Estado restringe opção do consumidor (airbag)
Enviado: 18 Abr 2009, 16:44
Airbag será obrigatório em todos os carros
Freio ABS também pode reforçar segurança.
Agora é lei no Brasil: num prazo de cinco anos, todo carro vai ter de vir com airbag. O item de segurança salva vidas, mas também pode causar ferimentos sérios se alguns cuidados não forem observados. Quem explica essa história é o piloto Luciano Burti.
Além do airbag, um outro item muito importante também pode se tornar obrigatório: é o freio ABS. Mas pelo que se tem visto, muita gente não sabe como ele funciona.
É mais rápido do que um piscar de olhos. Em apenas 34 milésimos de segundo, o airbag, uma bolsa inflável, pode salvar uma vida.
Uma pesquisa do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) mostrou que, se o airbag já fosse obrigatório entre 2001 e 2007, mais de três mil mortes poderiam ter sido evitadas. Isso representaria para o governo uma economia de R$ 2 bilhões.
Com a nova lei, o item deixa de ser opcional. Até 2014, todos os carros deverão sair de fábrica com airbag frontal para o motorista e também para o carona.
A novidade requer alguns cuidados básicos. Por exemplo: o equipamento não tem efeito algum se o motorista estiver sem cinto de segurança.
“Muito pelo contrário. Pode causar até lesões fatais no ocupante”, alerta o diretor de operações do Cesvi Brasil, José Aurélio Ramalho.
Em uma simulação, duas crianças estão soltas no carro. O airbag não impediu que o boneco de camisa vermelha batesse com a cabeça no vidro. O vídeo mostra também as graves consequências de andar no banco de trás sem o cinto.
“Uma pessoa no banco traseiro lançada adiante, sem cinto de segurança, multiplica o seu peso por 15 vezes. Então, se a criança tiver por volta de 40 quilos, ela vai ser arremessada para o banco dianteiro com um peso de 600 quilos”, compara José Aurélio Ramalho.
Outro erro é colocar a cadeirinha do bebê no banco da frente. “Quando o airbag dispara, a criança vai ser prensada contra o banco”, explica José Aurélio Ramalho
Crianças pequenas, pessoas de baixa estatura ou grávidas devem evitar viajar na frente se o carro estiver equipado com airbag. Nada de pés em cima do painel. Não carregue também objetos à mão, como o celular.
“O componente será lançado contra o rosto da pessoa, podendo causar uma lesão muito mais grave do que o próprio acidente”, diz o diretor do Cesvi Brasil.
“Normalmente se encontra motoristas dirigindo muito próximo ao volante. Se caso você tiver um airbag e ele deflagrar, com certeza ele vai causar um dano ao ocupante. Outra postura ao dirigir que não é correta é a postura com o banco inclinado. O airbag, ao deflagrar, ele vai estar acima da posição do rosto do motorista, lançando o motorista para debaixo do volante. A postura correta é o braço levemente flexionado, mantendo uma distância suficiente para que o airbag possa deflagrar e me proteger no caso de um impacto”, ensina o diretor do Cesvi Brasil.
O Conselho Nacional de Trânsito estuda também incluir o freio ABS na lista de itens obrigatórios de segurança. ABS é a sigla em inglês para “sistema antibloqueio”. Ou seja: numa freada de emergência, as rodas não travam.
“Eu vou fazer um teste agora, com piso molhado a 60 quilômetros por hora. E está sem o ABS. Vou tentar virar o volante como se eu fosse desviar de alguma coisa parada. Deu para ver exatamente que eu freei, e o carro foi simplesmente reto com a roda travada, por mais que eu esterçasse aqui o volante, nada aconteceu”, comenta o piloto Luciano Burti.
Sem o sistema ABS, o travamento das rodas faz o carro percorrer uma distância muito maior até parar totalmente.
Para o motorista que tem o ABS no carro dele, mas ainda tem alguma dúvida de como usar, de como acionar o pedal de freio, o que é recomendado?
“Pisa com vontade, principalmente em situações de emergência. Ele vai sentir um certo vibrar no pedal, mas isso é uma condição normal de funcionamento”, explica Gerson Amorim, instrutor do CESVI Brasil.
O reforço na segurança, claro, é muito bem-vindo. A má notícia? O carro pode ficar mais caro. Um kit com airbag e freio ABS hoje não sai por menos de R$ 2,8 mil. Os profissionais do mercado, porém, acreditam que o preço tende a cair.
“Você tem que levar o que a gente chama de ‘custo-benefício’. Certamente você está investindo em segurança”, acredita o instrutor Gerson Amorim.
