Qual a proposta do ateísmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu:Como mostrei acima um conjunto de idéias(ideológica), parte de uma raiz ateísta que afasta o homem de Deus. Sem a religião e temor a Deus a violência tende a aumentar.
Se voce não concorda me explique porque?


Imagem

Imagem

Imagem
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:
Erivelton escreveu:Como mostrei acima um conjunto de idéias(ideológica), parte de uma raiz ateísta que afasta o homem de Deus. Sem a religião e temor a Deus a violência tende a aumentar.
Se voce não concorda me explique porque?


Imagem

Imagem

Imagem


2, 3 e 4.


Eu temo pelos malucos religiosos à solta pelo mundo, evangelizando e aliciando segundo seus próprios e torpes interesses de manobra de massas ( bem assim, clichê mesmo!)!.

SE DEUS FOSSE BOM, AMÁ-LO NÃO SERIA MANDAMENTO.
Imagem

Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:
André escreveu:É suficiente para derrubar pois a premissa dele implicava que todos os países com alto numero de descrentes, seriam violentos, na verdade, a maioria com alto numero de descrentes, são menos violentos. Os dados não são suficientes para afirmar muitas coisas, mas para mim, são suficientes, para negar afirmações absolutas sobre o comportamentos dos descrentes.
Já tivemos uma primeira e sgunda guerra mundial e daqui a pouco pode estourar outra.
1-A cada dia que se passa as cadeias aumentam. Os crimes estão cada vez mais bárbaros e a sociedade vai culpar quem?
2-Quem tem proposta para acabar com a maldade de uma forma definitiva. Não é a religião?
3-Se um país fosse todo cristão não diminuiria a violência?
4-O povo de israel não vive em paz apesar de algumas divergências?
A religião não mudou a nação israeelense para praticar o bem e diminuir a violência?


Cara vc ignorou solenemente o link que postei que evidencia, claramente, que vc está errado. Lugares cheios de descrentes como Suécia, Noruega, Japão, Finlândia, estão entre os menos violentos do mundo. Como vc explica isso? Não era para essa descrença levar a violência?

http://www.adherents.com/largecom/com_atheist.html

Respondendo suas perguntas.

1-Tem que culpar a si mesma pelas suas incompetências e buscar se aperfeiçoar. Para isso deve evitar todo tipo de bode expiatório. Afastar-se dos fundamentalismos religiosos, que geram ódios e estão nas raízes de diversos conflitos tende a ajudar.

2-Não, são os humanistas de todo tipo, não apenas os religiosos. São aqueles preocupados com o futuro da humanidade, e que buscam soluções integradoras, que respeitam o direito das pessoas pensarem de forma diferente. Todos os que querem uniformizar a sociedade, para que todos pensem da mesma forma, e não aceitam as diferenças, que geram desunião, ódios, e conflitos. Todos que tem ambição de controlar, e definir pelos outros, como devem agir, é que promovem o mal, sejam eles religiosos ou não.

3- Obvio que não. Primeiro que os cristãos têm suas divisões. Segundo pq são eles, e não os descrentes, a maioria esmagadora, em uma sociedade profundamente violenta. Se quiser culpar alguém, pela sociedade estar como está, comece por quem é maioria, e não pelas minorias.

4-Obvio que não. O povo judeu foi profundamente perseguido, e nada justifica o que foi feito contra eles, porém nada justifica tb, a perseguição do Estado de Israel para com os palestinos, nem os atos terroristas dos palestinos. O Estado de Israel financiou assassinatos, e é um Estado com diversas características de um Estado policial.

E não, o ressentimento, explicável, mas não justificável, reforçou ódios de natureza religiosa, que motivaram, e motivam, conflitos. Se praticar o bem é contratar assassinos para matar gente supostamente inimiga, invés de prender e levar a julgamento, e ter um Estado autoritário, e violento, isso é novidade. Sendo que ai não tem santo, todos os atos são injustificáveis.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Prove o que diz. A própria Bíblia diz que quem matar seu escravo não será punido.
Me mostre os está os tramentos dos escravos hebreus?

Êxodo 21:20-21
Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado, mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.

Nâo só Deus perdoa a escravidão, como ele também aceita que se espanque seus escravos, contanto que não os mate (a menos que o escravo demore a morrer depois da surra).
Erivelton escreveu:O mundo violento é a maior prova disto. Quantos religiosos praticantes existem e quantos não se dedicam com uma pontualidade?
Eu não disse que todos os ateus são bases para a maldade e sim a proposta do ateísmo de afastar o homem de Deus. Será que não entende a minha linguagem?

