Nacionalismo Xenófobo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: Nacionalismo Xenófobo

Mensagem por Herf »

Por acaso está tendo uma discussão sobre a Amazônia e sobre nacionalismo lá no CC. Ctrl+C/ctrl+V:

Herf escreveu:[...] No entanto, as pessoas tomam quase como um fato da natureza, como algo que nem precisa ser questionado, como algo evidente por si mesmo os atos de [1]impor certas restrições a quem não nasceu no mesmo território que elas, [2]de ter um apreço especial por alguém que nasceu dentro dele, fazendo inclusive concessões a estes e, o que é o pior, [3]considerar que todo aquele que nasceu naquele pedaço de terra automaticamente possui algum compromisso com todos os outros que ali também nasceram, de forma a considerar como um legítimo traidor aquele que não cumprir com tal "compromisso", aquele que não for nacionalista. Entre os militares, desertores são vistos com mais desprezo do que o próprio inimigo. Se não me engano, o Código Penal Militar prevê até mesmo a possibilidade de, em estado de guerra, aplicar pena de morte sobre desertores, mas diz que o inimigo capturado deve ser tratado com respeito. É uma coisa insana.

O nacionalismo segue nos dias de hoje sendo tomado como auto-evidente tanto quanto o racismo era há tempos atrás.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Nacionalismo Xenófobo

Mensagem por Apáte »

Einstein chamou o nacionalismo de “doença infantil da humanidade”.

Não podia ter usado exemplo melhor.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nacionalismo Xenófobo

Mensagem por Apo »

Este tipo de texto alivia e endossa meus sentimentos não politicamente corretos.
Realmente, tenho mais a ver com um italiano do que um acreano. E as razões são mais que óbvias!

Se dentro de uma família as pessoas não se afinam, porque eu tenho que achar que todo mundo é igual a mim?

Isto de igualdade ( ou afinidade ) é uma estupidez sem eira nem beira.

Odeio nacionalismos. E xenofobia eu tenho sim, e daí?
Imagem

Avatar do usuário
Discernimento
Mensagens: 1240
Registrado em: 31 Out 2008, 09:34
Gênero: Masculino

Re: Nacionalismo Xenófobo

Mensagem por Discernimento »

Imagem
"Criando segurança"

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Nacionalismo Xenófobo

Mensagem por SickBoy »

Quando atacam o uso de termos em inglês, isso não é xenofobia?


a priori não.

e pra validar isso é simples. Vamos inverter a pergunta. Incentivar o uso de palavras estrangeiras ou ainda o aprendizado de uma outra língua implica em anti-patriotismo?

Trancado