Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por Fernando Silva »

Adaptação de um trecho deste artigo:
http://www.guardian.co.uk/commentisfree ... 10/post604

Ainda não está pronto, mas vai assim mesmo:

Falta de fé não é fé na inexistência de algum deus
Religiosos alegam que o ateísmo também é um tipo de fé. É uma forma de classificar todos os ateus como fundamentalistas.
É também uma falácia conhecida como "tu quoque" ("você também").

Como os religiosos vivem num mundo de ilusões baseado na vontade de acreditar, talvez seja bom esclarecer o significado de termos como "secular", "humanista" e "ateu". Se eles entenderem estes conceitos, entenderão que nenhum deles implica em "fé" em alguma coisa e que não é possível ser fundamentalista em relação a nenhum deles.

"Secularismo" é o ponto de vista de que Igreja e Estado devem ficar separados. O secularismo convém aos religiosos que não querem que o Estado interfira nos assuntos da Igreja. Igrejas controladas pelo Estado não têm vontade própria e a Igreja Anglicana, da Inglaterra, é um bom exemplo. Por outro lado, o controle do Estado por uma religião tende a degenerar em algo como os talibãs, de triste e trágica história.

Se os grupos religiosos tivessem um pingo de juízo, apoiariam o secularismo para ter mais chance de sobreviver, já que um regime secular é neutro em relação a todos eles, com suas muitas e diferentes religiões e respectivas seitas internas. Deste modo, não haveria o risco de uma delas tomar ou controlar o poder e acabar com as outras por decreto.

Ou seja, é possível - e até sensato - que religiosos sejam seculares.

"Humanismo", no sentido atual do termo, é o ponto de vista de que, qualquer que seja seu sistema ético, este deriva de um entendimento adequado da natureza humana e da condição humana no mundo real. Isto significa que o humanista, ao tentar descobrir o que é bom e quais as suas responsabilidades para com ele mesmo e os outros, não vai tomar como premissa informações fornecidas pela astrologia, contos de fada, crenças sobrenaturais, animismo, politeísmo ou qualquer outra coisa que herdamos do passado remoto e ignorante da humanidade.

Também é possível que pessoas religiosas sejam humanistas, embora isto implique em algumas contradições e esquisitices, já que a ética humanista não tem nada a ver com a crença destas pessoas na existência de entidades sobrenaturais. Talvez elas precisem acreditar nessas entidades porque, de outra forma, não consigam entender como o mundo natural pode existir - como se apelar para seres invisíveis e indetectáveis provasse alguma coisa. Como se nos permitisse concluir alguma coisa sobre a origem do universo.

"Ateísmo" é a palavra usada por religiosos para designar aqueles não compartilham sua crença em entidades ou forças sobrenaturais. Supõe-se (como eu não canso de lembrar) que os que acreditam em fadas chamariam os que não crêem de "a-fadistas", numa tentativa de manter o debate no contexto das fadas, como se houvesse alguma coisa sensata nele. Como se houvesse algum sentido em se debater a existência de alguma entidade do mundo das fadas.

Pessoas que não acreditam em entidades sobrenaturais não têm "fé na não-existência de X", onde X pode ser "fadas" ou "duendes" ou "deuses". O que elas têm é confiança no poder da razão e da observação dos fatos e, portanto, estão preparadas para aceitar as conclusões a que são levadas ao tomarem como premissas a razão e os fatos.

A opinião que elas têm sobre as coisas é proporcional à evidência existente em favor delas, e estão sempre prontas a mudar diante de evidências novas ou melhores. "Fé" - especificamente a adesão a uma crença diante da falta de evidências que apóiem essa crença, ou até mesmo (o que é considerado virtuoso pelos religiosos) diante de evidências em contrário - é algo bem diferente. A expressão "pensador religioso" chega a ser engraçada, já que a fé é limitada por sua negação do pensamento.

Quem não compartilha o ponto de vista dos religiosos deveria rejeitar o nome "ateu", a menos que os religiosos digam "ateus, a-fadistas, a-duendistas, a-fantasmistas etc." numa lista interminável, para deixar claro a rejeição a qualquer crença em entidades sobrenaturais. Já que cristãos e islamitas não acreditam em Thor, Wotan, Zeus, Ares e Hermes, Shiva e Vishnu e assim por diante, eles também são "ateus" a respeito de quase todos os deuses já imaginados.

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por carlo »

Eu perdi a fé na fé! Quer saber? ´tô bem melhor assim.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

amandafer
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mar 2009, 18:45
Gênero: Feminino

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por amandafer »

Fernando Silva escreveu:Como os religiosos vivem num mundo de ilusões baseado na vontade de acreditar...

Esse pedaço do texto desse rapaz já mostra seu fanatismo.

Muitos ateus se julgam iluminados quando não passam de fanáticos crentes na inexistência de Deus, nem todo ateu é assim, mas é inegável que muitos são fanáticos completamente sem noção. A idéia de classificar todo religioso como um iludido, só por ousarem discordar de tal iluminado sabedor da inexistência de Deus baseado na razão e nos fatos e que ri de pensadores religiosos por sabê-los baseados em profunda vontade de acreditar... bom, o texto fala por si só, demonstra e prova o que pretendia refutar...

amandafer
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mar 2009, 18:45
Gênero: Feminino

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por amandafer »

E mais... sinto profundamente por quem gostou do texto.

