Página 1 de 2

Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 25 Jan 2006, 17:26
por Deise Garcia
Ente os inúmeros assuntos apaixonantes dentro da Medicina, um dos mais interessantes diz respeito à formação do corpo humano. O que leva a união de duas células (óculo e espermatozóide) a constituir-se uma única capaz de se multiplicar e gerar um novo e complexo ser é, no mínimo intrigante.
Estudos em laboratórios demonstraram que se procurarmos multiplicar uma célula humana em meio de cultura apropriado isso não se originará um órgão semelhante aquele de onde foi retirada, mas sim um amontoado amorfo de células diferenciadas. O que será que torna o zigoto uma célula tão especial, a ponto de poder determinar a organização e diferenciação de células semelhantes em um ser completo? Em que parte desse processo podemos considerar a existência de um novo ser humano?
Para os embriologistas Moore e Persaud, “o desenvolvimento humano é um processo contínuo que começa quando um ovócito de uma mulher é fertilizado por um espermatozóide. O desenvolvimento envolve muitas modificações que transformam uma única célula, o zigoto (ovo fertilizado), em um ser humano multicelular”.
A partir do momento de sua formação, o zigoto já apresenta um genoma próprio, diferente dos de seus pais, que direcionará a formação do embrião. O simples fato de ser diferente de sua mãe deveria desencadear no organismo materno uma resposta imunológica capaz de destruí-lo, uma vez que seria considerada “um invasor”, mas isto não acontece.
“Estudo publicado pela revista Nature (27/08/98) demonstra a existência de um mecanismo bioquímico de defesa do feto. Ele produziria uma enzima, a IDO, capaz de eliminar triptofano, um aminoácido que ativa a produção de células de defesa tipo T da mãe. A pesquisa realizada por sete autores, liderados por Andrew L. Mellor, da Medical College, Geórgia (EUA), coloca em xeque o argumento de que a mulher grávida tem o direito de decidir se o embrião vai viver ou morrer, porque ele não seria um ser a parte, não teria personalidade própria. Ao contrário, precisamente por ter um patrimônio genético exclusivo, por ser tão distinto da mãe, necessita produzir substâncias apropriadas para poder manter-se vivo, dentro do útero, fugindo do perigo de ser eliminado pelo sistema imunológico da hospedeira. E o mais interessante é que o organismo materno não só aceita a defesa do hóspede, concordando, tacitamente, com a gestação, como também colabora para o pleno desenvolvimento e ultimação do processo biológico.
Assim, não há como negar que, desde que ocorre a união entre óvulo e espermatozóide, uma vez que se forme o zigoto, existe um novo ser humano, repleto de potencialidade para o seu desenvolvimento. Portanto, independente de o embrião ter ou não finalizado o seu processo de diferenciação, jamais poderá ser considerado como “algumas colheradas de células”.


Re.: Embrião, um ser humano em desemvilvimento

Enviado: 25 Jan 2006, 17:36
por Aurelio Moraes
Imagem

Enviado: 25 Jan 2006, 20:04
por O ENCOSTO
Imagem


Deixe seu bebe anencefalo nascer. Pode ser que ele seja a reencarnação de Hitler querendo nascer sem cérebro para evoluir.

Re: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 25 Jan 2006, 20:05
por o anátema
Lá vou eu de novo......... por que eu faço isso? Deve ser karma... só pode ser.....

Deise Garcia escreveu:
Para os embriologistas Moore e Persaud, “o desenvolvimento humano é um processo contínuo que começa quando um ovócito de uma mulher é fertilizado por um espermatozóide.

Ótimo. Isso é tecnicamente correto, é possível chegar a essa elocubração, e traçar uma linha que delimita aí a existência de um novo ser humano.

Mas isso não faz com que, simplesmente por essa definir-se assim, por mais defensável que seja essa definição, o óvulo fecundado deva merecer proteção à vida comparável à de um ser humano.

