Parabéns, D*rwin!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Tranca »

12/02/2009 - 08h57

Nascimento do inimigo nº 1 dos criacionistas completa 200 anos
FELIPE MAIA, da Folha Online


Há exatos 200 anos, no dia 12 de fevereiro de 1809, nascia em Shrewsbury, no Condado de Shropshire (Inglaterra), o homem que iria revolucionar o estudo da ciência: Charles Robert Darwin. O trabalho dele, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, não só lançou as bases da biologia moderna, mas também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.

A teoria da evolução proposta por Darwin no livro "A Origem das Espécies" chega aos 150 anos praticamente imbatível na comunidade científica --recebidas com receio no início, as propostas do inglês ganharam força no século 20 com as descobertas sobre a transmissão hereditária de características dos seres, por meio dos genes.

Divulgação

Ainda existe uma forte oposição dos criacionistas, que defendem que a Terra foi criada por Deus em seis dias, mas há poucos argumentos científicos para essa ideia, presente no livro de Gêneses, na Bíblia.

"Darwin criou uma nova fronteira na ciência, ao determinar que as questões naturais precisam ser compreendidas por meio de processos da natureza. Isso faz uma diferença enorme, dissocia a ciência do pensamento religioso. Antes as perguntas terminavam em respostas sobrenaturais", afirma Maria Isabel Landim, professora do Museu de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo).

Adaptar para sobreviver

Venceu a proposta segundo a qual todos os organismos da Terra, de uma bactéria ao homem, descendem de um antepassado comum --a relação mais usada é feita entre humanos e macacos, que também tiveram a mesma origem, mas vale para qualquer organismo, segundo a teoria de Darwin.

Ele identificou evidências desse parentesco, por exemplo, por meio das semelhanças anatômicas existentes entre diversas espécies. Um exemplo disso são os ossos de membros anteriores de animais como baleias, morcegos, chimpanzés e o homem. Apesar de terem formas diferentes e serem usados para funções diferentes, como pegar objetos, subir em árvores ou sustentar nadadeiras, esses ossos apresentam fortes semelhanças de estrutura, o que indica uma ascendência em comum.

A existência de evolução entre as espécies já havia sido proposta antes, mas o "pulo do gato" de Darwin foi a formulação da teoria da seleção natural. Segundo essa linha, as variações entre os indivíduos de uma população surgem ao acaso: mais tarde, os estudos de genética fortaleceram essa ideia, com a descoberta da existência de recombinações e mutações gênicas, que se disseminam por meio da reprodução.

O pesquisador postulou, então, que os indivíduos com características que favoreçam sua existência em cada ambiente tendem a deixar mais descendentes, o que ajuda em sua perpetuação. Os menos preparados tendem a diminuir em número e, possivelmente, desaparecer.

Coleta

Um dos diferenciais do trabalho de Darwin foi seu intenso trabalho de campo, com observações e coleta de amostras de animais e plantas. Para isso, foi determinante a viagem que ele fez ainda jovem, aos 22 anos, a bordo do navio HMS Beagle.

Entre 1831 e 1836, Darwin pesquisou regiões da África, América do Sul e Oceania, percebendo as diferenças existentes nas características de fauna, flora e geologia de cada uma. As análises dessas amostras serviram de base para o desenvolvimento dos conceitos de evolução e seleção natural. Darwin classificava a viagem como "o evento mais importante de sua vida".

Entretanto, se passaram mais de 20 anos até que "Origem das Espécies" fosse publicado, em 1859. Os cerca de 1.250 exemplares da obra se esgotaram no dia do lançamento, e as ideias do pesquisador geraram forte polêmica na época, principalmente na Igreja Anglicana --a Igreja Católica afirma que nunca condenou Darwin e diz que suas obras não foram incluídas em seu Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos).

Origem no macaco

No ano seguinte, durante um debate na Universidade Oxford, o bispo Samuel Wilberforce perguntou ao biólogo T. H. Huxley se ele era descendente de macacos por parte dos avós paternos ou maternos. Huxley foi um dos grandes defensores da teoria e se denominava o "bulldog" de Darwin.

O próprio pesquisador nunca se envolveu muito na polêmica: preferiu que seus apoiadores o representassem na "briga". "Ele era uma pessoa muito reservada, não era polemista e recusou vários convites para debater suas ideias", afirma Nélio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP.

De acordo com Bizzo, Darwin "prezava pelas críticas" e as respondia de maneira muito "polida e respeitosa". Ele chegou a alterar trechos de "Origem das Espécies", em edições posteriores, em razão de apontamentos feitos por outros cientistas.

