Ateísmo = Intolerância?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por First Knight »

Especialmente hoje, percebi que não tenho mais paciência alguma para tratar de assuntos religiosos. A escola do meu filho pediu que fosse feita uma redação sobre a páscoa.
Falei para o moleque escrever: Feriado Comercial, porém lembrei que tem aquele lado "cultural" sobre a mitologia de cristo e tal. Mesmo acreditando que jesuis nunca existiu, tentei explicar toda pataquada a respeito do sentido religioso da páscoa.
Resultado: Fiquei puto comigo mesmo por perder exatos 12 segundos tentando explicar essa merda toda, então percebi que, com o passar do anos, fiquei intolerante a religião. Antes eu ainda apreciava outras mitologias (acho que porque não me afetavam diretamente), como a nórdica, a grega, etc. E essa intolerância está se "expandindo".
Por ex., não tenho mais paciência com a ignorância em geral, pessoas que acreditam em tudo o que leem e veem na tv, desde anuncios de remedios até mitos propagados pela população.
Ainda me considero uma boa pessoa, na maioria dos casos mas, iInfelizmente (ou felizmente), o ateísmo me deixou intolerante.
Já aconteceu com você?
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Lúcifer »

Não. Até que sei dosar bem isso.
Imagem

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Darkside »

Não, o ateísmo não me tornou intolerante.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Anna »

First Knight escreveu:Especialmente hoje, percebi que não tenho mais paciência alguma para tratar de assuntos religiosos. A escola do meu filho pediu que fosse feita uma redação sobre a páscoa.
Falei para o moleque escrever: Feriado Comercial, porém lembrei que tem aquele lado "cultural" sobre a mitologia de cristo e tal. Mesmo acreditando que jesuis nunca existiu, tentei explicar toda pataquada a respeito do sentido religioso da páscoa.
Resultado: Fiquei puto comigo mesmo por perder exatos 12 segundos tentando explicar essa merda toda, então percebi que, com o passar do anos, fiquei intolerante a religião. Antes eu ainda apreciava outras mitologias (acho que porque não me afetavam diretamente), como a nórdica, a grega, etc. E essa intolerância está se "expandindo".
Por ex., não tenho mais paciência com a ignorância em geral, pessoas que acreditam em tudo o que leem e veem na tv, desde anuncios de remedios até mitos propagados pela população.
Ainda me considero uma boa pessoa, na maioria dos casos mas, iInfelizmente (ou felizmente), o ateísmo me deixou intolerante.
Já aconteceu com você?



O ateísmo não, mas o conhecimento e a o criticismo aguçado sim. Parece um caminho sem volta, que me separou completamente do mundo no qual eu nasci e cresci. Eu perdi completamente a paciência com a ladainha arrogante das correntes da ignorância e me sinto um ET. Eu tenho vontade de me isolar numa bolha quando entro em contato com a realidade do mundo, quando estou em Manaus eu sinto pouquíssimo pq vivo 24 horas ao dia com gente feito eu. Os que não são feito eu, como minhas estagiárias de IC e bolsistas PCI, são criaturas com senso crítico, que almejam aprender e olhar outros pontos de vista, então a troca de informação e opinião flui com naturalidade. É raro cair nessa coisa sinsitra de assuntos absurdos e escalafobéticos, e quando caimos concordamos que é doentio e o mundo está preso numa teia gosmenta e negra por vontade própria.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por marta »

First Knight escreveu:Especialmente hoje, percebi que não tenho mais paciência alguma para tratar de assuntos religiosos. A escola do meu filho pediu que fosse feita uma redação sobre a páscoa.
Falei para o moleque escrever: Feriado Comercial, porém lembrei que tem aquele lado "cultural" sobre a mitologia de cristo e tal. Mesmo acreditando que jesuis nunca existiu, tentei explicar toda pataquada a respeito do sentido religioso da páscoa.
Resultado: Fiquei puto comigo mesmo por perder exatos 12 segundos tentando explicar essa merda toda, então percebi que, com o passar do anos, fiquei intolerante a religião. Antes eu ainda apreciava outras mitologias (acho que porque não me afetavam diretamente), como a nórdica, a grega, etc. E essa intolerância está se "expandindo".
Por ex., não tenho mais paciência com a ignorância em geral, pessoas que acreditam em tudo o que leem e veem na tv, desde anuncios de remedios até mitos propagados pela população.
Ainda me considero uma boa pessoa, na maioria dos casos mas, iInfelizmente (ou felizmente), o ateísmo me deixou intolerante.
Já aconteceu com você?


