Sobre lula e obama, no Terra Magazine!!!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
carlo
Gênero: Masculino

Sobre lula e obama, no Terra Magazine!!!

Mensagem por carlo »

Lula é o cara

Terra Magazine
Marcelo Carneiro da Cunha
De São Paulo

É dura a vida de colunista e escritor. Não adianta eu falar, insistir, berrar aqui nesse espaço ou onde mais me deixarem à solta. Tem que vir o Obama pra dizer em alto e bom inglês que o Lula é o cara, Lula is the man, e aí sim, a imprensa repete aos milhões, o Fernando Henrique tem um choque anafilático de tanta inveja e todo mundo cai na real.

Isso não significa que eu não tenha críticas ao Lula ou ao partido. Minha relação com eles é mais ou menos a que eu mantenho com as mulheres: gostaria que fossem muito diferentes, mas, olhem só as alternativas! Vivemos em um mundo real, com defeitos reais, consequências infelizes da nossa humanidade. Compreender esse mundo e governar para ele, tentando ao mesmo tempo torná-lo melhor, com direito a alguma quantidade de sonho, é o que diferencia um político competente de um estadista. E Lula é um estadista, o maior que já tivemos.

Eu acho que boa parte desse preconceito contra o Lula é preconceito mesmo, do ruim. Olhem o que eu ouvi ontem mesmo de uma moradora de um bairro nobre daqui. Ela explicou que não torce para o Corinthians, porque, afinal "tenho todos os meus dentes e conheço o meu pai". Uffff.

Lula, por exemplo, que mal conheceu o pai, na infância, e não sei quanto aos dentes, mas sei quanto aos dedos, torce para o Corinthians. E eleger o Lula foi um momento sublime para os brasileiros porque ele representou a nossa aceitação de nós mesmos por nós mesmos, condição essencial para uma nação ser algo maior do que um mero país. Eleito, Lula nos libertou e o Brasil deu o salto que todos vivem, mesmo que não queiram ver.

Na América Latina, e eu leio a imprensa dos nossos vizinhos, Lula é idolatrado como um grande líder nacional, que ama seu povo e se dedica a defender os seus interesses, ao mesmo tempo em que tenta sinceramente ajudar e integrar os que nos rodeiam. Somos admirados por que passamos a nos levar a sério e deixamos de puxar o saco do primeiro mundo, como fazia o nosso pomposo FHC. Barramos espanhóis (inocentes, claro) na fronteira exigindo tratamento decente aos nossos viajantes que entram na Europa. Lula não tem medo de ninguém e exige estar no G-20, mas junto com o G-8, ou onde quer que se decida alguma coisa.

Lula ajudou Chávez a sobreviver e hoje o enche de elogios, enquanto sabota seus piores planos e ajuda o Brasil a vender e ganhar muito com a Venezuela. Garantiu o empate na quase guerra de araque entre Colômbia e Equador, fazendo o Brasil atuar como o líder que tem que ser. Lula abriu agências da Embrapa em países africanos, onde nossa biotecnologia tropical vai ajudar a combater a fome e criar uma agricultura moderna. Ele também decidiu que não vamos exportar petróleo do pré-sal, coisa de país atrasado, e sim derivados com alto valor agregado. Isso não é lá visão geopolítica e estratégica? Viajou aos países árabes, nunca antes assunto para nossos governantes e criou laços que hoje se transformam em comércio, bom para todos.

Aqui dentro, já que o Brasil também é assunto, manteve sim a política econômica anterior, mas lhe deu a direção social que faltava. E se alguém acha que isso foi coisa pouca, imaginem as pressões que Lula sofreu, às quais teve que resistir, enquanto a Argentina, aqui ao lado, experimentava heterodoxias com o Kirchner e crescia 10% ao ano. Imaginem o que foi para um ex-torneiro mecânico peitar toda a suposta elite econômica instalada nos principais veículos de comunicação, que tentavam dizer a ele para onde apontar o nariz e que aprendesse a obedecer ou o mundo iria cair, culpa dele. Quem resiste a tudo e segue firme no caminho em que acredita é um líder. L-Í-D-E-R. Acerta e erra, mas lidera.

