ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos

Mensagem por Fernando Silva »

O Daniel Sottomaior criou (e registrou) a ATEA
http://www.atea.org.br/
ATEA é a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos
É uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de desenvolver atividades no campo da ordem social que busquem promover o ateísmo, o agnosticismo e a Laicidade do Estado.
A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos adota como princípios:
A separação entre o Estado Brasileiro e instituições religiosas, seja em esfera Federal, Estadual ou Municipal, no exercício da administração direta ou indireta;
O respeito a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948;
O repúdio a qualquer tipo de preconceito e discriminação de qualquer natureza, conforme definida pela legislação brasileira em vigor;
A legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade; e
O respeito e defesa da Constituição da República Federativa do Brasil, em todos os seus artigos, unidade e soberania do Brasil.
A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos tem como objetivos sociais:
Congregar ateus e agnósticos, defendendo seus interesses e direitos, em todo o território nacional, bem como nos países ou estados independentes onde o Estado Brasileiro possui representação diplomática;
Combater o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos;
Auxiliar a auto-afirmação dos ateus e agnósticos frente ao preconceito e a rejeição sociais;
Apontar o ateísmo e o agnosticismo como caminhos filosóficos viáveis, consistentes e morais;
Promover sistemas éticos seculares;
Promover a laicidade efetiva do Estado, combatendo em todas as esferas legais qualquer tipo de associação que seja contrária ao descrito na Constituição da República Federativa do Brasil;
Promover o pensamento crítico e o método científico; e
Defender os direitos legais de ateus e agnósticos podendo participar e contribuir com as instituições democráticas legalmente descritas e fundamentadas na Constituição da República Federativa do Brasil, fazendo sugestões, participando de discussões sociais e representando ações públicas ou privadas sempre com base nos objetivos descritos e fundamentados no estatuto.

Lúcifer
Contato:

Re: ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos

Mensagem por Lúcifer »

Onde me inscrevo?? :emoticon45: :emoticon45:
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Um comentário:
:emoticon12:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Herf

Mensagem por Herf »

Olha, não sei não. Isso também não me cheira muito bem.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Acho ótimo que se combata vínculos políticos que promovam protecionismo religioso de qualquer tipo.
Mas eu não me presto a este tipo de associação. Sou cética quanto a isto também. Faço a minha parte me mantendo longe de palhaçadas crentes, não dou trela para nenhum apelo vindo deles ( se puder, ainda ridicularizo ) e deixo bem claro o que penso, doa a quem doer.

A única coisa que realmente acho uma imoralidade é a isenção de impostos. Mas o que posso fazer?
Imagem

Dragão Invisível

Mensagem por Dragão Invisível »

Assino embaixo, Apo.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Apo

Mensagem por Apo »

Dragão Invisível escreveu:Assino embaixo, Apo.

:emoticon4:
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Eu não me filiaria, mas a idéia é válida.

Eu não concordo é em ver esse cara indo em programas de tv em debates religiosos. Um ateu deveria frequentar debates científicos, onde teria algo de realmente útil pra dizer, separando a ciência da pseudociência. Um ateu em um debate religioso daquele tipo da Rede TV se rebaixa, vai lá como se estivesse seguindo mais uma religião qualquer. Por motivos óbvios se limita a apontar os erros das religiões, mas isso só torna a visão que as pessoas em geral tem dos ateus mais negativa ainda.

As pessoas efetivamente só abandonam a religião quando descobrem a ciência. Não adianta atacar a fé e chamar de ignorância, já que a fé é fruto da necessidade de acreditar e não de evidências.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Darkside escreveu:As pessoas efetivamente só abandonam a religião quando descobrem a ciência. Não adianta atacar a fé e chamar de ignorância, já que a fé é fruto da necessidade de acreditar e não de evidências.

Eu era católico e aceitava o Big Bang e a evolução. Estes nunca foram assuntos polêmicos para mim até que os crentelhos começaram a proliferar no Brasil, na década de 70.

A gente perde a fé quando admite que nossas dúvidas podem ser legítimas e não um sinal da tentação do diabo.

Mas, sim, não adianta usar argumentos lógicos com quem não se importa com a lógica.

O que eu acho válido nessas participações de ateus em programas de TV, popularescos ou não, é que mostram ateus ao vivo e a cores. Os crentelhos vêem ateus de verdade e não se baseiam mais apenas nos estereótipos preconceituosos que os pastores lhes enfiam na cabeça.

Darkside

Mensagem por Darkside »

Fernando Silva escreveu:
Darkside escreveu:As pessoas efetivamente só abandonam a religião quando descobrem a ciência. Não adianta atacar a fé e chamar de ignorância, já que a fé é fruto da necessidade de acreditar e não de evidências.

Eu era católico e aceitava o Big Bang e a evolução. Estes nunca foram assuntos polêmicos para mim até que os crentelhos começaram a proliferar no Brasil, na década de 70.

A gente perde a fé quando admite que nossas dúvidas podem ser legítimas e não um sinal da tentação do diabo.

Mas, sim, não adianta usar argumentos lógicos com quem não se importa com a lógica.