Paz e Luz, Amanda.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por Johnny »

Sem querer ser proselitista e nem incurtir nada da religião (que creio eu que todos sabem que não faço isso ou pelo menos deveria saber)


II - A Fé Divina E A Fé Humana

Paris, 1863

12 – A fé é o sentimento inato, no homem, da sua destinação. É a consciência das prodigiosas faculdades que traz em germe no íntimo, a princípio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, através da sua vontade ativa.

Até o presente, a fé só foi compreendida no seu sentido religioso, porque o Cristo a revelou como poderosa alavanca, e porque nele só viram um chefe de religião. Mas o Cristo, que realizou verdadeiros milagres, mostrou, por esses mesmos milagres, quanto pode o homem que tem fé, ou seja, que tem a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode realizar-se a si mesma. Os apóstolos, com o seu exemplo, também não fizeram milagres? Ora, o que eram esses milagres, senão os efeitos naturais de uma causa desconhecida dos homens de então, mas hoje em grande parte explicada e que será completamente compreendida pelo estudo do Espiritismo e do magnetismo?

A fé é humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades, em relação às necessidades terrenas ou às suas aspirações celestes e futuras. O homem de gênio, que persegue a realização de um grande empreendimento, triunfa se tem fé, porque sente em si mesmo que pode e deve triunfar, e essa certeza íntima lhe dá uma extraordinária força. O homem de bem que, crendo no seu futuro celeste, quer preencher a sua vida com nobres e belas ações, tira da sua fé, da certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda nesse caso se realizam os milagres da caridade, do sacrifício e da abnegação. Por fim, não há más inclinações que, com a fé, não possam ser vencidas.

O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé, quando posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos estranhos que, antigamente, foram qualificados de milagres.

Eu vos repito: a fé é humana e divina. Se todas as criaturas encarnadas estivessem suficientemente persuadidas da força que trazem consigo, e se quisessem por a sua vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o que até hoje chamais de prodígios, e que é simplesmente senão um desenvolvimento das faculdades humanas.

ESE
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:Sem querer ser proselitista e nem incurtir nada da religião (que creio eu que todos sabem que não faço isso ou pelo menos deveria saber)

O texto citado só pode ser aceito através da fé no sobrenatural.
Luiz Carlos Querido escreveu:Eu vos repito: a fé é humana e divina.

Só falta provar.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por Fernando Silva »

amandafer escreveu:
Fernando Silva escreveu:Como os religiosos vivem num mundo de ilusões baseado na vontade de acreditar...

Esse pedaço do texto desse rapaz já mostra seu fanatismo.

Não, descreve apenas o que é a fé religiosa: acreditar sem ter visto, acreditar sem provas.
E achar que acreditar sem ver é mais virtuoso que acreditar diante das evidências.

Ou achar que "Deus fez de loucos os sábios deste mundo". É uma beleza: quanto mais nos chamam de loucos, mais fica provado que estamos "encharcados" da sabedoria divina. Podemos dizer qualquer besteira e acharmos que errados estão os que nos criticam, pois nossa sabedoria "não é deste mundo".

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por Reid »

amandafer escreveu:
Fernando Silva escreveu:Como os religiosos vivem num mundo de ilusões baseado na vontade de acreditar...

Esse pedaço do texto desse rapaz já mostra seu fanatismo.

Muitos ateus se julgam iluminados quando não passam de fanáticos crentes na inexistência de Deus, nem todo ateu é assim, mas é inegável que muitos são fanáticos completamente sem noção. A idéia de classificar todo religioso como um iludido, só por ousarem discordar de tal iluminado sabedor da inexistência de Deus baseado na razão e nos fatos e que ri de pensadores religiosos por sabê-los baseados em profunda vontade de acreditar... bom, o texto fala por si só, demonstra e prova o que pretendia refutar...


ateus descrevem a realidade como ela eh, religiosos distorcem, inventam, manipulam, enganam... etc a realidade so para ficarem de acordo com sua conveniencia

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:Adaptação de um trecho deste artigo:
http://www.guardian.co.uk/commentisfree ... 10/post604

Ainda não está pronto, mas vai assim mesmo:

Falta de fé não é fé na inexistência de algum deus


Fernandinho, vc tem fé que os trol vão entender essa mensagem?? :emoticon13:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por Fernando Silva »

marta escreveu:
Fernando Silva escreveu:Adaptação de um trecho deste artigo:
http://www.guardian.co.uk/commentisfree ... 10/post604

Ainda não está pronto, mas vai assim mesmo:

Falta de fé não é fé na inexistência de algum deus


Fernandinho, vc tem fé que os trol vão entender essa mensagem?? :emoticon13:

Mesmo que uma parte da mente deles entenda, a outra, que está dominada pela crença, vai mandar esquecer o assunto. Eu sei porque já fui assim.

Mas é sempre bom semear a dúvida. Aqui e ali ela cai em solo fértil.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Falta de fé não é fé na inexistência de Deus

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Sem querer ser proselitista e nem incurtir nada da religião (que creio eu que todos sabem que não faço isso ou pelo menos deveria saber)

O texto citado só pode ser aceito através da fé no sobrenatural.
Luiz Carlos Querido escreveu:Eu vos repito: a fé é humana e divina.

Só falta provar.


No meu ponto de vista, a fé por mim colocada se trata apenas de acreditar que você pode enquanto outros afirmam que não.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado