Ateu em uma família "crente"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Engineer
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Abr 2009, 16:08
Gênero: Masculino

Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Engineer »

Bom dia,

Como grande parte do pessoal do fórum, antes de ser ateu eu era um católico fervoroso, inclusive já fui integrante da TFP (passado negro, :emoticon8: ).

Conheci minha esposa enquanto ainda era católico. No começo do namoro tinhamos todos os hábitos cristãos: iamos à missa juntos, rezavamos antes das refeições, etc., mas pouco a pouco, eu que sempre fui muito quesionador, fui me tornando cada vez mais descrente, até assinar minha carta de "alforria", me desligando de todas as crendices nas quais acretidava.

Acontece que ela continua tão católica quanto antes, e a diferença de pontos de vista tem causado uma série de discussões mais rispidas.

Acredito que a maioria dos participantes do RV tem esse tipo de problema em casa. Fica a questão: Como vocês lidam com isso? Cristãos geralmente são extremamente sentimentais e se ofendem com a menor dúvida em relação à sua fé. Como expressar seu ponto de vista sem magoar uma pessoa a quem você quer muito bem?

Att.

Engineer

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Jeanioz »

Vou te dizer uma coisa que poucos aqui vão recomendar: Finja ser católico não praticante.

Prós:
- Pouco risco político. Você só precisa dizer algumas mentiras ás vezes e ninguém vai te olhar como um alienígena (assim como todo mundo faz em todas as áreas sociais :emoticon26: ).
- Nunca será alvo preferencial de proselitistas.
- Ausência ou pouca frequência de brigas no casal, família, amigos e colegas por causa de religião.

Contras:
- Você terá que mentir e ser cínico toda vez que tocarem no assunto. Exemplo: "Ah, tô muito cansado, não quero ir pra missa hoje... :\".
- Estude alguns argumentos ateus e religiosos e use-os para escapar de discussões mais difíceis. Não use-os para discussões desligadas ou indiretamente ligadas a religião (Exemplo: política, futebol, etc.) se não tiver certeza de que pode escapar depois sem se revelar ateu.

É uma opção... :\
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Engineer
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Abr 2009, 16:08
Gênero: Masculino

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Engineer »

Você tocou num ponto muito interessante: Depois que me tornei ateu, virei alvo preferencial da pregação de vários colegas crentes, seja no trabalho, seja na faculdade. É impressionante o quanto essa gente que sempre prega a tolerância e o respeito é intolerante e chata.

No mais vou pensar com carinho nessas dicas. Se fosse alguém "dispensável" eu simplesmente mandava a m***, mas meus maiores problemas são com a minha esposa. Ela faz um drama enorme toda vez que critico algo relacionado à igreja chatólica, imagina se eu contar na lata que sou ateu, ela tem um treco..... :emoticon38:

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Jeanioz »

Tenho idéia do "treco". Acredite. Passo por isso ocasionalmente. :emoticon26:

Tente evitar fazer críticas e religião a religiosos não "dispensáveis" e que moram sob o mesmo teto que você. Isso é tocar numa ferida com uma motoserra ligada.

Se você estiver assistindo televisão com sua esposa e passar notícia de pedofilia na igreja, fique quieto. Ao menor de inquietação da sua esposa, puxe assunto sobre seu trabalho... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Conselho de alguém que descobriu como respirar em meio à fumaça: troque de esposa e mande ( de cara e com educação) os seus colegas para o inferno. Pode ter certeza, eles entendem.

Farei uma analogia, para que fique bem claro: nada tenho contra quem fuma maconha, vivi no meio de maconheiros. Mas incrivelmente, nunca me ofereceram. :emoticon4:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Jeanioz escreveu:Tenho idéia do "treco". Acredite. Passo por isso ocasionalmente. :emoticon26:

Tente evitar fazer críticas e religião a religiosos não "dispensáveis" e que moram sob o mesmo teto que você. Isso é tocar numa ferida com uma motoserra ligada.

