RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Como Você se define?

1) Ateu
18
40%
2) Agnóstico
11
24%
3) Católico
2
4%
4) Espírita
6
13%
5) Evangélico
5
11%
6) Budista
0
Não há votos registrados
7) Islâmico
0
Não há votos registrados
8) Sem Religião, porém Teísta.
3
7%
 
Total de votos: 45

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



Lá no "O Psit", houve um tópico que solicitava um levantamento de quantos ateus, espíritas católicos, evangélicos, sem religião ( porém teístas ) existem no Fórum.

É um trabalho árduo, e com pouca possibilidade de agradar a todos, mesmo porque, às vezes, não se sabe ao certo, qual a religião o sujeito professa ou se um ateu é ateu mesmo ou se no fundo é agnóstico.

Por isso a idéia da enquete.

Seria importante a participação de todos aqueles que frequentam esse Fórum. Essa frequência pode ser assídua ou esporádica.

Se este tópico tiver um relativo sucesso, a Administração do Fórum poderá ter uma idéia de quantos religiosos acessam o RV, já que a maioria, como se sabe, é explicitamente atéia, pois foi para essa mesma maioria que o fórum foi criado.

Sei que muitos vão questionar a validade de um tópico assim, mas talvez possamos ter algumas surpresas quanto ao número real de ateus percentualmente comparado ao número total de religiosos.





" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Flavio Checker »

.

Um tipo de estatística assim só funciona se a maioria dos religiosos/ateus tiverem a boa vontade de participar. Muitos olham e não votam.

Se todos os que estão logados agora, por exemplo, votassem, já teríamos uma amostra bem representativa.

Os próprios Moderadores, se votassem e dessem sua participação incitando ao plebiscito, a turma poderia se animar e participar.

Seria até engraçado se, ao final, dessem mais religiosos do que ateus no "Religião é Veneno". Mas isso só aconteceria se os ateus simplesmente não quisessem cooperar com esse tipo de levantamento.

.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

É, de fato... os católicos nem deram o ar de sua graça... :emoticon13:
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Fernando Silva »

Flavio Checker escreveu:Os próprios Moderadores, se votassem e dessem sua participação incitando ao plebiscito, a turma poderia se animar e participar.

Já fiz a minha parte :emoticon16:
Flavio Checker escreveu:Seria até engraçado se, ao final, dessem mais religiosos do que ateus no "Religião é Veneno".

Seria um sinal, talvez, de que os religiosos estão mais preocupados com o resultado que nós.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:Seria um sinal, talvez, de que os religiosos estão mais preocupados com o resultado que nós.


Of course.
Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



Apo escreveu:É, de fato... os católicos nem deram o ar de sua graça... :emoticon13:

Católico de verdade mesmo só havia o Alter-Ego, mas parece que o padre proibiu que ele participasse desse fórum, pois o demônio poderia tentá-lo a largar a Santa Madre Igreja de novo, e esse risco, a paróquia dele não quer correr.

Havia outro católico também, um chato chamado sr. Incógnito. Mas ele sumiu daqui com o rabo entre as pernas.

Evangélico, acho que há uns 5 : Emmmcri, Docdeoz, Caro Colega e talvez mais uns dois.

Espíritas, acho que existem uns seis, sem contar esse humilde forista que vos fala. :emoticon12:

O resto é com a ateusada. :emoticon45:




" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:
Apo escreveu:É, de fato... os católicos nem deram o ar de sua graça... :emoticon13:

Católico de verdade mesmo só havia o Alter-Ego, mas parece que o padre proibiu que ele participasse desse fórum, pois o demônio poderia tentá-lo a largar a Santa Madre Igreja de novo, e esse risco, a paróquia dele não quer correr.

Havia outro católico também, um chato chamado sr. Incógnito. Mas ele sumiu daqui com o rabo entre as pernas.

Evangélico, acho que há uns 5 : Emmcri, Docdeoz, Caro Colega e talvez mais uns dois.

Espíritas, acho que existem uns seis, sem contar esse humilde forista que vos fala. :emoticon12:

O resto é com a ateusada. :emoticon45:


Tem agnóstico que fica quieto, assim como os ateus. Não ligam muito para quem é o quê. Muitos costumam dizer que "sei lá, não sou nada...".