Faço coro com vc. Eu tb não tenho mais o menor saco com crentes e crendices
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Jeanioz »

Eu não fico puto quando explico algo ligado a religião. Já estou puto com tantas outras coisas... :emoticon26:

Meu senso crítico aumentou um pouco, minhas crenças mudaram um pouco, mas isso raramente influencia minhas ações.

Também não me sinto num pedestral acima do resto da população. Tem tanta gente mais bem sucedida ou mais inteligente que eu que me coloco novamente no lugar do velho cidadão de antes.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por salgueiro »

Não consigo ver a menor ligação entre ateísmo e intolerância.

A intolerância é uma característica de personalidade somente

Bjs
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Johnny »

Tá, daí quando é para fazer trabalho de folclore, você apela também? E se fôsse para escolher num tema Religião e fazer um trabalho sobre algum lider de destaque como Ghandi, Irmã Dulce, o que você faria?
Trate tudo como uma grande brincadeira do conhecimento oras!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Anna »

Jeanioz escreveu:Eu não fico puto quando explico algo ligado a religião. Já estou puto com tantas outras coisas... :emoticon26:

Meu senso crítico aumentou um pouco, minhas crenças mudaram um pouco, mas isso raramente influencia minhas ações.

Também não me sinto num pedestral acima do resto da população. Tem tanta gente mais bem sucedida ou mais inteligente que eu que me coloco novamente no lugar do velho cidadão de antes.



cara, não tem muito a ver com ser bem sucedido ou inteligente, há pessoas inteligentes que não tem um pingo de senso crítico, e pessoas mal sucedidas que o tem. Um bom exemplo: Há mateiros e barqueiros em Manaus, que mal chegaram ao segundo grau, com os quais eu amo passar horas do meu dia conversando sobre qualquer assunto. E há doutores que não consigo passar de meia duzia de palavras, umas antas de tênis. Há um exemplo de professor da USP, inteligente, que coloca maçã e água pro gnomo na sua sala todos os dias, e se vc estiver estressado ou se sentindo mal vai te convencer a fazer mantra, colocar fruta pra Ganesha, etc. Então...
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Anna »

Luiz Carlos Querido escreveu:Tá, daí quando é para fazer trabalho de folclore, você apela também? E se fôsse para escolher num tema Religião e fazer um trabalho sobre algum lider de destaque como Ghandi, Irmã Dulce, o que você faria?
Trate tudo como uma grande brincadeira do conhecimento oras!



O problema é que ninguém considera o Saci como uma figura real, não temos que comemorar o nascimento e a morte do Saci, nem os madanmentos do Saci. Também não devamos seguir a cartilha do saci, curupira, ou da mula sem cabeça na nossa sociedade.

Mas e que tal se fizesse uma homenagem a Oswaldo Cruz? A contribuição material e humanitária dele é atemporal, e recebida de geração em geração mundo afora. Só que ninguém sabe da missa um terço desse maravilhoso homem. Fez muito mais pela humanidade e pela vida do que irmã Dulce, por exemplo. Foi um grandioso humanista, passou por cima de preconceitos graves, e arriscou sua própria saúde pela humanidade, e pelos brasileiros. E a maioria esmagadora de brasieliros nem sabe de sua história. Tá na hora de ter heróis humanos, reais, de carne e osso, com defeitos e manias, que não exigem oração e não pedem que vc se ajoelhe e peça perdão por pecados, ou se converta a nada. Que deram grandes contribuições para humanidade e tirar esses postos dos santos (pseudo-santos) que propagam coisas bizarras junto com um amor e caridade, meio que as avessas.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Apo »