Eu entendo é que você acha que ser ateu aumenta a chance de que a pessoa cometa crimes.
A minoria da humanidade é atéia, portanto quem comete os crimes são os religiosos.
Qual o problema de se afastar o homem de um deus imaginário e idiota?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

fausto el dikaios escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:Voce não me respondeu porque acha que o ateísmo não aumenta a violência.

A resposta está aqui:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/com ... -religiao/
Agora apresente suas estatísticas.
A porcentagem de ateus nas prisões é a mesma que a de ateus na sociedade?


Alguma vez já leste eu a transmitir uma resposta pelo um link ? Técnica muito fraca ... quando refutarem dirás não fui eu quem disse

Posta a SUA resposta aqui no ReV e mais nada

O texto que eu citei é meu.
Mesmo que não fosse, se eu o indiquei é porque assino em baixo.
Sua desculpa não cola.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Erivelton »

Apo escreveu:Você tá de brincadeira? Não conhece a história do cristianismo? :emoticon5:
Voce conheçe?
O verdadeiro cristianismo foi escondido e os lideres roamanos tomaram conta da verdade. O império romano não era religioso e sim político.
Você está propondo algum tipo de fundamentalismo religioso, pois a mistura de religiões gera discórdia?
:emoticon5:
Que cada país tenha sua religião independente de qual seja
E o Islã mudou o mundo para praticar o bem e diminuir a violência? :emoticon5:
O verdadeiro islã prega a paz e o amor. Grupos radicais dividiram o islã por questões políticas e criaram terrorismos. Foi o que o catolicismo romano fez com o cristianismo.
Religião é mais um motivo para as pessoa se enclausurarem em guetos ideológicos e doutrinários, gerando conflitod praticamente insolúveis.
Religião NUNCA foi e nem será solução para a violência.
Israel é um exemplo. Eles não se metem com ninguém e vivem uma vida religiosa.
PAZ está dentro de nós e não fora, não imposta, não doutrinada.
Quem precisa ser doutrinado para controlar seus impulsos deveria responder de acordo com os rigores da lei. Ou ir a um profissional da área psiquiátrica.
Patético isto.
Cada um tem um modo de pensar, mas continuo acreditando que a religião muda.
Criminosos estão se convertendo, cristãos procuram ser bons e muitas outras religiões ensinam a amar ao seu semelhante.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

fausto el dikaios escreveu:Oh, Beira mar , TUDO QUE é CERTO SE RESUME, EM AMAR DEUS E O SEU PRÓXIMO, é certo que envolve não desejar a mulher do próximo. Pelo o amor que tens pelo próximo.

Eu tenho o direito de desejar a mulher que quiser, desde que fique só no desejo.
Por outro lado, se a mulher do próximo quiser, ela virá por vontade própria.
A decisão será dela e não do homem dela, que a esta altura já a terá perdido mesmo que eu não faça nada.

E Jesus condenou olhar qualquer mulher, não apenas a do próximo.
fausto el dikaios escreveu:NENHUM HOMEM TEVE MENTE BRILHANTE COMO JESUS, e isso te fere saber que alguém falou o que mais ninguém tem capacidade de falar, pensar o que ninguém mais tem capacidade de pensar. TUDO QUE NOS FALAMOS DE BOM é SOMBRA DO QUE ELE já DISSE .

Seu nome é Yeshua, a encarnação do AMOR e da PAZ, quem discorda de UM PALAVRA de Jesus é invejoso e nada sabe ....

Jesus não disse nada. O que temos são as palavras que outros atribuíram a ele.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Erivelton »

Apo escreveu:Certamente onde existe fundamentalismo religioso, existe violência.
A Rússia é cheia de problema porque há ateus lá?
E o mundo muçulmano é de paz?
E os ateus curtem uma guerra? :emoticon5:
Me diga aí o indíce de criminalidade num país totalmente religioso quando todos são praticantes de verdade como israel e o islã?
A Bíblia mostra apenas bons e caridosos exemplos?
A História do cristianismo é de paz?
Jim Jones era um exemplo de homem de bem? :emoticon5:
Não foi de paz porque os verdadeiros cristãos foram martirizados e o império romano se apoderou da verdadeira doutrina por questões políticas.
Se existe violência em todo mundo ( como você mesmo jogou aqui como uma falácia) está dizendo que a religião também é irrelevante para a boa construção da índole humana.
A religião teve objetivo de unir a humanidade, mas os homens pelo seu instinto mau transformou a paz em guerra.

