Ateu crente.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Ateu crente.

Mensagem por NadaSei »

Sempre fui um pouco relativista nas minhas opiniões, especialmente para aqueles assuntos polêmicos e para os quais a “prova” de uma verdade é inteiramente baseada em uma convicção não necessariamente racional. Nesse mesmo sentido, tenho feito algumas reflexões (admito, não muito profundas, como sempre) a respeito de religião. Eu sou ateu, caso meu eventual leitor não saiba; mais especificamente, na verdade, um agnóstico ateísta. Isto é, eu não acredito em Deus, mas não nego a possibilidade de que Ele exista — acho remotíssima, mas, vá lá, “há mais mistérios entre o céu e a terra do que julga nossa Filosofia”, não é?

Pois, tenho em meu círculo de amigos muitos agnósticos e muitos ateus convictos. Ateus daqueles de acharem um absurdo completo as pessoas, em pleno século XXI, acreditarem que possa haver qualquer ente metafísico regulando e sendo juiz de nossas ações. Não os interpelo, justamente por achar que o assunto não merece discussão, senão fé. Simplesmente evito entrar na discussão, enfim. Porém, na maior parte das vezes, penso, e guardo para mim, que eles agem com uma paixão tão desmedidamente religiosa quanto aqueles contra quem desferem suas críticas, a saber, os padres e pastores.

Sim, porque há ateus que são, para usar um eufemismo, uns chatos. Levam ao pé-da-letra o mantra religioso que preconiza que “para que eu seja salvo, tenho de crer naquilo que tu acredistas”. Ou, no falatório dos nossos ateus militantes, para que a vida seja salva, não se deve acreditar. Os chatos-ateus, eles têm sua verdade e, paradoxalmente, seu todo-poderoso: o não-Deus. Uma geração que leu Nietzsche, ou melhor, decorou Nietzsche, e acha que pode matar Deus todos os dias e que acham os velhos, ah!, os velhos religiosos, eles são uns “bocós”. Não têm a mente nem bem feita, ainda, veneram o Zaratustra assim como o cristão faz com a Bíblia, mas recriminam pessoas simplesmente por crerem que haja algo além deste mundo em que vivemos.

Minha opinião sobre esse respeito é quase que tangente: sinceramente, não estou nem aí para o que as pessoas, em geral, crêem [aliás, estou perdendo tempo por não abrir uma Igreja qualquer], contando que não me incomodem. Conheço uma porção de gente que teve sua vida literalmente salva por causa de religião. Como vou atacar a crença dessas pessoas? Como vou dizer que elas seriam mais felizes se não cressem num Deus que, supostamente (ou não), não existe? Quem sou eu para dizer isso, aliás? “Cada um crê naquilo em que acredita… ou no que lhe convém”, diz um velho, caduco, quase, ditado.

Acho, como os ateus dizem achar, que religião não deve ser discutida, assim como paixão clubística no futebol. Acho que deveriam parar de incomodar os teístas, e vice-versa. Que cada um tenha para si a sua verdade. Deixem que os crentes vivam como acharem melhor, afinal.

Quanto a mim, mantenho minha posição: não creio. Mas, e daí, quem se importa? Deus?

http://www.rafaelspengler.com.br/blog/?p=109
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Wallace »

É mais ou menos meu posicionamento e o que eu acho também!!!

O engraçado é que eu observo uma certa raiva irracional da religião e de Deus como se fosse algo tangível, a essa altura do compeonato. As vezes tenho a impressão que "esses ateus praticantes" se encontrassem com Deus na esquina o tentariam matari ou se matariam achando que está louco ou algo parecido.
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
T3mporal
Mensagens: 47
Registrado em: 30 Set 2008, 00:01
Gênero: Masculino
Localização: Floripa - SC

Re: Ateu crente.

Mensagem por T3mporal »

Acho que vou estar só repetindo o que você já deve saber, mas lá vai de novo:

Fica difícil não se falar sobre algo que está presente em quase 100% do tempo, afetando a tudo de forma direta ou indireta.

