mitologia dos deuses

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Mas isto é justamente o que eu disse:
Que o Pentateuco é obra de um monte de autores e que alguém mais tarde os agrupou arbitrariamente.
O que mais você quer que eu conclua do seu texto? Que "evidências" e que "verdade" você viu aí?
Então coloque na tua mente que os escritos originais que comporam o pentateuco pode ter sido um dos escritos mais antigos do planeta. Logo a epopéia de gilgamesh prova que as escrituras estavam certas com relação ao dilúvio.

Não há evidências. Sem evidências, temos que, racionalmente, pensar o contrário.
Só pensa contra as evidências quem é irracional, quem está cego pela fé.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:No novo testamento o autor diz que o galo cantaria antes que pedro o negasse 3 vezes e já o outro disse que antes que o galo cantasse 2 vezes, Pedro o negaria 3 vezes.
O galo cantou uma ou duas vezes. Não importa, mas a verdade é que o galo cantou.

Completamente errado. Se a Bíblia erra em uma coisa tão simples, então todo o resto fica sob suspeita.
Erivelton escreveu:Outra narrativa onde cada um conta de uma maneira é sôbre a ressurreição de Cristo.
O importante aí é que os fatos aconteceram e cada um recebeu a informação de como teria acontecido.

Não aconteceram até que se tenha evidências. O que temos? Um livro de mitologia. Se a Bíblia prova alguma coisa, os outros livros de mitologia também provam.

A diferença é que você escolheu acreditar na Bíblia em vez de acreditar nos outros.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:Ninguém aqui quer saber se alguém estava lá e sim interpretar o livro sagrado de acôrdo com a teologia bíblica.

Não é para interpretar. Vale o escrito. Se fosse para ser outra coisa, estaria escrito outra coisa.
Interpretar é tentar disfarçar os absurdos.
Erivelton escreveu: Existem fortes evidências de que Jesus existiu e isto é muito debatido em vários fóruns.

Não há evidências. Fóruns crentes não servem como prova.
Erivelton escreveu:Se não houvesse mandamento para amar o pecado não seria imputado como algo errado.

Ótimo. A gente só amaria a Deus se ele merecesse, não por obrigação.
Erivelton escreveu:Eu não estou aqui para convencer ateus a aceitarem as verdades bíblicas e sim mostrar a realidade dos fatos a serem observados teologicamente.

Ou é "teologicamente" ou é realidade. Escolha uma.
Erivelton escreveu: Ateus falam, mas nãa sabem o mínimo do que estão falando.
Por fim a apelação vem para as provas.

Pessoas sensatas pedem provas, pessoas insensatas acreditam naquilo que gostariam que fosse verdade.
Erivelton escreveu:Ninguém aqui quer provar nada, pois a fé não prova nada.

Então pare de falar em evidências. Você não tem nenhuma.
Diga antes: "Eu tenho fé nisto, eu tenho fé naquilo, mas não posso provar nada. Acredito porque quero".
Seria mais honesto.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:Ninguém aqui quer provar nada, pois a fé não prova nada.

Então pare de falar em evidências. Você não tem nenhuma.
Diga antes: "Eu tenho fé nisto, eu tenho fé naquilo, mas não posso provar nada. Acredito porque quero".
Seria mais honesto.


:emoticon45:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
berehulka
Mensagens: 79
Registrado em: 10 Mai 2006, 11:10
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por berehulka »

Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:Ateus falam, mas nãa sabem o mínimo do que estão falando.
Por fim a apelação vem para as provas.

Pessoas sensatas pedem provas, pessoas insensatas acreditam naquilo que gostariam que fosse verdade.


Não teria escrito melhor!
:emoticon45:
“Percebo que, mesmo aquelas pessoas que afirmam que tudo esteja predestinado e que nada é possível fazer para se mudar,
olham antes de atravessar a rua”.
- Stephen Hawking

Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por marta »

Erivelton escreveu:Marta por estas suas respostas eu vejo que voce está completamente fora de ritmo quanto ao debate.

Despulpe se estou fora, mas vc afirma essas coisas com tanta convicção que parece que estava lá e foi testemunha ocular dos fatos. Eu sou repórter e trabalho com a verdade dos fatos. Acho que vi. Acho que sei, para mim não serve. Para mim só serve a testemunha que viu e concorda em gravar entrevista.

Erivelton escreveu:Ninguém aqui quer saber se alguém estava lá e sim interpretar o livro sagrado de acôrdo com a teologia bíblica. Existem fortes evidências de que Jesus existiu e isto é muito debatido em vários fóruns.