Questionar a defesa a esse estágio da vida não implica em questionar que o zigoto seja um estágio da vida humana, ou que seja vivo.

Quando inúmeras vezes eu comparo o óvulo não fecundado ao fecundado, que é igualmente vivo e difere do último apenas em poucas moléculas, o objetivo não é que refutem que é vida, ou que é vida humana. Isso é possível, pode-se por exemplo dizer: "mas óvulo tem só a metade de nucleotídeosdo óvulo fecundado", e com base nisso, defender a vida do óvulo. Poderia-se objetar dizendo que o mais importante não são essas moléculas específicas, mas a célula em si que, a despeito dessa diferença, é praticamente a mesma. Muda-se de um enfoque "genecentrista" para um "citocentrista".

Mas não é onde quero chegar. Suponhamos que ambas as definições fossem igualmente defensáveis. Não é apenas porque pode-se estipular que dado momento é "vida humana" ou que é um indivíduo "humano mais potencial", ou "mais atual", etc, que acho que a vida devesse ser defendida.

Entende, mesmo se o óvulo fosse inquestionavelmente tão defensável quanto o zigoto, não se pudesse objetar apontando comonidades entre o zigoto e o organismo adulto não existentes no óvulo, que este deveria ser preservado e todas as mulheres deveriam ser obrigadas a engravidar sempre que ovulassem.

O ponto é que é só uma célula, pelamor de Vênus. Pra mim pelo menos, o fato de ser uma célula com todo potencial de desenvolvimento ontológico já contido nela mesma, não faz com que eu me compadeça de sua morte mais do que a morte de uma lesma ou uma mosca.

Eu acho que está na mesma situação que o óvulo exatamente. Para o zigoto, só falta se desenvolver;para o óvulo ser zigoto, só precisa ser fecundado, que é até um passo menor do que o de resto do desenvolvimento.




Deise Garcia escreveu:
O desenvolvimento envolve muitas modificações que transformam uma única célula, o zigoto (ovo fertilizado), em um ser humano multicelular”.
A partir do momento de sua formação, o zigoto já apresenta um genoma próprio, diferente dos de seus pais, que direcionará a formação do embrião.

O óvulo, a partir do momento da formação, também é diferente do genoma da mãe, e direciona a formação do embrião, que no caso de embriões que desenvolvem-se sem fecundação, chamam-se partenotos.

O problema com partenotos de mamíferos em geral, chamasse "impressão genômica", ou genomic imprinting. Significa o seguinte: o homem faz uma "impressão", um "carimbo" químico nos espermatozóides que faz com que genes que reprimem o desenvolvimento, sejam silenciados. A mulher, ao contrário, "carimba" genes no óvulo que promovem o desenvolvimento, anulando-os.

Numa célula diploide formada pelos dois, o efeito de um anula o outro e o desenvolvimento se dá normalmente. Mas partenotos provenientes do desenvolvimento de óvulos são subdesenvolvidos. Problemas similares, em menor grau, ocorrem em desenvolvimento natural dos embriões normais, formados por fecundação, podendo ou não levar ao aborto espontâneo, devido à inviabilidade de desenvolvimento. Essa "impressão genética" parece ser a razão de haverem tantos abortos espontâneos entre mamíferos.

Apesar disso, ainda foi possível gerar-se um camundongo partenoto, viável, por laboratório.

Agora me pergunto. Um embrião normal, no qual fossem previstos problemas de desenvolvimento que pudessem ser controlados, não teria talvez o "direito" de que tentassem resolver esses problemas e garantir esse desenvolvimento?

Por que não então os óvulos, que são igualmente individualizados geneticamente, porém com um azar muito maior em termos de "problemas genéticos"?

E para salvar-se os óvulos, tudo que é necessário é a fecundação. Não são necessárias técnicas complexas de garantir o desenvolvimento de embriões a partir de óvulos não fecundados.