Agora, quanto a mim mesmo: Fica difícil também olhar pros cantos e a tudo o que a religião faz e ficar simplesmente quieto. Eu adotei a posição de ateu pois percebi que, qualquer que fosse a "decisão" que eu tomasse, a menos que fosse essa, eu só estaria reforçando (mesmo que eu me tornasse Budista, que, por definição, são ateus tbm) a crença dos outros e a tudo de mal que acontecesse por conta desta (sim, eu acho que sou responsável por aquilo que eu fizer diretamente e também tomo PARTE DA culpa por aquilo que aconteceu por conta das minhas ações).
Virar católico não praticante: Reforça.
Virar panteísta: Reforça.
Virar qualquer coisa: Reforça.
Virar budista: Reforça (ah, mas vc tem uma religião - e tbm aquela coisa de "verdade suprema" e karma e etc).
Virar agnóstico: Reforça (ah, mas vc não teeeeeeeeeeeeeeem certeeeeeeeeeeeza certêêêêêêêza).
Virar ateu: Nossa, então você não credita em nada? E começa uma discussão.

A mim tanto faz como tanto fez a existência ou não de um/vários deus(es) seja(m) ele(s) qual(quais) for(em), apesar de desacreditar de qualquer um.

Sem contar que ou se faz barulho sobre isso ou o ateísmo vai continuar sendo tratado como algo cruel/ruim ao invés de ser visto como opção válida. Mas não defendo isso por causa do ATEÍSMO, mas sim por causa que o NÃO ATEÍSMO causa muito mal ao mundo. A crença em deuses é desastrosa. Mesmo as "curas" e as coisas que a religião alega fazer teriam equivalentes a dizer, por exemplo, que eu substituí minha compulsão por comida pela compulsão por cigarros. Tá, não vou mais morrer por que meu coração tá entupido de gordura e vou sair mais pois vou ficar mais visivelmente apresentável, porém, vou feder que nem gambá e morrer mais cedo/mais tarde por conta de câncer no pulmão. Graaaaaaaaaaaaande troca! Grande mudança!

E também, você pode falar que eu só quero o bem dos outros por puro egoísmo. Tá, e eu pergunto, e daí? Pelo menos o meu egoísmo faz menos mal pros outros que o egoísmo de simplesmente ficar parado!

E tem mais uma coisa: Se um crente não quer debater religião, é por conta do medo que ele tem por saber que nenhuma das suas "convicções" criadas por conta da religião se sustenta em contraponto à equivalentes sem religião associada, ou seja, que tudo o que ele alega conseguir pela religião, pode ser conseguido sem ela. E, se um ateu fala isso, nada mais é do que um ateu de modinha com síndrome de underground. Sim, pois, qual o motivo de ser ateu, se declarar ateu e afins que é valido para tal que não seja pra falar sobre e esperar(não falei FORÇAR, eu falei ESPERAR, no sentido de TORCER) que outras pessoas olhem pelo seu ponto de vista e concordem com ele, consequentemente, se tornando um (pra um mundo melhor - de preferência)? Só criar confusão sem propósito?

Acho que é isso.
O amor e a bondade não são uma propriedade ou uma franquia de alguma coisa ou alguém. Ao Invés disso, eles estão em cada um de nós.

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Suyndara »

A grande questão é:

A pessoa é cética? :emoticon5:

Eu sempre fui cética, comecei questionando minha fé, questionei as religiões, os "fenômenos" que eu achava que confirmavam algo e acabei atéia depois dessa "pesquisa" pessoal.

Mas como cética, também não posso afirmar com certeza que deus não exista, ou melhor: que não exista nenhum deus. Eu simplesmente não vejo evidências plausíveis para acreditar em nenhum :emoticon4:

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Wallace »

Suyndara escreveu:A grande questão é:

A pessoa é cética? :emoticon5:

Eu sempre fui cética, comecei questionando minha fé, questionei as religiões, os "fenômenos" que eu achava que confirmavam algo e acabei atéia depois dessa "pesquisa" pessoal.