O que eu acho válido nessas participações de ateus em programas de TV, popularescos ou não, é que mostram ateus ao vivo e a cores. Os crentelhos vêem ateus de verdade e não se baseiam mais apenas nos estereótipos preconceituosos que os pastores lhes enfiam na cabeça.

Fé é realmente algo muito pessoal, tanto o exercício dela quanto o seu abandono, mas se não houvesse como pisar em terreno firme para confirmar que suas dúvidas tinham fundamento, seria mais complicado pra você confrontá-la, concorda?

De certo modo é válido mesmo essas participações atéias em programas religiosos, mas eu pessoalmente não gosto de ser representado pelo sujeito em questão. :emoticon26:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Darkside escreveu:De certo modo é válido mesmo essas participações atéias em programas religiosos, mas eu pessoalmente não gosto de ser representado pelo sujeito em questão. :emoticon26:

Temos que reconhecer que ele vai à luta, se arrisca e dá a cara a tapa.
Somos representados só por ele porque ninguém mais se habilita.
O Carlos Bella (APODman) e o Fayman já participaram de pelo menos um desses programas, mas, realmente, o Daniel é o "ateu de plantão".

Dick

Mensagem por Dick »

Enquanto a maioria de nós só joga conversa fora, o Daniel faz alguma coisa de verdade. Tento, sempre que possível, estar de prontidão para "levar a dúvida onde houver fé", mas o Daniel trata o assunto com a seriedade que ele merece. Lembram que o mundo é um lugar perigoso não devido às pessoas más, mas devido às pessoas boas que permitem que o mal aconteça, não? Pois bem... muitíssimas pessoas permitem que a religião assuma seu status inatacável justamente por seu pseudosemblante de boa velhinha altruísta norteadora, e pessoas como o Daniel Sottomaior fazem um trabalho muito bonito ao mostrar para os que ainda não foram completamente iludidos que há alternativas. E a melhor delas é a razão. O trabalho do Daniel é importante não para reconverter crentes... mas sim para não deixar que eles verborragizem frivolidades perniciosas ao vento de forma impune. Sinto-me obrigado a fazer isso em meu quotidiano, e admiro quem, como o Daniel, leva isto para uma esfera midiática.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Judas

Mensagem por Judas »

Let me escreveu:Enquanto a maioria de nós só joga conversa fora, o Daniel faz alguma coisa de verdade. Tento, sempre que possível, estar de prontidão para "levar a dúvida onde houver fé", mas o Daniel trata o assunto com a seriedade que ele merece. Lembram que o mundo é um lugar perigoso não devido às pessoas más, mas devido às pessoas boas que permitem que o mal aconteça, não? Pois bem... muitíssimas pessoas permitem que a religião assuma seu status inatacável justamente por seu pseudosemblante de boa velhinha altruísta norteadora, e pessoas como o Daniel Sottomaior fazem um trabalho muito bonito ao mostrar para os que ainda não foram completamente iludidos que há alternativas. E a melhor delas é a razão. O trabalho do Daniel é importante não para reconverter crentes... mas sim para não deixar que eles verborragizem frivolidades perniciosas ao vento de forma impune. Sinto-me obrigado a fazer isso em meu quotidiano, e admiro quem, como o Daniel, leva isto para uma esfera midiática.

Apoiado!
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Fernando Silva escreveu:
Darkside escreveu:De certo modo é válido mesmo essas participações atéias em programas religiosos, mas eu pessoalmente não gosto de ser representado pelo sujeito em questão. :emoticon26:

O Carlos Bella (APODman) e o Fayman já participaram de pelo menos um desses programas, mas, realmente, o Daniel é o "ateu de plantão".

Ja ví o Daniel na MTV, no programa do Lobão. E o Apodman, eu já vi em dois programas da Rede TV.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Let me escreveu:Enquanto a maioria de nós só joga conversa fora, o Daniel faz alguma coisa de verdade.

Apesar do fundo preto do site, não estamos debatendo escondidos num quarto escuro.
O site é visto por muita gente e não só no Brasil, mesmo que não se manifestem.
O que dizemos aqui repercute.
Claro que só somos encontrados por quem se dá ao trabalho de pesquisar, mas ainda assim deve ser muita gente. É bem possível que as dúvidas que provocamos nessas pessoas acabem sendo transmitidas a outras e assim por diante.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Espero que o Daniel tenha muita grana sobrando.

Todo mundo sabe que pouca gente esta disposta a contribuir financeiramente. Exemplos não faltam: STR e Ateus do Brasil.

Esses troços dão certo na Inglaterra e EUA porque tem gente com dinheiro sobrando para bancar tudo.

Achei a ideia de colocar banners proselitistas em onibus muito bacana.

Eu acredito que o tratamento de choque é muito mais eficiente.

No caso dos banners, se o tal diretor da ONG tem grana, ele não esta nada interessado nas consequencias negativas que isso pode acarretar na sua vida profissional e pessoal. Ele terá dinheiro também para se defender de grandes grupos religiosos que, por ventura, resolvam ataca-lo judicialmente.