Se você estiver assistindo televisão com sua esposa e passar notícia de pedofilia na igreja, fique quieto. Ao menor de inquietação da sua esposa, puxe assunto sobre seu trabalho... :emoticon26:


Jean...você é um frouxo. :emoticon13:

Beijos.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Fernando Silva »

Engineer escreveu:Você tocou num ponto muito interessante: Depois que me tornei ateu, virei alvo preferencial da pregação de vários colegas crentes, seja no trabalho, seja na faculdade. É impressionante o quanto essa gente que sempre prega a tolerância e o respeito é intolerante e chata.

A menos que você goste de discutir, o melhor é não anunciar seu ateísmo.
Se perguntarem sua religião, diga que não precisa de intermediários para falar com Deus e encerre o assunto.

No caso de cristãos, é sempre bom ter uma lista de contradições e atrocidades bíblicas para jogar na cara deles, caso insistam (além de refutações às refutações toscas que eles costumam apresentar).

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Darkside »

Cara, é realmente uma situação complicada.

Não esqueça que você não precisa converter ninguém ao ateísmo. Tente respeitar as religiões deles, mas exija respeito com seus pontos de vista também.

Eu recomendo que você diga que é ateu para a sua esposa, diga que continua sendo a pessoa que sempre foi, alguém de caráter e de bem (espero eu) e que continua amando ela (se continuar...). Colocando as cartas na mesa, você vai passar a poder exigir respeito, por respeitar, entende? A mesma coisa com qualquer pessoa.

Algumas pessoas da minha família são crentes, só que eles não perdem tempo tentando me evangelizar, até porque eles levam uma surra nos argumentos porque eu sempre deixei as coisas muito claro. "Olha, considero o respeito mútuo mais importante, vocês sabem minhas opiniões sobre isso e me evangelizar não vai adiantar."

Espero ter ajudado.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Engineer
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Abr 2009, 16:08
Gênero: Masculino

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Engineer »

Obrigado a todos pelos comentários. As vezestenho vontade de mandar todo mundo se F****. Mas acho que vou seguir os conselhos dos colegas, apesar de ter uma bela dor de cabeça com a crendiçe da minha esposa, não ficar tocando muito no assunto, para não ter que pisar nesse vespeiro. Quanto aos demais, se me torrarem muito a paciência, mando às favas.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Jeanioz »

Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:Tenho idéia do "treco". Acredite. Passo por isso ocasionalmente. :emoticon26:

Tente evitar fazer críticas e religião a religiosos não "dispensáveis" e que moram sob o mesmo teto que você. Isso é tocar numa ferida com uma motoserra ligada.

Se você estiver assistindo televisão com sua esposa e passar notícia de pedofilia na igreja, fique quieto. Ao menor de inquietação da sua esposa, puxe assunto sobre seu trabalho... :emoticon26:


Jean...você é um frouxo. :emoticon13:

Beijos.


Não vejo por que ter coragem de enfrentar as pessoas com algo que elas odeiam demais tudo por causa de... de... de o quê mesmo? :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Jeanioz »

Fernando Silva escreveu:
Engineer escreveu:Você tocou num ponto muito interessante: Depois que me tornei ateu, virei alvo preferencial da pregação de vários colegas crentes, seja no trabalho, seja na faculdade. É impressionante o quanto essa gente que sempre prega a tolerância e o respeito é intolerante e chata.

A menos que você goste de discutir, o melhor é não anunciar seu ateísmo.
Se perguntarem sua religião, diga que não precisa de intermediários para falar com Deus e encerre o assunto.

No caso de cristãos, é sempre bom ter uma lista de contradições e atrocidades bíblicas para jogar na cara deles, caso insistam (além de refutações às refutações toscas que eles costumam apresentar).