Ninguém aqui quem, cara pálida??????. Nós ateus, queremos sim saber quem estava lá. Um livro que dizem conter a palavra de deus não precisaria ser interpretado. E, dá licença, interpretar o livro, segundo a teologia bíblica é mais ineficaz do que placebo. Onde estão essas fortes evidências de que jesus existiu? O fato de ser muito debatido em foruns não prova coisa nenhuma. Nero existiu. Cleópatra existiu. Alexandre o Grande existiu. Napoleão existiu. E jesus? Cadê ele nos livros confiáveis de história? Um cara tão poderoso, milagroso, que ressuscitou? Ninguém ouviu falar? Só os cristãos?

Erivelton escreveu:Se não houvesse mandamento para amar o pecado não seria imputado como algo errado.

Por isso mesmo. Quem é bom desperta o amor espontâneo. Não precisa impor nada a ninguém. Se impõe, já mostra que não serve.

Erivelton escreveu:Eu não estou aqui para convencer ateus a aceitarem as verdades bíblicas e sim mostrar a realidade dos fatos a serem observados teologicamente.

Ah!! mas está mesmo. O que vc entende por verdades bíblicas? Verdades são verdades, independentes de serem bíblicas, jornalísticas, ou o que quer que seja. Erivelton, a verdade é clara e indiscutível. Por isso chamamos de verdade. Vocês crentes banalizaram a verdade. A bíblia não traz nada de verdadeiro. É pura lenda para quem quiser acreditar. Mostras a realidade dos fatos?? Que fatos? Fato é algo que realmente aconteceu. Para afirmar que a bíblia traz a realidade dos fatos, vc terá que provar esses fatos

Erivelton escreveu:Ateus falam, mas nãa sabem o mínimo do que estão falando.
Por fim a apelação vem para as provas.

Quem não sabe o que está falando é vc. A verdade é tão precisa que quando não temos certeza de alguma coisa, em jornalismo, temos que usar SUPOSTO ou SUPOSTAMENTE. Eu não posso escrever na manchete de uma notícia: A droga é do fulano de tal (isso é uma afirmação, portanto, supõe-se seja verdadeira). Se eu colocar uma manchete dessa natureza, o fulano de tal poderá me processar e me fazer provar que a droga era dele. Eu, não sabendo se a droga era dele ou não, escrevo: A droga encontrada, supostamente, pertence ao fulano de tal.

Erivelton escreveu:Ninguém aqui quer provar nada, pois a fé não prova nada. Entendeu Marta?

Entendi, sim. Eu sei bem que a fé não prova nada e acredita quem quer. Então cale essa boca e pare de falar em evidências bíblicas

Erivelton escreveu:Se voce não acredita em nada para que insistir no debate?
Eu já tinha caído fora.

Eu não caio fora, porque quem está fora aqui é você. Eu sou atéia e este é um forum ateu. Eu estou no lugar certo. Se vc for discutir suas evidências bíblicas em qualquer um dos foruns crentes, que são milhares, certamente encontrará ecos. Muitos ecos
Editado pela última vez por marta em 20 Mar 2009, 17:38, em um total de 2 vezes.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
berehulka
Mensagens: 79
Registrado em: 10 Mai 2006, 11:10
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por berehulka »

Tô só assitindo! :emoticon13:
“Percebo que, mesmo aquelas pessoas que afirmam que tudo esteja predestinado e que nada é possível fazer para se mudar,
olham antes de atravessar a rua”.
- Stephen Hawking

Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por marta »

berehulka escreveu:Tô só assitindo! :emoticon13:


Bere, cê já notou que eles falam, falam, falam, e acabam caindo na máxima que acreditam através da fé e que a fé não exige provas? Tuchê. :emoticon12: :emoticon12
O próximo, por favor.
:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:A serpente do paraíso é que foi amaldiçoada e condenada a ter sua cabeça esmagada pela mulher.
Não há um terceiro personagem.
Volte lá e leia de novo.
Interpretação totalmente errada.
Lá está escrito que Deus colocou inimizade entre a serpente e a mulher e a sua suposta geração. Desta geração da mulher viria um personagem que esmagaria a cabeça da serpente(Filho de Deus).
Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Entre a tua semente e a sua semente são duas decendência. A descendencia do mau(serpente) e a descendência da mulher(bem). Esta geração da mulher viria alguém para pisar na cabeça da serpente.


O mais engraçado é que os povos orientais tem com a serpente / dragão, simbolos de sabedoria, justiça e longevidade, pra não dizer imortalidade. Por que será que, com os ocidentais, elas pegaram esse lado tão ruim da história, sendo tão discriminadas assim??
Imagem

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:E cadê o tal inimigo que ainda não apareceu?
Jesus pisou na cabeça da serpente quando venceu a morte ressucitando no terceiro dia.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Apo »

A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.


