dúvida 'namoro' entre neandertais e humanos modernos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Anna
Gênero: Feminino

dúvida 'namoro' entre neandertais e humanos modernos

Mensagem por Anna »

Genoma põe em dúvida 'namoro' entre neandertais e humanos modernos

Leitura do DNA dos hominídeos extintos teve primeira divulgação nos EUA.
Pesquisadores, porém, mantiveram a maior parte dos dados em sigilo.

Se é que os primeiros humanos modernos e os neandertais alguma vez acasalaram, foi um flerte rápido, sem grandes consequências para a história da nossa espécie. A conclusão um tanto anticlimática é um dos resultados do sequenciamento (leitura) do genoma, ou conjunto do DNA, dos neandertais, projeto cuja conclusão foi anunciada ontem durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

No entanto, a equipe responsável pelo projeto, coordenada pelo sueco Svante Paäbo, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva (Alemanha), preferiu esconder um pouco o jogo por enquanto, na expectativa de divulgar a versão completa dos dados num artigo científico a ser publicado nos próximos meses.

De acordo com o jornal "The New York Times", Paäbo e companhia se dispuseram a confirmar que aparentemente não há sinais de material genético originalmente neandertal incorporado no genoma humano moderno. Isso significa que, se as espécies produziram híbridos, o processo não foi importante para a evolução do Homo sapiens. No entanto, ainda é possível que o processo tenha funcionado ao inverso, com genes modernos sendo incorporados pelos neandertais via cruzamento. Para ter certeza absoluta, os pesquisadores pretendem obter o genoma de outros indivíduos da espécie extinta, já que o DNA "lido" por elas veio de um único espécime.

Os pesquisadores também confirmaram que um gene importante para a linguagem, o FOXP2, é aparentemente igual em neandertais e humanos. Isso pode indicar que eles eram tão capazes de falar quanto nós, embora outros genes estejam envolvidos na faculdade da linguagem.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... ERNOS.html
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Re: dúvida 'namoro' entre neandertais e humanos modernos

Mensagem por Lúcifer »

Isso é interessante.
Mas sei isso aconteceu, deve ter sido em tribos isoladas. Deixe ver se me explico melhor. Nem todas as tribos deveriam viver "próximos" uns dos outros, pois o risco de um ataque era grande. Humanos gostam de uma disputa desde que eles perderam a cauda.

Será que, esses acasalamentos se deram quando tripos neantertais atacavam as tribos dos sapiens e, depois de matarem os machos, eles ficavam com as femeas pra eles? Assim como fazem algumas espécies de animais??
Seria uma teoria interessante essa;
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Lúcifer escreveu:Isso é interessante.
Mas sei isso aconteceu, deve ter sido em tribos isoladas. Deixe ver se me explico melhor. Nem todas as tribos deveriam viver "próximos" uns dos outros, pois o risco de um ataque era grande. Humanos gostam de uma disputa desde que eles perderam a cauda.

Será que, esses acasalamentos se deram quando tripos neantertais atacavam as tribos dos sapiens e, depois de matarem os machos, eles ficavam com as femeas pra eles? Assim como fazem algumas espécies de animais??

Sim. Eu acho que rolou uma namorada básica e uma estuprada básica. Isso é comum em toda a nossa história. Mas o romance neanderthal e sapiens é pura suposição, infelizmente. :emoticon15:
O que eu achei mais bacana foi a descoberta de que eles muito provavelmente tinham tanta capacidade de falar quanto nós. Eu sempre achavei muito estranho o discurso de que eles não eram capazes de falar e deviam fazer apenas uns sons estranhos.

Wallace

Mensagem por Wallace »

Anna escreveu:

Sim. Eu acho que rolou uma namorada básica e uma estuprada básica. Isso é comum em toda a nossa história. Mas o romance neanderthal e sapiens é pura suposição, infelizmente. :emoticon15:
O que eu achei mais bacana foi a descoberta de que eles muito provavelmente tinham tanta capacidade de falar quanto nós. Eu sempre achavei muito estranho o discurso de que eles não eram capazes de falar e deviam fazer apenas uns sons estranhos.