Julgo que sou muito melhor como ser humano depois que me desvinculei do amargor e da culpa católicos.
Mas precisei me afastar da família ( cheia de medos e culpas e moralismos de cuecas na mão) para me construir como sou.
E assim vive a maioria das "boas" famílias católicas: no meio da hipocrisia e da aparência. Por baixo... :emoticon9:
O catolicismo é muito bom quando se pratica verdadeiramente. Infelizmente a maioria não leva a sério.
Se o mundo fosse praticante que nem os judeus e o islã nção haveria guerra.
Alguns corruptos se infiltraram dentro da religião para causar guerras. Quem estuda história das religiões sabem muito bem disto.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Erivelton »

André escreveu:Cara vc ignorou solenemente o link que postei que evidencia, claramente, que vc está errado. Lugares cheios de descrentes como Suécia, Noruega, Japão, Finlândia, estão entre os menos violentos do mundo. Como vc explica isso? Não era para essa descrença levar a violência?
Foi falta de tempo mesmo, mas amanhá trarei minhas explicações a respeito se houver tempo. Abraços
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Voce estaria querendo dizer que Deus seria culpado por tudo isto que está acontecendo?

Sim. Tudo o que existe é obra dele.
Erivelton escreveu:Quem julgará a Deus?

Nós. Só podemos aceitar aquilo que nos parece correto. Para isto, temos que julgar.
Erivelton escreveu:Se voce analisar a questão mais um pouquinho verá que até Deus foi julgado pelos homens quando lhe mataram na cruz. Deus foi julgado por uma violência humana pelos seu próprio povo escolhido.

Não faça proselitismo aqui. Deus fingiu que morreu na cruz porque foi assim que ele planejou as coisas.
Apenas cumprimos a vontade dele.
Erivelton escreveu:O ateísmo produz uma separação de Deus e isto é inegável, com isto a maioria esmagadora dos que praticam o mau com crimes chocantes não possuem uma religião, não vão a igreja e nem querem saber se Deus está gostando ou não.

Os religiosos acabam dando um jeito de explicar o que fazem segundo a vontade de Deus.
Imagem
Erivelton escreveu: Enfim com certeza a religião na minha opinião seria a melhor opção, pois se ganha pouco mais procuramos levar uma vida honesta.

Eu sou ateu e levo uma vida honesta.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:
Apo escreveu:Você tá de brincadeira? Não conhece a história do cristianismo? :emoticon5:
Voce conheçe?
O verdadeiro cristianismo foi escondido e os lideres roamanos tomaram conta da verdade. O império romano não era religioso e sim político.


Quem é o verdadeiro cristianismo? O da Bíblia? Aquele seguido pelos inquisidores até hoje?
Você está propondo algum tipo de fundamentalismo religioso, pois a mistura de religiões gera discórdia?
:emoticon5:
Que cada país tenha sua religião independente de qual seja


Você está propondo que seja universalizado o maior erro histórico de todos: a ligação necessária e estrita entre Estado e Religião. O mundo funciona assim? Cada cidadão circula apenas em seu território, e deve seguir as leis ( civis e religiosas) de seu país? O que é isto? Uma nova ordem mundial de segregacionismo? Você está brincando? Ou é um fundamentalista? E dentro de cada país, todos serão obrigados a comungar de uma fé e religião? Eu, ein...bela proposta!

E o Islã mudou o mundo para praticar o bem e diminuir a violência? :emoticon5:
O verdadeiro islã prega a paz e o amor. Grupos radicais dividiram o islã por questões políticas e criaram terrorismos. Foi o que o catolicismo romano fez com o cristianismo.


Não interessa. O Islã não é um ente e muito menos o catolicismo. São seres humanos fundamentalistas no poder político e econômico. Este é o fato.
Religião é mais um motivo para as pessoa se enclausurarem em guetos ideológicos e doutrinários, gerando conflitod praticamente insolúveis.
Religião NUNCA foi e nem será solução para a violência.
Israel é um exemplo. Eles não se metem com ninguém e vivem uma vida religiosa.


Não é jeito de se viver. É preciso liberdade de ir e vir, liberdade de pensamento e liberdade de credo ( inclusive idológico político não-religioso). E tem quem não se interessa por ideologia alguma. Só quer viver em paz. Difícil isto? Acho bem simples.
PAZ está dentro de nós e não fora, não imposta, não doutrinada.
Quem precisa ser doutrinado para controlar seus impulsos deveria responder de acordo com os rigores da lei. Ou ir a um profissional da área psiquiátrica.
Patético isto.
Cada um tem um modo de pensar, mas continuo acreditando que a religião muda.
Criminosos estão se convertendo, cristãos procuram ser bons e muitas outras religiões ensinam a amar ao seu semelhante.
[/quote]

Sim, você tem o seu e os outros têm os seus modos. Liberdade. Sem violência e sem dogmas doutrinários.
De novo, quem precisa usar coleira deveria procurar ajuda ou se submeter aos rigores da lei civil laica.

