Qual a proposta do Erivelton?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
gpweins
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Fev 2008, 15:22
Gênero: Masculino
Localização: Vitória - Espírito Santo

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por gpweins »

Erivelton escreveu:http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,13602.msg415856.html#msg415856
Declarei minha vitória aqui.


E escreveu uma tremenda bobagem aqui:
http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,13602.msg416312.html#msg416312

:emoticon12:
Imagem

"A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte." - Ralph Waldo Emerson
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" - Douglas Adams

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

gpweins escreveu:E escreveu uma tremenda bobagem aqui:
http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,13602.msg416312.html#msg416312
:emoticon12:
Voce acha?
Qual a finalidade de um fórum ateu?
Táticas funcionam quando bem empregadas.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por NadaSei »

Erivelton escreveu:
gpweins escreveu:E escreveu uma tremenda bobagem aqui:
http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,13602.msg416312.html#msg416312
:emoticon12:
Voce acha?
Qual a finalidade de um fórum ateu?
Táticas funcionam quando bem empregadas.

Você é o mesmo Erivelton que postava tampos atras no ateus.net, antes deles tentarem "elitizar" o fórum e o fecharem ao publico, sendo necessário convite para entrar?

Em caso afirmativo, talvez se lembre de mim, um teísta meio maluco que lá se identificava como Sybok.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:http://clubecetico.org/forum/index.php/topic,13602.msg415856.html#msg415856
Declarei minha vitória aqui.

Declarar vitória é fácil, o problema é vencer.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Lúcifer »

Foi com aqueles argumentos que você ACHA que venceu a discussão??
Com certeza, os caras tavam de saca contigo.
Imagem

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

NadaSei escreveu:Em caso afirmativo, talvez se lembre de mim, um teísta meio maluco que lá se identificava como Sybok.
Cara, como vai tudo bem?
A tempos que eu queria falar com voce. Perguntei a muitos sobre sua pessoa e ninguém sabia aonde estava.
O que tens de novo para contar?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Foi com aqueles argumentos que você ACHA que venceu a discussão??
Com certeza, os caras tavam de saca contigo.
Cara, voce conheçe o evangelho e me diga aí alguma coisa sôbre isto:
http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/12
Abraão recebeu a visita de um só Deus ou de diversos deuses?
Abraão tinha um pensamento monoteísta ou politeísta?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Lúcifer escreveu:Foi com aqueles argumentos que você ACHA que venceu a discussão??
Com certeza, os caras tavam de saca contigo.
Cara, voce conheçe o evangelho e me diga aí alguma coisa sôbre isto:
http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/12
Abraão recebeu a visita de um só Deus ou de diversos deuses?
Abraão tinha um pensamento monoteísta ou politeísta?


Eu vou ser bem sincero contigo, ok?
Vou dizer o que acho.
Abraão, veja bem, só estou falando de Abraão, pode ter acreditado em um só deus.
MAS, o povo não dá pra ter certeza. Pois quando Moisés demorou pra descer o monte, o zé povinho já tava querendo trocar javé por aquele bezerro de ouro. Ou seja, queria trocar de deus.
Já no mandamento, está escrito muito detalhado que deus quer exclusividade. Que é pro povo não adorar outros deuses.
Levando-se isso em conta, PODE ser que o povo de Israel adorasse a outros deuses e, por eles estarem em outras cidades, é muito capaz de eles adotarem os deuses das cidades onde estavam.
Não se esqueça que o povo de Israel viveu em várias cidades, portanto, o sincretismo é inevitável.

Espero ter respondido a contento.
Imagem

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

A mesma inteligêmcia que a ciência usa para tentar desvendar os enígmas da evolução é a mesma que ela usa para considerar também que uma ação inteligênte pode ter dado início a criação.
É claro e evidente que se formos analisar a evolução por um ato não inteligênte a situação será outra, mas a própria ciência não desconsidera a outra face da moeda.
Julgo que a princípio temos que pesquisar a questão separadamente e tentar encaixar os dados finais sem que haja um conflito direto científico a ponto de haver desavenças entre os debatentes. Tanto o evolucionismo como o criacionismo deveriam andar juntos como co-participantes de um mesmo objetivo, mas infelizmente na internet a ganância pela caixa preta é a autoridade máxima.
Eu particularmente pesquiso os dois lados separadamente e por fim encaixo um desagni inteligente dentro daquilo que a ciencia em sí não consegue responder. Não quero com isto atrapalhar a ciencia de alguma forma em suas teorias e acompanhar em tudo aquilo que ela pode provar.
A cabala judaica por exemplo estuda sobre a origem da mitologia judaica independente de ser o torá uma verdade ou não.