Mas como isso pode ser? As espécies foram contemporaneas??? Como a evolução explicaria isso??? Tinha a idéia que as espécies iam de especiando no decorrer de muito tempo, conforme se expunha ao seu meio e as caracteristicas dele e tal, assim como titio Darwin ensinou. Isso não depõem contra a TE??? :emoticon5:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Wallace escreveu:
Anna escreveu:

Mas como isso pode ser? As espécies foram contemporaneas??? Como a evolução explicaria isso??? Tinha a idéia que as espécies iam de especiando no decorrer de muito tempo, conforme se expunha ao seu meio e as caracteristicas dele e tal, assim como titio Darwin ensinou. Isso não depõem contra a TE??? :emoticon5:

Eu posso estar enganado pois não sou perito, mas eu acredito que novas espécies foram surgindo enquanto que as antecessoras ainda existiam. O que acredito que aconteceu é que os neanderthais eram mais fortes fisicamente, mas os sapiens os venciam pela inteligência. E você sabe como é...a sobrevivência dos mais fortes sobrepuja a existência não tão bem preparadas evolutivamente.

Eles podem ter coexistido, mas com a inteligência superior, os sapiens aprenderam a trabalhar em conjunto, contra os ataques animalescos e selvagens dos neanderthais. Os mais aptos sobreviveram.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Homem de Neanderthal

O Homo neanderthalensis cujo nome lembra o local onde foi encontrado, surgiu há aproximadamente 200 mil anos atrás, originário possivelmente dos Homo erectus que se adaptaram ao clima frio da Europa, seu cérebro era de tamanho igual ao nosso, sua garganta era projetada para a fala, eles possuíam uma linguagem própria, viviam em grupos familiares formados de 8 à 25 pessoas no máximo, seu corpo era mais baixo, mais forte e mais atarracado que o nosso ( bem adaptado ao clima frio em que viviam), eram inteligentes, sua população era algo em torno 100 mil pessoas e sua alimentação era constituída 85% de carne, enterravam seus mortos. Os Homo neanderthalensis tinham uma vida agita e cheia de riscos, sua caça se baseava no combate corpo a corpo, metade de suas crianças não chegava aos 12 anos e 4 a cada 5 homens não chega a 40 anos, as mães neandertais amamentavam seus filhos até 5 anos de idade.
Possuíam basicamente 6 tipos de ferramentas, raspadeiras ( para confeccionar vestimentas ), machadinhas, facas ( que também eram usadas como pontas de lanças ), laminas (que eram mais afiadas que bisturis cirúrgicos ) e lanças ( feitas com galhos ). Os Homo neanderthalensis não eram nossos ancestrais entraram em processo de extinção logo após terem entrado em contato com o Homo sapiens.
Imagem

Há aproximadamente 35 mil anos atrás o Homo sapiens chegou a Europa vindo da Ásia, no começo havia uma coexistência pacífica até benéfica para os Homens Neandertais, que estavam aprendendo com o Homo sapiens, suas ferramentas estavam pela primeira vez sofrendo bruscas modificações, os Homens Neandertais estavam fazendo ferramentas feitas de ossos, chifres e dentes, começaram até a fabricar adornos para vestimentas (tudo isso copiando o Homo sapiens) , mas com o tempo a coisa começou a mudar, mais e mais Homo sapiens chegavam a Europa, isso começou a gerar conflitos e os Homo sapiens tinham armas mais sofisticadas que os Homens de Neandertal, tem-se inicio o processo de extinção dos Homens Neandertais, que há aproximadamente 27 mil anos atrás entraram em extinção.

Dados do Mamífero:
Nome: Homem de Neanderthal
Nome Científico: Homo sapiens neanderthalensis
Época: Pleistoceno
Local onde vive: Europa e Oriente Médio
Peso: Cerca de 80 quilos
Tamanho: 1,6 metros de altura
Alimentação: Onívora

Homo sapiens

O Homo sapiens ( nossa espécie ) surgiu há aproximadamente 150 mil anos atrás, possivelmente na África, como resultado de adaptações de Homo erectus ao meio em que eles viviam. Desde então o Homo sapiens vem evoluindo e aumentando seu número cada vez mais, extinguindo todas as espécies que se opunham a ele, se tornando o " animal " dominante do planeta.
Imagem
A " Invasão Humana " tem inicio há 100 mil anos atrás, com uma grande erupção de um vulcão que afetou todo o planeta, somente cerca 10 mil Homo sapiens sobrevivem e junto com isso tem -se inicio a uma nova era glacial, na qual torna difícil a vida na África e há cerca de 70 mil anos atrás o Homo sapiens chegou no Oriente Médio, há 50 mil anos atrás na Ásia e tem-se inicio o processo de extinção do Homo erectus, há 40 mil anos atrás o Homo sapiens chega na Europa e lá fica conhecido como Homem de Cro-Magnon, há 35 mil anos atrás entra em contato com o Homem de Neandertal, tem-se inicio uma série de conflitos os quais quase sempre o Homo sapiens vence, há 28 mil anos atrás a população de Homens Neandertais diminui drasticamente e há 27 mil anos atrás os Homens Neandertais são extintos.
O Homo sapiens continua sua dominação do planeta extinguindo diversas espécies e infestando o planeta. Há 20 mil anos atrás tem-se inicio uma nova Era Glacial e forma-se uma ponte de terra entre a Rússia e o Alasca e há 15 mil anos atrás o Homo sapiens chega a América do Norte, entra em contato com novas espécies e o mesmo ocorre com elas ( entram em processo de extinção ), há 13 mil anos atrás o Homo sapiens chega a América do Sul e ocorre a extinção de diversas espécies animais americanas e entre elas está o Mamute, o Tigre-dentes-de-sabre, o Mastodonte,etc. Os Homo sapiens que ficaram no Oriente Médio nessa época começavam a praticar a agricultura e posteriormente tem-se inicio as construções e os grandes impérios enfim a " História começa " e essa é uma outra " Estória ".