Por que não faz-se isso? Só porque o óvulo é como um ser com o azar de ter "monossomia total"? Será condenado apenas por sua condição cromossômica? Mas essa monossomia total pode ser revertida! Basta fecundar!



Deise Garcia escreveu:
A pesquisa realizada por sete autores, liderados por Andrew L. Mellor, da Medical College, Geórgia (EUA), coloca em xeque o argumento de que a mulher grávida tem o direito de decidir se o embrião vai viver ou morrer, porque ele não seria um ser a parte, não teria personalidade própria. Ao contrário, precisamente por ter um patrimônio genético exclusivo, por ser tão distinto da mãe, necessita produzir substâncias apropriadas para poder manter-se vivo, dentro do útero, fugindo do perigo de ser eliminado pelo sistema imunológico da hospedeira.

Bem, quanto a individualidade genética, o óvulo também tem.

Quanto a mecanismos de defesa contra o sistema imunológico do hospedeiro, simplesmente não justifica a manutenção de um ser vivo no organismo de outra pessoa apenas por isso.


Deise Garcia escreveu:
pleno desenvolvimento e ultimação do processo biológico.
Assim, não há como negar que, desde que ocorre a união entre óvulo e espermatozóide, uma vez que se forme o zigoto, existe um novo ser humano, repleto de potencialidade para o seu desenvolvimento. Portanto, independente de o embrião ter ou não finalizado o seu processo de diferenciação, jamais poderá ser considerado como “algumas colheradas de células”.


Volta ao que eu disse no princípio. O óbulo também tem igual potencial. Basta não lhe ser negada a fecudanção e então, ta-daaa! Ele é um zigoto, também conhecido como óvulo fecundado.

Mas não é só por essa definição, por esses atributos do zigoto ou do óvulo nesse estágio, que acho que sua vida deveria ser igualmente valoriazada como a de uma pessoa já mais desenvolvida. Repare que não nego os atributos, de qualquer um.

Só acho que o potencial do óvulo fecundado é desenvolver-se em ser humano é tão relevante para sua proteção quanto para a proteção do óvulo, e acho mais cruel matar um rato ou uma camarão do que uma única célula, ou punhado maior delas mesmo que tenha o genoma humano nela, e mesmo qeu tenha grande potencial de desenvolvimento.

Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 25 Jan 2006, 21:03
por rapha...
Confesso que não sou muito bom em Biologia, mas se a Deise está afirmando, então não deve ser.

Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 25 Jan 2006, 21:10
por Ateu Tímido
Qualquer célula humana é potencialmente capaz de gerar, por clonagem, um novo ser humano...
Seguindo essa linha, é imoral fazer exame de sangue, ou raspagem de pele, ou doar algum tecido do corpo.

Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 25 Jan 2006, 21:32
por Indiazinha
acho que cada um faz oq quer com o seu corpo...
As consequecias dos atos sempre aparecem..
Mas acredito q temos q poder escolher... afinal cada um sabe onde aperta o sapato...

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 25 Jan 2006, 22:44
por Deise Garcia
Indiazinha escreveu:acho que cada um faz oq quer com o seu corpo...

O amorzinho pensa do mesmo jeito! Mas ele ainda acha que o governo deveria interferir, se porventura as pessoas começarem a abusar do numerário arrecadado que poderia ser transferido para suas contas bancárias!



As consequecias dos atos sempre aparecem..

Isso é verdade! Os dólares na cueca que o diga!


Mas acredito q temos q poder escolher... afinal cada um sabe onde aperta o sapato...


Mais uma verdade! É melhor fingir que não estamos vendo nada!

:emoticon54:


Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 04:49
por King In Crimson
Indiazinha escreveu:acho que cada um faz oq quer com o seu corpo...
Concordo.

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 11:01
por DarkWings
Ateu Tímido escreveu:Qualquer célula humana é potencialmente capaz de gerar, por clonagem, um novo ser humano...
Seguindo essa linha, é imoral fazer exame de sangue, ou raspagem de pele, ou doar algum tecido do corpo.