Melhor ainda: diga que sua espiritualidade é apenas sua e independe de religião. Isso pode significar tanto coisa que nem terão coragem de perguntar. :emoticon12:

Caso insistam um pouco mais, cuidado com listas de contradições e atrocidades bíblicas. Algumas podem humilhar demais os caras e gerar rancor que pode leva-los a te incomodar ainda mais no futuro. Recomento muito usar argumentos para acabar com a discussão o mais cedo possível e evitar provocações.

Uma vez cometi a burrada de comentar uma tirinha comparando evolucionismo e criacionismo que eu via no computador. Um colega que era adventista e criacionista ouviu e tive que aguentar 10 minutos seguidos de discurso sobre evidências que "provam" que "o mundo foi criado por alguém e não surgiu do nada" (eu contei o tempo no relógio da máquina :emoticon26: ).

Para acabar com isso, simplesmente perguntei quem seria esse tal criador. Ele não souber como continuar (talvez sem apelar com um "Fo Deus!!! Converta-se, incréu!!!") e fomos desconversando aos poucos. Acabamos concluindo que o único modo de verificar isso é voltando no tempo e vendo o suposto ato, e nunca mais tocamos no assunto... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Engineer
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Abr 2009, 16:08
Gênero: Masculino

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Engineer »

Uma coisa que me irrita bastante é quando crentes que gostam de tentar me re-evangelizar : :emoticon21: me perguntam:

"Mas o que é que deus te fez para q vc ficasse com raiva dele?"

Geralmente eu devolvo perguntando:

" Você acredita que a mula-sem-cabeça(não estou falando do lulla) existe?"

"Não!"

Mas o que é que ela te fez para quevc ficasse com raiva dela?" :emoticon12:

E a conversa termina por aí

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Johnny »

Bom, pelo ponto de vista de alguém que já tentou até converter ateus em espíritas, o que eu acho:

- É sua esposa, se quer respeito, respeite também (a não ser claro que esteja achando um saco estar com ela).
- Se você não quer mais ser católico, crente e etc e quer ser ateu, abra o jogo com ela calmamente, ponham os pingos nos is. Relacionamento é assim, surgem conflitos para que sejam solucionados pelo casal.
- Até em minha religião e por conseguinte casa, temos divergências quanto à doutrina, já que ela não é obtusa quanto às interpretações. Se acho que algo me contraria, por experiÊncia e observação da companheira, evito tocar no assunto e aceno com um "vou procurar ler a respeito" ou "sei lá, esta certeza tem uma origem?"
-Quanto ao que a APO disse, achei insensível da parte dela MAS se encaixa caso seja a de não gostar de sua esposa a ponto de compreendê-la.

Então, é isso. Relacionamento é complexo com ou sem religião, futebol, politica, etc...

Espero ter ajudado também.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:Tenho idéia do "treco". Acredite. Passo por isso ocasionalmente. :emoticon26:

Tente evitar fazer críticas e religião a religiosos não "dispensáveis" e que moram sob o mesmo teto que você. Isso é tocar numa ferida com uma motoserra ligada.

Se você estiver assistindo televisão com sua esposa e passar notícia de pedofilia na igreja, fique quieto. Ao menor de inquietação da sua esposa, puxe assunto sobre seu trabalho... :emoticon26:


Jean...você é um frouxo. :emoticon13:

Beijos.


Não vejo por que ter coragem de enfrentar as pessoas com algo que elas odeiam demais tudo por causa de... de... de o quê mesmo? :emoticon26:


Em nome da honestidade consigo mesmo e com as suas relações . Viver uma mentira, um faz de conta com as pessoas que, em tese, teriam com você abertura ( e fecham esta possibilidade por fundamentalismo, quando amor demanda boa vontade de ambas as partes), me parece uma forma de conviver com reservas e áreas obscuras.

O assunto pedofilia tem mais é que ser discutido e não mantido em silêncio, só porque algumas pessoas o negam em suas escolhas religiosas. As crianças são mais importantes. Inclusive se você for ter filhos com a esposa em questão.
Isto é só um exemplo. Um dia, a bomba estoura, pode ter certeza.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Engineer escreveu:Uma coisa que me irrita bastante é quando crentes que gostam de tentar me re-evangelizar : :emoticon21: me perguntam:

"Mas o que é que deus te fez para q vc ficasse com raiva dele?"