Dados do Mamífero:
Nome: Homem
Nome Científico: Homo sapiens sapiens
Época: Holoceno
Local onde vive: Todo o Planeta Terra e fora dele também
Peso: Cerca de 70 quilos
Tamanho: 1,7 metros de altura
Alimentação: Onívora

http://www.avph.com.br/
Imagem

Wallace

Mensagem por Wallace »

Pow, uma fonte onde se fala em:

laminas (que eram mais afiadas que bisturis cirúrgicos )

e em

Fica difícil de dar credibilidade... Mas valeu pela intenção!!!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Wallace escreveu:Mas como isso pode ser? As espécies foram contemporaneas??? Como a evolução explicaria isso??? Tinha a idéia que as espécies iam de especiando no decorrer de muito tempo, conforme se expunha ao seu meio e as caracteristicas dele e tal, assim como titio Darwin ensinou. Isso não depõem contra a TE??? :emoticon5:

Tanto os neandertais quanto os humanos parecem ser mutações diferentes do Homem de Heidelberg. Os humanos surgiram na África, adaptados ao clima quente, e os neandertais na Europa e Ásia, com clima mais frio.
Aparentemente, os neandertais são descendentes diretos, enquanto que os humanos têm algumas espécies intermediárias entre eles e o Homem de Heidelberg.

Humanos e neandertais conviveram durante dezenas de milhares de anos.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Wallace escreveu:Pow, uma fonte onde se fala em:

e em

Bom, em respeito às laminas, pode ser uma analogia do quanto eram afiadas.
Agora, em relação ao viver fora do planeta...bom, tem os astronautas que vivem durante um tempo em estações espaciais. Então não está de todo errado assim esa afirmação.
Imagem

Wallace

Mensagem por Wallace »

Fernando Silva escreveu:
Wallace escreveu:Mas como isso pode ser? As espécies foram contemporaneas??? Como a evolução explicaria isso??? Tinha a idéia que as espécies iam de especiando no decorrer de muito tempo, conforme se expunha ao seu meio e as caracteristicas dele e tal, assim como titio Darwin ensinou. Isso não depõem contra a TE??? :emoticon5:

Tanto os neandertais quanto os humanos parecem ser mutações diferentes do Homem de Heidelberg. Os humanos surgiram na África, adaptados ao clima quente, e os neandertais na Europa e Ásia, com clima mais frio.
Aparentemente, os neandertais são descendentes diretos, enquanto que os humanos têm algumas espécies intermediárias entre eles e o Homem de Heidelberg.

Humanos e neandertais conviveram durante dezenas de milhares de anos.

Agora sim!!!!

Anna

Mensagem por Anna »

Wallace escreveu:Mas como isso pode ser? As espécies foram contemporaneas???

Sim, as duas espécies coexistiram.

Wallace escreveu:Como a evolução explicaria isso??? Tinha a idéia que as espécies iam de especiando no decorrer de muito tempo, conforme se expunha ao seu meio e as caracteristicas dele e tal, assim como titio Darwin ensinou. Isso não depõem contra a TE??? :emoticon5:

Pq? Acaso existiu ao longo da história da vida uma única espécie por vez de cada um de todos os demai seres vivos na Terra? Não. Por que só no caso do gênero Homo seria diferente? Nos tópicos postados por nossos colegas em virtude do aniversário de 200 anos de Darwin essas mesmas questões, sobre as novas descobertas desde a publicação de Darwin, evolução rápida, etc, foram abordadas.

