Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por clara campos »

Papa compara defesa da heterossexualidade à protecção das florestas tropicais


22.12.2008 - 20h31 Agências

O Papa Bento XVI indicou hoje que salvar a humanidade de comportamentos homossexuais ou transexuais é tão importante como salvar as florestas tropicais da destruição. “[A Igreja] deverá proteger o homem de se destruir a ele mesmo. É preciso uma espécie de ecologia do Homem”, disse o Sumo Pontífice num discurso perante a Cúria Romana, a administração central do Vaticano.

“As florestas tropicais merecem a nossa protecção. Mas o homem, enquanto criatura, também a merece”.

Para a Igreja Católica, a homossexualidade em si não é pecado, mas os actos homossexuais são-no. O Vaticano opõe-se aos casamentos gay e, em Outubro, um alto responsável da Igreja indicou que a homossexualidade é “um desvio, uma irregularidade, uma ferida”.

O Papa disse ainda que a humanidade precisa de “escutar a linguagem da Criação” para entender os papéis do homem e da mulher e comparou as relações diferentes das heterossexuais como “a destruição do trabalho de Deus”.

“Aqui trata-se da fé no Criador e da escuta da linguagem da Criação, cujo desprezo significaria uma autodestruição do homem e, portanto, da própria obra de Deus”, alertou o Papa.

O Papa chamou ainda a atenção para a “nossa responsabilidade para com a Terra”, frisando que a mesma “não é uma propriedade nossa que podemos explorar segundo os nosso interesses e desejos”, indica a agência Ecclesia.

Papa demarca-se do estatuto de “estrela rock”

No mesmo discurso, um dos mais importantes do ano religioso, o Papa aproveitou ainda para se demarcar da imagem de “estrela rock” que se colou à pele do seu antecessor, João Paulo II, durante as Jornadas Mundiais da Juventude.

O Papa evocou “as análises em voga” que “tendem a considerar essas jornadas como uma variante da cultura jovem moderna, como uma espécie de festival rock modificado, num sentido eclesiástico, com o Papa como estrela”.

As aparições do Papa João Paulo II, que morreu em 2005, nessas Jornadas suscitavam um entusiasmo próximo da histeria. O Papa polaco, que cultivava os contactos directos com as multidões, nunca combateu o fenómeno de adulação que causava alguma indisposição no seio da Igreja Católica.

Bento XVI admitiu, porém, que há vozes católicas que vêm nestas iniciativas um “grande espectáculo, belo, mas de pouco significado para a questão sobre a fé e a presença do Evangelho no nosso tempo”.

“Seriam momentos de um êxtase festivo, que no fim de contas, contudo, deixariam tudo como dantes, sem influênciar de forma profunda a vida”, indicou.

in: http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=62
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Darkside »

No mesmo discurso, um dos mais importantes do ano religioso, o Papa aproveitou ainda para se demarcar da imagem de “estrela rock” que se colou à pele do seu antecessor, João Paulo II, durante as Jornadas Mundiais da Juventude.


Como ele poderia querer ser popular com aquela cara?

Imagem

No mais, racismo! :emoticon26:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Lúcifer »

Homosexualismo é igual à desmatação das matas?
E pedofilia é o que??
Quando os homossexuais vão acordar e começar a processar a ICAR por racismo / preconceito?? :emoticon2: :emoticon2:
Imagem

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Ateu Tímido »

Acho que ele apenas prega o que faz parte da doutrina da religião que ele lidera. Não vê quem não quer.

Acho extremamente esquisito alguém se dizer católico (e foi por aí que eu comecei a deixar de ser) e não acreditar nos dogmas e preceitos tradicionais em que se baseia o catolicismo, ou mesmo os "relativizar", quando o papa os considera impositivos.
Tenho uma certa curiosidade mórbida em saber se certos católicos acreditam, como todo católico deveria, na virgindade de Maria, na infalibilidade do papa, na transubstanciação (transformação real da hóstia em corpo e sangue de Jesus, a cada missa), ou mesmo na imortalidade de cada alma individual...

E nem adianta querer forçar a identificação de "cristão" com "Cristo disse isso ou aquilo". Jesus Cristo é um personagem de quatro narrativas cheias de contradições entre sí, de onde se pode extrair material para quase todas as finalidades. "Cristão" é quem segue alguma das seitas (religiões) que se consideram herdeiras do mencionado personagem. A ligação direta "Cristo->cristão" é pura fantasia.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por NadaSei »

Ateu Tímido escreveu:(...)

E nem adianta querer forçar a identificação de "cristão" com "Cristo disse isso ou aquilo". Jesus Cristo é um personagem de quatro narrativas cheias de contradições entre sí, de onde se pode extrair material para quase todas as finalidades. "Cristão" é quem segue alguma das seitas (religiões) que se consideram herdeiras do mencionado personagem. A ligação direta "Cristo->cristão" é pura fantasia.


Absolutamente incorreto.

O máximo que você poderia tentar defender é que cristão = católico, mas mesmo assim não poderia sustentar tal afirmação.

