Minha formação (alias não sou formado em nada) não é física então me desculpe se estiver falando besteiras
Bohr foi o primeiro a dizer que a realidade depende do observador. ele disse isso pois pensou da seguinte maneira:
A luz comporta-se como onda e como partícula, quando queremos medir alguma característica específica de onda ela se comporta como onda, e quando queremos medir característica de partícula ela se comporta como partícula. Logo, ela se comporta como quisermos. Se ela se comporta como onda enquanto queremos medir qualidades ondulatórias e como partícula quando queremos medir carcterísticas de partícula, a realidade da luz depende então do observador. Nós criamos a realidade pois quando testamos a luz, dependendo do experimento, temos uma onda, ou uma partícula.
É interessante este modo de pensar, mas não me desce esta idéia, não sei porque. Andei pensando e talvez seja por isso: A física clássica não funciona no mundo subatômico (ainda não entendo muito bem o pq disso

Por exemplo.... a velha história do gato... (vcs ja devem estar cansados de falar sempre disso né... mas da nada).
Para nossa consciência e mente formada é obvio que o gato estará ou morto ou vivo. O que acontece é que ó pensamente moderno da física quantica não esta implantado no modo de pensar das pessoas, pois assim eles poderiam ver a situação do gato como um função matemática. Existe uma probabilidade do gato estar vivo, enquanto niguém abrir a caixa, o gato estará num estado nem morto nem vivo.
Este estado: Nem morto nem vivo, probabilístico, é que é intrigante. Não seria tão ironico usar a mecânica quantica para explicar fenômenos no mundo dos bilhões de atomos quanto usar a mecânica classica no mundo subatômico??