A Suyndara já falou tanto disso recentemente, eu já fiquei velha de repetir o mesmo ao longo quase 6 anos, e o Apodman tb. Vcs não lêem o que é postado não? :emoticon27:
Isso é extremamente entediante e cansativo.
:emoticon131:
Editado pela última vez por Anna em 14 Fev 2009, 19:23, em um total de 1 vez.

Anna

Mensagem por Anna »

Este é um site muito bacana, que eu me amarro!
Acho que vcs, em especial Lucifer, vão gostar.

http://www.bradshawfoundation.com/journey/
Editado pela última vez por Anna em 14 Fev 2009, 19:22, em um total de 1 vez.

Anna

Mensagem por Anna »

Wallace escreveu:Pow, uma fonte onde se fala em:

e em

http://www.nationmaster.com/encyclopedia/Neanderthal

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Anna escreveu:A Suyndara já falou tanto disso recentemente, eu já fiquei velha de repetir o mesmo ao longo quase 6 anos, e o Apodman tb. Vcs não lêem o que é postado não? :emoticon27:
Isso é extremamente entediante e cansativo.[/color] :emoticon131:

Ao longo de 6 anos muitos coisas aconteceram. Nem a maioria dos foristas por aqui são os mesmos. Da minha parte só acesso nos finais de semana de modo que cansativo e entediante ficou apenas para você. Mas a sua especialidade não são as aranhas?
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Wallace

Mensagem por Wallace »

Anna escreveu:
Pq? Acaso existiu ao longo da história da vida uma única espécie por vez de cada um de todos os demai seres vivos na Terra? Não. Por que só no caso do gênero Homo seria diferente? Nos tópicos postados por nossos colegas em virtude do aniversário de 200 anos de Darwin essas mesmas questões, sobre as novas descobertas desde a publicação de Darwin, evolução rápida, etc, foram abordadas.

A Suyndara já falou tanto disso recentemente, eu já fiquei velha de repetir o mesmo ao longo quase 6 anos, e o Apodman tb. Vcs não lêem o que é postado não? :emoticon27:

Ôhhhh grossuuuuuuraa!!!!!!!!

Tá parecendo aquelas professoras velhas e chatas do ginásio reclamando dos alunos que não estudaram a lição.

:emoticon10:

Anna

Mensagem por Anna »

Wallace escreveu:
Anna escreveu:

Ôhhhh grossuuuuuuraa!!!!!!!!

Tá parecendo aquelas professoras velhas e chatas do ginásio reclamando dos alunos que não estudaram a lição.

:emoticon10:

Não leva a mal não, mas é um saco a mesma pergunta milhares de vezes, ainda mais quando nao é um forist novo, e o assunto é recorrente e quase diário nesse fórum. A mesma coisa tá em tudo que é canto desse fórum, dizer pra vc que nas 4 primeiras páginas do fórum têm pelo menos uns 10 tópicos falando disso, no site Biociência tem isso, na matéria da veja tem isso, não é grossura, nenhuma, é uma realidade, tá lá!

É desestimulante. Vamos combinar!

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

A culpa é da fossilização...não conserva as partes moles :emoticon26:

Saberemos nós um dia se os "bibius" neandertais tinham o tamanho dos sapiens convencionais? :emoticon5: Isso poderia ter atrapalhado um pouco o "namoro"... :emoticon19:

Sempre achei muito curioso e fato deles terem se extinguido, aparentemente não "perdiam" para o homo sapiens.

Qualquer dia vou tomar um chá de cogumelo e daí crio coragem para abrir um tópico falando sobre especiação, é legal entender como funciona :emoticon45:

Mas como a Anna disse, cansa ficar repetindo... :emoticon8:

Eu passei 3 anos debatendo isso no orkut antes de vir pra cá, já saturei também.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Suyndara escreveu:Sempre achei muito curioso e fato deles terem se extinguido, aparentemente não "perdiam" para o homo sapiens.

Duas teorias que já ouvi:

1. Neandertais eram mais lentos para desenvolver tecnologia e transmití-la para as gerações seguintes. Como disse alguém: "Para eles, cada dia era o mesmo dia de novo".

2. Neandertais tinham uma alimentação muito restrita, baseada principalmente em carne vermelha. Quando a coisa apertou, os humanos se viraram com frutas, raízes e peixes, mas eles passaram fome.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Fernando Silva escreveu:
Suyndara escreveu:Sempre achei muito curioso e fato deles terem se extinguido, aparentemente não "perdiam" para o homo sapiens.

Duas teorias que já ouvi:

1. Neandertais eram mais lentos para desenvolver tecnologia e transmití-la para as gerações seguintes. Como disse alguém: "Para eles, cada dia era o mesmo dia de novo".