Geralmente eu devolvo perguntando:

" Você acredita que a mula-sem-cabeça(não estou falando do lulla) existe?"

"Não!"

Mas o que é que ela te fez para quevc ficasse com raiva dela?" :emoticon12:

E a conversa termina por aí


Este negócio da raiva é muito comum. Aqui mesmo no RV muitos crentes perguntam isto.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Querido escreveu:Quanto ao que a APO disse, achei insensível da parte dela MAS se encaixa caso seja a de não gostar de sua esposa a ponto de compreendê-la.


:emoticon28:

Insensibilidade são as pessoas e seus dogmas quererem impor o silêncio acerca de determinados assuntos e poderem fazer proselitismo ou lhe obrigar ( e a seus filhos ) a serem lavados desde cedo.

Vários assuntos aceitam concessão. Assuntos. A prática religiosa não é apenas um assunto dentro de um casal ou de uma família. É moldar todo um tipo de vida e hábitos.
Seria como obrigar alguns membros da família a rezar antes das refeições, ir à missa, casar numa certa tradição, comungar aos domingos, se confessar e ...por fim, fazer sexo com um terço pendurado acima do leito.
Religião é um destes assuntos em que, se você não põe limites de neutralidade, vai ter que se fazer de concordino o resto da vida. Há quem goste.

Relações saudáveis começam e se seguem através da liberdade de preceitos de cada um. Vou à Igreja e você não vai e pronto. Nossos filhos ainda não tem como decidir o que querem, logo não há porquê enfiá-los dentro de um templo desde que saem do ventre.

Pelo menos, pra mim, as coisas devem e podem ser assim.
Imagem

Avatar do usuário
Engineer
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Abr 2009, 16:08
Gênero: Masculino

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Engineer »

Os amigos que realmente interessam sabem da minha posição e a respeitam, e por isso são meus amigos. Agora minha esposa é o problema.

Como disse, quando nos conhecemos, tanto ela quanto eu éramos muito católicos, acontece que eu sempre fui muito questionador e tive oportunidade de conhecer outros pontos-de-vista, de expandir meus horizontes e entrei num processo gradual de "desconversão". Senti muito medo, muita angústia, cristãos geralmente são movidos por medo, por isso compreendo a posição dela e sei que não é fácil.

Vou tentar deixar claro para ela que não acredito mais na instituição igreja, mas que, como disse o colega acima, tenho minha própria espiritualidade, :emoticon12: . Assim, tenho a oportunidade de, aos poucos, mostrá-la que não precisamos de nenhuma superstição para vivermos bem.

Outro ponto que me tira o sono é que já temos um filho juntos, e não quero que a educação dele seja baseada no temor a um ser tão repugnante quanto o deus cristão. [/hr]
Editado pela última vez por Engineer em 30 Abr 2009, 14:55, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Muito estranhos os testemunhos aqui...

Como eu disse, nunca me ofereceram drogas e nunca me retaliaram depois por isto. Bastou um certo tipo de postura que diz o que pensa sobre o assunto ( quando o assunto era colocado em pauta) e não demonstrar interesse ativo algum.

Fui criada em meio a chatólicos, fui à missa durante a infância porque me carregavam junto, mas fui deixando - aos poucos e firmemente - bem claro que aquilo não tinha sentido algum para mim. Não houve brigas. Houve, sim, estranheza quando me casei de branco na Igreja, me sentindo uma palhaça. Não faria de novo, de jeito algum. Não tenho medo de perder marido por isto. Se quiser ir embora, já vai tarde.