Criminosos se convertem e desconvertem aos interesses deles na hora. Se for para pedir ajuda a deus para o estupro dar certo, é isto que eles vão fazer. E acendem uma vela ao santo depois do ato.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:
André escreveu:Cara vc ignorou solenemente o link que postei que evidencia, claramente, que vc está errado. Lugares cheios de descrentes como Suécia, Noruega, Japão, Finlândia, estão entre os menos violentos do mundo. Como vc explica isso? Não era para essa descrença levar a violência?
Foi falta de tempo mesmo, mas amanhá trarei minhas explicações a respeito se houver tempo. Abraços


Já traga explicações para todas as notícias policiais sobre crimes executados por religiosos, notadamente padres pedófilos e pastores FDP também.

Ah e crentes que recebem ordens do além para enfiar filhos em microondas e cortar partes do corpo de crianças porque deus mandou elas rezarem antes da mamadeira e elas não obedeceram.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:E Jesus não era nenhum santinho, como mostrou ao destruir uma figueira num ataque de raiva, só porque não tinha frutos (fora de estação) ou quando chamou uma mulher e sua filha de cachorrinhas.
Suas interpretações só tem sentido para reforçar seu ateísmo.
Deus é amor e voce nunca entenderá seus propósitos.

Realmente, se Deus é amor, está muito difícil de entender.
Continuo sem entender porque Jesus destruiu uma planta inocente.
Não foi um bom exemplo.
Erivelton escreveu:Se está inconformado com Deus qual seria sua intenção:
Fazer um protesto contra Deus ou acabar com a religião?

Não posso ficar inconformado com alguém que eu acho que não existe.
Fico com raiva dos imbecis que querem me impor sua crença.
Erivelton escreveu:Afinal de contas ateísmo aumenta a violência ou não?

Não. E você tem que provar que aumenta.
Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:E ainda nos ameaçou com o sofrimento eterno se não obedecêssemos.
Sofrimento eterno te servirá caso voce queira morar eternamente lá. Será que todos os seus pecados não caberiam dentro de um sofrimento eterno?

Eu não escolho morar num lugar no qual não acredito.
Se Deus existe, não lhe dei autorização para me jogar no mundo, portanto não lhe reconheço autoridade para me punir segundo leis que eu não entendo. Só quem pode me julgar são meus semelhantes.

Pecado é o mal que fazemos a nossos semelhantes, mais nada.
A religião é que considera pecado transgredir um preceito religioso mesmo que isto não prejudique a ninguém.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Apo »

" Não existe pecado, a não ser a estupidez. " - Oscar Wilde.
Imagem

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Suyndara »

Ok.

O Erivelton é um bom moço e é bem inocente...

Ele acha que religião é apenas amor e bondade :emoticon26: Que bom que ele pense assim :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Sorrelfa »

Cada um tem um modo de pensar, mas continuo acreditando que a religião muda.


Pode mudar sim, pode transformar uma pessoa imoral e criminosa em um cidadão de "bem".
Porem pode tornar uma pessoa em retardada fundamentalista totalmente sem escrupulos...


Criminosos estão se convertendo, cristãos procuram ser bons


Sim claro champiz !
Como em algumas favelas do Hell de Janeiro onde bandidagem e pastores evangélicos são digamos: aliados.
Mas é claro, esses não são religiosos de verdade e nem praticam o cristianismo verdadeiro...

e muitas outras religiões ensinam a amar ao seu semelhante.


Isso qualquer "religiãozinha" fuleira faz, não é nada de extrardinário.
Já que não da pra vender a parte de "destruir os infiéis" nas especificações do produto, mesmo que essa funcionalidade venha imbutida no mesmo...

-
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
fausto el dikaios
Mensagens: 168
Registrado em: 11 Nov 2008, 07:45
Gênero: Masculino

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por fausto el dikaios »

Apo escreveu:
Erivelton escreveu:
André escreveu:Cara vc ignorou solenemente o link que postei que evidencia, claramente, que vc está errado. Lugares cheios de descrentes como Suécia, Noruega, Japão, Finlândia, estão entre os menos violentos do mundo. Como vc explica isso? Não era para essa descrença levar a violência?
Foi falta de tempo mesmo, mas amanhá trarei minhas explicações a respeito se houver tempo. Abraços


Já traga explicações para todas as notícias policiais sobre crimes executados por religiosos, notadamente padres pedófilos e pastores FDP também.