E nada de "se divertir sozinho" no banheiro hein! Senão você vai matar vários seres humanos em potencial!

Enviado: 26 Jan 2006, 11:09
por videomaker
O ENCOSTO escreveu:Imagem


Deixe seu bebe anencefalo nascer. Pode ser que ele seja a reencarnação de Hitler querendo nascer sem cérebro para evoluir.



Só vc pode ter essa chance , né !
Egoista ...
:emoticon17:

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 11:11
por videomaker
[quote="Ateu Tímido"][color=gold]Qualquer célula humana é potencialmente ...

Especulação , pode ser !!!! :emoticon5:

Enviado: 26 Jan 2006, 12:05
por DarkWings
LIMITAÇÃO DE FILHOS

O problema da planificação familiar, antes de maiores cogitações, deve merecer dos cônjuges, mais profundas análises e reflexões. Pela forma simplista como alguns o apresentam, a desordenada utilização de métodos anticonceptivos interfere negativamente, na economia moral da própria família. Na situação atual, os pais dotados de recursos econômicos, menos procriam, em considerando as disponibilidades que possuem, enquanto os destituídos de posses aumentam a prole, tornando muito mais complexas e difíceis as engrenagens do mecanismo social. Os filhos são programados na esfera extra-física da vida, tendo-se em vista as injunções crédito-débito, defluentes das reencarnações passadas. Normalmente, antes do mergulho no corpo carnal, o espírito reencarnante estabelece intercâmbio com os futuros genitores, de cujo concurso necessitam para o cometimento a empreender. Os filhos não chegados pela via normal, não obstante, alcançarão a casa dos sentimentos negados, utilizando-se dos sutis recursos da vida, que reaproximam os afins pelo amor ou pela rebeldia quando separados, para as justas reparações. Chegarão a outros tetos, mas dali sairão atraídos pelas necessidades propelentes ao encontro da família que lhe é própria, nem sempre forrados em objetivos relevantes... Alguém que te chega, perturbando a paz... Outrem que te rouba pertences e sossego... O ser que te sobrecarrega de dissabores... Aquele que de fora desarmoniza a tua família... O vadio que te adentra o lar...
O viciado que corrompe quem te é caro... O aliciador que chega de longe e infelicita o filho ou a filha que amas... Todos eles estão vinculados a ti.
Quiçá houvessem renascido sob o teu teto e as circunstâncias impediriam dramas maiores... O Senhor dispõe de recursos inimagináveis. Confia a ele as tuas dificuldades e entrega-te consciente, devotadamente. Seja qual for a opção que escolhas - ter mais ou menos filhos - os que se encontram na pauta das tuas necessidades chegar-te-ão, hoje ou mais tarde. Sendo possível, acolhe-os da melhor maneira, porquanto, conforme os receberes, ser-te-ão amigos generosos ou rudes adversários dos quais não te libertarás facilmente.

Joanna de Ângelis
-----------------SNIP------------------------------

OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO

Todo obstáculo que embaraça a Natureza é contrário à lei geral. Esta afirmativa dos Espíritos na questão 693, nos faz refletir sobre os métodos anticoncepcionais utilizados pela sociedade. Observando bem, veremos o que realmente embaraça a Natureza são as medidas extravagantes, aquelas que se colocam a serviço do egoísmo, do prazer material em detrimento do espiritual. Ou seja, aqueles que se opõem a reprodução apenas pelas paixões. Toda ação com base no equilíbrio, no amor ao próximo encontra na Natureza aceitação, e pode e deve ser praticada. Toda ação humana que constrange o fluxo natural da vida, apenas evidencia a predominância de sua materialidade sobre a seu estado mais espiritualizado. Desta forma, podemos entender porque nosso mundo ainda expia as tribulações existenciais de forma tão dolorosa. É que não encontrou o homem ainda, a sua expressão maior de espiritualidade. Na medida que ele erra, sofre, e assim aprende pelos caminhos mais longos e mais penosos, a evolução consciencial. Deus na sua infinita misericórdia e justiça permite ao homem os tormentos decorrentes de sua ação contrária a Natureza, a fim de remove-lo ao estado consciente, e também lhe oferece a reencarnação como forma nova de aprendizado, dando-lhe eternas oportunidades de atingir a perfeição moral, cujo o intento lhe proporcionará o plena felicidade.