O maior mérito do Brasil de hoje é nosso, do povo brasileiro. Fomos nós que soubemos mudar, acabar com o PFL, optar pelo moderno e, por isso, hoje nosso destino se divide entre dois partidos e projetos viáveis, PSDB e PT. Se os dois são viáveis, o PT é mais generoso, e por isso a minha escolha.

Provavelmente seguiremos crescendo e nos afirmando como nação moderna e emergente, capaz de alimentar a si e ao mundo, o que para mim já está uma beleza, obrigado. Mas, alguém aí ousa comparar o Lula a gente um tanto insípida, inodora e incolor, como Aécio, Serra e mesmo a Dilma? Vamos talvez seguir rumo à prosperidade, mas de um jeito tão mais sem graça. Vocês conseguem imaginar algum desses nomes acima fazendo a frase sobre "banqueiros brancos e de olhos azuis, que achavam que sabiam tudo de economia" que hoje é repetida no mundo inteiro?

Lula, para mim, representa o fim do enorme desperdício que nosso país sempre praticou, ao ignorar a humanidade e inteligência do seu povo, acusando-o de ser pouco escolarizado. Eu tenho o privilégio de, de tempos em tempos, encontrar com leitores de grupos de EJA (Educação de Jovens e Adultos), na prática turmas de pedreiros, domésticas, carpinteiros, eletricistas; gente que deixou a escola quando criança e voltou agora, para aprender, inclusive, a ler. E ser lido por essas pessoas é uma enorme honra para um escritor que gosta de ser lido. E eles leem como ninguém, minha gente. Com uma garra e encantamento de arrepiar. E raramente têm a chance de trazer essa visão absoluta do mundo, essa experiência toda a para vida do nosso país. Lula, prezados leitores, fez e faz exatamente isso.

Eu conheço meu ilustre pai, para o bem ou para o mal, tenho praticamente todos os dentes e certamente todos os dedos, o que me coloca em uma camada, digamos, privilegiada, no Brasil. Mas, mesmo que não seja exatamente a minha cara, Lula consegue ser a cara brasileira da minha alma, de tantas outras almas de nosso país e, por isso mesmo, ele é, tem sido e vai ser o cara. O Cara, a nossa cara.

Pelo que eu conheço do mundo, essa coluna vai atrair toda uma desgraceira pra cima desse colunista. Pois, muito bem, que venha. Esperar menos do que isso, estar menos preparado do que estou para combater o que vier, seria um desrespeito desse cidadão agradecido aqui, ao seu presidente, a quem tanto admiro e por quem tenho mais é que brigar mesmo. Podem vir, serão todos bem recebidos, e vamos em frente, nós e o Cara, fazer o debate e o país de que tanto precisamos.
Dizer "Esse é o cara" afirma a negritude do Obama e sua admiração por Lula. Vivemos melhor em um mundo assim, de aceitações, reconhecimentos, sinceridades. Se eles, que são políticos, podem, então a gente pode tudo, até mesmo torcer para o Corinthians, imagino, nesse admirável mundo novo que o século 21 nos traz.

Marcelo Carneiro da Cunha é escritor e jornalista. Escreveu o argumento do curta-metragem "O Branco", premiado em Berlim e outros importantes festivais. Entre outros, publicou o livro de contos "Simples" e o romance "O Nosso Juiz", pela editora Record. Acaba de escrever o romance "Depois do Sexo", que foi publicado em junho pela Record. Dois longas-metragens estão sendo produzidos a partir de seus romances "Insônia" e "Antes que o Mundo Acabe".
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

carlo

Re: Sobre lula e obama, no Terra Magazine!!!