Em casos exetremos, pode inclusive contratar guarda-costas, blindar seu carro, etc. Principalmente se, por ventura, o alvo de criticas for o maometanismo bomba.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Dick

Mensagem por Dick »

Claro, Fernando, o ReV é um espaço muito importante e que não pode deixar de existir. Afinal eu acabei o encontrando e aprendi muitas coisas, com um mínimo de pesquisas a respeito (pelo que me lembro, foi através do Encosto), e certamente aconteceu (e acontecerá) o mesmo com outros. Vida longa ao ReV...
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

APODman

Mensagem por APODman »

Como o Encosto disse, sem dinheiro ( e sem um projeto sólido de implantação das propostas defendidas pela associação e não meramente um "desejamos fazer isto" ) este projeto está destinado a ser apenas um arroubo de aspirações utópicas.

E sinceramente, não creio que hajam empresas que tenham interesse em associar seu nome a tal associação.

De minha parte considero que de todos os pontos defendidos pela associação, acho que o único que considero factível, e que apoio, é a promoção do pensamento crítico e do método científico.

Desejo boa sorte ao Daniel !

[ ]´s

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Não vejo necessidade de uma ONG pra defender ateus contra discriminação, pra isso já temos a lei :emoticon45:

Não seria mais útil investir em divulgação científica? :emoticon5: Quanto a isso eu venho fazendo a minha parte através do meu trabalho, mas ainda tenho planos futuros a respeito...
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Suyndara escreveu:Não vejo necessidade de uma ONG pra defender ateus contra discriminação, pra isso já temos a lei :emoticon45:

Desde que a lei não fique na mão dos crentes.
Li uma história a respeito de uma crente casada que deu em cima do namorado de outra. A outra teve acesso às conversas entre os dois pelo MSN, imprimiu e entregou ao pastor, que leu tudo para a igreja lotada no domingo e expulsou a mulher.

Isto é um caso claro de invasão de privacidade e o pastor poderia ser processado, mas a irmã da crente expulsa se recusou a fazê-lo porque "seria pecado".

Tenho medo de uma sociedade onde as pessoas não mais defenderão os próprios direitos e os dos outros "porque é pecado".

First Knight
Contato:

Mensagem por First Knight »

Fernando Silva escreveu:

Concordo, Fernando.
O caso é deveras complicado, visto que a maioria dos ateus se sente superior, utilizando-se disso pra não tomar partido da "causa". A décadas vemos "desculpas" como: não me importo, temos a lei do nosso lado, o ateu é maior que isso, o ateísmo não se propõe a isso. Quando a esmagadora maioria de ateus e agnosticos tem certeza que o mundo seria muito melhor se fosse "regido" pela razão. Afinal, a ciencia salvou mais vidas que a religião nunca salvará.

Infelizmente vivemos numa sociedade onde crentelhos e outras "minorias" fazem o que querem, amparados pela lei ou direito divino.
Creio que a intenção do Daniel não seja mudar a visão que a sociedade brasileira tem do ateu, mas deixar claro que hoje existe alguem pra lhes fazer sombra.
Tenho certeza que a idéia de ONG ateia ainda não "pegou" porque ninguém nunca levou questões religiosas be cientificas pra outras esferas. Quando um(ns) ateu(s) enfiar(em) um nabo em alguma "denominação religiosa" a coisa mude.
Abrcs
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

O que não é muito bom, ver o Daniel representando os demais ateus na mídia é desesperador :emoticon36:

E se ele começar com essa viadagem de vegetarianismo? :emoticon17:

Continuo achando que ateísmo não é um grupo e portanto não precisa de representação :emoticon4:

Mas gosto da idéia de trabalhar mais a questão da divulgação científica, algo como as idéias do Sagan :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Vides Júnior

Mensagem por Vides Júnior »

Salve, salve...
acabei de me cadastrar no RV (já não era sem tempo!!!), e fico feliz em ver Apodman e a bruxa Suyndara por aqui! :emoticon36:

Pedi meu afastamento da Atea hoje, depois de ficar matutando algumas coisas.
Foi dito na comunidade da Atea no orkut que a associação era "uma iniciativa privada do seu fundador", que, por acaso, caso queiram ver no estatuto, é o único representante capaz para enfrentar a mídia.

Afff... lamento por isso. Concordo com a Suy, é desesperador, sim. Ele pode ter toda boa vontade do mundo e talvez seja mesmo o militante certo para presidir uma associação onde ele auto-elegeu nosso representante.

Mas, enquanto ele continuar agindo como um adolescente numa guerrinha de desaforos, enfrentando figuras como Inri Cristo e Mãe Dinah, nós, ateus, continuaremos sendo considerados como mais uma aberração filosófica pela grande mídia.

Nada de debates com religiosos, isso só vai cansar a nossa imagem diante de um público que bem poderia gostar de nós, se visse como somos apaixonados pela ciência.

E esse deve ser o mote de qualquer campanha nossa. Aliar ateísmo à ciência e à filosofia, e nao à religião.

Apo

Mensagem por Apo »

Benvindo, Vides.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Benvindo, Vides.