First Knight escreveu:Especialmente hoje, percebi que não tenho mais paciência alguma para tratar de assuntos religiosos. A escola do meu filho pediu que fosse feita uma redação sobre a páscoa.
Falei para o moleque escrever: Feriado Comercial, porém lembrei que tem aquele lado "cultural" sobre a mitologia de cristo e tal. Mesmo acreditando que jesuis nunca existiu, tentei explicar toda pataquada a respeito do sentido religioso da páscoa.
Resultado: Fiquei puto comigo mesmo por perder exatos 12 segundos tentando explicar essa merda toda, então percebi que, com o passar do anos, fiquei intolerante a religião. Antes eu ainda apreciava outras mitologias (acho que porque não me afetavam diretamente), como a nórdica, a grega, etc. E essa intolerância está se "expandindo".
Por ex., não tenho mais paciência com a ignorância em geral, pessoas que acreditam em tudo o que leem e veem na tv, desde anuncios de remedios até mitos propagados pela população.
Ainda me considero uma boa pessoa, na maioria dos casos mas, iInfelizmente (ou felizmente), o ateísmo me deixou intolerante.
Já aconteceu com você?



Eu acho que a palavra intolerante tem um sentido pejorativo.
Por que preciso ser intolerante com coisas abusivas, desrespeitosas, inúteis, violadoras da inteligência e de meu senso de valores (construído com tanto esforço ao longo da vida)?

Você "ainda" se considera uma boa pessoa? Você é uma boa pessoa porque justamente renega este tipo de intromissão fundamentalista no andar equilibrado de sua carruagem pela vida.

Vê o que a cultura da culpa religiosa ( principalmente cristã) fazem com a mente da gente?

Parabés pela sua intolerência. Se puder, não coloque seu filho onde estas coisas sejam cobradas. Foi o que eu fiz. E não me arrependo. Naquela Páscoa também fiquei revoltada e tomei a decisão de tirá-la de lá.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:Tá, daí quando é para fazer trabalho de folclore, você apela também? E se fôsse para escolher num tema Religião e fazer um trabalho sobre algum lider de destaque como Ghandi, Irmã Dulce, o que você faria?
Trate tudo como uma grande brincadeira do conhecimento oras!


Não é brincadeira. A inquisição não foi brincadeira, pedofilia pastoral não é brincadeira, jihads não o são.

Não se trata destes assuntos na educação dos filhos como apenas uma brincadeira.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Tá, daí quando é para fazer trabalho de folclore, você apela também? E se fôsse para escolher num tema Religião e fazer um trabalho sobre algum lider de destaque como Ghandi, Irmã Dulce, o que você faria?
Trate tudo como uma grande brincadeira do conhecimento oras!


Não é brincadeira. A inquisição não foi brincadeira, pedofilia pastoral não é brincadeira, jihads não o são.

Não se trata destes assuntos na educação dos filhos como apenas uma brincadeira.

Se o aluno não for estimulado à pesquisar, vai ter o conhecimento vindo da boca de outras pessoas, o que é pior. Melhor então pesquisar e tirar suas conclusões.

Ou estamos impondo nosso ponto de vista acima de tudo?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Tá, daí quando é para fazer trabalho de folclore, você apela também? E se fôsse para escolher num tema Religião e fazer um trabalho sobre algum lider de destaque como Ghandi, Irmã Dulce, o que você faria?
Trate tudo como uma grande brincadeira do conhecimento oras!


Não é brincadeira. A inquisição não foi brincadeira, pedofilia pastoral não é brincadeira, jihads não o são.

Não se trata destes assuntos na educação dos filhos como apenas uma brincadeira.

Se o aluno não for estimulado à pesquisar, vai ter o conhecimento vindo da boca de outras pessoas, o que é pior. Melhor então pesquisar e tirar suas conclusões.