Mas como cética, também não posso afirmar com certeza que deus não exista, ou melhor: que não exista nenhum deus. Eu simplesmente não vejo evidências plausíveis para acreditar em nenhum :emoticon4:

[]s


Tem uma outra grande questão:

Há crentes céticos... Também!!!

:emoticon12:
Editado pela última vez por Wallace em 02 Fev 2009, 09:37, em um total de 1 vez.
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Suyndara »

É...

Existem! :emoticon36:

Eu conheço um monte deles :emoticon33:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Ateu crente.

Mensagem por Aranha »

Suyndara escreveu:Mas como cética, também não posso afirmar com certeza que deus não exista, ou melhor: que não exista nenhum deus. Eu simplesmente não vejo evidências plausíveis para acreditar em nenhum :emoticon4:

[]s


- E todas aquelas experiências sobrenaturais que você teve?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Ateu crente.

Mensagem por joaomichelazzo »

Wallace escreveu:É mais ou menos meu posicionamento e o que eu acho também!!!

O engraçado é que eu observo uma certa raiva irracional da religião e de Deus como se fosse algo tangível, a essa altura do compeonato. As vezes tenho a impressão que "esses ateus praticantes" se encontrassem com Deus na esquina o tentariam matari ou se matariam achando que está louco ou algo parecido.


Eu me mataria achado que fiquei louco.
Mas antes daria um belo bico no rabo pelo tanto de maldade que fez com seus "filhos".
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Lordakner »

NadaSei escreveu:
Conheço uma porção de gente que teve sua vida literalmente salva por causa de religião. Como vou atacar a crença dessas pessoas? Como vou dizer que elas seriam mais felizes se não cressem num Deus que, supostamente (ou não), não existe? Quem sou eu para dizer isso, aliás? “Cada um crê naquilo em que acredita… ou no que lhe convém”, diz um velho, caduco, quase, ditado.
http://www.rafaelspengler.com.br/blog/?p=109


Sua "porção de gente", se definida numéricamente, chega a uma dúzia?
É um número maior do que os que sofrem diáriamente por causa de uma mitologia idiota?
Incompatível com o Século XXI?
Típica posição de quem, por receios particulares, prefere adotar o "deixa correr, é uma merda mas deixa correr"!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Ateu crente.

Mensagem por joaomichelazzo »

Lordakner escreveu:
NadaSei escreveu:
Conheço uma porção de gente que teve sua vida literalmente salva por causa de religião. Como vou atacar a crença dessas pessoas? Como vou dizer que elas seriam mais felizes se não cressem num Deus que, supostamente (ou não), não existe? Quem sou eu para dizer isso, aliás? “Cada um crê naquilo em que acredita… ou no que lhe convém”, diz um velho, caduco, quase, ditado.
http://www.rafaelspengler.com.br/blog/?p=109


Sua "porção de gente", se definida numéricamente, chega a uma dúzia?
É um número maior do que os que sofrem diáriamente por causa de uma mitologia idiota?
Incompatível com o Século XXI?
Típica posição de quem, por receios particulares, prefere adotar o "deixa correr, é uma merda mas deixa correr"!


Eu conheço uma porção de gente que ficou imbecil por causa da religião.
Imbecil e tentanto imbecilizar.

Imbecil até chegar ao ponto de dizer que o Walt Disney era o capeta e que sua obra mas demoniaca era o Mickey.
Por que o pastor disse que aquelas orelhas servem para esconder o chifre.
Imbecil a ponto de viver de pensão alimentícia e doar 10% pro pastor.
Enfim, conheço mais pessoas que foram imbecilizadas do que as que dizem terem sido salvas por deus.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Suyndara »

Aranha escreveu:
Suyndara escreveu:Mas como cética, também não posso afirmar com certeza que deus não exista, ou melhor: que não exista nenhum deus. Eu simplesmente não vejo evidências plausíveis para acreditar em nenhum :emoticon4:

[]s


- E todas aquelas experiências sobrenaturais que você teve?

Abraços,


Foram elas que me mantiveram "religiosa" por um bom tempo, mas depois estudei um pouco mais, a maioria delas possuem outras explicações que eu imaginava...