Nas minhas reflexões pessoais uma intuição me sobressaltou, como um insight, e dele pude concluir este pensamento que passei a tentar por em meu cotidiano. Ei-lo : “A maior ilusão é tentar conter o fluxo, represando seu recursos em cativeiros do egoísmo. A Natureza sempre acha um meio de libertá-los. Viva a Natureza ! “ (t)
---------------------SNIP----------------------------
http://www.espirito.org.br/portal/pales ... 20102.html


E depois os espítas dizem que não são contra o uso de contraceptivos...

Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 12:15
por Fabiana de Souza Brum.
:emoticon19: Além de discutir se é, ou se não é ético praticar o aborto, ainda existe outra discussão aqui. A partir de qual momento começa a vida do ser humano? No meu ponto de vista, a partir da concepção é atribuída uma alma ao feto. Entendo que é uma agressão ao seu direito à vida, matá-lo em qualquer estágio da gravidez.

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 12:19
por videomaker
Fabiana de Souza Brum. escreveu::emoticon19: Além de discutir se é, ou se não é ético praticar o aborto, ainda existe outra discussão aqui. A partir de qual momento começa a vida do ser humano? No meu ponto de vista, a partir da concepção é atribuída uma alma ao feto. Entendo que é uma agressão ao seu direito à vida, matá-lo em qualquer estágio da gravidez.


Só sei que beijo na boca não engravida , logo isso não precisa
de camisinha , fechar as pernas é sempre uma boa solução.

Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 12:22
por rapha...
[à parte]

Usuário "videomaker", não se esqueça de cerrar as tags quando cotar.

[/à parte]

Enviado: 26 Jan 2006, 12:24
por salgueiro

Dark, onde a Joanna de Ângelis diz que a mulher tem que ter dez filhos onde só cabe um ?

Bjs


Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 12:24
por Gilghamesh
Fabiana de Souza Brum. escreveu::emoticon19: Além de discutir se é, ou se não é ético praticar o aborto, ainda existe outra discussão aqui. A partir de qual momento começa a vida do ser humano? No meu ponto de vista, a partir da concepção é atribuída uma alma ao feto. Entendo que é uma agressão ao seu direito à vida, matá-lo em qualquer estágio da gravidez.


Então, sob esse ponto de vista, teu deus realmente é um assassino sanguinário, afinal, no teu livro sagrado ele mandou passar a fio de espada: homens, mulheres, grávidas e crianças.

Além de impedir o nascimento de algumas crianças, mandou matar crianças já nascidas!

Explica isso, sob seu ponto de vista religioso!


Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 12:27
por videomaker
rapha... escreveu:[à parte]

Usuário "videomaker", não se esqueça de cerrar as tags quando cotar.

[/à parte]



Rapha , confesso minha ignorancia , que diabos é cerrar as tags?

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 12:33
por rapha...
videomaker escreveu:
rapha... escreveu:[à parte]

Usuário "videomaker", não se esqueça de cerrar as tags quando cotar.

[/à parte]



Rapha , confesso minha ignorancia , que diabos é cerrar as tags?


Fechar as tags.

Ex.: [tag] = tag aberta; [/tag] = tag fechada.

Não se esqueça de fechá-las.

Caso tenha outras dúvidas, visite FAQ, na barra de navegação.

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 12:53
por videomaker
rapha... escreveu:
videomaker escreveu:
rapha... escreveu:[à parte]

Usuário "videomaker", não se esqueça de cerrar as tags quando cotar.