Mensagem por carlo »

EDUARDO GUIMARÃES:

Ridículo degenerativo

Hoje, lendo as “explicações” dos sequazes da mídia para os elogios que Lula recebeu em Londres durante a reunião do G20, fiquei me perguntando se esses tipos acreditam em alguma coisa do que dizem.

Estavam embatucados, sem saber como distorcer o fato, quando foram “salvos” pelo blogueiro global Ricardo Noblat. Afinal, por mais idiota que fosse sua teoria, ao menos era uma teoria para os que estavam num deserto de teorias explicativas.

Dêem uma espiada:

“Faz tempo que não implico com Lula. Dirão que voltei a implicar. Mas desconfio que debocharam com classe dele em Londres, ontem e hoje”.

Por que Barack Obama e Kevin Rudd estariam debochando de Lula ao dizerem que ele é o político mais popular do mundo? Porque ele é impopular? Porque, num mundo em que a popularidade de todos os governantes está despencando, a de Lula deu uma caidinha, apesar de que permanece estrepitosamente alta?

Não, não. A teoria é a de que os elogios dos dois chefes de Estado saxões ao colega latino seriam deboche porque o político mais popular do mundo seria Obama. O fato de ele governar há um par de meses e Lula há mais de seis anos – e de Kevin Rudd ter lembrado isso –, não importa.

O ridículo a que essa gente se expõe, é degenerativo. Essa de hoje do Noblat parece-lhes o auge? Que nada... Logo eles arrumam outra.

Quem é capaz de dizer que o Brasil está como está – emprestando dinheiro para o FMI, batendo recorde de vendas de carros e invertendo a curva do nível de emprego – graças FHC e que Lula não tem nada que ver com isso, por que não inventar que dois chefes de Estado debocharam de um terceiro como se estivessem todos num boteco enchendo a cara e contando piadas sujas?

Eles afirmam, sem medo do ridículo, que o Brasil vem sendo governado por inércia há mais de seis anos. E que o governante que deixou o cargo como um dos mais impopulares da história, é merecedor do crédito pela boa situação do país. Situação que, distraidamente, na maior parte do tempo dizem que está uma droga.

Esse, um dia, pareceu o auge do ridículo, como pareceu o auge quando disseram que Lula era popular porque comprava mais da metade dos brasileiros – cerca de cem milhões de pessoas – com o Bolsa Família.

Eles sempre conseguem se superar. Com esse ridículo degenerativo, conseguiram a façanha revelada pelas últimas pesquisas sobre a popularidade presidencial, a façanha de Lula ter perdido apoio apenas entre os mais pobres e incultos, mantendo intocada sua popularidade esmagadora entre os mais ricos e escolarizados.

Vocês ficaram irritados com a tese do Noblat? Deveriam ficar é contentes com essas patacoadas que eles dizem. É graças a elas que não conseguem influir na opinião de mais ninguém.
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Imagem
Berlusconi tenta ser “o cara” e leva bronca

Antes que Lula fosse tratado como “o cara” por Barack Obama, o premiê italiano, Silvio Berlusconi, quis demonstrar grande intimidade com o presidente americano. Foi logo depois da foto oficial do encontro do G-20. Os dirigentes já se dispersavam quando Berlusconi tentou chamar a atenção de Obama, falando alto como se estivesse numa cantina.

Quem não gostou nadinha foi a rainha Elizabeth 2ª. “O que é isso? Por que ele tem de gritar?”, reagiu a monarca. O Palácio de Buckingham tentou desmentir que ela tenha ficado brava com a gafe, mas não teve jeito: a imagem já virou hit na internet.
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Imagem

Ricardo Kotscho

Na foto dos 31 líderes mundiais reunidos quarta-feira no encontro ampliado do G20 em Londres para decidir os novos rumos do planeta diante da crise, o presidente Lula aparece sentado, sorridente ao lado da rainha Elizabeth 2ª e do anfitrião, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

Atrás dele, em pé, com o mesmo sorriso franco, está o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, que deixou o Clóvis Rossi tão encantado durante uma entrevista que nem falou da foto em sua coluna.