De toda forma, elas não são suficientes para provar deus, no máximo eu provaria fenômenos como telepatia, telecinese, espíritos :emoticon36:

Hoje ainda tento compreender esses fenômenos :emoticon4:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Lordakner »

joaomichelazzo escreveu:
Lordakner escreveu:
NadaSei escreveu:
Conheço uma porção de gente que teve sua vida literalmente salva por causa de religião. Como vou atacar a crença dessas pessoas? Como vou dizer que elas seriam mais felizes se não cressem num Deus que, supostamente (ou não), não existe? Quem sou eu para dizer isso, aliás? “Cada um crê naquilo em que acredita… ou no que lhe convém”, diz um velho, caduco, quase, ditado.
http://www.rafaelspengler.com.br/blog/?p=109


Sua "porção de gente", se definida numéricamente, chega a uma dúzia?
É um número maior do que os que sofrem diáriamente por causa de uma mitologia idiota?
Incompatível com o Século XXI?
Típica posição de quem, por receios particulares, prefere adotar o "deixa correr, é uma merda mas deixa correr"!


Eu conheço uma porção de gente que ficou imbecil por causa da religião.
Imbecil e tentanto imbecilizar.

Imbecil até chegar ao ponto de dizer que o Walt Disney era o capeta e que sua obra mas demoniaca era o Mickey.
Por que o pastor disse que aquelas orelhas servem para esconder o chifre.
Imbecil a ponto de viver de pensão alimentícia e doar 10% pro pastor.
Enfim, conheço mais pessoas que foram imbecilizadas do que as que dizem terem sido salvas por deus.


ESSA é toda a questão!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por NadaSei »

Lordakner escreveu:
NadaSei escreveu:
Conheço uma porção de gente que teve sua vida literalmente salva por causa de religião. Como vou atacar a crença dessas pessoas? Como vou dizer que elas seriam mais felizes se não cressem num Deus que, supostamente (ou não), não existe? Quem sou eu para dizer isso, aliás? “Cada um crê naquilo em que acredita… ou no que lhe convém”, diz um velho, caduco, quase, ditado.
http://www.rafaelspengler.com.br/blog/?p=109


Sua "porção de gente", se definida numéricamente, chega a uma dúzia?
É um número maior do que os que sofrem diáriamente por causa de uma mitologia idiota?
Incompatível com o Século XXI?
Típica posição de quem, por receios particulares, prefere adotar o "deixa correr, é uma merda mas deixa correr"!

Vai saber o que o autor entende por "porção de gente"...

Mas uma coisa eu sei, o que eu acho ridículo no ateísmo crente:

Falacias como a do espantalho (no ataque que fazem a religião), do escocês de verdade (quando dizem que o ateu de verdade é cético), apelo a multidão (quando apelam a multidão de crentes para tentar resumir os teístas a eles e a religião ao que esses dizem).
Também odeio as crenças pseudo-cientificas que carregam e juram de pés juntos que são fatos atestados pela ciência, e principalmente a forma como distorcem o significado de ceticismo e afastam as pessoas dele.
Falam como se o ateísmo fosse o que leva a "defesa" do estado laico, da razão, do ceticismo e da ciência, ao contrario das fantasias dos teístas, pessoas das quais a comunidade cientifica inteira ri.

Comentários como esse, ou variações dele, são bastante comum:
Definitivamente, gente, "Deus" existe sim na mente do crentes monoteístas e não deve ser duvidado. Como existência extramental e 'de fato', é uma piada, da qual toda a comunidade científica se ri, pois NÃO é demonstrável. Ponto Final! Isto não tem mais sentido de ser discutido neste fórum. É uma questão mais velha do que andar prá frente.

Volto a dizer: Mito por mito, fico com os mitos gregos, fundadores da Civilização. Bobagem por bobagem, fico com o MEV; é muito mais engraçado.