Uma vez eu estava deprimida e uma prima de uma amiga ( evangélica doente da Universal) se acercou , dizendo que Jesus tinha deixado uma rosa vermelha para mim na casa dela e que eu fosse buscar. Eu disse que não.
Minha filha veio neste momento e pediu água. Ela falou que o Demonio estava na minha filha, tentando tirar a minha atenção. Fiquei muito braba e disse: eu estou a me tratar com um médico, muito obrigada. Não adianta insistir, porque não acredito em nada disto.
Nunca mais ela se atreveu.
Editado pela última vez por Apo em 30 Abr 2009, 17:15, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:Cara, é realmente uma situação complicada.

Não esqueça que você não precisa converter ninguém ao ateísmo. Tente respeitar as religiões deles, mas exija respeito com seus pontos de vista também.

Eu recomendo que você diga que é ateu para a sua esposa, diga que continua sendo a pessoa que sempre foi, alguém de caráter e de bem (espero eu) e que continua amando ela (se continuar...). Colocando as cartas na mesa, você vai passar a poder exigir respeito, por respeitar, entende? A mesma coisa com qualquer pessoa.

Algumas pessoas da minha família são crentes, só que eles não perdem tempo tentando me evangelizar, até porque eles levam uma surra nos argumentos porque eu sempre deixei as coisas muito claro. "Olha, considero o respeito mútuo mais importante, vocês sabem minhas opiniões sobre isso e me evangelizar não vai adiantar."

Espero ter ajudado.


Esta é a minha postura! Isto é respeito mútuo e não fazer de conta e fugir do assunto.

O mais importante de tudo que você disse aqui, Dark: não faça proselitismo ateu. Esta é a linha amarela. Quem nos ama e nos respeita, vai entender. Se não entender...vai ter que entender do mesmo jeito.
Imagem

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Jeanioz »

Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:Tenho idéia do "treco". Acredite. Passo por isso ocasionalmente. :emoticon26:

Tente evitar fazer críticas e religião a religiosos não "dispensáveis" e que moram sob o mesmo teto que você. Isso é tocar numa ferida com uma motoserra ligada.

Se você estiver assistindo televisão com sua esposa e passar notícia de pedofilia na igreja, fique quieto. Ao menor de inquietação da sua esposa, puxe assunto sobre seu trabalho... :emoticon26:


Jean...você é um frouxo. :emoticon13:

Beijos.


Não vejo por que ter coragem de enfrentar as pessoas com algo que elas odeiam demais tudo por causa de... de... de o quê mesmo? :emoticon26:


Em nome da honestidade consigo mesmo e com as suas relações . Viver uma mentira, um faz de conta com as pessoas que, em tese, teriam com você abertura ( e fecham esta possibilidade por fundamentalismo, quando amor demanda boa vontade de ambas as partes), me parece uma forma de conviver com reservas e áreas obscuras.

O assunto pedofilia tem mais é que ser discutido e não mantido em silêncio, só porque algumas pessoas o negam em suas escolhas religiosas. As crianças são mais importantes. Inclusive se você for ter filhos com a esposa em questão.
Isto é só um exemplo. Um dia, a bomba estoura, pode ter certeza.


Vou te ensinar umas coisinhas sobre mentiras sociais... :emoticon26:

Mas sério, o problema é que nem todas as pessoas com quem você tem que conviver (família, colegas de trabalho, estudo, eventos, etc.) tem tanta boa vontade quanto gostaríamos. Então temos que fazer reservas para podermos conviver com essas pessoas e não começarmos guerras que muito nos prejudicariam, e ainda por motivos fúteis que não dizem respeito a ninguém exceto a mim.

Pedofilia é um assunto mais bem grave que ateísmo. Ateísmo não é um crime (ainda... :emoticon26: ) pois tem a ver apenas com sua espiritualidade. Pedofilia é um crime contra pessoas inocentes, para usar palavras leves... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
Darkside escreveu:Cara, é realmente uma situação complicada.

Não esqueça que você não precisa converter ninguém ao ateísmo. Tente respeitar as religiões deles, mas exija respeito com seus pontos de vista também.