Pode parecer um detalhe banal, tanto que a foto não está nem na primeira página da Folha, o jornal que assino e leio no café da manhã. Também não se faz, nos caudalosos textos das páginas internas, qualquer referência à posição privilegiada do nosso presidente na foto oficial.

Quais foram os critérios? Quem determinou onde ficaria cada um dos líderes? Gostaria de saber. Será que não havia nenhum repórter lá quando este time dos donos do poder mundial se ajeitou e posou para a fotografia?

Trata-se de uma imagem emblemática sobre a nova posição que o Brasil ocupa no mundo, pois até pouco tempo atrás não era tão comum o nosso país participar de reuniões deste porte, muito menos o presidente brasileiro sair tão bem na foto, cheio de graça e moral.

“Para um torneiro-mecânico até que está bom demais…”, eu costumava brincar com ele quando o acompanhava a estas reuniões nos dois primeiros anos de governo. Até para o próprio Lula, acho que tudo isso já virou rotina e nem lhe chama mais a atenção.

Mais importante do que a imagem, porém, é a nova atitude da delegação brasileira nestes encontros. Ao invés de ir lá mendigar ajuda ao FMI para não quebrar, agora o Brasil toma a iniciativa de propor uma reforma deste organismo multilateral - e se propõe a ajudar os países mais pobres.

“Vamos falar de igual para igual. Se for necessário colocar dinheiro como empréstimo, desde que não diminua nossas reservas, não tem problema. O Brasil não vai agir como se fosse um paisinho pequeno sem importância”, avisou Lula na entrevista que concedeu na viagem de trem até Londres, depois de almoçar com o presidente francês Nicolas Sarkosy, em Paris.

Ele agora pode falar isso porque o Brasil durante seu governo não só zerou a famigerada dívida externa como tem hoje mais de 200 bilhões de dólares em reservas internacionais.

Em seis anos e três meses de governo, o antigo líder sindical mudou a cara do Brasil lá fora e é recebido e respeitado pelos principais líderes mundiais como um igual. Hoje à tarde, por exemplo, terá um encontro bilateral solicitado pelo presidente da China, Hu Jintao.

Lula, de fato, não precisa ler os jornais brasileiros para saber o que pensam os homens que decidem os destinos da economia mundial. Fala diretamente com eles e por eles é ouvido como jamais aconteceu antes com qualquer outro presidente brasileiro.

Sei que alguns leitores vão se sentir injuriados e pessoalmente ofendidos com o texto acima. Mas estes são os fatos, meus caros amigos, não há mais como negar. E me sinto muito feliz por poder relatá-los a vocês, ao contrário de alguns colegas que insistem em esconder a realidade.

Ricardo Kotscho é jornalista .
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

UIA!!!

Imagem

:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Chorei de emoção ao ler tão belas palavras reconhecendo o valor de nosso Grande Líder.... :emoticon10:

- Tomem bando de papudos !!!

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

No último rei da escócia isso fica bem explicado logo no começo do filme.

carlo

Mensagem por carlo »

Tarcísio escreveu:No último rei da escócia isso fica bem explicado logo no começo do filme.

Como assim? Não assistí o filme, poderia me explicar?
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Aranha escreveu:- Chorei de emoção ao ler tão belas palavras reconhecendo o valor de nosso Grande Líder.... :emoticon10:

- Tomem bando de papudos !!!

Abraços,

Cara, vc nem imagina! Já rejeitei este político várias vezes, por medo, preconceito e quetais! De repente eu me dei conta que eu estava andando na corda bamba. Pimpa! Vamos tentar. Mudei de opção pollitica e ao fazer isto, mudei minha vida! Quero deixar o legado para os meus netos!ABRAÇOS!
Imagem

Trancado