FONTE: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 05,00.html
Freio ABS também pode reforçar segurança.
Agora é lei no Brasil: num prazo de cinco anos, todo carro vai ter de vir com airbag. O item de segurança salva vidas, mas também pode causar ferimentos sérios se alguns cuidados não forem observados. Quem explica essa história é o piloto Luciano Burti.
Além do airbag, um outro item muito importante também pode se tornar obrigatório: é o freio ABS. Mas pelo que se tem visto, muita gente não sabe como ele funciona.
É mais rápido do que um piscar de olhos. Em apenas 34 milésimos de segundo, o airbag, uma bolsa inflável, pode salvar uma vida.
Uma pesquisa do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) mostrou que, se o airbag já fosse obrigatório entre 2001 e 2007, mais de três mil mortes poderiam ter sido evitadas. Isso representaria para o governo uma economia de R$ 2 bilhões.
Com a nova lei, o item deixa de ser opcional. Até 2014, todos os carros deverão sair de fábrica com airbag frontal para o motorista e também para o carona.
A novidade requer alguns cuidados básicos. Por exemplo: o equipamento não tem efeito algum se o motorista estiver sem cinto de segurança.
“Muito pelo contrário. Pode causar até lesões fatais no ocupante”, alerta o diretor de operações do Cesvi Brasil, José Aurélio Ramalho.
Em uma simulação, duas crianças estão soltas no carro. O airbag não impediu que o boneco de camisa vermelha batesse com a cabeça no vidro. O vídeo mostra também as graves consequências de andar no banco de trás sem o cinto.
“Uma pessoa no banco traseiro lançada adiante, sem cinto de segurança, multiplica o seu peso por 15 vezes. Então, se a criança tiver por volta de 40 quilos, ela vai ser arremessada para o banco dianteiro com um peso de 600 quilos”, compara José Aurélio Ramalho.
Outro erro é colocar a cadeirinha do bebê no banco da frente. “Quando o airbag dispara, a criança vai ser prensada contra o banco”, explica José Aurélio Ramalho
Crianças pequenas, pessoas de baixa estatura ou grávidas devem evitar viajar na frente se o carro estiver equipado com airbag. Nada de pés em cima do painel. Não carregue também objetos à mão, como o celular.
“O componente será lançado contra o rosto da pessoa, podendo causar uma lesão muito mais grave do que o próprio acidente”, diz o diretor do Cesvi Brasil.
“Normalmente se encontra motoristas dirigindo muito próximo ao volante. Se caso você tiver um airbag e ele deflagrar, com certeza ele vai causar um dano ao ocupante. Outra postura ao dirigir que não é correta é a postura com o banco inclinado. O airbag, ao deflagrar, ele vai estar acima da posição do rosto do motorista, lançando o motorista para debaixo do volante. A postura correta é o braço levemente flexionado, mantendo uma distância suficiente para que o airbag possa deflagrar e me proteger no caso de um impacto”, ensina o diretor do Cesvi Brasil.
O Conselho Nacional de Trânsito estuda também incluir o freio ABS na lista de itens obrigatórios de segurança. ABS é a sigla em inglês para “sistema antibloqueio”. Ou seja: numa freada de emergência, as rodas não travam.
“Eu vou fazer um teste agora, com piso molhado a 60 quilômetros por hora. E está sem o ABS. Vou tentar virar o volante como se eu fosse desviar de alguma coisa parada. Deu para ver exatamente que eu freei, e o carro foi simplesmente reto com a roda travada, por mais que eu esterçasse aqui o volante, nada aconteceu”, comenta o piloto Luciano Burti.
Sem o sistema ABS, o travamento das rodas faz o carro percorrer uma distância muito maior até parar totalmente.
Para o motorista que tem o ABS no carro dele, mas ainda tem alguma dúvida de como usar, de como acionar o pedal de freio, o que é recomendado?
“Pisa com vontade, principalmente em situações de emergência. Ele vai sentir um certo vibrar no pedal, mas isso é uma condição normal de funcionamento”, explica Gerson Amorim, instrutor do CESVI Brasil.
O reforço na segurança, claro, é muito bem-vindo. A má notícia? O carro pode ficar mais caro. Um kit com airbag e freio ABS hoje não sai por menos de R$ 2,8 mil. Os profissionais do mercado, porém, acreditam que o preço tende a cair.
“Você tem que levar o que a gente chama de ‘custo-benefício’. Certamente você está investindo em segurança”, acredita o instrutor Gerson Amorim.
FONTE: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 05,00.html