Todo ateu crente acredita piamente ser um cético... mesmo que se limitem a afirmações infundadas e falacias.
O ceticismo e o uso da razão já são coisas raras, o ateísmo crente vem como defensor disso tudo, mas só distorce todos os significados e os oculta ainda mais. Não é diferente daquilo que fazem os teístas crentes com uma fonte de conhecimento como a religião, a distorcem e ocultam.

Depois disso, todo debate se torna inútil, pois se limita a versão "crente" dessas coisas todas.
Debates que diga-se de passagem, não são trocas de conhecimento ou de argumentos que levem a um maior questionamento por parte dos debatedores, são muito mais guerras ideológicas onde se vomitam crenças e esperam assim "ganhar" a "discussão" e mostrar que são mais inteligentes e sabidos que o outro.
Isso de fato vale pros crentes dos dois lados da moeda.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Lordakner »

NadaSei escreveu:Falam como se o ateísmo fosse o que leva a "defesa" do estado laico, da razão, do ceticismo e da ciência, ao contrario das fantasias dos teístas, pessoas das quais a comunidade cientifica inteira ri.

Me parece que a defesa do estado laico seja muito mais uma premissa de ateus do que de teístas.
E a comunidade científica ri de quem crê que o universo tem 6.000 anos. Ri e debocha. O que é pouco comparado com o que o outro lado faz quando tem poder.

NadaSei escreveu:Todo ateu crente acredita piamente ser um cético... mesmo que se limitem a afirmações infundadas e falacias.


Ateus são passíveis de muitos erros.
Eliminamos um.
Já é alguma coisa.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por NadaSei »

Lordakner escreveu:
NadaSei escreveu:Falam como se o ateísmo fosse o que leva a "defesa" do estado laico, da razão, do ceticismo e da ciência, ao contrario das fantasias dos teístas, pessoas das quais a comunidade cientifica inteira ri.

Me parece que a defesa do estado laico seja muito mais uma premissa de ateus do que de teístas.

Pois engana-se, já que TODOS se beneficiam com o estado laico, sejam ateus ou teístas e já que os mais afetados por um estado com laicismo fraco ou mesmo teocrático, são os teístas pertencentes a seitas de religião que não é a que está no poder.

É mais fácil você encontrar instituições teístas lutando ativamente pela liberdade religiosa garantida em um estado laico, que encontrar uma instituição ateísta lutando por ele.
Isso se explica tanto pela questão dessas instituições terem um apoio financeiro mais fácil vindo de doações e dízimos, quanto por elas serem as mais afetadas.

Hoje religiões afro sofrem ataques diários na TV e tem seus "pais de santo" sendo chamados de "pais de encosto". É fácil ver o motivo de se organizarem e lutarem ativamente pelas garantias dadas por um estado laico.
Lordakner escreveu:E a comunidade científica ri de quem crê que o universo tem 6.000 anos. Ri e debocha. O que é pouco comparado com o que o outro lado faz quando tem poder.

O comentário dele não foi referente a isso... mas cada um entende o que quer mesmo...
Lordakner escreveu:
NadaSei escreveu:Todo ateu crente acredita piamente ser um cético... mesmo que se limitem a afirmações infundadas e falacias.


Ateus são passíveis de muitos erros.
Eliminamos um.
Já é alguma coisa.

Ou "acreditam" ter eliminado um...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Angelo
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Jan 2009, 10:41
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Angelo »

Em relação ao temperamento dos ateus, acho que existem dois grupos.

1. Os que foram criados ateus e nunca tiveram muita dúvida a respeito.
2. Os que foram crentes fervorosos e que depois abandonaram as crenças.

Me incluo no primeiro grupo. Acho que é um dos motivos que me torna um tanto tolerante em relação a estas questões.
O segundo grupo é geralmente um tanto agressivo. Até endendo. Imagine.. você passa uma vida inteira acreditando e temendo coisas que não existem. Ora, sua própria família provavelmente te colocou nessa e havia uma chance real de que você fosse submeter seus próprios filhos a este tormento. Quem não ficaria com raiva?

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Lordakner »

Angelo escreveu:Em relação ao temperamento dos ateus, acho que existem dois grupos.