Eu recomendo que você diga que é ateu para a sua esposa, diga que continua sendo a pessoa que sempre foi, alguém de caráter e de bem (espero eu) e que continua amando ela (se continuar...). Colocando as cartas na mesa, você vai passar a poder exigir respeito, por respeitar, entende? A mesma coisa com qualquer pessoa.

Algumas pessoas da minha família são crentes, só que eles não perdem tempo tentando me evangelizar, até porque eles levam uma surra nos argumentos porque eu sempre deixei as coisas muito claro. "Olha, considero o respeito mútuo mais importante, vocês sabem minhas opiniões sobre isso e me evangelizar não vai adiantar."

Espero ter ajudado.


Esta é a minha postura! Isto é respeito mútuo e não fazer de conta e fugir do assunto.

O mais importante de tudo que você disse aqui, Dark: não faça proselitismo ateu. Esta é a linha amarela. Quem nos ama e nos respeita, vai entender. Se não entender...vai ter que entender do mesmo jeito.


Vai do jeito de cada um. Não sei como é a personalidade do autor do tópico, mas eu jamais aguentaria viver uma mentira.

Eu opto pela sinceridade. Sei lá, ainda acredito na racionalidade das pessoas.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:
Apo escreveu:
Jeanioz escreveu:Tenho idéia do "treco". Acredite. Passo por isso ocasionalmente. :emoticon26:

Tente evitar fazer críticas e religião a religiosos não "dispensáveis" e que moram sob o mesmo teto que você. Isso é tocar numa ferida com uma motoserra ligada.

Se você estiver assistindo televisão com sua esposa e passar notícia de pedofilia na igreja, fique quieto. Ao menor de inquietação da sua esposa, puxe assunto sobre seu trabalho... :emoticon26:


Jean...você é um frouxo. :emoticon13:

Beijos.


Não vejo por que ter coragem de enfrentar as pessoas com algo que elas odeiam demais tudo por causa de... de... de o quê mesmo? :emoticon26:


Em nome da honestidade consigo mesmo e com as suas relações . Viver uma mentira, um faz de conta com as pessoas que, em tese, teriam com você abertura ( e fecham esta possibilidade por fundamentalismo, quando amor demanda boa vontade de ambas as partes), me parece uma forma de conviver com reservas e áreas obscuras.

O assunto pedofilia tem mais é que ser discutido e não mantido em silêncio, só porque algumas pessoas o negam em suas escolhas religiosas. As crianças são mais importantes. Inclusive se você for ter filhos com a esposa em questão.
Isto é só um exemplo. Um dia, a bomba estoura, pode ter certeza.


Vou te ensinar umas coisinhas sobre mentiras sociais... :emoticon26:

Mas sério, o problema é que nem todas as pessoas com quem você tem que conviver (família, colegas de trabalho, estudo, eventos, etc.) tem tanta boa vontade quanto gostaríamos. Então temos que fazer reservas para podermos conviver com essas pessoas e não começarmos guerras que muito nos prejudicariam, e ainda por motivos fúteis que não dizem respeito a ninguém exceto a mim.

Pedofilia é um assunto mais bem grave que ateísmo. Ateísmo não é um crime (ainda... :emoticon26: ) pois tem a ver apenas com sua espiritualidade. Pedofilia é um crime contra pessoas inocentes, para usar palavras leves... :emoticon26:


Eu sei tudo ( ou quase...) sobre mentiras sociais... :emoticon1:

Colegas e chefes a gente tem que engolir alguns sapos. Mas veja o exemplo: tem gente que monta um altarzinho na mesa ao lado da sua e reza durante o expediente ( esteja você trabalhando ou ao telefone com um cliente ou não). Preciso aguentar isto de quantos no ambiente de trabalho? E se o cara resolver rezar em direção à Meca debaixo da minha mesa? Pode? E se quiser cantar alguma música evangélica enquanto eu faço um projeto na mesma sala? Pode?