Qualquer seita cristã que se separe da igreja católica já é por si uma organização que interpreta oficialmente os textos cristãos de forma diferente da igreja católica, se membros dessas seitas podem se dizer cristãos mesmo interpretando os textos de outra forma, qualquer um que individualmente os interprete de forma diferente também pode se dizer cristão.

Depois, se ao longo do tempo essas seitas criaram doutrinas absurdas com base em interpretações bizarras que em muitos casos são facilmente refutáveis, quando não auto-refutáveis por serem contraditórias, nada impede que qualquer um que se identifique com o cristianismo em si, mas não com quaisquer das seitas cristãs existentes, se diga cristão.

O cara não pode se dizer católico, mas se dizer cristão é outra história.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Fernando Silva »

Ateu Tímido escreveu:Tenho uma certa curiosidade mórbida em saber se certos católicos acreditam, como todo católico deveria, na virgindade de Maria, na infalibilidade do papa, na transubstanciação (transformação real da hóstia em corpo e sangue de Jesus, a cada missa), ou mesmo na imortalidade de cada alma individual...

Eu acreditava. Não me afetava em nada acreditar ou não.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Fernando Silva »

Como devem se comportar os católicos hermafroditas?

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Ateu Tímido »

Fernando Silva escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Tenho uma certa curiosidade mórbida em saber se certos católicos acreditam, como todo católico deveria, na virgindade de Maria, na infalibilidade do papa, na transubstanciação (transformação real da hóstia em corpo e sangue de Jesus, a cada missa), ou mesmo na imortalidade de cada alma individual...

Eu acreditava. Não me afetava em nada acreditar ou não.


Não agredia sua natureza racional?
Eu mesmo evitava pensar nessas coisas e decidir se acreditava ou não.

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Ateu Tímido »

NadaSei escreveu:
Ateu Tímido escreveu:(...)

E nem adianta querer forçar a identificação de "cristão" com "Cristo disse isso ou aquilo". Jesus Cristo é um personagem de quatro narrativas cheias de contradições entre sí, de onde se pode extrair material para quase todas as finalidades. "Cristão" é quem segue alguma das seitas (religiões) que se consideram herdeiras do mencionado personagem. A ligação direta "Cristo->cristão" é pura fantasia.


Absolutamente incorreto.

O máximo que você poderia tentar defender é que cristão = católico, mas mesmo assim não poderia sustentar tal afirmação.

Qualquer seita cristã que se separe da igreja católica já é por si uma organização que interpreta oficialmente os textos cristãos de forma diferente da igreja católica, se membros dessas seitas podem se dizer cristãos mesmo interpretando os textos de outra forma, qualquer um que individualmente os interprete de forma diferente também pode se dizer cristão.

Depois, se ao longo do tempo essas seitas criaram doutrinas absurdas com base em interpretações bizarras que em muitos casos são facilmente refutáveis, quando não auto-refutáveis por serem contraditórias, nada impede que qualquer um que se identifique com o cristianismo em si, mas não com quaisquer das seitas cristãs existentes, se diga cristão.

O cara não pode se dizer católico, mas se dizer cristão é outra história.


Como acontece em outras discusões envolvendo a história do cristianismo (ou de outra coisa qualquer), sua falta de conhecimento prévioinviabiliza a discussão.
É o que no mundo acadêmico se chama de "falta de pré-requisito".

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Concordo com o Bruno no que diz respeito ao papa apenas fazer o seu papel. Errado estaria se saísse por aí defendendo a sodomia.

Quanto a impossibilidade do cristão, creio que a questão seja menos superficial do que meras divergências dogmáticas entre as diferentes denominações.

Eu penso na civilização ocidental como um processo resultante também de diversas instituições cristãs que ajudaram a moldar um senso comum que apenas mais tarde seria artificialmente destacado das suas origens nas tradições religiosas. Tais valores civilizatórios (do livre-arbítrio e responsabilidade moral à monogamia como elemento fundamental do conceito ocidental de família) fazem de todos os que neles acreditam de certa forma cristãos. Pode-se dizer que esses valores são originários da cultura hebraica, mas foi a cristandade que os tornou vigentes no Ocidente.

Esses valores transcendem divergências doutrinárias a respeito de detalhes narrativos, rituais cotidianos e idiossincrasiais das diferentes vertentes cristãs, e para mim eles podem ajudar a definir um cristão independente de afiliações a cultos específicos.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Darkside »

Ateu Tímido escreveu:Acho que ele apenas prega o que faz parte da doutrina da religião que ele lidera. Não vê quem não quer.


Exatamente. A doutrina da religião que ele lidera é baseada na bíblia, e a bíblia afirma que:

Romanos 1:24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;
25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.

1 Coríntios 6:9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,
10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

1 Timóteo 1:9 tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas,
10 impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,
11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.