Para Maria Isabel Landim, do museu de zoologia, a teoria da evolução proposta por Darwin chega aos 150 anos em clima de unanimidade na comunidade científica. "O que existe são outras contribuições para entender o processo evolutivo, e não uma contestação clara a ele. A grande batalha é a questão do criacionismo versus evolucionismo. Essa questão é incontestável."

...

Fonte.

Especial sobre Darwin na Folha.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Fayman
Mensagens: 4072
Registrado em: 24 Out 2005, 14:22

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Fayman »

Publicado hoje, no blog Ciência em Dia, de Marcelo Leite

Marcelo Leite é jornalista, colunista da Folha de S.Paulo e autor do livro "Promessas do Genoma" (Editora da Unesp).


Charles Darwin completaria hoje 200 anos, não fosse pela seleção natural. Ela, afinal, é a maior responsável pelo barroco processo de desenvolvimento que leva os organismos complexos inexoravelmente à morte - conceito que não se aplica muito a bactérias e arqueobactérias, seres que se reproduzem gerando clones de si próprios, partilham identidades com a transferência horizontal de genes e podem ficar milênios em vida suspensa (no gelo, por exemplo).


A contribuição de Darwin para a ciência e para a história, porém, continua viva, e muito viva, exatamente com a ideia de seleção natural. Só por isso ele já merece os parabéns. Feliz Aniversário, Darwin.

Até o Vaticano decidiu render-lhe homenagem. Graças ao leitor Thiago Blumenthal, este blog tomou cohecimento de reportagem de Richard Owen no jornal britânico The Times dando conta de que uma destacada figura da Sante Sé, o arcebispo Gianfranco Ravasi, declarou ontem não haver incompatiblidade entre evolução e fé cristã (ao contrário do que sustentam ultradarwinistas como Richard Dawkins).

É um passo a mais no caminho aberto por João Paulo 2º em 1996, quando disse que a evolução era mais que uma hipótese - afirmação predileta dos criacionistas, na tentativa desesperada de equiparar sua "teoria" (em verdade, dogma) sobre a origem da diversidade dos organismos.

Segundo Owen, Ravasi teria dado também um golpe fatal na turma do design inteligente, que tinha esperança de ver o papa Bento 16 pender para o seu lado. Numa conferência papal em março sobre os 150 anos da obra magna de Darwin, Origem das Espécies, o tema será tratado apenas como "fenômeno cultural", e não como questão científica ou teológica.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Tranca »

Eu só estou achando que a seleção natural está demorando muito para dar conta dos criacionistas...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Fedidovisk »

Só precisam agora provar como cristianismo e evolução podem coexistirem sem entrarem em conflito.

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Caro Colega »

Ah, tá bom.. grandes coisas..

Slaughter of the Dissidents: The Shocking Truth About Killing the Careers of Darwin Doubters (O Abate dos Dissidentes: A Verdade Chocante Sobre a Destruição das Carreiras de Quem Duvida de Darwin), por Dr. Jerry Bergman. Inquisição, perseguição? Idade Média? Os séculos quinhentista e seiscentista estão de volta? Nada disso, estamos falando da perseguição da qual são vítimas os acadêmicos ou cientistas que questionam Darwin. Jerry Bergman experimentou em sua própria vida a discriminação e a interrupção de sua carreira há mais de trinta anos, enquanto docente na Bowling Green University. Essa triste experiência o fez lançar-se na tarefa de documentar a discriminação acadêmica e religiosa que é demonstrada contra estudantes, cientistas e educadores que ousam duvidar de Darwin.

Bergman entrevistou mais de 300 pessoas, na sua tarefa de documentar um dos crimes de ódio em crescimento nos Estados Unidos. Ele também não poupou esforços para entrevistar pessoas dos “dois lados da moeda” e pediu para que cada vítima revisse a descrição do seu caso antes da publicação.

O livro mostra como pessoas bem preparadas, com um currículo de contribuições à ciência, podem ser massacradas pela “onda” evolucionista. Ao que tudo indica, essa “onda” parece estar em sua força máxima. Será o fim da liberdade acadêmica e religiosa nos meios científicos?

fonte: http://frankvcarvalho.blogspot.com/2008 ... o-das.html
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Apo »

O Darwinismo é um "fenômeno cultural"?


Tah.

Dogmas são o quê?

Ou Darwin é um dogma?

Dogma por Dogma, fico com Darwin.
Imagem

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Caro Colega »

Email que MICHELSON BORGES, enviou à redação das três principais revistas semanais do Brasil (Veja, IstoÉ e Época). Conta ele que fez isso noutras vezes no passado. Vejamos o que acontece agora...