Lucifer, vamos analisar a questão desde seu princípio para facilitar um melhor entendimento:
Abraão quando saiu de Ur dos caldeus com seus companheiros que acreditaram nele o povo de israel ainda não tinha sido formado.
Abraão colocou na mente de sua geração um Deus monoteísta. Depois veio seu filho isaque, depois jacó e por fim José. Toda esta geração era monoteísta segundo os escritos sagrados.
José antes de morrer disse: Genesis 50:24 Eu morro, mas certamente Deus vos visitará.
Ele não disse deuses vos visitarão e sim Deus vos visitará.
A mentalidade do povo desde Abraão até José era de um Deus monoteísta e mais tarde aparece moisés com a lei para o povo adorar um único Deus.
Se mais tarde uma minoria se desviou para adorar deuses não indica que eles eram politeístas. Segundo lemos alí foi um momento de revolta de algumas pessoas que esperaram por moisés e como não apareceu alguns se viram sozinhos.
Se moisés soubesse que havia politeístas no meio do povo ele não teria mandado punir os revoltados que queriam induzir o povo a adorar deuses conforme o mundo pagão.
Acho que esta questão é tão simples de ser analisada que só confunde quem tem a intenção de usar táticas para segundos interesses. Tô fora!
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Lordakner »

A Bíblia esta´LOTADADA de citações contra a adoração de outros deuses. sE NÃO ADORAVAM jEOVÁ ERA PARANÓICO!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Levando-se isso em conta, PODE ser que o povo de Israel adorasse a outros deuses e, por eles estarem em outras cidades, é muito capaz de eles adotarem os deuses das cidades onde estavam.
Não se esqueça que o povo de Israel viveu em várias cidades, portanto, o sincretismo é inevitável.
Esta conclusão não é coerente com os escritos bíblicos do genesis, pois como disse acima se houvesse entre o povo adoradores de deuses porque então moisés mandaria punir os que adoravam?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Lordakner »

Erivelton escreveu:Lucifer, vamos analisar a questão desde seu princípio para facilitar um melhor entendimento:
Abraão quando saiu de Ur dos caldeus com seus companheiros que acreditaram nele o povo de israel ainda não tinha sido formado.
Abraão colocou na mente de sua geração um Deus monoteísta. Depois veio seu filho isaque, depois jacó e por fim José. Toda esta geração era monoteísta segundo os escritos sagrados.


Mestre,

Não tem Abraão, não tem Isaque, não tem Jacó.
É Mitologia.
Nada comprovado.
Já postei trechos da Odisséia, da Ilíada, poderia postar centenas de livros sobre mitologias antigas.
Por que esta insistência em privilegiar a Hebraica?
ExistemTaoístas que nunca ouviram falar dela e estão indo muito bem.
Tente ver por este lado:
O Cristianismo-Judísmo NÃO É a única religião do mundo.
Jeová NÃO ERA o único deus venerado na Antiguidade.
Insistir em um relato NÃO o torna real

Abraço
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

Lordakner escreveu:Mestre,
Não tem Abraão, não tem Isaque, não tem Jacó.
É Mitologia.
Nada comprovado.
Abraço
Lord, a questão aqui não é saber se estes personagens existiram ou não e sim interpretar o texto bíblico de acôrdo como ele é escrito.
O povo de Israel paasou 4 séculos como escravo do Egito e creio que nesta época os hebreus se desviaram do caminho de Deus para adorarem os deuses egípcios. Esta mentalidade politeísta saiu da mente dos hebreus quando moises vltou para libertar o povo. O povo creu e o monoteísmo voltou a ser a unanimidade outra vez entre o povo.
Lá no deserto quando moises sumiu no monte alguns hebreus que tinham a raiz do politeísmo em seu sangue tentaram induzir ao povo a ter seus deuses conforme os egípcios tinham.
Moises no entanto acabou com a mentalidade politeísta para o monoteísmo de Abraão, Isaque, Jacó e José.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Apo »

Erivelton meu filho....ANTES de decorar a Bíblia, por que você não aceita estudar a Língua Portuguesa?

Tá feia a situação...
Imagem

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Lordakner »

Erivelton escreveu:Lord, a questão aqui não é saber se estes personagens existiram ou não e sim interpretar o texto bíblico de acôrdo como ele é escrito.


Mestre, faz toda a diferença.

Erivelton escreveu:O povo de Israel pasou 4 séculos como escravo do Egito e creio que nesta época os hebreus se desviaram do caminho de Deus para adorarem os deuses egípcios.

400 anos de escravião desviariam QUALQUER povo de QUALQUER deus!

Erivelton escreveu:Lá no deserto quando moises sumiu no monte alguns hebreus que tinham a raiz do politeísmo em seu sangue tentaram induzir ao povo a ter seus deuses conforme os egípcios tinham.


No deserto, rodando por 40 anos como baratas tontas, inuzí-los não era difícil.