Nunca achei importante ou próprio ficar perguntando às pessoas se elas tinham fé em algum ser, qual era a religião delas, o que pensam de Jesus ou de Alá ou do Buda. Muito embora, há quem conheça a gente num banco de ônibus e uma das primeiras perguntas seja justamente sobre algo relacionado a misticismos. Corto o papo na hora. Se der um dedinho...
Tanta coisa interessante prá falar... :emoticon33:
Imagem

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Wallace »

Apo escreveu:É, de fato... os católicos nem deram o ar de sua graça... :emoticon13:


Por falar nisso, sabe que o padroeiro dos ateus e agnóstico é São Tomé?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Wallace escreveu:
Apo escreveu:É, de fato... os católicos nem deram o ar de sua graça... :emoticon13:


Por falar nisso, sabe que o padroeiro dos ateus e agnóstico é São Tomé?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


E, quando interessa, Sto Expedito. Mas só quando interessa.... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Lúcifer »

Por que ninguém se lembra dos foristas do lado negro da força??
Estou me sentindo na minoria.
Odeio a palavra teista.
Mas, para ajudar na pesquisa: Luciferiano Simbólico.
Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Benetton »



Lúcifer escreveu:Por que ninguém se lembra dos foristas do lado negro da força??
Estou me sentindo na minoria.
Odeio a palavra teista.
Mas, para ajudar na pesquisa: Luciferiano Simbólico.

Desculpa aê, Lúcifer. Esqueci da sua religião. Posso chamar "Luciferiano" de religião? :emoticon16:





" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Lúcifer »

Benetton escreveu:
Lúcifer escreveu:Por que ninguém se lembra dos foristas do lado negro da força??
Estou me sentindo na minoria.
Odeio a palavra teista.
Mas, para ajudar na pesquisa: Luciferiano Simbólico.

Desculpa aê, Lúcifer. Esqueci da sua religião. Posso chamar "Luciferiano" de religião? :emoticon16:


Os idólatras cultuam a figura do anjo Lúcifer.
Como sou simbólico, eu somente sigo sua doutrina e filosofia.
Se quiser chamar isso de religião, por mim, tudo bem.
Imagem

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Tranca »

Os adoradores da grande abóbora e do unicórnio cor-de-rosa invisível também não foram lembrados.

Uma lástima.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Tranca escreveu:Os adoradores da grande abóbora e do unicórnio cor-de-rosa invisível também não foram lembrados.

Uma lástima.


Nem os adoradores da seita GLSadoMaso. Há seguidores aqui...por que mantê-los à margem? :emoticon16:
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Fernando Silva »

Tranca escreveu:Os adoradores da grande abóbora e do unicórnio cor-de-rosa invisível também não foram lembrados.

Uma lástima.

Ou os adoradores do Monstro do Espaguete Voador (tomatificado seja Seu nome!).

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Tranca escreveu:Os adoradores da grande abóbora e do unicórnio cor-de-rosa invisível também não foram lembrados.

Uma lástima.

Ou os adoradores do Monstro do Espaguete Voador (tomatificado seja Seu nome!).


Olha só quanta discriminação. Isso da cana, sabia??
Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por emmmcri »

Evangélico
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Deise Garcia »

Pronto, já dei minha contribuição!
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Joe »

Votei.

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Lordakner »

Teólogo da prosperidade/insano/metafísica.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por francioalmeida »

votado!

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Wallace »

Apo escreveu:
Tranca escreveu:Os adoradores da grande abóbora e do unicórnio cor-de-rosa invisível também não foram lembrados.

Uma lástima.


Nem os adoradores da seita GLSadoMaso. Há seguidores aqui...por que mantê-los à margem? :emoticon16:




:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apo é Flórida!!!!! Que olho clínico, hein?
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Apo »

Wallace escreveu:
Apo escreveu:
Tranca escreveu:Os adoradores da grande abóbora e do unicórnio cor-de-rosa invisível também não foram lembrados.

Uma lástima.


Nem os adoradores da seita GLSadoMaso. Há seguidores aqui...por que mantê-los à margem? :emoticon16:




:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apo é Flórida!!!!! Que olho clínico, hein?


É só meu terceiro olho democrático que está a ansiar por esta opção, ora bolas. :emoticon36:
Imagem

Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por Carlos Castelo »

Já votei. Por favor, os demais votem conscientes :emoticon13:
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: RELIGIÃO / ATEÍSMO : Como Você se Define?

Mensagem por clara campos »

É impressionante o carácter cultural da religião demonstrado por esta "enquete".
Em portugal não só os valores serão consideravelmente diferentes como as próprias opções. Imaginem este teste num fórum indiano, ou norte americano.
Nesta dimensão cultural da religião reside, para mim, o verdadeiro interesse pelo aspecto mítico-religioso. A partir do momento que este interesse se formulou para mim assim -ainda que não sempre de uma forma necessariamente consciente - a crença em si ter-se-á esbatido. O que é até certo ponto estranho, visto que o mesmo interesse quase cientifico noutros aspectos da vida/realidade não criou em mim esse desligamento emocional.

E contudo, não posso sentir este facto como uma perda - não há qualquer nostalgia associada - já que efectivamente o posicionamento agnóstico é-me absolutamente idiossincrático, óbvio, natural. Assim, sem grandes argumentos.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Trancado