Prezados Srs. Editores:

Estamos vivendo um momento interessante no que diz respeito às discussões sobre as origens. Darwinistas e criacionistas estão imersos numa batalha ideológica que poderia ser evitada, se ambos os lados pudessem expor devidamente suas ideias, divergências e convergências. Infelizmente, nota-se que a grande imprensa no Brasil não tem dado espaço para os proponentes do criacionismo, nem do movimento do design inteligente (DI). Concorde-se ou não com eles, não dá para ignorar que, como fenômeno cultural, o assunto tem interesse jornalístico. Via de regra, o que se tem publicado por aí são artigos com uma interpretação (quase sempre preconceituosa) do que seja criacionismo e/ou DI. Por que não entrevistar um teórico de peso de uma dessas correntes a fim de que tenha a oportunidade de elucidar os argumentos e o modelo que defende?

Assim, sugiro uma entrevista com alguém como o Dr. Michael Behe (autor do best-seller A Caixa Preta de Darwin), Pillip Johnson (conhecido defensor do DI, autor de Darwin no Banco dos Réus), Dr. Marcos Eberlin (diretor do Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas, na Unicamp), Dr. Ruy Vieira (presidente da Sociedade Criacionista Brasileira) ou o Dr. Nahor Neves de Souza Jr. (professor do Unasp e diretor da filial brasileira do Geoscience Research Institute). Qualquer um deles daria o contraponto necessário à festa que vem sendo feita em louvor a Darwin.


Se quiserem manter contato com essas pessoas, posso ajudar.

Atenciosamente,

Michelson Borges
Jornalista e Membro da Sociedade Criacionista Brasileira

____________________

Caro C :emoticon16: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Caro Colega »

Apo escreveu:O Darwinismo é um "fenômeno cultural"?


Tah.

Dogmas são o quê?

Ou Darwin é um dogma?

Dogma por Dogma, fico com Darwin.



NÃO EXISTE LIBERDADE! OU VC CRÊ EM DARWIN OU VOCE MORRE!!! :emoticon11:

Caro C :emoticon44: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
BOO
Mensagens: 148
Registrado em: 01 Nov 2007, 16:48
Gênero: Masculino

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por BOO »

la la la laia la laialala Amigos para sempreeeeeeeeeeeeee!!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Apo »

Caro Colega escreveu:
Apo escreveu:O Darwinismo é um "fenômeno cultural"?


Tah.

Dogmas são o quê?

Ou Darwin é um dogma?

Dogma por Dogma, fico com Darwin.



NÃO EXISTE LIBERDADE! OU VC CRÊ EM DARWIN OU VOCE MORRE!!! :emoticon11:

Caro C :emoticon44: lega


Não creio em porcaria alguma por crer. Sou apenas assistência de tudo, minha mente é livre ( mas houcve época em que não era).

E se você crer ou não em Deus ou no Capeta, você morre igual!

Para que crer?
Imagem

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Parabéns, D*rwin!

Mensagem por Tranca »

Caro Colega escreveu:Ah, tá bom.. grandes coisas..

Slaughter of the Dissidents: The Shocking Truth About Killing the Careers of Darwin Doubters (O Abate dos Dissidentes: A Verdade Chocante Sobre a Destruição das Carreiras de Quem Duvida de Darwin), por Dr. Jerry Bergman. Inquisição, perseguição? Idade Média? Os séculos quinhentista e seiscentista estão de volta? Nada disso, estamos falando da perseguição da qual são vítimas os acadêmicos ou cientistas que questionam Darwin. Jerry Bergman experimentou em sua própria vida a discriminação e a interrupção de sua carreira há mais de trinta anos, enquanto docente na Bowling Green University. Essa triste experiência o fez lançar-se na tarefa de documentar a discriminação acadêmica e religiosa que é demonstrada contra estudantes, cientistas e educadores que ousam duvidar de Darwin.

Bergman entrevistou mais de 300 pessoas, na sua tarefa de documentar um dos crimes de ódio em crescimento nos Estados Unidos. Ele também não poupou esforços para entrevistar pessoas dos “dois lados da moeda” e pediu para que cada vítima revisse a descrição do seu caso antes da publicação.

O livro mostra como pessoas bem preparadas, com um currículo de contribuições à ciência, podem ser massacradas pela “onda” evolucionista. Ao que tudo indica, essa “onda” parece estar em sua força máxima. Será o fim da liberdade acadêmica e religiosa nos meios científicos?

fonte: http://frankvcarvalho.blogspot.com/2008 ... o-das.html


Que dó.

Em uma América cristã e arredia ao ateísmo/agnosticismo, pseudo-cientistas choram pela "inquisição" promovida por quem não compactua com suas crenças e evita que se faça da ciência um arcabouço de obscurantismo impregnado por dogmas religiosos.

Vão chorar lá no banco da igreja que é lugar duro...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Trancado