Erivelton escreveu:Moises no entanto acabou com a mentalidade politeísta para o monoteísmo de Abraão, Isaque, Jacó e José.


Mitologia mestre.
Não há provas disto também!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

gpweins
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Fev 2008, 15:22
Gênero: Masculino
Localização: Vitória - Espírito Santo

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por gpweins »

Erivelton escreveu:
Lordakner escreveu:Mestre,
Não tem Abraão, não tem Isaque, não tem Jacó.
É Mitologia.
Nada comprovado.
Abraço
Lord, a questão aqui não é saber se estes personagens existiram ou não e sim interpretar o texto bíblico de acôrdo como ele é escrito.
O povo de Israel paasou 4 séculos como escravo do Egito e creio que nesta época os hebreus se desviaram do caminho de Deus para adorarem os deuses egípcios. Esta mentalidade politeísta saiu da mente dos hebreus quando moises vltou para libertar o povo. O povo creu e o monoteísmo voltou a ser a unanimidade outra vez entre o povo.
Lá no deserto quando moises sumiu no monte alguns hebreus que tinham a raiz do politeísmo em seu sangue tentaram induzir ao povo a ter seus deuses conforme os egípcios tinham.
Moises no entanto acabou com a mentalidade politeísta para o monoteísmo de Abraão, Isaque, Jacó e José.


Erivelton, o mais engraçado é que você acabou de dizer exatamente o que o Fernando disse e que originou a discussão.

Fernando Silva escreveu:Quando debatemos o fato de os judeus serem politeístas, originalmente, e muitos terem permanecido politeístas depois, ele se agarrou a "Prove que Abraão e Moisés ensinavam o politeísmo".


Pouco importa se Abraão e Moisés não ensinaram isso, segundo a bíblia; os judeus em sua maioria eram politeístas e se converteram a monoteístas, você mesmo disse.

Adoro debates com teístas são sempre tão nonsense! :emoticon38:
Imagem

"A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte." - Ralph Waldo Emerson
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" - Douglas Adams

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Esta conclusão não é coerente com os escritos bíblicos do genesis, pois como disse acima se houvesse entre o povo adoradores de deuses porque então moisés mandaria punir os que adoravam?

Frase sem sentido.

E não se esqueça: o fato de Moisés e Abraão adorarem a um só deus não significa que eles não acreditassem na existência de outros. Apenas se dedicavam a um só. Javé exigia exclusividade.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Frase sem sentido.
Voce só sabe dizer que é sem sentido mas não apresenta nenhuma explicação.
Se moisés aceitasse o politeísmo entre o povo ele não teria mandado punir o pessoal do contra. Agora voce vem e simplismente com duas frases diz que nada faz sentido? Faça-me o favor!
E não se esqueça: o fato de Moisés e Abraão adorarem a um só deus não significa que eles não acreditassem na existência de outros. Apenas se dedicavam a um só.
Eu sempre disse que voce tem táticas para interpretar a bíblia de cabeça para baixo.
Moisés nunca acreditou na existência de outros deuses. Veja o que ele escreveu:
Deut 4:35 A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR é Deus; nenhum outro há senão ele.
39 Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.
32:39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
33:26 Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens.


Fernando voce cada vez mais se complica com suas interpretações.

O salmista Davi mais tarde interpretou as considerações de moisés dizendo:
2 Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
3 Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.


Quais serão suas próximas interpretações para afirmar que que moisés acreditava em outros deuses?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

gpweins escreveu:Pouco importa se Abraão e Moisés não ensinaram isso, segundo a bíblia; os judeus em sua maioria eram politeístas e se converteram a monoteístas, você mesmo disse.
Adoro debates com teístas são sempre tão nonsense! :emoticon38:
Olha 400 anos não são 400 dias e diante de uma escravidão egípcia muitos dos hebreus com certeza esqueceram do Deus dos antepassados Abraão, Isaque e Jacó.
Quando Moisés apareceu e fez os milagres que Deus pediu o povo creu e todos voltaram as suas origens monoteístas. Voces explicando que o povo sempre foi politeísta tudo leva a crer que Abraão teria ensinado o politeísmo.
A base da religião judaica é o monoteísmo independente se ao longo da história alguns descreram.
A fonte, a raiz judaica ensina monoteísmo e não politeísmo.
Até hoje eles adoram um único Deus conforme a raiz do Pai Abraão.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

Lordakner escreveu:
Erivelton escreveu:Moises no entanto acabou com a mentalidade politeísta para o monoteísmo de Abraão, Isaque, Jacó e José.