Ah e crentes que recebem ordens do além para enfiar filhos em microondas e cortar partes do corpo de crianças porque deus mandou elas rezarem antes da mamadeira e elas não obedeceram.


Numa casa onde se dá a base para um proceder digno, quais serão os verdadeiros filhos ?
Os que seguem e aplicam ?
Ou os que simplesmente o quebram ?

Do mesmo modo na religião .

Fique na Paz
Provérbios 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Usuário deletado escreveu:Falso.
O dilúvio bíblico nos trás evidencias de que um mundo sem Deus a maldade aumenta. É isto que ateus querem para seus filhos?

Não dá para debater com uma pessoa que usa lendas como argumentos.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Suyndara escreveu:Ok.

O Erivelton é um bom moço e é bem inocente...

Ele acha que religião é apenas amor e bondade :emoticon26: Que bom que ele pense assim :emoticon45:

O Erivelton disse que perdeu um filho de 20 anos. Acho a dor o levou a procurar consolo na fé cega. Ele usa a religião como um estupefaciente.

Eu vejo as coisas de outro modo. Há 1 semana, uma colega de trabalho, uma senhora simples, de quem todos gostam, perdeu a filha única atropelada (ou melhor, esmagada) por um ônibus.
Ela era o motivo de viver da mãe. Tudo o que ela fazia era para a filha. Não sei o que ela vai fazer da vida agora. Só sei que está arrasada e o pai, que é doente, pode até morrer.

Se Deus existe, é um escroto. Com tantos criminosos morrendo de velhos, ele permitiu que uma pessoa boa se fosse, numa morte estúpida, e destruiu uma familia. Estou meio deprimido até agora. Não há racionalização que me permita aceitar isto a não ser a de que o universo é indiferente.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Errado. Ele proibiu um monte de coisas, até mesmo olhar para uma mulher com desejo.
Qualquer homem pode olhar para uma mulher e achá-la bonita.
A questão aqui é olhar com maldade naquilo que possui seus pensamentos.

Por que Deus nos deu o desejo e depois nos proibiu de sentí-lo?
Sentir desejo por uma mulher é maldade? O que é maldade?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:O ateísmo não afasta o homem de Deus. Não é possível afastar alguém de algo que não existe.
A religião tem a proposta que cada um acha que ela tem.
Independente se Deus existe ou não a sua resposta não tem nenhum sentido. Mesmo assim o ateísmo afasta o homem de uma divindade. Correto?

Errado. Sua descrença no saci pererê o afasta do saci pererê?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Eu particularmente não estou falando especificamente da individualidade de cada ateu e sim da proposta principal do ateísmo em afastar o homem de Deus.

O ateísmo não é uma doutrina para ter propostas, é apenas a ausência de crença em deuses.
O que cada ateu faz a partir daí depende dele e de seus princípios morais e convicções.
Não confunda o proselitismo obrigatório dos cristãos com a falta de crença dos ateus.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Se pensam porque o mundo a cada dia se torna mais violento?

Prove que isto acontece.
A violência vem se reduzindo continuamente, há séculos. O que aumenta, também continuamente, é nossa percepção da violência. O que antes era normal, era engraçado, agora nos nos choca.
Além disto, hoje temos mais informações e sabemos de tudo o que acontece de ruim no mundo inteiro, o tempo todo.
E, se você não percebeu, notícias boas não vendem jornal, portanto a impressão que temos é que só acontecem coisas ruins.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Se um país fosse todo cristão não diminuiria a violência?
O povo de israel não vive em paz apesar de algumas divergências?
A religião não mudou a nação israeelense para praticar o bem e diminuir a violência?

Respostas: não, não e não.
Quem matou o primeiro-ministro israelense foi um fanático religioso, lembra?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Apo escreveu:Você está propondo algum tipo de fundamentalismo religioso, pois a mistura de religiões gera discórdia?
:emoticon5:
Que cada país tenha sua religião independente de qual seja

Inclusive religiões que tratam as mulheres como simples reprodutoras, defendem a escravidão ou exigem sacrifícios humanos?
Erivelton escreveu:Israel é um exemplo. Eles não se metem com ninguém e vivem uma vida religiosa.

Como é possível debater com alguém que não lê os jornais e não sabe do que acontece pelo mundo?
Já ouviu falar de Yitzchak Rabin, o primeiro ministro de Israel assassinado pelos religiosos?

Trancado