Ou estamos impondo nosso ponto de vista acima de tudo?

Não sei se vai ter saco para pesquisar, se terá pais ao lado dele mostrando que precisa ver outras versões e muito menos se poderá ser exposto à um nível de senso crítico deste porte. Logo, nada disto é brincadeira. Esta turma de gente que enfia coisas nas cabeças da crianças não está brincando em serviço. Logo, esteja atento.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Fernando Silva »

http://www.thehappyheretic.com/faqs.htm
Q: What do I tell my children about God and religion since I am a nonbeliever but my friend and family members keep after them to "convert and be saved?"

A: I understand your family dilemma. I receive more mail than you would believe about just your problem. It is more common than people think. I agree wholeheartedly with the maxim, "Religion is divisive."

While I am certainly no Ann Landers, I have heard from others that the most effective way to handle such delicate problems is to let the child do the talking. That is, when they begin to ask about religion, which they undoubtedly will, you can bite your tongue if you must, but don't say anything until they ASK something. It might be, "Mommy, did Jesus really die on a cross?" And then, in as nonjudgmental a tone as possible, you can offer a gentle opinion that of course some people believe that, but not all. Then shut up and bite your tongue again if you can. Their natural curiosity will be aroused by your answer, and even if they don't pursue it right then and there, they will. They will. They will begin testing you to find out what you are thinking that is different from what others are thinking. When they do, you can again answer, honestly and briefly, and then wait for the next question. I've been told it's like explaining sex. When Junior asks where babies come from, you don't need to present the Kama Sutra.

Children are bright. They catch on to more than we realize. If you doubt, they'll surely want to know why. So, without haranguing, and without belittling anyone, just answer the questions as simply as possible. You will be planting the tiniest seed of doubt and sometimes that's all it takes to encourage critical thinking. This can be especially effective if you mention other religions, which is always a good idea, so they won't think there's only one. They will probably not have been aware that this is a multiple-choice problem, so to speak. That alone is an eye-opener for most children, especially when Mommy or Daddy seem to be one of the "others." If the child knows anyone who is, say, Jewish, ask the child if that person believes in Jesus. It's a good way to make the child realize that there is more than one religion out there. Even young children will think this through and, hopefully, ask, "But then which one is right?"

This is where you can open up that cornucopia of conflicting beliefs, and spread them out for youngsters to contemplate. Sadly, confusion is a goal here. But confusion causes thinking and questioning, which is exactly what you want. And the most important answer, for any question, is, "Well, some people believe whatever. But other people do not." Most children are unhappy with such a vague answer. They want a firm yes or no. Not being able to provide such an answer will begin the questioning in those little minds….and you just keep answering, and answering and answering.

I hope this is of some help. I'm only passing on what I've heard from others. But the main message seems to be don't press. Most religions are so restrictive that children learn early to dislike them anyway, and if they see a reasonable, Parent-approved way out…….

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Johnny »

This is where you can open up that cornucopia of conflicting beliefs, and spread them out for youngsters to contemplate. Sadly, confusion is a goal here. But confusion causes thinking and questioning, which is exactly what you want. And the most important answer, for any question, is, "Well, some people believe whatever. But other people do not." Most children are unhappy with such a vague answer. They want a firm yes or no. Not being able to provide such an answer will begin the questioning in those little minds….and you just keep answering, and answering and answering.


É mais ou menos isso. Eu por exemplo, que todo mundo aqui já está com enjoos de me ouvir falar, seria um descrente caso não houvesse ocorrido comigo os fatos espirituais anteriormente citados. Já até me fizeram ler e reler sobre efeitos de baixa frequência atuando como psicose coletiva, mas aí é forçar a barra.

Para não sair do foco: Fui batizado, crsimado e casado em igreja católica e isso não impediu minha descrença que começou com a simples leitura da gênese. E olha que na época eu acreditava que a Enterprise iria ser construída no máximo nuns 10 anos...