2. Neandertais tinham uma alimentação muito restrita, baseada principalmente em carne vermelha. Quando a coisa apertou, os humanos se viraram com frutas, raízes e peixes, mas eles passaram fome.

Sinceramente, não sei :emoticon36:

A mais comum ainda é a da glaciação, pelo que vejo nas revistas, nem tanto pelo frio intenso, mas especialmente pela escassez de recursos.

O interessante é que apesar de menores, eles eram mais fortes que os humanos...isso muito me intriga :emoticon26:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Darkside

Mensagem por Darkside »

Será que se os neandertais não tivessem sido extintos, seria possível que o homo sapiens sapiens dividisse o planeta com eles hoje? Seria divertido se tivéssemos 2 espécies diferentes de humanos no planeta. :emoticon26:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Darkside escreveu:Será que se os neandertais não tivessem sido extintos, seria possível que o homo sapiens sapiens dividisse o planeta com eles hoje? Seria divertido se tivéssemos 2 espécies diferentes de humanos no planeta. :emoticon26:

Duvido. Conhecendo a espécie humana como conheço, os neanderthais já seriam extintos a partir do dia que deus falasse: Eles são uma abominação! Matem todos eles!!
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Lúcifer escreveu:
Darkside escreveu:Será que se os neandertais não tivessem sido extintos, seria possível que o homo sapiens sapiens dividisse o planeta com eles hoje? Seria divertido se tivéssemos 2 espécies diferentes de humanos no planeta. :emoticon26:

Duvido. Conhecendo a espécie humana como conheço, os neanderthais já seriam extintos a partir do dia que deus falasse: Eles são uma abominação! Matem todos eles!!

Pode crer Lúcifer.

Mas se eles ainda estivessem por aí (na minha viagem de achar que isso seria possível, espero confirmação das biólogas do fórum :emoticon26: ) talvez tivessem uma cultura bem interessante. Até o formato do cérebro deles era diferente, talvez tivessem capacidades que nós não temos, quem sabe.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Darkside escreveu:
Lúcifer escreveu:

Pode crer Lúcifer.

Mas se eles ainda estivessem por aí (na minha viagem de achar que isso seria possível, espero confirmação das biólogas do fórum :emoticon26: ) talvez tivessem uma cultura bem interessante. Até o formato do cérebro deles era diferente, talvez tivessem capacidades que nós não temos, quem sabe.

É mais capaz de, se algum deles escapassem com vida, de serem colocados em zoológicos e reservas ambientais e serem caçados para terem suas cabeças, mãos e pés arrancados para serem vendidos a colecionadores ricos e FDP!!
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Lúcifer escreveu:
Darkside escreveu:
Lúcifer escreveu:

Pode crer Lúcifer.

É mais capaz de, se algum deles escapassem com vida, de serem colocados em zoológicos e reservas ambientais e serem caçados para terem suas cabeças, mãos e pés arrancados para serem vendidos a colecionadores ricos e FDP!!

Não acho que eles seriam domesticados, nem dizimados...

O problema todo é que as populações de neandertais eram menores que a de humanos, e o risco de extinção é maior em populações menores...e por isso é que eles se ferraram.

No entanto, apesar de baixinhos eles eram bem mais fortes que os humanos, e isso dava uma vantagem grande em termos de guerra, procura por alimento ou mesmo uma competição direta :emoticon4:

Eles também desenvolveram ferramentas e os especialistas acreditam que também possuíam linguagem, então eles também teriam uma evolução cultural...

A história já mostrou muitos casos de populações menores e mais fortes dominando as restantes :emoticon26:

Eu não desprezaria os "troncudinhos" assim :emoticon36:

Darkside

Mensagem por Darkside »

Suyndara escreveu:Não acho que eles seriam domesticados, nem dizimados...

O problema todo é que as populações de neandertais eram menores que a de humanos, e o risco de extinção é maior em populações menores...e por isso é que eles se ferraram.

No entanto, apesar de baixinhos eles eram bem mais fortes que os humanos, e isso dava uma vantagem grande em termos de guerra, procura por alimento ou mesmo uma competição direta :emoticon4:

Eles também desenvolveram ferramentas e os especialistas acreditam que também possuíam linguagem, então eles também teriam uma evolução cultural...

A história já mostrou muitos casos de populações menores e mais fortes dominando as restantes :emoticon26:

Eu não desprezaria os "troncudinhos" assim :emoticon36:

O mais provável é que apenas seriam alvos eternos de piadinhas dos sapiens sapiens.

Trancado