Mitologia mestre.
Não há provas disto também!
Lord, meu grande amigo.
Aqui não se trata de provas e sim da história do povo como vem explicando.
As provas já é outro assunto.
Alguns ateus querem inverter as verdades do que é ensinado independente de provas.
Provas é uma coisa bastante séria e que ninguém aqui sabe.
Os livros dizem que Cabral descobriu o Brasil.
Que Brasil se na época o Brasil não tinha este nome?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Mensageiro.2
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Fev 2009, 18:37
Gênero: Masculino

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Mensageiro.2 »

Cala a boca Erivelton, SUA ANTA.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

Mensageiro.2 escreveu:Cala a boca Erivelton, SUA ANTA.

CHEGOU A BESTA DO APACALIPSE. 666
ATEUS QUEM TEM O NÚMERO DA BESTA EM SUAS TESTAS OU NAS MÃOS. ELE CHEGOU.
COM CERTEZA É O DHOCTOR.
ELE VEIO PARA DEVORAR OS ATEUS E DESTRUIR OS CRISTÃOS. :emoticon46: :emoticon34: :emoticon32:
SALVEM-SE QUEM PUDER! :emoticon12:
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Erivelton »

Apo escreveu:Erivelton meu filho....ANTES de decorar a Bíblia, por que você não aceita estudar a Língua Portuguesa? Tá feia a situação...
Ateus quando perdem os argumentos fazem ataques extras.
Acho que vou usar o Word para que voce entenda meu português. Não tenho culpa se meus teclados estão com mau contatos.
Ateu vamos ao debate.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Mensageiro.2
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Fev 2009, 18:37
Gênero: Masculino

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por Mensageiro.2 »

O problema não é o seu teclado e sim o fato de que você é um BURRO.

gpweins
Mensagens: 53
Registrado em: 24 Fev 2008, 15:22
Gênero: Masculino
Localização: Vitória - Espírito Santo

Re: Qual a proposta do Erivelton?

Mensagem por gpweins »

Erivelton escreveu:
gpweins escreveu:Pouco importa se Abraão e Moisés não ensinaram isso, segundo a bíblia; os judeus em sua maioria eram politeístas e se converteram a monoteístas, você mesmo disse.
Adoro debates com teístas são sempre tão nonsense! :emoticon38:
Olha 400 anos não são 400 dias e diante de uma escravidão egípcia muitos dos hebreus com certeza esqueceram do Deus dos antepassados Abraão, Isaque e Jacó.
Quando Moisés apareceu e fez os milagres que Deus pediu o povo creu e todos voltaram as suas origens monoteístas. Voces explicando que o povo sempre foi politeísta tudo leva a crer que Abraão teria ensinado o politeísmo.
A base da religião judaica é o monoteísmo independente se ao longo da história alguns descreram.
A fonte, a raiz judaica ensina monoteísmo e não politeísmo.
Até hoje eles adoram um único Deus conforme a raiz do Pai Abraão.

Ninguém disse que eles ensinaram o politeísmo. Você é que não está interpretando direitinho, olha só o que o Fernando disse (mais uma vez :emoticon26: )
Fernando Silva escreveu:Quando debatemos o fato de os judeus serem politeístas, originalmente, e muitos terem permanecido politeístas depois, ele se agarrou a "Prove que Abraão e Moisés ensinavam o politeísmo".

Originalmente, pegou? Eles eram politeístas, passaram a ser monólatras (ou seja acreditavam em outros deuses, mas só idolatravam um) e depois, depois monoteístas. Ou seja, eles no final passaram a seguir o judaísmo, mas no início eram apenas um amontoado de crenças dispersas.

E ninguém disse que a raiz do judaísmo é politeísta. Mas, na bíblia há sim a referência a outros deuses. Exemplos para você não achar que estou tentando te enganar.

Êxodo 12:12 - E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.

Êxodo 15:11 - Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas?

Êxodo 18:11 - Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.

Êxodo 20:2 - Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 - Não terás outros deuses diante de mim.

Êxodo 22:20 - O que sacrificar aos deuses e não só ao SENHOR será morto.

Êxodo 23:13 - E, em tudo que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca.
24 - Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme as suas obras; antes, os destruirás totalmente e quebrarás de todo as suas estátuas.
31 - E porei os teus termos desde o mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti.
32 - Não farás concerto algum com eles ou com os seus deuses.
33 - Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente será um laço para ti.

Êxodo 34:14 - Porque te não inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; Deus zeloso é ele;
15 - para que não faças concerto com os moradores da terra, e não se prostituam após os seus deuses, nem sacrifiquem aos seus deuses, e tu, convidado deles, comas dos seus sacrifícios,
16 - e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se após os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam após os seus deuses.
17 - Não farás para ti deuses de fundição.


Tem mais um monte em outras partes, selecionei só Êxodo porque estamos falando dessa parte mesmo.
Imagem

"A religião de uma era é o entretenimento literário da seguinte." - Ralph Waldo Emerson
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" - Douglas Adams

Trancado