E temos milhares de exemplos de ateus que permanecem no ateísmo por não ter outra "opção".
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
RCAdeBH
Mensagens: 1563
Registrado em: 14 Dez 2005, 08:32

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por RCAdeBH »

First Knight escreveu: Mesmo acreditando que jesuis nunca existiu,


Se o Ateísmo se sustenta na base das evidências científicas voce está redondamente enganado ou não é Ateu. Existem evidências.
Os historiadores pensam unânimamente o contrário, até os Ateus.

First Knight escreveu:Resultado: Fiquei puto comigo mesmo por perder exatos 12 segundos tentando explicar essa merda toda, então percebi que, com o passar do anos, fiquei intolerante a religião. Antes eu ainda apreciava outras mitologias (acho que porque não me afetavam diretamente), como a nórdica, a grega, etc. E essa intolerância está se "expandindo".
Por ex., não tenho mais paciência com a ignorância em geral, pessoas que acreditam em tudo o que leem e veem na tv, desde anuncios de remedios até mitos propagados pela população.
Ainda me considero uma boa pessoa, na maioria dos casos mas, iInfelizmente (ou felizmente), o ateísmo me deixou intolerante.
Já aconteceu com você?


Isso é o mesmo que ocorre entre Evangélicos e Católicos, cada um tão certo daquilo que acredita que cria certo ódio ao pensamento do outro. É o mesmo veneno, porem, destilado de forma diferente.
" ...I'm running to stand still... "

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
This is where you can open up that cornucopia of conflicting beliefs, and spread them out for youngsters to contemplate. Sadly, confusion is a goal here. But confusion causes thinking and questioning, which is exactly what you want. And the most important answer, for any question, is, "Well, some people believe whatever. But other people do not." Most children are unhappy with such a vague answer. They want a firm yes or no. Not being able to provide such an answer will begin the questioning in those little minds….and you just keep answering, and answering and answering.


É mais ou menos isso. Eu por exemplo, que todo mundo aqui já está com enjoos de me ouvir falar, seria um descrente caso não houvesse ocorrido comigo os fatos espirituais anteriormente citados. Já até me fizeram ler e reler sobre efeitos de baixa frequência atuando como psicose coletiva, mas aí é forçar a barra.

Para não sair do foco: Fui batizado, crsimado e casado em igreja católica e isso não impediu minha descrença que começou com a simples leitura da gênese. E olha que na época eu acreditava que a Enterprise iria ser construída no máximo nuns 10 anos...

E temos milhares de exemplos de ateus que permanecem no ateísmo por não ter outra "opção".

Não é questão de enjôo, mas eu continuo me perguntando porque motivos a tua experiência ( mesmo em família) seria razão para passar a ter fé nisto ou naquilo, se nem sabes do que aquilo se trata.
Imagem

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Suyndara »

Intolerância não, eu prefiro não julgar as pessoas por conta das suas opções ideológicas, mas admito uma certa dose de impaciência com "pregações" e coisas do gênero que sejam direcionadas diretamente a mim :emoticon4:

Não aborreço ninguém, é justo que não me aborreçam também.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Lúcifer »

Em relação à educação, a Apo está certa.
Temos que ficar de olhos abertos para que os outros não enfiem na cabeça de nossos filhos (no meu caso, sobrinha), umas idiotices dessas como sendo verdades absolutas.
Mas também não podemos perder as estribeiras.
O certo é, com muita PACIENCIA, ensinar à criança o que determinada crença ensina a respeito (no caso a páscoa), mas dar também explicações de uma forma que a criança entenda que tal coisa, somente tal religião acredita por causa das origens de tal comemoração.
Procure e faça pesquisa junto com seu filho. Fazer isso para que a criança no futuro aprenda a procurar as suas respostas sem depender de ninguem falando que é desse jeito e pronto e que é dessa maneira que é certa.
Mas voce deve ter uma boa dose de paciencia e só deve se esquentar se, porventura, for chamado na escola porque o professor criticou a resposta que seu filho deu a respeito de tal coisa segundo as pesquisas que VOCES DOIS fizeram.
Entendeu?
Com calma voce tem razão. Perdeu a calma, lascou tudo.
Abraços.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por marta »