Mas então não tô entendendo: se pedofilia é grave, porque fazer de conta que padres são bonzinhos, mudando o assunto e ficando quieto quando a notícia aparece? :emoticon26:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:
Darkside escreveu:Cara, é realmente uma situação complicada.

Não esqueça que você não precisa converter ninguém ao ateísmo. Tente respeitar as religiões deles, mas exija respeito com seus pontos de vista também.

Eu recomendo que você diga que é ateu para a sua esposa, diga que continua sendo a pessoa que sempre foi, alguém de caráter e de bem (espero eu) e que continua amando ela (se continuar...). Colocando as cartas na mesa, você vai passar a poder exigir respeito, por respeitar, entende? A mesma coisa com qualquer pessoa.

Algumas pessoas da minha família são crentes, só que eles não perdem tempo tentando me evangelizar, até porque eles levam uma surra nos argumentos porque eu sempre deixei as coisas muito claro. "Olha, considero o respeito mútuo mais importante, vocês sabem minhas opiniões sobre isso e me evangelizar não vai adiantar."

Espero ter ajudado.


Esta é a minha postura! Isto é respeito mútuo e não fazer de conta e fugir do assunto.

O mais importante de tudo que você disse aqui, Dark: não faça proselitismo ateu. Esta é a linha amarela. Quem nos ama e nos respeita, vai entender. Se não entender...vai ter que entender do mesmo jeito.


Vai do jeito de cada um. Não sei como é a personalidade do autor do tópico, mas eu jamais aguentaria viver uma mentira.

Eu opto pela sinceridade. Sei lá, ainda acredito na racionalidade das pessoas.


Sim, o formato vai das personalidades. Também não suportaria viver uma mentira em nome do que mesmo? Amor? Pois é...
É engraçado que valores como sinceridade e amor tenham que ser remanejados em função de doutrinas e dogmas hipócritas. Eu não entendo isto.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Lúcifer »

Maninho, meus pais são católicos, minha irmã e cunhado são evangélicos, e eu me considero a pior ralé dos religiosos: Luciferiano Simbólico. Uma pessoa que segue os preceitos luciferianicos, mas não a imagem do anjo Lúcifer. Então, a barra pesa mais para uma pessoa que serve ao "lado negro da força", do que nenhum lado.

O que eu faço? Respeito a todos. Não fico me metento com a religião de ninguém. Nunca precisei discutir com um religioso na rua, trem ou onibus (vai ver porque tenho uma certa cara de mau). No meu serviço, se algum amigo(a) fala um "vai com deus!", eu não vou discutir com ela por causa disso, pois seis que ela está falando algo com uma intenção boa e não proselitismo. Nunca sofri isso de ninguém. Uma amiga minha já me perguntou sobre como é que um ateu e um luciferiano comemoram um feriado religioso e respondi numa boa. Quando me perguntam algo relacionado a isso, respondo numa boa também, respeitando a posição deles. Quem me conhece não vai querer me converter a nada pois sabe que não vou.

Respondendo ao seu caso, eu não sei como é sua esposa, mas eu abriria o jogo com ela e diria que não me importo com o que voce seja: católica, evangélica, ou seja o que for. Eu te amo pelo que voce é; minha amiga, companheira, amante e mãe, não pela sua religião. Quer continuar? Tudo bem. O que eu quero é sua felicidade. Se voce é feliz indo pra igreja, eu fico feliz; mas eu só peço que voce respeite a minha posição também.

Seja sincero com ela, mas seja polido e educado. Respeite pra ser respeitado. Ok?
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Ateu em uma família "crente"

Mensagem por Lúcifer »

Aproveitando, eu acho que quem pode dar uma bonita declaração sobre isso é o Botanico.
Ele é espírita, a mulher dele evangélica e os dois encontraram um meio termo coerente para continuarem juntos um respeitando o outro.
Abraços.
Imagem

Trancado