1. Os que foram criados ateus e nunca tiveram muita dúvida a respeito.
2. Os que foram crentes fervorosos e que depois abandonaram as crenças.

Me incluo no primeiro grupo. Acho que é um dos motivos que me torna um tanto tolerante em relação a estas questões.
O segundo grupo é geralmente um tanto agressivo. Até endendo. Imagine.. você passa uma vida inteira acreditando e temendo coisas que não existem. Ora, sua própria família provavelmente te colocou nessa e havia uma chance real de que você fosse submeter seus próprios filhos a este tormento. Quem não ficaria com raiva?


Sempre fui ateu. Filho de ateu. Pai de ateu.
Acho crente chato e barulhento. Acreditem ou não, desde pequeno achava a gritaria deles irritante. Depois o pedantismo e a falsa humildade.
Não virou nojo. Virou desprezo.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu crente.

Mensagem por Apo »

Angelo escreveu:Em relação ao temperamento dos ateus, acho que existem dois grupos.

1. Os que foram criados ateus e nunca tiveram muita dúvida a respeito.
2. Os que foram crentes fervorosos e que depois abandonaram as crenças.

Me incluo no primeiro grupo. Acho que é um dos motivos que me torna um tanto tolerante em relação a estas questões.
O segundo grupo é geralmente um tanto agressivo. Até endendo. Imagine.. você passa uma vida inteira acreditando e temendo coisas que não existem. Ora, sua própria família provavelmente te colocou nessa e havia uma chance real de que você fosse submeter seus próprios filhos a este tormento. Quem não ficaria com raiva?


Não fui criada atéia e nem fui crente fervorosa. Simplesmente fui criada no catolicismo, como era a maior parte das pessoas "normais" na sociedade de um país majoritariamente católico nas décadas de 60 e 70. Nada de fervoroso, pelo menos não da parte de meus pais e parentes próximos.

Naturalmente comecei a observar reações, valores, hipocrisias, desvios de personalidade, além de questionar a existência, o que temos observável do Universo e do mundo a nossa volta. Isto junto a estudo laico sobre matérias básicas ( até o vestibular), já me desviaram da lógica ilógica de deuses.
Quando passei a perceber e estudar a psicologia humana, daí vi que está tudo na nossa cabeça.

Ou seja, houve alguns momentos de conflito existencial porque somos mortais, mas depois vi que ser mortal é uma questão que não se apaga com crenças.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu crente.

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:
Angelo escreveu:Em relação ao temperamento dos ateus, acho que existem dois grupos.

1. Os que foram criados ateus e nunca tiveram muita dúvida a respeito.
2. Os que foram crentes fervorosos e que depois abandonaram as crenças.

Me incluo no primeiro grupo. Acho que é um dos motivos que me torna um tanto tolerante em relação a estas questões.
O segundo grupo é geralmente um tanto agressivo. Até endendo. Imagine.. você passa uma vida inteira acreditando e temendo coisas que não existem. Ora, sua própria família provavelmente te colocou nessa e havia uma chance real de que você fosse submeter seus próprios filhos a este tormento. Quem não ficaria com raiva?


Sempre fui ateu. Filho de ateu. Pai de ateu.
Acho crente chato e barulhento. Acreditem ou não, desde pequeno achava a gritaria deles irritante. Depois o pedantismo e a falsa humildade.
Não virou nojo. Virou desprezo.


Não havia muitos crentes barulhentos naquela época. Havia católicos, eu ouvia falar de protestantes e de espíritas ( além de macumbeiros e afins). Algumas vezes me falaram de mórmons e conheci 2 ou 3. Pareciam-me uma sociedade secreta e ponto. Havia ainda seitas, cultos e coisas do diabo, magia negra e bruxaria.
Para mim, católico tinha um lugar mais elevado e respeitoso na sociedade que eu vivia. Protestantes me causavam estranheza, porque seriam mais frios e calculistas ( impressões passadas não verbalmente pelo meu meio...).

Os espíritas sempre me pareceram malucos fora do esquadro. Os macumbeiros, gente que tinha vindo da África, logo, me davam medo porque havia algo muito sinistro naquelas práticas.