[/à parte]



Rapha , confesso minha ignorancia , que diabos é cerrar as tags?


Fechar as tags.

Ex.: [tag] = tag aberta; [/tag] = tag fechada.

Não se esqueça de fechá-las.

Caso tenha outras dúvidas, visite FAQ, na barra de navegação.


é isso ?

Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 13:10
por Migs
Deise, se tivesses de escolher entre a morte de um Zigoto e a morte de um adulto, qual escolherias?

Eu acho que escolherias a morte do Zigoto, porque no fundo sabes intuitivamente que um Zigoto não tem o mesmo estatuto moral que um adulto formado ou um bebé. E sendo assim, sdabes também que o seguinte argumento é um sofisma:

"Assim, não há como negar que, desde que ocorre a união entre óvulo e espermatozóide, uma vez que se forme o zigoto, existe um novo ser humano, repleto de potencialidade para o seu desenvolvimento."

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 26 Jan 2006, 19:40
por o anátema
Fabiana de Souza Brum. escreveu::emoticon19: Além de discutir se é, ou se não é ético praticar o aborto, ainda existe outra discussão aqui. A partir de qual momento começa a vida do ser humano? No meu ponto de vista, a partir da concepção é atribuída uma alma ao feto. Entendo que é uma agressão ao seu direito à vida, matá-lo em qualquer estágio da gravidez.



A maioria das concepções resulta em abortos espontâneos.

Ainda bem que acabaram com o limbo.


[sem querer ser pedante mais já sendo]

no momento da fecundação o que existe é zigoto/embrião. Feto é um estágio mais avançado. Isso não é questão de opinião arbitrária, como se a alma entra no corpo no zigoto, no óvulo, às 13 semanas de gestação, ou após o nascimento quando o bebê começa a chorar.

[/sem querer ser pedante mais já sendo]

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 27 Jan 2006, 00:15
por marta
o anátema escreveu:
Fabiana de Souza Brum. escreveu::emoticon19: Além de discutir se é, ou se não é ético praticar o aborto, ainda existe outra discussão aqui. A partir de qual momento começa a vida do ser humano? No meu ponto de vista, a partir da concepção é atribuída uma alma ao feto. Entendo que é uma agressão ao seu direito à vida, matá-lo em qualquer estágio da gravidez.



A maioria das concepções resulta em abortos espontâneos.

Ainda bem que acabaram com o limbo.


[sem querer ser pedante mais já sendo]

no momento da fecundação o que existe é zigoto/embrião. Feto é um estágio mais avançado. Isso não é questão de opinião arbitrária, como se a alma entra no corpo no zigoto, no óvulo, às 13 semanas de gestação, ou após o nascimento quando o bebê começa a chorar.

[/sem querer ser pedante mais já sendo]


Anátema, vc deve estar pleiteando o troféu Red Monckey de paciência, não está? Confessa.

O problema da deise azia é que na outra encarnação, quando ela estava com a senha na mão para encarnar novamente, na hora que o número dela apareceu no painel eletrônico, a filha da puta que aqui estava abortou o tal zigoto no qual ela iria enbarcar.
É por isso que ela tem essa trauma e enche o forum com esses tópicos sobre aborto. Dá um desconto pra ela.

Re: Re.: Embrião, um ser humano em desenvolvimento

Enviado: 27 Jan 2006, 00:17
por rapha...
videomaker escreveu:
rapha... escreveu:
videomaker escreveu:
rapha... escreveu:[à parte]

Usuário "videomaker", não se esqueça de cerrar as tags quando cotar.

[/à parte]



Rapha , confesso minha ignorancia , que diabos é cerrar as tags?


Fechar as tags.

Ex.: [tag] = tag aberta; [/tag] = tag fechada.

Não se esqueça de fechá-las.

Caso tenha outras dúvidas, visite FAQ, na barra de navegação.


é isso ?


É.