis. Só que o problema da nossa dependência ao petróleo é muito mais profundo do que isso.

Todos os citados substitutos vão invariavelmente utilizar combustível fóssil em alguma etapa de extração, produção e transporte. O mesmo para fontes de energia "alternativas". Para você minerar e enriquecer urânio ou construir uma usina de energia eólica, estará inevitavelmente gastando combustível fóssil.

Os fertilizantes que permitem produção de alimentos para alimentar bilhões de pessoas são derivados de combustível fóssil direta e indiretamente.

Os medicamentos que extendem artificialmente nossa longevidade e saúde são derivados de combustível fóssil direta e indiretamente.

Os polímeros e outros materiais por trás de todo o nosso quotidiano e tecnologia de alto valor agregado são derivados de combustível fóssil direta e indiretamente.

O buraco é infelizmente muito mais em baixo. Nós construímos a civilização moderna em cima do petróleo e por inércia nos tornamos cada vez mais dependentes do mesmo. É que nem a internet. 15 anos atrás, os setores produtivos da economia e seus serviços podiam viver confortavelmente sem a internet. Hoje isso é pragmaticamente impossível.


Bom, se serve para um motor de automovel, deve servir para outros motores a combustao, quer sejam usados na industria, quer nao sejam.

Quantos aos plasticos, polímeros e outros derivados, nao faco ideia se alguem pensou ou nao em alguma alternativa ao petroleo.

Mas concordo que é um problema espinhoso.
Eu não quiz dizer com o post que seria fácil dispor do petróleo, porque não basta que existam alternativas a ele (esta deve ser a parte mais fácil do problema).
É preciso que tais alternativas sejam economicamente viáveis.
E é ai que entra a analogia que voce fez com a internet, acho eu.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por King In Crimson »

Azatoth,
creio que o problema da fabricação de insumos não seja tão grande. Eles todos somados são uma fração do que e usado como fonte de energia. E existem fonte praticamente inesgotáveis de hidrocarbonetos que não compensam o investimento para produzir energia, mas podem muito bem ser usadas como matéria prima, a exemplo das areias de piche do Alasca.

Mas que as fontes de energia "alternativas" dependem imensamente do petróleo é verdade. fico pensando no carro elétrico. A meu ver, termodinamicamente ele seria mais gastador que o tradicional.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Fernando Silva »

Fenrir escreveu:Noticia velha:

Carro movido a vegetais podres roda pela primeira vez

Outra

empresa-japonesa-apresenta-carro-movido-a-agua

E outra

Veículo roda movido a pó de café reciclado

Mais uma

Carro movido a óleo de cozinha é atração

Como se vê, alternativas ao petróleo não faltam.
Resta saber se são economicamente viáveis.

Não basta ser economicamente viável. Tem que ser equivalente em termos de eficiência energética.
Quanta borra de café é necessária para se produzir o equivalente a um litro de gasolina, por exemplo?
Quanta borra de café é necessária para se obter 1kg de nylon?

Será possível produzir todo esse café sem petróleo?

Avatar do usuário
Fenrir
Mensagens: 1107
Registrado em: 01 Fev 2008, 22:38
Gênero: Masculino

Re: Pico do Petróleo

Mensagem por Fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Fenrir escreveu:Noticia velha:

Carro movido a vegetais podres roda pela primeira vez

Outra

empresa-japonesa-apresenta-carro-movido-a-agua

E outra

Veículo roda movido a pó de café reciclado

Mais uma

Carro movido a óleo de cozinha é atração

Como se vê, alternativas ao petróleo não faltam.
Resta saber se são economicamente viáveis.

Não basta ser economicamente viável. Tem que ser equivalente em termos de eficiência energética.
Quanta borra de café é necessária para se produzir o equivalente a um litro de gasolina, por exemplo?
Quanta borra de café é necessária para se obter 1kg de nylon?

Será possível produzir todo esse café sem petróleo?


Pois então? E critérios de eficiência tambem não são considerados quando se fala em economicamente viável?
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Trancado