Realidade na física quantica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Jeronimo
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Jan 2006, 18:24

Realidade na física quantica

Mensagem por Jeronimo »

Talvez por desentendimento a fisica quantica nunca me pareceu 100% correta, algumas interpretações me deixam na dúvida. Ha algum tempo aqui no rv entramos numa discução sobre a dependência do observador para tornar algo real, eu gostaria de trazer novamente este assunto.

Minha formação (alias não sou formado em nada) não é física então me desculpe se estiver falando besteiras

Bohr foi o primeiro a dizer que a realidade depende do observador. ele disse isso pois pensou da seguinte maneira:
A luz comporta-se como onda e como partícula, quando queremos medir alguma característica específica de onda ela se comporta como onda, e quando queremos medir característica de partícula ela se comporta como partícula. Logo, ela se comporta como quisermos. Se ela se comporta como onda enquanto queremos medir qualidades ondulatórias e como partícula quando queremos medir carcterísticas de partícula, a realidade da luz depende então do observador. Nós criamos a realidade pois quando testamos a luz, dependendo do experimento, temos uma onda, ou uma partícula.

É interessante este modo de pensar, mas não me desce esta idéia, não sei porque. Andei pensando e talvez seja por isso: A física clássica não funciona no mundo subatômico (ainda não entendo muito bem o pq disso :emoticon20: ) porém é muito eficiente para estudar amontoados de átomos gigantescos, um conjunto grande de atomos. Já a física quantica funciona no mundo sub atômico, e o contrario é que é muito estranho, muito intrigante, pois quando colocamos a físcia quantica para explicar amontoados de átomos, grandes conjuntos, ela se torna no mínimo confusa.