????????
Imagem

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Então pare de falar em evidências. Você não tem nenhuma.
Diga antes: "Eu tenho fé nisto, eu tenho fé naquilo, mas não posso provar nada. Acredito porque quero".
Seria mais honesto.
A fé é o básico que um cristão precisa ter para seguir os mandamentos de Cristo. Fora disto quem examina as escrituras buscam evidências para mostrar aos incrédulos que alí possue uma verdade divina.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.


????????


Ele deveria chamar Deus para redigir esse pensamento pra ele.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

marta escreveu:Entendi, sim. Eu sei bem que a fé não prova nada e acredita quem quer. Então cale essa boca e pare de falar em evidências bíblicas

O personagem oculto evidencia que o Torá não é uma mitologia.
Se a bíblia fosse uma mitologia o relato teria que acabar no dilúvio. Para que falar de personagens que nunca existiram e contar genealogias de povos?
Eu não caio fora, porque quem está fora aqui é você. Eu sou atéia e este é um forum ateu. Eu estou no lugar certo. Se vc for discutir suas evidências bíblicas em qualquer um dos foruns crentes, que são milhares, certamente encontrará ecos. Muitos ecos
Existem muitos ateus em fóruns cristãos.
Se voce não crê em nada acho uma perda de tempo estar discutindo religião. Nem todo ateu é ateu de verdade. Existem diversos graus de ceticismo.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Darkside »

Pra que time você torce Erivelton?
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.


????????


Ele deveria chamar Deus para redigir esse pensamento pra ele.


Este texto deve se referir a ele enquanto ser humano...mas só a ele. :emoticon12:

Mesmo assim, a redação tá fuleira... :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

marta escreveu:Bere, cê já notou que eles falam, falam, falam, e acabam caindo na máxima que acreditam através da fé e que a fé não exige provas? Tuchê. :emoticon12: :emoticon12
O próximo, por favor.
:
Uma mitologia não pediria fé para um Deus que seus personagens estiveram com ele. Do momento que Deus fez parte da vida do ser humano esta fé acabaria por completo.
A mitologia falaria de uma forma bem clara: DEUS VISITOU O HOMEM E ESTEVE COM ELE.
Pelo contrário a bíblia diz que ninguém jamais viu a DEUS.
Que mitologia é esta que apresenta um DEUS que jamais ninguém viu?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
Darkside escreveu:
Apo escreveu:
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.


????????


Ele deveria chamar Deus para redigir esse pensamento pra ele.


Este texto deve se referir a ele enquanto ser humano...mas só a ele. :emoticon12:

Mesmo assim, a redação tá fuleira... :emoticon12:


É uma estratégia espiritual pra reforçar a idéia dele.

Crentes são cheios de estratégias, eles estão em guerra contra nós you know.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

Darkside escreveu:Pra que time você torce Erivelton?
VASCO DA GAMA. Porque?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Darkside »

Erivelton escreveu:
Darkside escreveu:Pra que time você torce Erivelton?
VASCO DA GAMA. Porque?


Vasco... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

Darkside escreveu:Crentes são cheios de estratégias, eles estão em guerra contra nós you know.
Não tenho vínculo com ninguém para usar estratégia a parte. Sou uma pessoa que gosta de estudar religião e parto do princípio de que DEUS existe.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Erivelton
Mensagens: 986
Registrado em: 01 Dez 2007, 08:54

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Erivelton »

Darkside escreveu:Vasco... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
E o seu?
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:Nem todo ateu é ateu de verdade. Existem diversos graus de ceticismo.


Eles sempre pensam que ateus não estão bem certos acerca de Deus... :emoticon23:

Ceticismo é diferente de ateísmo.
Imagem

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Lordakner »

Darkside escreveu:Pra que time você torce Erivelton?



Mas o SEGUNDO Time do coração do mestre é...
Imagem
Editado pela última vez por Lordakner em 23 Mar 2009, 23:54, em um total de 1 vez.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: mitologia dos deuses

Mensagem por Darkside »

Erivelton escreveu:
Darkside escreveu:Crentes são cheios de estratégias, eles estão em guerra contra nós you know.
Não tenho vínculo com ninguém para usar estratégia a parte. Sou uma pessoa que gosta de estudar religião e parto do princípio de que DEUS existe.


Tudo bem.

Depois de estudar profundamente a religião cristã, já lhe foi revelado o que Deus pensa sobre o rebaixamento do Vasco? :emoticon12:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Trancado