Isto tudo na minha cabeça até uns 12 anos. :emoticon12:

Criança sofre... :emoticon16:
Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Ateu crente.

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:
Angelo escreveu:Em relação ao temperamento dos ateus, acho que existem dois grupos.

1. Os que foram criados ateus e nunca tiveram muita dúvida a respeito.
2. Os que foram crentes fervorosos e que depois abandonaram as crenças.

Me incluo no primeiro grupo. Acho que é um dos motivos que me torna um tanto tolerante em relação a estas questões.
O segundo grupo é geralmente um tanto agressivo. Até endendo. Imagine.. você passa uma vida inteira acreditando e temendo coisas que não existem. Ora, sua própria família provavelmente te colocou nessa e havia uma chance real de que você fosse submeter seus próprios filhos a este tormento. Quem não ficaria com raiva?


Não fui criada atéia e nem fui crente fervorosa. Simplesmente fui criada no catolicismo, como era a maior parte das pessoas "normais" na sociedade de um país majoritariamente católico nas décadas de 60 e 70. Nada de fervoroso, pelo menos não da parte de meus pais e parentes próximos.

Naturalmente comecei a observar reações, valores, hipocrisias, desvios de personalidade, além de questionar a existência, o que temos observável do Universo e do mundo a nossa volta. Isto junto a estudo laico sobre matérias básicas ( até o vestibular), já me desviaram da lógica ilógica de deuses.
Quando passei a perceber e estudar a psicologia humana, daí vi que está tudo na nossa cabeça.

Ou seja, houve alguns momentos de conflito existencial porque somos mortais, mas depois vi que ser mortal é uma questão que não se apaga com crenças.


Sempre tivemos escolha.
Nunca fui obrigado a ir à Igreja.
Tive tio padre que largou a batina.
Meus avós, tanto maternos quanto paternos eram cristãos fervorosos que iam a missa todo domingo.
Minha mãe é catolica devota de Santo Antonio. Vai a igreja, leva pão pro santo e essa frivolidades.
Meu pai é ateu.
Eu minha irma mais velha somos ateus. A mais nova é médium e jura que vê e fala com fantasmas.
Quando eu morava com minha mãe minha casas era cheia de santos e coisinhas coladas atras das portas.
Fui batizado na igreja catolica mas fui pouquissimas vezes.
Minha vó morreu não entendendo o fato de ter netos ateus.
Nunca lia biblia, tora, coorão, Kardec ou qualquer outro livro sagrado. Nem pretendo.

Sempre fui estimulado a crer em deus, mas desde a quinta serie quando uma professora de ciências deu uma introdução ao evolucionismo (big-bang, sopa proteica, atmosfera favoravel), comecei a questionar o existencia. Nunca me pareceu sensato crer num ser superior que faz magica e sabe da vida de todos.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Ateu crente.

Mensagem por Lordakner »

Me incomoda também a postura pidona deles.
Me dá isso, me proteja daquilo, me cure disto...
Povo chato e mendicante. Religião de escravos mesmo.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu crente.

Mensagem por Apo »

joaomichelazzo escreveu:
Apo escreveu:
Angelo escreveu:Em relação ao temperamento dos ateus, acho que existem dois grupos.

1. Os que foram criados ateus e nunca tiveram muita dúvida a respeito.
2. Os que foram crentes fervorosos e que depois abandonaram as crenças.

Me incluo no primeiro grupo. Acho que é um dos motivos que me torna um tanto tolerante em relação a estas questões.
O segundo grupo é geralmente um tanto agressivo. Até endendo. Imagine.. você passa uma vida inteira acreditando e temendo coisas que não existem. Ora, sua própria família provavelmente te colocou nessa e havia uma chance real de que você fosse submeter seus próprios filhos a este tormento. Quem não ficaria com raiva?


Não fui criada atéia e nem fui crente fervorosa. Simplesmente fui criada no catolicismo, como era a maior parte das pessoas "normais" na sociedade de um país majoritariamente católico nas décadas de 60 e 70. Nada de fervoroso, pelo menos não da parte de meus pais e parentes próximos.