Acho que um meio muito melhor de preservar as florestas seria nunca mais reproduzir livros religiosos. Tanto papel que poderia estar sendo usado pra coisas úteis sendo desperdiçado...
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por NadaSei »

Ateu Tímido escreveu:Como acontece em outras discusões envolvendo a história do cristianismo (ou de outra coisa qualquer), sua falta de conhecimento prévioinviabiliza a discussão.
É o que no mundo acadêmico se chama de "falta de pré-requisito".

Não sou eu quem está sugerindo que o cristianismo se resume a determinada seita, indicando total falta de conhecimento do fato bastante conhecido de que tal religião, não só nunca se limitou a interpretação de uma seita especifica, como ainda surgiu de uma interpretação discordante das interpretações de seitas do judaísmo da época.

Depois, esse ataque tolo é completamente sem sentido, já que meu argumento não se apoia na história do cristianismo e sim no fato de que seitas distintas tem interpretações discordantes, o que permite a qualquer um com uma interpretação discordante se dizer cristão sem pra isso ter que fundar sua própria seita.

Por fim, o que apresentas não é um argumento e sim uma falácia também muito conhecida.

Lição de casa pra você:
Ad hominem : rejeitar ou negar a declaração de outra pessoa atacando a pessoa ao invés de contestar a declaração.
Editado pela última vez por NadaSei em 25 Dez 2008, 18:24, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Apo »

Quando se pertence a uma congregação que defende certos absuros há dois caminhos a seguir:

- Ou se cala em relação à agressões absurdas ( como querer que o homossexualismo seja combatido e/ou extinto da natureza humana - inclusive da de grande parte de seus fiéis )...

- Ou agride na hora que estiver a fim, só para causar revolta e polêmica, acirrar ódios e repulsas, sem objetivo concreto - e realizável a não ser por um processo inquisidor bárbaro .

O resto é estupidez.


PS: Estou em dias de graça natalina , praiana, paradisíaca e todos os pecados possíveis da carne ( a ceia estava fantástica!).
Jurerê Internacional é sempre um espetáculo! A Ilha de Florianópolis é um paraíso! Portanto....o Papa que se EXPLODA!
Imagem

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por DIG »

Como devem se comportar os católicos hermafroditas?


Devem rezar pra que deus milagrosamente tire 1 sexo deles :emoticon26: ?
Ou será que eles devem "seguir sua natureza" e serem bis :emoticon32: ?

JCata
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Dez 2008, 13:51
Gênero: Masculino

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por JCata »

Bem o que parece é que o Ratzinger gosta mesmo é de pau...

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Ateu Tímido »

Lição de casa pra você:
Ad hominem : rejeitar ou negar a declaração de outra pessoa atacando a pessoa ao invés de contestar a declaração.


Para que haja ad-hominem, há que existir homine...
Bogus não basta...

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por NadaSei »

Ateu Tímido escreveu:
Lição de casa pra você:
Ad hominem : rejeitar ou negar a declaração de outra pessoa atacando a pessoa ao invés de contestar a declaração.


Para que haja ad-hominem, há que existir homine...
Bogus não basta...

Lição de casa número 2:

Não usar duas vezes da mesma falácia.

Refrescando a memoria:
Ad hominem : rejeitar ou negar a declaração de outra pessoa atacando a pessoa ao invés de contestar a declaração.

Ou seja?
Eu ser bogus não é argumento, mesmo que isso fosse verdade, não seria argumento, continuaria sendo uma falácia muito conhecida por qualquer um com um mínimo de boa vontade em se informar.
Por fim... você parece ser a única pessoa nesse fórum que ainda acha que sou bogus do guest e após tanto tempo, isso só evidencia ainda mais sua ignorância quanto a quem sou e ao que sei ou deixo de saber. :emoticon23:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por Ateu Tímido »

:emoticon137: :emoticon30: :emoticon138: :emoticon240:

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por clara campos »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Concordo com o Bruno no que diz respeito ao papa apenas fazer o seu papel. Errado estaria se saísse por aí defendendo a sodomia.

Sim. O curioso é esta questão ter a importância que tem, de agenda quase política e de higiene moral. Havendo outras questões igualmente repulsivas à moral cristã, a escolha desta em particular - bem como as metáforas escolhidas - são estranhas.
De resto, é realmente verdade que ninguém pode culpar o papa por... ser o papa!.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Papa: salvem as árvores dos homossexuais

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Mas é exatamente isso Clara, uma questão tanto de política quanto de higiene moral.

Do ponto de vista da tradição judaico-cristã, o homossexualismo é uma grave ofensa moral, e está fortemente vinculado a decadência dos valores da civilização, algo que pode ser resgatado desde a narrativa do Pentateuco acerca da queda de Sodoma e Gomorra.

Você pode até discordar, e achar que não há nada de errado com a sodomia, com imposição da cultura homossexual, ou com os avanços da agenda política gayzista, mas que a questão é crucial para os doutrinadores cristãos e para muitos outros preocupados com a saúde das instituições morais milenares que sustentam a nossa civilização, isso não há dúvidas.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Trancado