A Evolução dentro de um Universo Geométrico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

A Evolução dentro de um Universo Geométrico

Mensagem por Acauan »

A Evolução dentro de um Universo Geométrico
Postado originalmente em 28/5/2003 19:54:46

Por Acauan

Ouvi certa vez a definição de que Mecânica (ramo da Física que estuda o movimento dos corpos) é geometria + massa.
É um tanto simplista, mas bastante fundamentado.

Desde a demonstração de Sir. Isaac Newton do mecanismo pelo qual os planetas descrevem órbitas elípticas, fomos inseridos num Universo tão geométrico quanto o de Johannes Kepler, que tentou, sem sucesso, explicar as órbitas planetárias com base nos sólidos regulares da geometria (esfera, cubo, tetraedro, Icosaedro, octaedro e dodecaedro).

Os princípios fundamentais do movimento dos corpos são descritos por quatro disciplinas: cinemática da partícula, cinemática do sólido, dinâmica da partícula e dinâmica do sólido, onde partícula é outro nome para “ponto” e “sólido” tem o mesmo significado da geometria - formas tridimensionais.

No centro de todo este sistema esta o conceito de “Força”, que não é definido pela Primeira Lei de Newton (como se ouve por vezes) e nem por nenhum experimento da Física. Forças são simplesmente Vetores - entidades geométricas: um segmento de reta dotado de direção e sentido.

Se toda a análise de movimento depende do estudo de um diagrama de forças, todo diagrama de forças é objeto de estudo da Geometria Analítica.

O Cosmos que conhecemos é conseqüência da característica vetorial da gravitação, um tipo específico de força que sabemos inerente às massas, sem saber porque.

Uma entidade física com características vetoriais deu ao Universo ordem mecânica suficiente para dispensar a necessidade de um Deus responsável por manter os corpos celestes em suas órbitas. A questão do impulso inicial, colocada por filósofos e teólogos, foge ao escopo da ciência.

E na biologia?

Podemos explicar os princípios da mecânica celeste com algumas equações de primeiro e segundo grau e um pouco de cálculo diferencial integral. Conseqüência das massas possuírem um atributo intrínseco que lhes confere comportamento vetorial - o que explica o movimento dos astros não ser caótico.

E a vida?

A Seleção Natural explica satisfatoriamente as ramificações evolutivas dos seres vivos. Como conseqüência de um fenômeno absolutamente aleatório, estas ramificações devem representar uma expansão caótica das espécies, que terminou no Homem por acidente.

E se não?

Os gregos chamaram determinados pontos luminosos no céu de “planetas”, que na língua dos helenos significa “errantes”.
Ao contrário das estrelas, os planetas pareciam descrever no céu trajetórias completamente irregulares, passeando entre as constelações fixas sem que fosse possível determinar um padrão para seus percursos.

A explicação viria algum tempo depois: A irregularidade da trajetória dos planetas era um efeito visual da proximidade deles. Muito mais perto de nós que as estrelas, seus trajetos aparentes descrevem a relação entre a órbita da Terra e as deles próprios.

E se não conseguimos enxergar uma trajetória regular para a vida por estarmos próximos demais dela?

E se a vida também possuir um princípio vetorial intrínseco, que lhe dê direção e sentido?

Poderíamos então descrever a vida por equações?

Naturalmente não tenho resposta para nenhuma destas perguntas, mas uma coisa é certa, se tais proposições algum dia se provarem, então só restará a questão do primeiro sopro vital, que como a dúvida do impulso inicial será um problema para teólogos e filósofos.

A missão da Ciência neste dilema estará cumprida.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: A Evolução dentro de um Universo Geométrico

Mensagem por Suyndara »

Muito bom.

Na verdade, já existem muitos estudos nesse sentido, eu acho bem fascinante :emoticon4:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: A Evolução dentro de um Universo Geométrico

Mensagem por Acauan »

Suyndara escreveu:Muito bom.

Na verdade, já existem muitos estudos nesse sentido, eu acho bem fascinante :emoticon4:


Se estes estudos forem posteriores a 2003, quero meus direitos autorais...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: A Evolução dentro de um Universo Geométrico

Mensagem por Suyndara »

Acauan escreveu:
Suyndara escreveu:Muito bom.

Na verdade, já existem muitos estudos nesse sentido, eu acho bem fascinante :emoticon4:


Se estes estudos forem posteriores a 2003, quero meus direitos autorais...


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Dava para ficar rico.

Eu não achei muita coisa específica na internet, mas tem um pessoal bem maluco que vira e mexe faz um trabalho assim, desse grupo aqui: http://www.santafe.edu/research/topics- ... namics.php

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Trancado