Naturalmente comecei a observar reações, valores, hipocrisias, desvios de personalidade, além de questionar a existência, o que temos observável do Universo e do mundo a nossa volta. Isto junto a estudo laico sobre matérias básicas ( até o vestibular), já me desviaram da lógica ilógica de deuses.
Quando passei a perceber e estudar a psicologia humana, daí vi que está tudo na nossa cabeça.

Ou seja, houve alguns momentos de conflito existencial porque somos mortais, mas depois vi que ser mortal é uma questão que não se apaga com crenças.


Sempre tivemos escolha.
Nunca fui obrigado a ir à Igreja.
Tive tio padre que largou a batina.
Meus avós, tanto maternos quanto paternos eram cristãos fervorosos que iam a missa todo domingo.
Minha mãe é catolica devota de Santo Antonio. Vai a igreja, leva pão pro santo e essa frivolidades.


Hum...minha avó materna com quem convivi era devota de Santo Antônio e tinha estas coisas de pãozinho. Tinha uma baita medalha de ouro num cordão pensurados no pescoço ( santo dos pobres rsrsrs).
Sem contar o moralismo. Mas nunca me encheu o saco...ou eu aceitava por inocência, como uma forma de carinho familiar. Eu curtia os Natais e Páscoas com ela, pois era muito envolvente aquilo tudo.
Meu pai é ateu.


Meu pai é daqueles que não fala nada. Absolutamente em cima do muro. Tem pessoas que a gente nunca sabe o que são. Não falam no assunto. Isto é engraçado. É como se este mundo ( ser ou não ser, acreditar ou não ) não fizesse parte da vida deles. Há outras prioridades. Eu passei uma fase longa assim tb.
Eu minha irma mais velha somos ateus. A mais nova é médium e jura que vê e fala com fantasmas.
Quando eu morava com minha mãe minha casas era cheia de santos e coisinhas coladas atras das portas.
Fui batizado na igreja catolica mas fui pouquissimas vezes.
Minha vó morreu não entendendo o fato de ter netos ateus.


Minha mãe é cabecinha fraca. Já perambulou por tudo e acha que "se não faz mal, tudo bem". Mas é inocente demais. Meu irmão é como meu pai. Não tá nem aí.
Nunca lia biblia, tora, coorão, Kardec ou qualquer outro livro sagrado. Nem pretendo.


A Bíblia eu li por curiosidade. Achei ridículo, mas poético ( o que é uma arma poderosa).
De resto, li trechos aqui e acolá de vários livros sagrados. Um dos mais perturbadores e patéticos ( para não dizer maluco) é o Livro dos Espíritos de Kardec. Muito ruim aquilo.

Sempre fui estimulado a crer em deus, mas desde a quinta serie quando uma professora de ciências deu uma introdução ao evolucionismo (big-bang, sopa proteica, atmosfera favoravel), comecei a questionar o existencia. Nunca me pareceu sensato crer num ser superior que faz magica e sabe da vida de todos.


É por aí. E também se a tal sopa é viagem da Ciência, estou pouco me lixando para ela. Assim como o Big Bang.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu crente.

Mensagem por Apo »

duplo
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu crente.

Mensagem por Apo »

Lordakner escreveu:Me incomoda também a postura pidona deles.
Me dá isso, me proteja daquilo, me cure disto...
Povo chato e mendicante. Religião de escravos mesmo.

:emoticon22:

Que nojo disto. E depois agradecem, agradecem...se dá errado, fazem de conta que não pediram nada. Deus fica irrelevante.
Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Ateu crente.

Mensagem por joaomichelazzo »

Apo escreveu:
Lordakner escreveu:Me incomoda também a postura pidona deles.
Me dá isso, me proteja daquilo, me cure disto...
Povo chato e mendicante. Religião de escravos mesmo.

:emoticon22:

Que nojo disto. E depois agradecem, agradecem...se dá errado, fazem de conta que não pediram nada. Deus fica irrelevante.


Se juntam em bando pra ficar rezando. Se abraçando. Gritando.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Trancado