Lúcifer escreveu:Em relação à educação, a Apo está certa.
Temos que ficar de olhos abertos para que os outros não enfiem na cabeça de nossos filhos (no meu caso, sobrinha), umas idiotices dessas como sendo verdades absolutas.
Mas também não podemos perder as estribeiras.
O certo é, com muita PACIENCIA, ensinar à criança o que determinada crença ensina a respeito (no caso a páscoa), mas dar também explicações de uma forma que a criança entenda que tal coisa, somente tal religião acredita por causa das origens de tal comemoração.
Procure e faça pesquisa junto com seu filho. Fazer isso para que a criança no futuro aprenda a procurar as suas respostas sem depender de ninguem falando que é desse jeito e pronto e que é dessa maneira que é certa.
Mas voce deve ter uma boa dose de paciencia e só deve se esquentar se, porventura, for chamado na escola porque o professor criticou a resposta que seu filho deu a respeito de tal coisa segundo as pesquisas que VOCES DOIS fizeram.
Entendeu?
Com calma voce tem razão. Perdeu a calma, lascou tudo.
Abraços.


Tenho o mesmo problema aqui em casa. Minha irmã decidiu colocar meu sobrinho num colégio chatólico. Agora, ele está fazendo cetecismo para fazer primeira comunhão. Já começaram as perguntas: Tia vc não acredita em deus? Por que vc não acredita?
Eu respondo. Minha irmã fica puta.
Na primeira comunhão dele, não vou. Não compactuo com esse tipo de coisa.
Alertei minha irmã e acho que ela é louca de colocar o moleque em colégio chatólico com tantas histórias de pedofilia. Enfim, o filho é dela
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Fernando Silva »

RCAdeBH escreveu:
First Knight escreveu: Mesmo acreditando que jesuis nunca existiu,


Se o Ateísmo se sustenta na base das evidências científicas voce está redondamente enganado ou não é Ateu. Existem evidências.
Os historiadores pensam unânimamente o contrário, até os Ateus.

Eu não penso assim e conheço muita gente que também não, sejam historiadores ou não.
Sua unanimidade já era.

Bom, você pode manter sua convicção dizendo que "Não são historiadores sérios".
Pronto, tudo resolvido.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Anna »

Suyndara escreveu:Intolerância não, eu prefiro não julgar as pessoas por conta das suas opções ideológicas, mas admito uma certa dose de impaciência com "pregações" e coisas do gênero que sejam direcionadas diretamente a mim :emoticon4:

Não aborreço ninguém, é justo que não me aborreçam também.


Ai está o grande problema. Quem é descrente, ateu ou não, não enche o saco de ninguém (salvo o ateu pentelho que adora ficar levantando polêmica a cada 5 segundos), mas os crentes acham que o mundo deve ser segundo sua crença, quer queiram ou não. É um saco! :emoticon11:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Fernando Silva »

Anna escreveu:Ai está o grande problema. Quem é descrente, ateu ou não, não enche o saco de ninguém (salvo o ateu pentelho que adora ficar levantando polêmica a cada 5 segundos), mas os crentes acham que o mundo deve ser segundo sua crença, quer queiram ou não. É um saco! :emoticon11:

Não somos obrigados a tolerar os intolerantes.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Ateísmo = Intolerância?

Mensagem por Anna »

Fernando Silva escreveu:
Anna escreveu:Ai está o grande problema. Quem é descrente, ateu ou não, não enche o saco de ninguém (salvo o ateu pentelho que adora ficar levantando polêmica a cada 5 segundos), mas os crentes acham que o mundo deve ser segundo sua crença, quer queiram ou não. É um saco! :emoticon11:

Não somos obrigados a tolerar os intolerantes.


Exato. E ainda somos taxados de arrogantes e intolerantes por isso? É exatamente o contrário!!! :emoticon26:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Trancado